Alexandre Herculano e os antepassados de Cascais

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões

Alexandre Herculano e os antepassados de Cascais

#99385 | Filipe Reis | 05 Sep 2005 00:01

Caros confrades

Gostaria de trazer ao vosso conhecimento um excerto de um texto delicioso que encontrei na Biblioteca Nacional e que quero partilhar convosco, esperando que possa dar algumas pistas de investigação para o estudo dos antepassados de Alexandre Herculano originários de Alcabideche no concelho de Cascais.

Este texto consta de um artigo intitulado “Uma genalogia interessante” , de autoria de C. de Matos Sequeira, publicado na Ilustração Portuguesa (II série) de 11 de Junho de 1906, p. 481 a 488

Pertenço pelo berço a uma classe obscura e modesta: quero morrer onde nasci. (1)
(Alexandre Herculano)

O terreno mais árido que palmilham os investigadores nos seus passeios através do passado, aquele onde mais dificuldades se lhe deparam e donde mais desilusões lhes proveem, é decerto a genealogia. Quantas vezes, gastas longas horas a percorrê-lo sem achar veio de água onde lhe matemos a sede de notícias, que nos consome, nos invade o desânimo e o desespero !(...) O que achei foi isto:
Pedro Francisco foi homem pobre que nasceu nos primeiros anos do século XVII, na freguesia de S. Vicente de Alcabideche, termo da vila de Cascais, casado com Vicência Rodrigues, sua patrícia. Destes foi filho António Francisco, baptizado naquela freguesia em 4 de Novembro de 1629, e que veio a casar a Caparide, onde exerceu o ofício de sapateiro, com Maria Luis, filha de Pedro Jorge e de Maria Luis, pequenos lavradores daquele lugar. Deste casamento vieram ao mundo dois filhos: Um rapaz de nome Manuel Francisco (...) e uma rapariga que se chamou Maria Luis tal como sua mãe e sua avó. Foi esta Maria Luis que casou nas Mercês (Lisboa) com João Francisco, ali nascido, baptizado e morador. Talvez pela sua desmedida estatura, chamavam a este João Francisco o Longo de alcunha; (...) fosse porque fosse é que a alcunha se propalou, adquiriu celebridade e ficou cimentada ao local onde morava o João Francisco ao alto da Rua Formosa. (...) O Alto do Longo, esse pesadelo dos munícipes, lá está ainda hoje, perpetuando ignoradamente, há perto de 300 anos, a memória deste João Francisco que foi o quarto avô materno de Alexandre Herculano. Maria Luis deu a seu marido uma filha que foi baptizada nas Mercês a 31 de Maio de 1670, com os nomes de Joana do Espirito Santo, que veio a casar na mesma Igreja e freguesia, em 27 de Dezembro de 1698, com João Rodrigues, natural de Runa, termo de Torres Vedras, filho de Martinho Anes, natural de S. Miguel do Pinheiro, Mértola, e de sua mulher Luiza Rodrigues, natural de Monte Rei, freguesia de Runa. Tiveram dois filhos: Maria Quitéria, baptizada na Encarnação em 10 de Setembro de 1713 (...) e Caetano Thomás, baptizado nas Mercês em 20 de Janeiro de 1700 (...)



(1) Texto publicado no Jornal do Comércio de 9 de Dezembro de 1862 ....

O texto prossegue com informações valiosas. Caetano Thomaz viria a ser um pedreiro altamente especializado pelo longo período em que trabalhou na construção do Convento de Mafra. Viria, por isso, a nascer em Santo André de Mafra, em 1732, o seu filho que se tornaria no célebre arquitecto Manuel Caetano de Sousa. Este casou com a sua prima direita Mariana Joaquina de Sousa, filha do seu tio materno João de Sousa e de Sebastiana Tereza da Assunção, natural de Colares.
Espero agora os vossos comentários e contributos

Saudações fraternais

Filipe Reis
Malveira da Serra, Alcabideche

Reply

Direct link:

RE: Alexandre Herculano e os antepassados de Casca

#99402 | carlos luiz | 05 Sep 2005 09:04 | In reply to: #99385

Caro confrade Filipe Reis
O seu Texto sobre nosso grande Alexandre Herculano,mereçe a melhor atenção!
Mas não é dele que eu quero falar,infelismente pouco sei:
Queria saber como soube deste Caetano Thomaz, pedreiro das obras do Convento de Mafra? Eu tive um parente que foi superintendente destas obras,e gostava de saber,mais dados sobre ele desta altura-chamava-se Manuel de Mello Godinho Manso,ou Manuel Godinho de Azevedo.
cumprimentos
Carlos Reis Luiz

Reply

Direct link:

RE: Alexandre Herculano, Cascais e Mafra

#99425 | Filipe Reis | 05 Sep 2005 15:45 | In reply to: #99402

Caro confrade
Infelizmente não o posso ajudar. Mas estarei atento. Penso que a construção do convento de Mafra tem muito interesse pela quantidade de gente que lá trabalhou durante tanto tempo. Se puder consultar os registos paroquiais de Santo André de Mafra, talvez encontre dados sobre este parente, pois deve ter sido padrinho de casamentos e baptizados de filhos de seus subalternos.
Cumprimentos
F Reis

Reply

Direct link:

RE: Alexandre Herculano e Alcabideche

#102399 | Filipe Reis | 07 Oct 2005 00:18 | In reply to: #99385

Caros confrades
Espero por algum estudioso de Alcabideche que tenha elementos a acrescentar à genealogia de Alexandre Herculano.

Cumprimentos
Filipe Reis
Malveira da Serra

Reply

Direct link:

RE: Alexandre Herculano e os antepassados de Cascais

#102564 | jliberato | 08 Oct 2005 23:39 | In reply to: #99385

Caro Filipe Reis,
Não consigo relacioná-los com os meus infelizmente. E como estes dados recuam bastante vai ser difícil.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 01 Jul 2024, 21:44

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen