Ajuda no Arquivo Distrital de Braga

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Pessoas | Regiões

Ajuda no Arquivo Distrital de Braga

#95219 | moure | 05 Jul 2005 10:56

Caros confrades

Procuro o assento de casamento de Pedro de Araujo e Jacinta de Andrade, que viveram no Couto de S.Martinho de Moure ( hoje concelho de Vila Verde ).
Casaram, julgo, antes de 1698 e ele faleceu em Moure em 1722 e tiveram três filhos, nascidos entre 1710 e 1714.
Se algum dos colegas tiver tempo e paciencia para tentar encontrar o registo, fico-lhe imensamente grato!
Com os meus melhores cumprimentos
António Araujo
Bruxelas

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Braga

#95337 | Antoniomota | 06 Jul 2005 16:53 | In reply to: #95219

Caro António Araújo!

Uma pergunta. De que freguesia é natural a Jacinta de Andrade?
De Moure, penso que não é. Pois o casamento não se encontra.
Confirmo o nascimento lá de 3 filhos e a morte do Pedro de Araújo.

Cumprimentos
Antonio Mota

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Braga

#95356 | Antoniomota | 06 Jul 2005 19:57 | In reply to: #95219

Caro António Araújo!

Atendendo a que não encontrei o registo de casamento, mas para encontrar pistas vi os outros elementos que mencionava, e como não sei se já os tem, de seguida os transcrevo.

Pedro de Araujo - Jacinta de Andrade (residente no lugar do Ribeiro - Moure).

Filhos:
1) - Miguel - n.13, b.18.4.1706; Padre Joseph Fragoso Ribeiro; Padrinhos: Padre Miguel Barbosa, Soutelo e Mariana (mulher de Sebastião de Andrade, escrivão no concelho de Vila Chã).

2) - Luisa - n. 8, b.13.7.1710; Padre o anterior; Padrinhos: Sebastião de Andrade Barbosa, Mó e Luisa Ferreira, solteira (filha de Isabel Domingues a Bandeira, Landeira.

3) - Manuel - n.5, b.12.9.1714; Padre o mesmo; Padrinhos: Pedro de Morim da Cunha, Foz e Mariana Brandão (mulher de Sebastião Andrade Barbosa, Mó).

Em todos eles, dizia que eram fregueses ou moradores e nunca naturais (isto referindo-se aos pais).

Pedro de Araújo, “o Borralho”, faleceu no lugar do Ribeiro, S. Martinho, Couto de Moure, em 16.9.1722, não fez testamento e acompanhou-o nos actos fúnebres o abade Manuel Brandão Coelho.

Há um Domingos Araújo, morador no Ribeiro, com muita descendência, mas não sei se é família.

Cumprimentos
Antonio Mota

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Braga

#95754 | moure | 12 Jul 2005 09:42 | In reply to: #95337

Caro Antonio Mota

Muito obrigado pela maçada que teve.
Os registos de nascimento dos filhos apenas referem " desta freguesia"; também não sei onde nasceu a Jacinta de Andrade, embora me pareça óbvio que terá nascido noutra freguesia, onde poderá ter casado.

Cumprimentos
Antonio Araujo

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Braga

#95755 | moure | 12 Jul 2005 09:46 | In reply to: #95356

Caro Antonio Mota
Já vi referencias a esse Pedro Araujo " O Borralho", mas creio não ser a mesma pessoa, visto que há noticia ( vou tentar recuperar o apontamento ) do casamento, mas com outra pessoa.

Cumprimentos
Antonio Araujo

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Braga

#95795 | moure | 12 Jul 2005 20:04 | In reply to: #95755

caro antonio mota
o pedro araujo- o borralho- que localizei no Gaio chamava-se pedro araujo cerqueira e vivia em barcelos.
casou duas vezes, a 1ª com D.Isabel Soares e a 2ª com D. Isabel da Costa Botelho.
Curiosamente a data da morte, em Moure, é a mesma que consta das minhas notas!!
Se puder ajudar a esclarecer isto, fico-lhe muito grato.
Cumprimentos
Antonio Araujo

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Braga

#95815 | Antoniomota | 12 Jul 2005 22:48 | In reply to: #95795

Caro Antonio Araújo:

O Pedro Araújo, o borralho, cuja data de óbito lhe indiquei, é natural de Moure, e como tal, não deve merecer reparos. Nem toda a gente vem no Gayo. E como diz o que viu era de Barcelos e casou duas vezes. Este tinha um assento na margem esquerda do Registo paroquial, em que os bens de alma foram-lhe feitos pela mulher e pelos filhos.
Poderei ver numa própxima oportunidade mais alguns elementos, mas compreenda quando se cai de paraquedas, num assunto sem bases, é mais complicado, em todo o caso vou tentar ver pelo Akexabdre Andrade, se localizo a naturalidade da Jacinta Andrade. Mas não vai ser breve. (Estamos em período de férias...)

Cumprimentos
Antonio Mota

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Braga

#95836 | moure | 13 Jul 2005 10:24 | In reply to: #95815

Caro Antonio Mota

Muito obrigado pela pronta resposta.
Estas coisas nunca são breves e só a minha ausencia em Bruxelas me obriga a pedir-lhe ajuda.

cumprimentos

Antonio Araujo

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Braga

#98166 | flordealecrim | 19 Aug 2005 10:51 | In reply to: #95219

Caros Confrades

Procuro o assento de nascimento de Rosalina Alzira Viana Pedreira, filha de José Lourenço Viana (capitão do Regimento de Infantaria três) e de D. Catariana de Andrade Viana. Penso que nasceu na freguesia da Sé, Braga.
Casou em 26/6/1846, com Joaquim Maria Pedreira, de Valença, mas não encontro o registo de casamento.
Fico muito grata a quem me fizer esta pesquisa.

Com os melhores cumprimentos.

Isabel

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Braga

#98174 | Samuel C O Castro | 19 Aug 2005 12:42 | In reply to: #95815

Estimado Antonio Mota,

Tens previsão de quando abrirão no site, o link das IG, do ADB ?
Agradeço pela atenção. Uma abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Braga

#98179 | Antoniomota | 19 Aug 2005 12:56 | In reply to: #98174

Caro Samuel de Castro:

Há momentos passei, pelo ACB, com essa finalidade, e a resposta que me deram e que para eles estava tudo normal, dado que ninguém lhe comunicou o contrário. Contudo o responsável do Link das IG, neste momento está de férias. É tudo.

Um abraço
António Mota

Reply

Direct link:

Ajuda no Arquivo Distrital de Braga

#98285 | Kellen S.V. | 21 Aug 2005 23:34 | In reply to: #95219

procuro por meu bisavô, José Maximiano Alves dos Passos, origem desconhecida, acretitamos que seja portuguesa, viveu em Laguna Santa Catarina Brasil, entre 1875 à 1908. casou-se 3 vezes, teve mais ou menos 10 filhos, realizou partilhas de bens, de terras pertencentes à Imaruí (Laguna), em 1889, já temos informação de que possivelmente tenha nascido no Rio Grande do Sul Brasil em 1830, mas não sabemos de seus antepassados, nem temos a certeza de que realmente nasceu neste Estado. Sei que teve como Irmãos: Antonio Maximiano Alves dos Passos, Manoel Maximiano Alves dos Passos, Custódio Maximiano Alves dos Passos, Laurindo Alves dos Passos, e Joana?. Se possível gostaria de receber informações. Muitissimo Obrigado.!!!!!!!!

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 28 Jun 2024, 09:24

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen