Certidões misteriosas?
This topic is classified in the following rooms Arquivos
Certidões misteriosas?
Tendo ido tratar de uma certidão de uma tia minha para engrandecimento da minha árvore deparei com uma situação inédita. Meu apelido é único e exclusivo da minha familia portanto como poderiam haver duas Marias Helenas com o mesmo apelido e do mesmo ano? Bem sei que meu avô se casou três vezes mas mesmo assim. E o mais bizarro para mim é que só pude levantar uma certidão porque a outra estava no segredo dos deuses. Portanto o que eu pergunto é o seguinte. Porquê esse segredo? Em que circunstâncias nos podem travar esse acesso?
ReplyDirect link:
RE: Certidões misteriosas?
Caro Cartier:
A questão do "segredo dos deuses" parece-me estranha e contrária aos fins do registo, que são os de tornar públicas determinadas realidades.
Claro que há sempre excepções e casos onde só o pp. interessado pode requerer a passagem de certidão, v.g. as de registo criminal, isto sem prejuízo do poder atribuído aos Tribunais.
Não me parece que a situação que refere seja muito usual, e talvez possa ter que ver com as chamadas menções discriminatórias, tema já aqui discutido no Fórum.
Transcrevo-lhe, a esse respeito, o disposto no nº 4 do art. 212 do Código de Registo Civil:
"As certidões de registos que contenham menções discriminatórias de filiação são obrigatoriamente dactilografadas, com eliminação das referidas menções, seja qual for a espécie e o fim a que se destinem, excepto se o registado, quem o representar, ou seu ascendente ou descendente requerer por escrito certidão por fotocópia do respectivo assento" (sic)
Penso que no que concerne a menções descriminatórias, a Lei não se está a referir necessariamente a nada de bombástico, espectacular ou escabroso.
Lamento não o poder ajudar mais, mas há aqui frequentadores que sabem muito desta matéria e que certamente o poderão ajudar.
Cumprimentos,
João Pombo
Direct link:
RE: Certidões misteriosas?
Pois eu fiquei realmente curiosa, porque a senhora que me atendeu disse que não eram os mesmos pais. Ora ainda falei com a única filha viva do meu avô e do primeiro casamento e portanto minha tia e que disse se lembrar de tudo.Era realmente filha na mesma dos meus avós, teria morrido com uns mesitos e o meu avô ele mesmo a levou num pequeno caixãozinho a ser enterrada no cemitério.Minha tia disse que se lembrava bem de tudo por ter sido ele e só ele a ir ao cemitério.Ora eu não encontro nada de especial para não me poderem dar a certidão. Só a dariam a um pai ou filha. Ora o pai já morreu á muito e filhos está fora de questão. Tenho que lá voltar. Preciso de desvendar tanto mistério
ReplyDirect link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 15 Nov 2024, 16:35