Família Malheiro de Amorim- Arcos de Valdevez
This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões
Família Malheiro de Amorim- Arcos de Valdevez
Muito boa noite a todos,
Venho por este meio tentar arranjar alguma ajuda na busca pelos meus antepassados maternos.
Todas as informações que tenho remontam somente ao tempo dos meus trisavós e são baseadas em informações recolhidas junto da minha avó.
Ora a minha avó era originária da freguesia de Aguiã, Arcos de Valdevez, onde nasceu em 1923, e foi baptizada com o nome Maria da Conceição Malheiro de Amorim. Aquando do casamento com o meu avô (José Gabriel Pires Laranjeira, originário da freguesia de Forjães, concelho de Esposende), teve de preterir um dos seus apelidos a favor do apelido do marido, ficando assim Maria da Conceição de Amorim Laranjeira.
Era filha ilegítima de Antónia Malheiro de Amorim e de Manuel Rebola. Acerca deste meu ilegítimo bisavô não tenho grandes informações, tirando a de que a minha avó e as suas 3 irmãs são todas suas filhas ilegítimas e de que a sua família era proprietária de um grande armazém nos Arcos. Não sei se a sua família ainda é proprietária de qualquer tipo de estabelecimento. A minha mãe, que está na casa dos 40 anos, lembra-se do tal armazém ainda estar aberto quando ela era pequena e de ver o avô lá a trabalhar.
A minha bisavó, Antónia Malheiro de Amorim, que nasceu por volta de 1891, era filha de Joaquina Luísa de Sousa e de João Malheiro de Amorim. Tinha ainda um irmão chamado, segundo a minha avó, João Malheiro.
Não sei se os meus trisavós eram originários de Arcos de Valdevez, mas lembro-me de a minha avó comentar que o seu avô era de Ponte de Lima. Mas não “ateimo” por não ter a certeza.
O apelido Malheiro, pelo menos nesta parte mais directa da família já se perdeu já que, tal como a minha avó as suas irmãs tiveram também que o tirar aquando dos seus casamentos, excepto uma, que no entanto não é casada nem deixa descendência.
Por agora é tudo o que posso adiantar em relação a estes meus ascendentes, apesar de saber que me falta ainda fazer muita investigação, nomeadamente em arquivos, etc…
Agradeço desde já qualquer resposta e informações que me possam dar.
hailé
Direct link:
RE: Família Malheiro de Amorim- Arcos de Valdevez
Mais uma pequena informação, recentemente descoberta: a minha bisavó, Antónia Malheiro de Amorim, nasceu realmente em 1891, na freguesia de Guilhadeses ( Arcos de Valdevez).
Ninguém tem nenhuma informação que me possa ser útil??
Obg
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 08 Jan 2025, 16:22