bandeiras portuguesas

This topic is classified in the following rooms Direito

bandeiras portuguesas

#97610 | Sept | 09 Aug 2005 00:14

Boa noite a todos

Gostaria de colocar uma questão relacionada com a bandeira portuguesa adoptada durante o reinado de D. Miguel.

Sei que foi já no reinado de seu pai, D. João VI, que a actual bandeira da monarquia portuguesa fora adoptada, marcando a passagem de um regime absolutista, para um parlamentar, e que após a morte de D. João VI; D. Pedro IV e D. Maria II adoptaram a mesma.

No entanto, o reinado de D. Miguel fora de cariz absolutista, pelo que me parece que não adoptaria a bandeira que representa a separação de poderes...

A minha dúvida é saber, exactamente, qual.

Agradeço desde já

T. de Barros Teixeira

Reply

Direct link:

RE: bandeiras portuguesas

#97624 | cyrne | 09 Aug 2005 11:44 | In reply to: #97610

Branca com as armas reais ao centro, a de D. João VI era igual mas com a esfera armilar.

Reply

Direct link:

RE: bandeiras portuguesas

#97684 | Sept | 09 Aug 2005 20:12 | In reply to: #97624

Obrigado pela resposta, mas acabei por não perceber qual...

Estará a referir-se à bandeira adoptada desde 1640 e que vigorou até ao reinado de D. Maria I?

Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: bandeiras portuguesas

#97760 | mfariacastro | 10 Aug 2005 22:49 | In reply to: #97610

Caro Sept,

A bandeira a que se refere (azul e branca) foi adoptada segundo um decreto emitido a 18 de Outubro de 1830, emitido pela Junta Governativa da Ilha Terceira (D. Pedro encontrava-se refugiado na ilha Terceira, Açores). A bandeira não pretende representar qualquer tipo de separação de poderes (apesar de estar, indubitavelmente, associada a esta e à Monarquia Constitucional) - o azul e o branco derivam das cores do escudo de D. Afonso Henriques.
Sendo assim, D. Miguel nunca reinou com esta bandeira. A bandeira utilizada pelos absolutistas e miguelistas era a de 1816, branca, com a esfera armilar "azul".

Cumprimentos vexilológicos,

Miguel de Faria e Castro

Reply

Direct link:

RE: bandeiras portuguesas

#97764 | Sept | 10 Aug 2005 23:30 | In reply to: #97760

Caro Miguel de Faria e Castro,

A história das nossas bandeiras é um assunto bastante interessante, que, infelizmente, ainda não tive tempo para me debruçar sobre.
Embora tenha particular interesse pela nossa monarquia e pela nossa história, a verdade é que pouco sei deste periodo, que fora, deveras, conturbado.
O que mencionei anteriormente, carecia de factualidade histórica, e foram afirmações erróneas, pois parti de um pressuposto falso...

Desde já agradeço ter rectificado a questão que coloquei, bem como os esclarecimentos.

Com os melhores cumprimentos,

Tito de Barros Teixeira

Reply

Direct link:

RE: bandeiras portuguesas

#97769 | mfariacastro | 11 Aug 2005 04:28 | In reply to: #97764

Caro Tito de Barros Teixeira,

Rectifiquei as suas afirmações com todo o prazer. Interesso-me imensamente pelo estudo de bandeiras (vexilologia) e, a uma escala menor, por heráldica (há quem diga que é impossível separar estas duas ciências). Estarei sempre disposto a ajudar e a contribuir com informação para qualquer dúvida que tenha sobre o assunto.

Saudações,

Miguel de Faria e Castro

Reply

Direct link:

RE: bandeiras portuguesas

#97802 | Sérgio Sodré | 11 Aug 2005 17:40 | In reply to: #97610

Caro confrade Barros Teixeira

Julgo que obterá dados interessantes se pesquisar por "bandeira nacional".

Cumprimentos
Sérgio Sodré

Reply

Direct link:

RE: bandeiras portuguesas

#97823 | Sept | 12 Aug 2005 04:30 | In reply to: #97802

Caros confrades,

Agradeço os esclarecimentos e a ajuda disponibilizada.

Irei pesquisar e aprofundar mais os meus conhecimentos acerca desta temática.

Com os melhores cumprimentos,

Tito de Barros Teixeira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 20 Sep 2024, 20:12

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen