Árvore completa

This topic is classified in rooms: Formação

Árvore completa

#105008 | perialca1 | 10 nov 2005 20:58

Prezado Samuel:
Sou Almeida e Castro, Brasil, de origem do nordeste (Rio Grande do Norte, Pernambuco, Frei Miguelinho, inclusive).
Sou engenheiro civil, mas totalmente leigo em genealogia e tenho até dificuldade em entender os termos utilizados.
Se "todos os ramos - árvore unificada" for a árvore genealógica completa, e se você tiver disponibilidade de enviar, por favor o faça.
Qualquer dúvida, por favor, entre em contato.
Atenciosamente,
Pedro Castro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Árvore completa

#105013 | melisa | 10 nov 2005 21:37 | In reply to: #105008

Caro Pedro Castro

Não percebi muito bem o que quer.

Assim: árvore geneológica de qualquer pessoa refere-se ao conjunto de seus ascendentes (pais, avós, bisavós, trisavóe e por aí fora).

Claro que ningém conhece a sua própria árvore genealógica completamente, pois para isso teria de conhecer todos os seus antepassados até aos primeiros homens, e deve compreender é completamente impossível.

Mais ainda, como a Genealogia se baseia em documentos que comprovam a filiação, chega uma altura em que não é possível recuar mais ... por não haver documentos.

Claro que você mesmo pode ir construindo a sua própria árvore.

Basta-lhe saber a partir de si o nome de seus pais, datas que foram importantes (nascimento, casamento, nascimento de filhos, óbito e outras que entenda como tal ( factos que conheça sobre a sua vida etc).

Faça o mesmo com os seus avós, depois com os seus bisavós, e já tem uma pequena árvore genealógica.

Quer mais ? Continue com os trisavós e sucessivamente (claro que entretanto vai encontrando dificuldades, antepassados em que nem ao nome dos respectivos pais consegue chegar, que levam a parar a progressão nesse ramo... mas pode continuar nos outros ramos.

É uma tarefa que, quanto a mim só dá prazer se for feita pelo próprio (embora recorrendo a ajudas).

Mesmo recorrendo a ajuda profissional, a sua árvore só poderá ser feita com o seu concurso. Terá de dar os dados que conhece a um profissional que se dedique à investigação geneológica (não se esqueça igual à sua árvore só têm os seus irmãos).

Força e comece por aí.

Cumprimentos
M.Elisa

Respuesta

Enlace directo:

'Tiro na água'

#105122 | victorferreira | 12 nov 2005 19:02 | In reply to: #105008

Caro Pedro,
Parece que você estava a tentar estabelecer contacto com o Samuel Castro para ver se 'tirava uma lasquinha' do projecto a que o Samuel parece ter se dedicado.
Nada de mais natural para quem queira começar.
Duas sugestões:
- primeira, ponha-se num tópico do Samuel ou abra uma mensagem do Samuel em qualquer tópico onde ele tenha intervindo, e aí sim, responda-lhe. Aí tem a certeza que ele a recebe porque é directamente a ele dirigida. Aqui não, porque criou um novo tópico que não sendo sugestivo do interesse nos "Castro", não chamará a atenção ao Samuel de certeza;
- segunda, aceite os concelhos da Maria Elisa: se quizer saber quem são os SEUS 'Castros', procure-os nos registos civis e paroquiais de nascimento, casamento e mesmo de óbito e demais papeis velhos da família e afins. Aquilo que o Samuel chama 'a árvore completa' é naturalmente um 'leitmotiv' para o desenvolvimento de um trabalho "tão exaustivo quanto possível". É à partida tão provável que você 'encontre' lá os seus como que 'não encontre'.
Cumprimentos.
VF

Respuesta

Enlace directo:

RE: 'Tiro na água'

#105258 | perialca1 | 14 nov 2005 21:03 | In reply to: #105122

Nunca tive intenção de tirar lasquinha de ninguém.
Apenas gostaria de cortar caminhos, pagando o preço desse atalho, caso ele existisse.
Arrisquei mandar mensagem para o site, porque achei que, assim, haveria possibilidade de entrar em contato com alguém e obter sugestões a respeito das minhas dúvidas.
Acabou dando certo.
O Samuel já entrou em contato comigo e temos trocado alguns e-mails.
PRAC

Respuesta

Enlace directo:

'Água na fervura'

#105296 | victorferreira | 15 nov 2005 10:01 | In reply to: #105258

Caro participante,
Mas essa é uma ótima notícia!
A sua intenção foi percebida à primeira, não era preciso explicá-la, é legítima e está muito bem, lançar o tema para ver se aparece alguma coisa feita, alguém que já tenha avançado qualquer coisa.
A expressão que usei não teve (nem podia ter) nenhuma intenção que não desafiá-lo para entrar a fundo nesta actividade tão interessante de descoberta e partilha.
Quanto mais pessoas pesquisarem (nos 'papeis velhos'), mais informação se recolhe, mais as diferentes investigações avançam, melhor se conhecem diferentes aspectos do mesmo tema, precisamente pela ajuda da partilha, o objectivo último deste Forum.
Os melhores votos de progresso nas suas pesquisas.
VF

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 19 ene 2025, 20:34.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen