Origem de Família "Gamelas"

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Origem de Família "Gamelas"

#102702 | JCAlbuquerquePinto | 10 oct 2005 22:32

Com este apélido habitam em Aveiro bastantes indivíduos, sendo certo que muitos deles dizem desconhecer se têm ou não a ver uns com outros tantos. Tenho conhecimento que alguns Gamelas habitam já noutras localidades, mas, na generalidade, esses são também oriundos da região de Aveiro.
Gostaria de conhecer as origens desta família, se fôr possível. Obrigado.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Origem de Família "Gamelas"

#251730 | PAIVAMANSO | 16 mar 2010 11:35 | In reply to: #102702

Ao procurar pela minha bisavó materna, Ana de Jesus dos Santos Gamelas, encontrei um livro cheio de respostas. Título; O APELIDO GAMELLAS , do autor Francisco Gamelas ( Francisco António da Costa Vieira Gamelas ) edição muito recente, finais de 2009, são 620 páginas muito úteis, a quem muito queira saber, sobre os Gamelas, desde o mais remoto que há noticia, no século XVI, até a muitos outros do século XX. Por este tópico, ao cabo de quase 5 anos, não ter uma única resposta, creio que quase ninguém procura pelos Gamelas aqui no fórum. Ainda assim acredito valer a pena deixar esta notícia, que não leva mais informação, para evitar o risco de quebrar alguma regra do Geneall.net Cumprimentos. Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Origem de Família "Gamelas"

#257645 | Pedro Gamelas | 01 jul 2010 15:10 | In reply to: #251730

Gostaria de saber onde posso adquirir o livro citado na mensagem.
Atenciosamente,
Pedro Gamelas

Respuesta

Enlace directo:

RE: Origem de Família "Gamelas"

#257753 | PAIVAMANSO | 02 jul 2010 21:13 | In reply to: #257645

Caro Confrade Pedro Gamelas, só agora sexta feira, ás 21 horas vi a sua mensagem. Na segunda feira, perguntarei ao moderador do Genea, se autoriza que aqui coloque o e.mail do autor do livro « O APELIDO GAMELAS » . Por favor aguarde ou deixe aqui o seu endereço de e.mail, ou outro que entenda preferível, para eu poder dar-lhe a resposta sem quebrar regras deste site. Cumprimentos. Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Origem de Família "Gamelas"

#258063 | PAIVAMANSO | 06 jul 2010 16:12 | In reply to: #257753

Caro Confrade Pedro Gamelas, só agora estou em condições de publicar, com acordo das partes directamente envolvidas, o endereço de e.mail do autor do livro e, já agora acrescento, que por lapso não tinha informado o título completo da Obra, que é ; « O APELIDO GAMELAS-Um Património Histórico e Sociológico de Aveiro ». Tenho poucos livros, mas este é um dos meus preferidos . Seria excelente, que houvesse pelo menos um livro parecido com este, relativamente a cada um de todos os apelidos conhecidos. Um porto de abrigo e de partida para longas viagens ao passado. Mas quem já se está a passar sou eu, ora aqui vai o prometido... franciscogamelas@sapo.pt Cumprimentos. Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Origem de Família "Gamelas"

#258096 | NFA | 06 jul 2010 21:43 | In reply to: #258063

Caro Pedro Gamelas,

Existe alguma relação ou parentesco com Elvira da Costa * 30.01.1872 e + 10.01.1903 que casou em Aveiro 30.06.1890 com Pedro Augusto Ferreira * 05.05.1864 (bisavós de minha mulher). Filha de José Vieira da Costa e de Ludovina GAMELAS - Genea

Filhos:

Antónia Cândida Ferreira * 29.01.1892 Jorge Leite Braga Vareta, ccg
Francisco Wenceslau Ferreira * 02.08.1893 Maria Luisa Pereira de Sousa, ccg
Elvira Augusta Ferreira * 02.03.1896 Frederico Ventura Spratley, ccg

Com os melhores cumprimentos,

Francisco de Noronha Freire de Andrade

Respuesta

Enlace directo:

RE: Origem de Família "Gamelas"

#258346 | PAIVAMANSO | 11 jul 2010 00:49 | In reply to: #258096

Caro Francisco de Noronha Freire de Andrade, peço desculpa porque a sua mensagem não me foi dirigida e, não percebi bem, se é uma afirmação ou uma interrogação, o que ela contém. Caso seja uma interrogação, sugiro que a coloque por e.mail ao autor do livro, que é um Homem muito afável e, certamente o ajudará, se puder, nessa dúvida. Decerto já reparou no endereço de e.mail do autor, numa das minhas mensagens neste tópico. Cumprimentos. Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Origem de Família "Gamelas"

#293718 | VanessaGamelas | 31 dic 2011 21:33 | In reply to: #102702

Boa Noite. Gostaria de saber como posso adquirir o livro sobre a minha familia. Não me é possivel dirigir a Aveiro. Sou residente na zona de Lisboa e gostaria de saber se o livro foi adquirido por alguma livraria daqui da zona. Sem mais nada a acrescentar,9
Com os melhores cumprimentos,
Vanessa Gamelas ( filha de Francisco Gamelas & Lucinda Graça e neta de Eleutério Gamelas & Maria Amélia Graça)

Respuesta

Enlace directo:

RE: Origem de Família "Gamelas"

#293766 | PAIVAMANSO | 01 ene 2012 21:03 | In reply to: #293718

Cara Vanessa sugiro que faça um email ao autor e lhe compre o livro directamente. Essa edição não foi comercializada (que eu saiba) em livrarias. Felizmente para si, nas páginas 549 e 550 ficaram gravados para memória futura, os seus bisavós, avós, pais, seu tio mais a esposa e o filho deles, e também o seu Irmão Ricardo Jorge e a Vanessa Sofia. Parabéns ! Além disso tudo, o autor colocou uma bonita fotografia dos seus avós com os dois filhos, ou seja o seu pai e o seu tio quando eram ainda duas lindas crianças, com cerca de 12 anos de idade. Acontece que este livro contém Oito gerações de Gamelas e estão todas encadeadas, ou seja, a Vanessa vai ficar a saber quais os elos da Sua Árvore Genealógica até à primeira Geração que ao autor foi possível encontrar documentos fidedignos, de incontestáveis fontes primárias; Os assentos de Baptismo, Casamento e Óbito. Cara Vanessa, aqui vai o endereço de email do autor: franciscogamelas@sapo.pt Já agora, não sei em que grau, mas somos parentes . Cumprimentos. Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Origem de Família "Gamelas"

#294108 | VanessaGamelas | 06 ene 2012 17:10 | In reply to: #293766

Querido Jorge,
Lamento a demora pela resposta mas só hoje me foi possível aceder ao computador.
Já soube da fotografia dos meus avós, do meu pai e do meu tio. O meu avô tem o livro e no Natal informou-me quem estava lá uma foto deles.
Temos que combinar alguma coisa para reencontrar a grande Familia Gamelas.
Com os melhores cumprimentos,
Vanessa Gamelas

Respuesta

Enlace directo:

RE: Origem de Família "Gamelas"

#294123 | PAIVAMANSO | 06 ene 2012 20:57 | In reply to: #294108

Cara Vanessa Gamelas, existem 96 pessoas com o apelido Gamelas na lista de telefones on-line da P..T em pbi.pt. Estão lá todos os dados necessários para quem queira organizar uma boa confraternização. Este apelido provoca-me saudades. A minha Mãe já não teve o apelido Gamelas, mas falava várias vezes do orgulho de pertencer a essa grande Família. Naturalmente, o autor deste Livro, o Eng. Francisco Gamelas conhece melhor que ninguém os nossos parentes. Na minha mensagem anterior, faltou dizer que contei cerca de 500 pessoas nas fotografias incluídas nesse Livro e só da 8ª geração são 921 as pessoas relacionadas nas FRB - Fichas de Resumo Biográfico. Das primeiras 7 gerações nem tentei apurar quantos pessoas foram estudadas, certamente serão milhares. Um trabalho notável, um Livro muito bonito, por dentro e por fora. Um excelente exemplo de como fazer um Hino de Genealogia a uma Grande Família. Cumprimentos. Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Origem de Família "Gamelas"

#294269 | VanessaGamelas | 08 ene 2012 19:16 | In reply to: #294123

Boa tarde.
Muito obrigado pela resposta há minha mensagem. Haveremos de nós encontrar para celebrar o livro. Seria uma bonita homenagem há grande família Gamelas.
O meu tio-avô Henrique Gamelas já ficou de me enviar um exemplar para eu dar uma espreitadela ao livro. É uma honra pertencer a esta grande família.
Para estas margens (margem sul) não é muito habitual ouvir falar dos Gamelas, mas pela lista telefónica da PT de que me falou já me foi possível constar que existem pessoas com o mesmo apelido para a zona de Lisboa. No Barreiro só mesmo os meus pais e o meu irmão.
Com os melhores cumprimentos,
Vanessa Gamelas.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Origem de Família "Gamelas"

#294277 | PAIVAMANSO | 08 ene 2012 20:59 | In reply to: #294269

Cara Vanessa Gamelas, não passo de um aprendiz nisto das genealogias, mas se a Vanessa algum dia precisar de uma pequena ajuda, poderei tentar com todo o gosto. É claro que não me refiro ao apelido Gamelas, mas a outro que não tenha um Livro tão completo, um estudo tão abrangente. O meu email é paivamansoebelisariopimenta@gmail.com Cumprimentos. Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 03 jul 2024, 22:40.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen