Nados-mortos

This topic is classified in rooms: Formação | Arquivos

Nados-mortos

#105139 | Beatriz Machado | 13 nov 2005 00:40

Boa noite,
Alguem poderia informar-me onde é que se registavam as crianças que nasciam mortas ou que morriam logo a seguir ao parto? Eram registadas no registo de nascimento ou só de óbito?
Muito obrigada pela vossa atenção.
Bota

Respuesta

Enlace directo:

RE: Nados-mortos

#105223 | Correia74 | 14 nov 2005 11:57 | In reply to: #105139

Caro/a Bota,

Correndo o risco de dizer uma grande asneira, penso que, se fossem registados, seria apenas o óbito. Isto utilizando a lógica, porque o registo de nascimento era feito através do sacramento do baptismo ora, não se iria baptizar um nado morto. Acho eu...

Cumprimentos,
Cláudia

Respuesta

Enlace directo:

RE: Nados-mortos

#106940 | pereira | 06 dic 2005 20:58 | In reply to: #105223

É bem provavel que baptizassem os nascidos mortos, pois isso lhes "garantiria" um lugar ao pé de Deus. Caso morresem sem ser baptizados "iriam" para o Limbo.
Bem isso é a crença católica, não sei se era seguida a risca,
Em todo caso...

Cumprimentos,

R. Costa

Respuesta

Enlace directo:

RE: Nados-mortos

#106944 | ajosue | 06 dic 2005 21:15 | In reply to: #106940

Fiz um trabalho sobre mortalidade num âmbito de um mestrado em demografia histórica e a ideia que fiquei é a seguinte. No caso de nados mortos alguns seriam registados no livro de óbitos como "um anjo" e outras formas de que não guardo memória o mesmo acontecendo com os que faleciam logo após o nascimento. A diferença entre uns e outros está no facto dos segundos constarem normalmente no livro de baptismos com a menção das circunstâncias de excepção "em perigo de vida" por exemplo.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Nados-mortos

#106945 | josemariaferreira | 06 dic 2005 21:34 | In reply to: #106940

Caros Confrades

Já tenho deparado com muitos registos de baptismo, que dizem: "assim que foram baptizados morreram logo".
Estes baptismos nunca eram realizados por um padre, mas sim por alguém da família ou até pelo Senhor no caso de escravos, cujos nomes se mencionam muitas das vezes.
Fico com a ideia que estes nados já estariam mortos quando foram baptizados e que só o foram para receber um nome e lhe garantir um lugar no Céu, segundo a religião católica.
Outras vezes tenho-me deparado também com registos de baptismos que referem:
"Foi baptizado primeira vez em casa e à pressa( pelo seu avô ou tia, tal...) por estar em perigo de vida". Neste caso como o nado não morreu e o sacerdote ou prior da Igreja não reconheceria o dito baptismo, baptizava-o de novo.

Cumprimentos

Zé Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Nados-mortos

#106952 | JCC | 06 dic 2005 22:52 | In reply to: #106945

Caro Zé Maria

Como provavelmente sabe o baptismo é um Sacramento que "imprime caracter". Significa isto que só pode ser administrado uma vez. Por outro lado o ministro do baptismo deverá ser um sacerdote ou um diácono embora, em caso de perigo de vida, qualquer baptizado o possa administrar.

Assim, se tiver havido um baptismo "em perigo de vida" o sacerdote deverá tentar apurar se o baptismo foi efectivamente realizado (se foi usada água, se se seguiu o ritual, etc). Caso afirmativo não poderá administrá-lo de novo e é por isso que encontramos tantos assentos em que apenas são impostos os santos óleos pois o neófito já havia sido baptizado. Pelo contrário, se o rito tivesse tido alguma falha grave o padre poderia, teoricamente, administrar o baptismo. Em caso de dúvida o baptismo era administrado "sub conditione".

Devo dizer-lhe que nunca encontrei nenhuma situação como a que descreveu mas inúmeras de administração de santos óleos e várias "sub conditione".

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Respuesta

Enlace directo:

RE: Nados-mortos

#106953 | JCC | 06 dic 2005 22:55 | In reply to: #106940

Caro R. Costa

O baptismo é um sacramento de vivos pelo que nunca poderia ser administrado a alguém que já tivesse morrido.

Poderia, e isso acontecia com alguma frequência, que o baptismo fosse administrado por um qualquer dos presentes se o neófito se encontrasse em perigo de vida.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Respuesta

Enlace directo:

RE: Nados-mortos

#106974 | Correia74 | 07 dic 2005 10:44 | In reply to: #106940

Caro R. Costa,

Sob o meu ponto de vista, o baptismo de nados mortos não teria qualquer tipo de lógica. Se o baptismo é aplicado aos vivos e não mortos.

Aliás, depois do meu post anterior falei c/ a minha avó (ainda viva e a fazer 86 anos próximamente :-) ) e ela disse-me que não conhecia casos de nados mortos baptisados. Inclusivé deu-me um exemplo na familia - que eu desconhecia - de uma irmã (do meu avô) nascida morta em ca 1904/5 à qual não lhe foi admnistrado o baptismo, apenas foi registado o óbito.

Fiquei ainda com mais reservas à possibilidade do baptismo de nados mortos pois a minha familia é extremamente crente no catolicismo e não deveriam deixar uma coisa destas em claro. Digo eu...

Cumprimentos,
Cláudia

Respuesta

Enlace directo:

RE: Nados-mortos

#106976 | pereira | 07 dic 2005 11:40 | In reply to: #106974

Eu cá não sei muito bem, mas se dizem que é assim agradeço a explicação,
Cordialmente,
R. Costa

Respuesta

Enlace directo:

RE: Nados-mortos

#107620 | melisa | 18 dic 2005 23:52 | In reply to: #106976

Encontrei um registo de óbito em 1762 que diz :

"...faleceu uma criança filha de .... que foi baptizada estando alguma parte fora do ventre da mai ..."

Obviamente que se trata de um nado-morto que foi baptizado.

cumprimentos
M.Elisa

Respuesta

Enlace directo:

RE: Nados-mortos

#107637 | Correia74 | 19 dic 2005 10:15 | In reply to: #107620

Cara Maria Elisa,

Parece-me um dos casos mencionados em http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=106945#lista pelo Sr. José Maria.

Cumprimentos,
Cláudia

Respuesta

Enlace directo:

RE: Nados-mortos

#107639 | JCC | 19 dic 2005 11:36 | In reply to: #107620

Cara M. Elisa

Lamento discordar mas mantenho tudo o que disse acima sobre o Sacramento do Baptismo. Apenas pode ser administrado a vivos.

E, quanto a mim, este trecho vem justificar a minha posição, senão veja: caso o baptismo pudesse ser administrado a mortos não haveria necessidade de baptizar esta criança durante o trabalho de parto, poder-se-ia esperar pela sua conclusão. Pelo contrário, ao verificar que o parto estava a correr mal, e logo que "se considerou" a criança nascida (repare que o texto refere explicitamente já haver parte da criança fora do ventre materno) foi-lhe administrado o sacramento.

Em minha opinião o texto deixa-nos entender que se trataria de uma criança em gravíssimo perigo de vida, provavelmente com um Apgar baixíssimo, que acabou por conduzir à morte. Quem sabe, se nascesse hoje, com todos os cuidados neonatais, não teria sobrevivido.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Respuesta

Enlace directo:

RE: Nados-mortos

#107675 | melisa | 19 dic 2005 20:32 | In reply to: #107639

Caro João Cordovil Cardoso

Provavelmente tratar-se-ia de uma criança em gravíssimo estado, e que à data do baptismo ainda não tinha vida própria, pois se se encontrava em parte no ventre materno ainda não tinha sido cortado o cordão umbilical.

Curioso é não ser referido nem sexo nem nome.

Claro que o baptismo é um sacramento que só pode ser administrado a vivos, mas por vezes não seriam contornadas aas leis da Igreja?

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Respuesta

Enlace directo:

RE: Nados-mortos

#107678 | Adr Cust | 19 dic 2005 21:37 | In reply to: #107639

Caros confrades,
Após analisar cada uma das respostas sobre este assunto tenho a dizer o seguinte:
- No Arquivo Distrital de Faro, os nados-mortos eram registados nos livros de óbitos, existem até livros de registo de nados-mortos, que só foram utilizados para esse efeito.
Pelo pouco conhecimento que tenho os nados mortos não são baptizados.
Já encontrei vários registos onde consta “por se encontrar em perigo de vida foi baptizado por…” , mas neste caso ainda tinham vida quando foram baptizados.
Também já encontrei a expressão: “baptizado à pressa em casa por….., por estar em perigo de vida”
Encontrei por acaso um registo de um indivíduo baptizado em casa, por perigo de vida em 15.12.1974, em Salir por António Martins, proprietário, que sobreviveu existindo hoje descendência do mesmo, e não tenho conhecimento de que este tenha sido baptizado posteriormente por um padre
Mas convém que ninguém tenha dúvidas de que o baptismo é um sacramento atribuído aos vivos.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Respuesta

Enlace directo:

RE: Nados-mortos

#107679 | Adr Cust | 19 dic 2005 21:42 | In reply to: #107678

Rectificação minha msg anterior:
15.12.1874.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Nados-mortos

#107687 | JCC | 20 dic 2005 00:33 | In reply to: #107675

Cara M. Elisa

Ainda bem que estamos de acordo.

Mas não resisto a mais uma achega. Para mim a vida começa na concepção e, por isso, não posso dizer que a criança durante o nascimento não tem vida própria. Ela tem-na, de facto, já que tudo nela é separado da mãe. O que não teria era vida independente, mas isso é algo que se prolonga por vários anos após o nascimento.

Quanto às "distorções" ao sacramento, concedo que seria possível que existissem. Mas seria um sacramento sem qualquer efeito, para além de uma possivel "tranquilidade" nas consciências dos seu pais e outros presentes.

Um Santo Natal

João Cordovil Cardoso

Respuesta

Enlace directo:

RE: Nados-mortos

#107688 | JCC | 20 dic 2005 00:36 | In reply to: #107678

Caro Custódio Adriano

Sobre a razão porque nunca encontrou um "novo" baptismo de alguém que tenha sido baptizado "em perigo de vida" queira ler o que escrvi em

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=106952#lista

Santo Natal

João Cordovil Cardoso

Respuesta

Enlace directo:

RE: Nados-mortos

#107690 | melisa | 20 dic 2005 01:42 | In reply to: #107687

Caro João Cordovil Cardoso

Eu deveria ter escrito vida independente, foi um lapso meu.

De resto estou completamente de acordo com o que diz.

Um Santo Natal também para si.
M.Elisa

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 16 jun 2024, 04:24.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen