Bandeira de Estarreja
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Bandeira de Estarreja
Agredeço toda a informação que me possam dar sobre uma familia Bandeira redicada em Estarreja pelo menos até ao século XIX
Agradecimentos
Manuel Marques
Enlace directo:
RE: Bandeira de Estarreja
Caro Manuel Marques
Na “Casa e Capela de Santo António em Albergaria-A-Velha”, de Delfim Bismark Ferreira (nas Fontes do GP – CSAV), a pg 325, referem-se Patrício Inácio Ferreira c em Salreu a 24-2-1881c D. Clementina Rosa da Piedade Bandeira, n. em Salreu a 3 de Janeiro de 1855, filha do Dr. José Maria Bandeira, Vereador-fiscal da Câmara Municipal de Estarreja em 1858 e 1859, e de sua mulher D. Maria Rosa Bandeira, do lugar de Adou de Cima, Salreu, moradores no lugar do Cadaval, na mesma freguesia, neta paterna do Cap. Joaquim António Bandeira e de sua mulher D. Miquelina Rosa Bandeira, do lugar de Campinos, Salreu, e neta materna do Cap. Ricardo José Bandeira e de sua mulher D. Ana Joaquina Bandeira, do mesmo lugar.
Serão estes que procura? Se estiver interessado, posso transmitir-lhe o que é dito nesta pág. e seguintes, onde é descrita a descendência do casal.
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Enlace directo:
RE: Bandeira de Estarreja
Caro Vasco Jácome
Desde já agradeço a sua pronta resposta, á minha questão. Penso ser bastante plausivel a possibilidade de estes serem os Bandeiras que procuro, passo-lhe a explicar.
Uma velha amiga, Maria Lucília Bandeira, falecida á alguns anos deixou a suas filhas, uma "árvore geneológica", feita por seu pai, mas que não tem nomes mas sim fotografias dos seus antepassados, ora uma de suas filhas teve a ideia de dar nome às fotografias e descobrir o mais que pudesse acerca de sua familia materna, e sabendo que eu sou um curioso da genealogia desafiou-me a ajudá-la.
O pai de Maria Lucilia Bandeira era um conhecido industrial de ourivesaria portuense o Comendador Filipe José Bandeira(1895-1970) cc Maria Júlia Baptista, sendo que este era filho de um tal Antonio Maria Bandeira (natural de Estarreja) cc Corina de Oliveira.
Dado que estes dados só muito recentemente me chegaram ainda não tive tempo para começar a investigar, e a primeira coisa que fiz foi colocar este tópico no forúm. Mas após a sua resposta coloquei a questão à familia e para eles o nome de José Maria Bandeira não é estranho.
Já será então alguma coisa.
Muito obrigado
Cumprimentos,
Manuel Marques
Enlace directo:
RE: Bandeira de Estarreja
Caro Vasco,
Gostaria de saber mais sobre estes Bandeiras.
Eu nasci em Adou de Cima, filha de Jorge Bandeira, filho de Elisa de Almeida Bandeira.
Cumprimentos,
Patricia Bandeira
Enlace directo:
RE: Bandeira de Estarreja
Caro Manuel Marques,
Decorridos tantos anos, tropecei neste tópico. Apesar deste hiato, pergunto-lhe se já avançou na sua investigação. Os Bandeira de Estarreja e de Salreu têm origem num Carlos Bandeira e são os mesmos dos de Farminhão, Souto de Lafões e S. Pedro do Sul (Bandeira de Gouveia, na origem), descendentes de Gonçalo Pires Bandeira, o da Batalha de Toro. É o que consta de uma genealogia manuscrita, parcialmente publicada na Revista Beira Alta, que se encontra na Casa dos Bandeira em Souto de Lafões.
Dos Bandeiras de Estarreja, além dos militares (um deles é referido por Camilo no romance "A Brasileira de Prazins"), destacaram-se António Bandeira de Gouveia e Manuel Joaquim Bandeira como boticários no Rio de Janeiro. Ainda não confirmei, mas parece-me que destes descende uma ilustre família brasileira de lentes em Medicina (que dão nome à Av. Bandeira de Gouveia, no Rio de Janeiro): mas isto é mera suposição...
Se tiver mais dados sobre os Bandeira de Estarreja, estou muito interessado.
Cordiais saudações,
Miguel Esperança Pina
Enlace directo:
RE: Bandeira de Estarreja
Estimado sr Miguel:El señor AMADOR, me indicó su nombre, como la persona que tal vez pueda ayudarme en mi pesquiza sobre la zona de Guarda sabugal, para ser más exacto Aldeia Velha, lindante a la frontera con España.Me gustaría contactar con usted. Desde ya muchas Gracias.
Talinx.
Enlace directo:
RE: Bandeira de Estarreja
Caro Miguel Esperança Pina,
Estes são também os "meus Bandeiras" por isso envio-lhe a informação que tenho:
Manuel José Bandeira n cerca de 1815, Salreu, Estarreja cc Maria Monteiro n. Estarreja c 1820.
Filipe José Bandeira n. 25.7.1843 Beduído, Estarreja cc Maria de Jesus n. c 1840, Estarreja filha de Bartolomeu Fernandes da Costa (ou Rocha), n. Murtosa e de Maria Joaquina da Silva
António José Bandeira n. 9.11.1869, Beduído, Estarreja cc Maria Júlia da Conceição n.16.11.1870, Esposende filha de Joaquim da Silva Guimarães, n.1825, Barcelinhos e de Maria do Rosário Silva n. 22.7.1836, Esposende.
Filipe José Bandeira, n.13.4.1895, Bonfim, Porto cc Corina Cândida de Oliveira, n.1.5.1895, Massarelos Porto e 2ª vez com Maria Cândida Alves da Silva, n. Lordelo do Ouro, Porto
Maria Lucília Bandeira n. 1.5.1917 Bonfim Porto, minha Avó.
Todos estes dados estão no Geneall basta consultar por um dos nomes.
Todo o resto da informação que tenho é biográfica. Tenho também mais estudada a familia de Maria Monteiro mulher do Bandeira "mais antigo", quanto a este ainda tenho pouca informação.
Melhores Cumprimentos,
Ricardo Camarinha
Enlace directo:
RE: Bandeira de Estarreja
Bom dia,
Podia dizer-me os nomes dos seus avós e bisavós Bandeira?
É que estou a estudar todos os Bandeira de Salreu e Beduído.
Muito obrigado.
D. Bismarck
Enlace directo:
Bandeira de Estarreja
Sr. Bismark, já vi que não entra no fórum há algum tempo, mas apenas o quero congratular pela sua pesquisa publicada no "Terras de Antuã". A minha avó de Salreu e o meu avô de Beuído deliciaram-se!
Ângela dos Santos Loura
Enlace directo:
Bandeira de Estarreja
Caro Sr. Bismark,
Sou Paulo Bandeira e o meu trisavô é José Bandeira (da Assunção - filho de pai incógnito), nascido em Salreu em 1861.
Gostava de saber mais sobre a família.
obrigado
Paulo
Enlace directo:
Bandeira de Estarreja
https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1084419
Em cima, o link dos assentos paroquiais de salreu mas dificil é a pesquisa, pois existem em 1861 6 crianças batizadas filhos de pais incógnitos, ver tifs
298, 308, 321, 326, 334 e 338.
Se tiver informação da data e ocal de casamento do seu trisavô José Bandeira, ou até data batismo de algum filho dele, tal ajudaria bastante, tente mais informação e torne de novo aqui, talvez encontre ajuda.
sabe quando ele morreu??????
Enlace directo:
Bandeira de Estarreja
Obrigado Jorge Resende pela mensagem e interesse.
Entretanto já descobri o assento. Nasceu a 3 de outubro de 1861 (registo de 10 de outubro), filho de pai incógnito e de Maria Tourega, o que bate certo com o assento de casamento em que o apelido da mãe não se percebia bem.
O próprio assento identifica Maria Tourega como sendo filha de pai incógnito e de Roza Tourega.
Isto coloca-me é uma dificuldade.
Se o meu trisavô não conheceu pai e a mãe tinha por apelido Tourega, porque é que passou a chamar-se José Bandeira da Assunção. Eu tinha assumido que o "da Assunção" derivava do facto de não ter pai e foi-lhe atribuído esse nome "católico" para suprir essa falta, mas estava à espera que o Bandeira fosse da mãe.
Alguém saberá mais da família Tourega de Estarreja?
Enlace directo:
Bandeira de Estarreja
Ver a Genealogia da Família Bandeira, publicada nas revistas "Terras de Antuã".
RespuestaEnlace directo:
Bandeira de Estarreja
Obrigado. Já vi. tenho andado a vasculhar mas sem sucesso.
RespuestaEnlace directo:
Bandeira de Estarreja
PAULO, TOUREGA SENDO APELIDO DE MÃE, COMO SE VEIO A CHAMAR BANDEIRA...
PROVAVELMENTE O PAI QUE SE PÔS AO FRESCO AQUANDO O NASCIMENTO DE jOSÉ, MAIS TARDE TALVEZ O TENHA PERFILHADO, QUEM SABE? SE ENCONTRAR O ASSENTO DE CASAMENTO DELE, VEJA SE ELE SE ASSINOU BANDEIRA, SINAL DE QUE TEVE COMO PAI ALGUÉM COM ESSE APELIDO.
Enlace directo:
Bandeira de Estarreja
Obrigado. Assinou sim José Bandeira da Assumpção. isso está confirmadíssimo.
RespuestaEnlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 26 ene 2025, 01:44.