Fidalgo da Casa Real?

This topic is classified in rooms: Cargos | Direito

Fidalgo da Casa Real?

#102195 | nunomaria | 04 oct 2005 16:21

Caros Genealogistas,

Um senhor nascido em 1902 poderá ter sido fidalgo da casa real? É que neste caso teria que ter sido "filhado" com menos de 8 anos...

Desde já agradeço os esclarecimentos.

Nuno Côrte-Real

Respuesta

Enlace directo:

RE: Fidalgo da Casa Real?

#102358 | nunomaria | 06 oct 2005 16:01 | In reply to: #102195

Caros Genealogistas,

À pergunta anterior, junto outra: é possível um senhor que viveu entre 1840 e 1900, aproximadamente, ter sido moço-fidalgo da casa real sem que o correspondente registo conste dos Livros de Mercês da Chancelaria?

Se a resposta ás duas perguntas for negativa, receio ter deparado casualmente com uma genealogia falsificada. Neste caso, a pessoa que a compilou e comunicou os dados ao Genea ou é muito distraída ou está fraudulentamente a tentar afidalgar-se e á respectiva parentela.

Mas tratando-se (salvo erro) de alguem que sempre manifestou um digno desprendimento pelos fumos aristocráticos, que assume vincado republicanismo e que revela enorme procupação com o rigor jurídico na análise dos problemas, tudo deve ter resultado apenas de uma infeliz e aborrecida sucessão de lapsos...

Em todo o caso, gostava de obter esclarecimentos quanto às duas questões colocadas.


Os meus cumprimentos,

Nuno Côrte-Real

Respuesta

Enlace directo:

RE: Fidalgo da Casa Real?

#102361 | mgorjaoh | 06 oct 2005 16:37 | In reply to: #102195

Caro Nuno Côrte Real,

Conheço um único caso em que um rapaz de 3 anos (n. 1694) teve o foro de fidalgo cavaleiro por sucessão (D. Pedro II - 4.9.1697). É o caso que conheço em que tal sucedeu a uma criança tão nova, não sendo príncipe (o D. Pedro I do Brasil era Grão-Prior do Crato com dois anos), mas não sei dizer se é comum ou não. Tenho até o traslado da mercê comigo. Quanto a tempos mais recentes, não faço ideia. Quanto ao registo das mercês, da Torre, sou pouco capaz de o explorar devidamente, mas há muitos foros e mercês que não consigo lá encontrar, mas que existem (pois os documentos existem fora da Torre). Senhoras (Meninas...) a casar aos 12 anos ou títulos a crianças ainda mais novas são coisas com que também me deparei...

Cumprimentos,

MGH

Respuesta

Enlace directo:

RE: Fidalgo da Casa Real?

#102364 | SUÃO | 06 oct 2005 17:17 | In reply to: #102358

Mano:

Era relativamente frequente crianças de colo sucederem no foro paterno.

O que já é quase impossível (para não ser absoluto e dizer impossível), é ter existido realmente um filhado no período que referes sem aparecer o respectivo registo na TT (Moradias da Casa Real ou Registo Geral de Mercês). Para essa época é muito fácil comprovar se o foi ou não no tempo da Monarquia.

Já detetei muitos desses "foros da república", assumidos entre 1910 e 2005. Não sei se o que referes é ou não mais um destes casos. Mas se de facto o seu registo não consta na TT, juraria que é mais um de geração espontânea.

Um abraço do

Miguel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Fidalgo da Casa Real?

#102368 | jpbabc | 06 oct 2005 17:49 | In reply to: #102195

Caros Amigos,


Em tempos li no vol. 27, pág. 852 da GEPB no título de 1º Barão de Moreira o seguinte: «João Baptista Moreira, fidalgo da casa real, com as honras de guarda-roupa, etc». O que é que isto realmente significa ?!

Agradecia se me pudessem esclarecer esta designação.

Cumprimentos,

José Pedro Castro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Fidalgo da Casa Real?

#102438 | nunomaria | 07 oct 2005 13:22 | In reply to: #102364

Olá Miguel,

O que me dizes confirma aquilo de que já suspeitava em relação a um caso muito concreto, mas não imaginei que o problema tivesse grande amplitude.

Com que então, "foros da República"? Esta gente é deliciosa!

Obrigado e um abraço,
Nuno

Respuesta

Enlace directo:

RE: Fidalgo da Casa Real?

#102439 | nunomaria | 07 oct 2005 13:27 | In reply to: #102361

Caro Miguel Gorjão Henriques,

Muito obrigado pelas indicações que dá. Lendo a sua mensagem, confirma-se a ideia de que os arquivos particulares são uma verdadeira "mina"!!

Os meus cumprimentos,
Nuno Côrte-Real

Respuesta

Enlace directo:

RE: Fidalgo da Casa Real?

#102441 | mgorjaoh | 07 oct 2005 13:44 | In reply to: #102439

Caro Nuno Côrte-Real

Ainda assim, com o Miguel, julgo que do tempo do liberalismo para cá não deve haver razões para não existirem as mercês devidamente registadas nos arquivos da Torre e, mais, parece-me indiscutível que quem invoca uma mercê para si ou para outrém, num trabalho publicado, deve oferecer a prova respectiva (ou remeter para a mesma). Ou, se for de ouvir dizer, no mínimo dizê-lo, para que o leitor saiba a "fonte" a que a mercê se atribui.

Abraço

Miguel GH

Respuesta

Enlace directo:

RE: Fidalgo da Casa Real?

#102442 | nunomaria | 07 oct 2005 13:50 | In reply to: #102441

Caro Miguel Gorjão Henriques,

Não podia estar mais de acordo. Muito obrigado.

Um abraço,
Nuno Corte-Real

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 23 jun 2024, 03:20.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen