Apelido "Medronho"

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Apelido "Medronho"

#104023 | João Borges | 28 oct 2005 13:20

caros Confrades

Gostaria de obter informações e pistas sobre as origens deste apelido, que usaram familiares meus no séc. passado na região de Elvas e Abrantes.

cumprimentos
João Borges

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido "Medronho"

#104225 | João Borges | 31 oct 2005 18:00 | In reply to: #104023

Renovo o pedido

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido "Medronho"

#104549 | João Borges | 04 nov 2005 20:00 | In reply to: #104023

Renovo o pedido na esperança de alguma informação

cumprimentos
JBorges

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido "Medronho"

#142565 | AlferesPereira | 01 feb 2007 00:17 | In reply to: #104549

Caro Senhor Borges

Vejo que é prisco o seu pedido, mas só agora "cheguei" a este forum. Espero ainda ir a tempo, ser-lhe útil e obter notícias suas.
Uma das minhas trisavós chamava-se

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido "Medronho"

#142589 | João Borges | 01 feb 2007 10:20 | In reply to: #142565

caro Alferes Pereira


Seria possivel repetir a mensagem, pois chegou incompleta?

Ficou-se nesta frase:

"Uma das minhas trisavós chamava-se"


cumprimentos
João Borges

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido "Medronho"

#142595 | AlferesPereira | 01 feb 2007 11:14 | In reply to: #142589

Caro João Borges

Com muito gosto lhe repito a mensagem.

Tenho um certo receio de não ser claro na explanação dos dados, mas cá vão eles:

- Tomé Joaquim Medronho cc Teresa de Jesus (ainda não tenho mais dados sobre este casal) e tiveram:

- Leocádia Maria Medronho nat. do Alandroal que cc João António Valentim Callisto, nat de S. Domingos, termo de Olivença Bispado de Badajoz. Tiveram:

- Francisca Júlia Medronho, nat. da Matriz, Alandroal, Elvas, a 25 de Maio de 1855 (bapt. a 3 de Junho). Cc José Joaquim Alferes, nat. da Matriz, Alandroal, Elvas em 27 de Outubro de 1879, Matriz, Alandroal. Tiveram:

- Ana Leocádia
- Ana Ventura
- Claudiana (avó dos cantores referidos nas mensagens anteriores)
- Afonso José Alferes, (Padre, ordenado a 20 de Julho de 1907 e meu bisavô), nat. de Nª Sra. da Conceição, Alandroal, Évora, a 2 de Novembro de 1882 e que faleceu em Lisboa a 22 de Fevereiro de 1962.

E é tudo o que sei dos Medronhos daquela região. Espero que lhes sejam úteis.
Sabe-me dizer mais alguma coisa sobre estes Medronhos ou Alferes?

Já agora... como reparou, fui parar ao outro lado da fronteira (ou não...)! Para todos os efeitos Olivença tem lá os registos , certamente. A pergunta é a seguinte: É difícil pesquisar "aqui ao lado"? ´Qual será a melhor maneira de o fazer?

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido "Medronho"

#142598 | João Borges | 01 feb 2007 11:47 | In reply to: #142595

caro António Pereira

Obrigado pelos dados que me enviou.
Os dados que tenho são escassos, contudo talvez os "meus" sejam aparentados com os familiares que descreve.
O nome mais antigo que investiguei foi José Francisco Medronho, do qual não sei ainda a naturalidade, c.c. Maria Joana Ferreira, teve uma filha Domingas Teresa Ferreira Medronho, natural de Matriz, Alandroal (ou será Mandroal?), Elvas, arquidiocese de Évora, c.c. Sarg. José Joaquim de Brito. Tiveram o filho Ten. José da Silva Brito, n. 1892, Elvas.
Talvez o José Francisco Medronho seja irmão ou primo da Francisca Júlia Medronho, pela naturalidade e apelido, mas será necessário investigar.
Devido à minha distância dessas localidades não tenho conseguido avançar mais neste costado. Se as suas investigações se cruzarem com estes nomes agradeço que me dê noticias. Nunca investiguei dados do outro lado da fronteira, apenas um caso pontual em Pontevedra, galiza.
Vou solicitar uma cópia da certidão de baptismo da Domingas Medronho e avançar um pouco mais.


cumprimentos
João Borges

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido "Medronho"

#142602 | AlferesPereira | 01 feb 2007 12:11 | In reply to: #142598

Caro João Borges

Obrigado. Se eu encontrar algo, também o contacto.

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido "Medronho"

#143456 | João Borges | 09 feb 2007 16:09 | In reply to: #142602

caro Alferes Pereira

Recebi, hoje, a fotocópia de Évora. O José Francisco Medronho era irmão da Leocádia Medronho! O avô é o mesmo Tomé Medronho que é seu avoengo! Segundo me informaram os registos anteriores de Alandroal estão no Arquivo Histórico Municipal de Elvas, no convento de S. Francisco.
Tem mais algum dado deste Tomé Medronho


cumprimentos,
João Borges

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido "Medronho"

#143518 | AlferesPereira | 10 feb 2007 02:13 | In reply to: #143456

Caro João Borges

Recebi com satisfação a sua notícia.
Sobre Tomé Joaquim Medronho, só sei, por enquanto, que casou com Teresa de Jesus, e que eram efectivamente os pais de Leocádia Maria Medronho, minha tetravó.
Sabia que os registos estão em Elvas mas não saboa especificamente onde. Obrigado pelas informações.

Quando encontrar mais informações, terei todo o prazer em lhas enviar.

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido "Medronho"

#143584 | AlferesPereira | 10 feb 2007 21:56 | In reply to: #143518

Caro João Borges

Desculpe incomodá-lo mas há pouca clareza na minha mente em relação a estes dados. Coisas de novatos... Escareça-me por favor.

O João Borges diz que José Francisco Medronho era irmão de Leocádia Medronho, e que o avô era Tomé Medronho. Muito bem.

Nos meus apontamentos tenho, como neta de Tomé Medronho, uma Francisca Júlia Medronho e Leocádia Maria Medronho é MÃE da Francisca e filha de Tomé. MÃE e não NETA.

(tenho receio de estar a ser pouco claro, mas prossigamos)

Será que a sua Leocádia é irmã da minha Francisca, portanto ambas filhas de uma primeira Leocádia, ambas netas de Tomé?

A acrescentar a esta confusão, tenho ainda outra Leocádia que é filha de Francisca Júlia Medronho, e que se não me engano, é Ana Leocádia.

Na minha cabeça, e perdoe esta confusão toda, isto só lá vai de duas formas:

1- Com quem era casado o seu "Thome"?

2- Quem eram os pais de Leocádia e José Francisco?

A única data que tenho e que poderá ajudar, é a de nascimento de Francisca Júlia Medronho: 25 de Maio de 1855, Alandroal, baptizada a 3 de Junho na Matriz.

Desfaça-me este nó.

Sinceros cumprimentos
António Alferes Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido "Medronho"

#189537 | João Borges | 25 mar 2008 19:50 | In reply to: #143584

Caro António Alferes Pereira

Voltei a este tópico porque vi topónimo Alandroal neste Fórum! Não sei se cheguei a receber a sua pergunta, mas aqui vai!! O "meu" Tomé Medronho foi c.c. Teresa de Jesus (da Vila de Redondo) e tiveram o José Francisco de Medronho c.c. Maria Joana Ferreira, que tiveram Domingas Teresa Ferreira Medronho (n. a 1859) c.c. José Joaquim de Brito (bisavós da minha mulher), etc, etc.... Daí que, caso os "nossos" Tomé e conjuge sejam os mesmos a Leocádia é irmã do José Francisco e o António Alferes é primo ancestral da minha mulher! O meu sogro tem o apelido Medronho.

Por acaso descobriu mais ascendentes do Tomé Medronho??

cumprimentos,
João Borges

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido "Medronho"

#191142 | A-Pereira | 04 abr 2008 22:59 | In reply to: #189537

Caro João Borges

Em primeiro lugar, peço desculpa por só agora responder, mas estive completamente desligado da net e só hoje voltei à vida "normal"...

Efectivamente, a minha trisavó Francisca Júlia Medronho c.c. José Joaquim Alferes era filha de Leocádia Maria c.c. João António. Por sua vez Leocádia Maria era filha de Tomé Joaquim Medronho c.c. Teresa de Jesus. Assim, pelo que me diz, sou realmente primo da sua mulher que, embora não conheça, cumprimento com estima. É um prazer alargar a família, ainda que desta forma distante.

Não tenho mais nada estudado para trás, visto morar em Portimão e os registos referentes ao Alandroal estarem, a partir de c. 1850, em Elvas. Tentei ir até lá durante estas férias de Páscoa, mas fui surpreendido pela morte de um familiar e fui forçado a cancelar todos os meus projectos.

Pelo que leio na sua mensagem, tem os dados dos pais de Leocádia (Tomé e Teresa). Eu ainda não cheguei até aí. Será que me pode enviar esses dados? Agradecia.

Quanto a Francisca JúliaMedronho, filha de Leocádia, posso dizer-lhe que nasceu a 25 d Maio de 1855, no Alandroal (Matriz9. O registo de nascimento é de 3 de Junho do mesmo ano. Foram padrinhos Inácio Joaquim da Silva, negociante, solteiro, e Dona Francisca júlia Bello, solteira, desta Vila (Alandroal) e foi celebrante o P.e Colado, António José Rosado.
Casou no Alandroal a 27 de Outubro de 1879 com José Joaquim Alferes, nascido a 19 de Julho de 1852, filho de Sebastião António (Rufino) e Ana Maria. Foram padrinhos José Pedro Galhardas, casado, alvaneo, e João António Ribeiro, casado, proprietário, ambos moradores nesta Vial (Alandroal). Celebrou o Muito Reverendo Presbítero José Maria Ramos, Pároco Encomendado da freguesia do Rosário deste Concelho. Assinou o Prior Cláudio José Nicolau.

Reafirmo a minha alegria por encontrar mais primos (Há tempos encontrei a prima Manuela, interveniente neste forum, e tem sido um prazer trocar informações e impressões. Também a Prima Manuela é prima da sua esposa. Vou comunicar-lhe mais esta descoberta. Seguramente também ficará contente ).

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido Medronho

#191308 | João Borges | 06 abr 2008 09:22 | In reply to: #191142

caro António Alferes Pereira

Já respondi a outro tópico à sua prima Manuela.
Quanto ao Tomé, fiz a ligação ao seu costado pela lista que me enviou a 1.2.2007. Após ver os Medronhos, solicitei a certidão a Évora da bisavó da minha mulher, Domingas Medronho, e lá constactei que o avô, desta, era Tomé Medronho casado com Teresa de Jesus.....
Efectivamente ainda não tive oportunidade para solicitar a certidão do filho destes e depois do Tomé, além de que demora o seu tempo a responderem, mas irei continuar.
O que consta na certidão de Domingas: filha de José Francisco Medronho e de Maria Joana Ferreira e neta paterna de Tomé Joaquim Medronho, todos naturais de Alandroal, e de Teresa de Jesus, natural da Vila de Redondo, bispado Évora.


cumprimentos,
João Borges

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido "Medronho"

#191322 | manuela | 06 abr 2008 12:46 | In reply to: #191142

Olá António!

É com alegria que o encontro novamente a participar nestes tópicos relacionados com os nossos avoengos. Deve estar a seguir o meu diálogo com o Caro João Ramos no nosso tópico do Alandroal.
É sempre interessante saber quem apadrinha quem pois dá uma ideia das relações e laços que existiam. Aqui temos Galhardas e Ribeiro, apelidos nossos conhecidos.

Um abraço,

Manuela

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido Medronho

#191324 | manuela | 06 abr 2008 13:01 | In reply to: #191308

Caro João Ramos

Pela mesma altura desta vossa Teresa de Jesus eu tenho uma Antónia de Jesus, minha quarta avó. Ainda não sei de quem era filha. Casou com Joaquim José de Fontes.
E na geração anterior, mas na árvore dos Alferes, temos a quinta avó Mariana de Jesus, avó dos 3 irmãos Alferes que refiro na mensagem que lhe deixei no tópico sobre o Alandroal. Não sei se o Jesus é apelido ou nome próprio.

Com os meus cumprimentos,

Manuela

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 04:56.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen