Senhores do Morgadio da Ponta do Sol
This topic is classified in the following rooms Património | Famílias
Senhores do Morgadio da Ponta do Sol
Boas, não consigo encontrar na internet, nem neste site, quaisquer informações referentes aos Senhores do Morgadio da Ponta do Sol (Madeira). Alguém tem informação?
Obrigado
Direct link:
RE: Senhores do Morgadio da Ponta do Sol
Pode-se resumir da seguinte forma:
O flamengo João Esmeraldo por escritura de 28 de Janeiro de 1498 comprou ou aforou a Rui Gonçalves da Câmara, filho de João Gonçalves Zarco, a grande propriedade chamada Lombada da Ponta do Sol, que depois teve o nome de Lombada dos Esmeraldos.
Ali instituiu o morgado de Santo Espírito, que por escritura de 12 de Junho de 1522 com o consentimento de sua segunda mulher Agueda de Abreu e do filho do primeiro matrimónio João Esmeraldo e do filho do segundo matrimónio Cristovão Esmeraldo, dividiu em dois morgadios denominados do Santo Espírito e do Vale da Bica.
O do Santo espirito incorporou-se na opulenta casa Carvalhal. O do Vale da Bica nos morgados do Caniço.
Cumprimentos,
Filipe
Direct link:
RE: Senhores do Morgadio da Ponta do Sol
Caro Confrade:
Sugiro a leitura de "A Lombada dos Esmeraldos", do Padre Fernando Augusto da Silva, cujo texto está integralmente disponível no "site" da NESOS.
Cpts.
J. de Castro e Mello Trovisqueira
Direct link:
RE: Senhores do Morgadio da Ponta do Sol
Em minha opnião, não era comum na Madeira haver senhores das terras pelo simples facto, dessas propriedades serem de reduzida dimensão, ou seja, no caso da Ponta do Sol - nunca foi de um só proprietário, quanto muito a distribuição feita por sesmarias, poderia abranger uma área significativa, mas nunca o território todo. Neste sentido os únicos senhores seriam os donatários do Funchal, de Machico e do Porto Santo.
Mas penso que o que referi na primeira mensagem, vai de encontro ao sentido da sua pergunta.
Cumprimentos,
Filipe
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 28 Nov 2024, 18:25