Família Ribeiro de Almeida

This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões | Brasil

Família Ribeiro de Almeida

#96582 | Marcia12 | 25 Jul 2005 16:54

Sobre a família Ribeiro de Almeida. Só sei que vieram do Porto. Mas havia gente de Lisboa também. Estou à procura dos nomes dos meus ancestrais, de onde eram, profissões e porque vieram para o Brasil. sei que este nome veio de Portugal já assim: Ribeiro de Almeida.

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro de Almeida

#240147 | CarlosSimpicio | 24 Sep 2009 16:41 | In reply to: #96582

Caro Amigos,

minha mãe é filha de Zulmira Ribeiro de Almeida e neta de José Ribeiro de Almeida e de Maria Casimira de Jesus, todos oriundos de Portugal. Infelizmente, minha avó deixou minha mãe muito nova (5 anos) ese mudou para o Rio de Janeiro. Gostaria de saber se algém pode nós ajudar a saber sobre seu paradeiro.

Grato.

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro de Almeida

#240151 | M.Ribeiro | 24 Sep 2009 17:10 | In reply to: #240147

Caro Carlos

É necessário situar os fatos no tempo. Quando a sua mãe tinha 5 anos foi que a sua avó veio para o Brasil, mas quando foi que a sua mãe tinha 5 anos ou quando foi que a sua avó veio para o Brasil? Neste fórum não se pode ter receio de se expôr.

Este "Rio de Janeiro" para onde ela veio será a cidade do Rio de Janeiro ou o Estado do Rio de Janeiro? Supondo eu que você seja de Portugal, esclareço que o "Estado" do Rio de Janeiro é composto de muitas cidades. O meu pai, por exemplo, quando veio foi para a cidade de Niterói, que fica "no Rio de Janeiro".

Recapitule que histórias sobre a vinda de sua avó você ouviu ao longo do tempo, converse com parentes, e veja o que mais você pode informar para o fórum.

Marli Ribeiro
Brasil

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro de Almeida

#240159 | CarlosSimpicio | 24 Sep 2009 18:38 | In reply to: #240151

Ok Marli.

vamos lá. Minha mãe é brasileira, nascida em 1939 em Minas Gerais. A mãe dela é Zulmira Ribeiro de Almeida que chegou ao Brasil com os pais (Maria Cassimira de Jesus e José Ribeiro de Almeida),oriundos de Portugal e se instalaram, inicialmente, no Espiríto Santo (Vitória). Não sei o local de origem do território português e nem datas.

Eu me refiro ao estado do Rio de Janeiro , porém acredito sim que ela, Zulmira Ribeiro de Almeida, possa ter morado no antigo estado da Guanabara. As informações que tenho são dispersas já que minha mãe, agora muito doente, mistura muito as lembranças. Minha mãe já se referiu como endereço algo como Estrada ou Caminho da Guanabara e disse que o último contato que tiveram foi na década de 60. Neste breve contato que tiveram, minha mãe ficou sabendo que tinha outro (ou outros irmãos), porém não consegue se lembrar de nome(s). Também é díficil de verificar se é uma lembrança ou fantasia ou uma mistura de lembranças de situações diferentes).

Por coincidência, sou casado há 4 anos com uma portuguesa. E foi, a partir do meu casamento que minha mãe se referiu à minha avó como sendo portuguesa. Gostaria apenas de resgatar infomações sobre minha avó que não conheci, já que não preciso me preocupar com nacionalidade ou cidadania (o que já tenho por casamento). Quem pude me ajudar, ficarei muito grato.

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro de Almeida

#240161 | CarlosSimpicio | 24 Sep 2009 18:41 | In reply to: #240159

Para informação: minha avó, Zulmira Ribeiro de Almeida, tinha entre 14 e 16 anos quando minha mãe nasceu. Então hoje, se estiver viva, terá entre 84 e 86 anos.

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro de Almeida

#240177 | M.Ribeiro | 24 Sep 2009 21:27 | In reply to: #240161

Carlos

Falta ainda saber em que cidade a sua mãe, já brasileira, nasceu e em que cidade você está atualmente. A primeira pergunta é para se pensar em pedir o Prontuário de Estrangeiro de sua avó, considerando que ela teria fixado residência na cidade onde nasceu a filha e também para fazer pesquisas na Telelistas. A segunda pergunta é para orientá-lo sobre este pedido de Prontuário de Estrangeiro e saber se pode utilizar o Atendimento à Distância do Arquivo Nacional no Rio de Janeiro.

Aguardo.

Marli

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro de Almeida

#240238 | M.Ribeiro | 25 Sep 2009 13:18 | In reply to: #240177

Carlos

Já entrei em contato com o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, onde está a documentação sobre imigrantes para aquele Estado.

Não deixe de dizer aqui em que cidade a sua mãe nasceu, no ano de 1939, e em que cidade você está atualmente, caso esteja no Brasil.

Marli

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 02 Jul 2024, 16:37

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen