1.Onde posso consultar esses registos, se existem?
2. A pessoa em questão, contam alguns familiares, foi posta nessa roda com 1 marca para poderem ( família rica da região: o patrão da mãe será supostamente o pai!) ir buscá-la e criá-la, o que aconteceu. O pai (?) entregou-lhe o governo / administração da casa. Não queria que ela casasse, mas ela casou. A certa altura, s pessoas abastadas criticavam o pai (?) por deixar a filha(?) e netos passar mal. Ele cedeu-lhes umas propriedades. Falecido o pai ( ? ) e o marido, resolveu em tribunal pedir a perfilhação. Contam que lhe foi dada razão nas 1ª e 2ª instâncias , tendo perdido no Supremo. A conterem algo de verdade estas informações, onde posso procurar estes dados, no Arquivo?
3. Curioso é que familiares do pai( ? ) foram padrinhos de um dos filhos, pelo menos, o meu avô paterno. Será legítimo pesquisar essa pista?
4. Como sempre, grata pelas v/ úteis e sábias opiniões
maria
#10482 |
gp |
08 oct 2001 18:18 | In reply to: #10478
Maria,
Os arquivos de Lisboa da Santa Casa da Misericórdia guardam os registos dos expostos de Lisboa. Talvez perguntando para a Santa Casa se sabem dos de Lamego, lhe possam dar uma boa pista. Quanto aos processos judiciais de perfilhação que refere, caso saiba a altura e o local em que o pai morreu, poderá pesquisar no arquivo do Tribunal da respectiva Comarca, através do nome da Autora.