RE: Rei de Espanha, Rei dos Algarves?

This topic is classified in rooms: Títulos

Rei de Espanha, Rei dos Algarves?

#106564 | Henrique Figueira | 01 dic 2005 19:36

Li na revista visão da semana passada que o Rei de Espanha, de entre os vários títulos que detém, é também Rei dos Algarves?!
Já procurei mais informações sobre o assunto, e concluí que é na realidade um dos títulos dos Reis de Espanha na actualidade.
Alguém sabe alguma coisa sobre o assunto?

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rei de Espanha, Rei dos Algarves?

#106574 | josemariaferreira | 01 dic 2005 21:14 | In reply to: #106564

Caro Henrique Figueira


Já havia reis de Espanha a intitularem-se reis "del Algarbe"mas sempre pensei que se referia à parte espanhola da Andaluzia.
Agora "reis dos Algarves" desconhecia, sendo assim esse mesmo título poderá ter-lhes advindo, aquando das invasões Francesas.
Com as invasões francesas, Portugal perdeu toda a consideração e respeito que tinha na Europa, e no mundo.
Quando Napoleão, subiu ao trono da França com o titulo de imperador, não conseguindo que as suas pretensões de fechar os portos às embarcações inglesas se concretizassem em Portugal, vai daí arranjou um plano para riscar Portugal do Mapa ao qual naturalmente a Espanha aderiu esfregando as mãos! Vamos a isto!.. Para isso a França e a Espanha reuniram-se em Fontainebleau a 27 de Outubro de 1807 e assinaram um tratado em que dividiam Portugal em três estados: a Lusitânia do Norte (Entre o Douro e Minho) devia pertencer ao Rei da Etrúria; o Alentejo com os Algarves ao Príncipe da Paz, valido do rei de Espanha Carlos IV, que tomaria o título de rei dos Algarves; o terceiro estado ficaria no poder da França.
Para pôr o seu plano em marcha as tropas destes dois países invadiram Portugal, mais tarde foram obrigados a retirar pela luta dos portugueses com os seus aliados ingleses que se bateram com bravura contra aqueles poderosos Imperealistas napoliónicos.
A Espanha também retirou mas nunca mais nos devolveu a nossa bela vila de Olivença e pelos vistos ainda se apropriou do título de Rei dos Algarves que o seu rei ainda ostenta!!!

Cumprimentos

Zé Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rei de Espanha, Rei dos Algarves?

#106710 | Henrique Figueira | 03 dic 2005 18:28 | In reply to: #106574

Caro José Maria Ferreira,

é verdade que os nossos vizinhos espanhóis aproveitam e aproveitaram todas as hipóteses para tentar tomar o nosso país. A verdade é que, se não o conseguiram militarmente, vão conseguindo economicamente. E, se me permite, aí a culpa é nossa, que nos deixámos passar para trás.
Para minha admiração, o título de Rei de Espanha anda várias vezes colado ao de Rei de Portugal em vários sites estrangeiros que pesquisei.
É o destino.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rei de Espanha, Rei dos Algarves?

#106713 | josemariaferreira | 03 dic 2005 18:53 | In reply to: #106710

Caro Henrique Figueira

Então se é assim, já nem o D. Duarte Pio nos salva!
Ele bem que quer casar o filho D. Dinis com a infanta D. Leonor, presumível pretendente da coroa espanhola, mas parece-me que já vai atrasado.

Cumprimentos

Zé Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rei de Espanha, Rei dos Algarves?

#106742 | Luis K. W. | 04 dic 2005 12:30 | In reply to: #106713

Caro Ze' Maria,

Porque é que o D Duarte "ja' vai atrasado" na intenção de casar o seu filho com a herdeira do trono de Espanha?
Temos de concordar que seria engraçado ter um Rei de Espanha a falar Português SEM PRONÚNCIA.
Luis K W
Lisboa-Portugal

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rei de Espanha, Rei dos Algarves?

#106747 | josemariaferreira | 04 dic 2005 13:12 | In reply to: #106742

Caro Luís k W

D. Juan Carlos já fala fluentemente o Português!

Cumprimentos

Zé Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rei de Espanha, Rei dos Algarves?

#106780 | Luis K. W. | 04 dic 2005 21:25 | In reply to: #106747

Caro Zé Maria,

O Don Juan Carlos fala fluentemente Português... mas com sotaque.

O que eu gostava mesmo era de atravessar na garganta da orgulhosa Castela um Rei de nacionalidade Portuguesa!

Cumprimentos
Luís K. W.
Lx-Pt

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rei de Espanha, Rei dos Algarves?

#106786 | josemariaferreira | 04 dic 2005 22:35 | In reply to: #106780

Caro Luís K.W.

Outrora já houve essa oportunidade, mas iluminaram o grande D. João II, aquele rei que entregou a esfera armilar a D. Manuel para lhe suceder no trono.
Só que D. Manuel, não soube ou não quiz saber, que aquela esfera representava o Mundo nas suas mãos!. E vai daí, passados pouco mais de dois anos da morte de D. João II, já aquele rei tinha feito tudo o que os reis espanhois lhe mandavam.

Cumprimentos

Zé Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rei de Espanha, Rei dos Algarves?

#106787 | josemariaferreira | 04 dic 2005 22:36 | In reply to: #106786

Ressalvo: iliminaram o grande D. joão.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rei de Espanha, Rei dos Algarves?

#106809 | Luis K. W. | 05 dic 2005 09:46 | In reply to: #106787

Caro José Maria
Vai perdoar-me a piada.
Eu moro perto da praça do Areeiro em Lisboa, onde existiu um bairro de lata.
No tempo do presidente da Câmara eng.º Abecassis, na véspera de eleições, ele prometeu - ouvi-o claramente - ELIMINAR os bairros de lata em Lisboa.
Ganhou as eleições.
Meses depois, foi inaugurada a iluminação pública neste bairro de lata em frente à minha casa.
O Bairro foi portanto ILUMINADO, e não "eliminado"! :-))
Fiquei convencido que o eng.º Abecassis sabia muito bem o que estava a dizer, e que induziu propositadamente os eleitores em erro!

(estas cerca de 100 casas abarracadas só desapareceram uns 12 anos mais tarde, com o João Soares)

Quanto ao D Manuel I, é engraçado como ele foi enaltecido quando eu andava na escola, e hoje tanta gente põe reticências quanto à qualidade da sua governação... Será que é por ele estar tão próximo da família dos duques de Bragança (isto é, de quem reeescreveu a História)?

Tal como o Regente D Pedro, o das Sete-Partidas, que foi posto na penumbra, apesar de muitos historiadores defenderem o seu papel fundamental nas Descobertas e na nossa política externa (de alianças, etc.) ...

Voltemos a Espanha. Tinha piada que o pretende (Português) ao trono Português ostentasse o título (invertido) de Rei dos Algarves e de Espanha...

Um abraço
Luís K W
Lisboa-Portugal

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rei de Espanha, Rei dos Algarves?

#106815 | zamot | 05 dic 2005 10:17 | In reply to: #106742

Temos de concordar que seria engraçado ter um Rei de Espanha a falar Português SEM PRONÚNCIA.

Caro Luis

SM EL Rei Dom Juan Carlos fala correctamente o Português sem qualquer especie de pronuncia.

Um abc

Zé Tomaz

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rei de Espanha, Rei dos Algarves?

#106842 | Henrique Figueira | 05 dic 2005 18:34 | In reply to: #106815

Caro Sr. Zé Tomás,

tenho-o como uma pessoa bem informada e conhecedora dos meandros da genealogia, pelo que tenho visto aqui no fórum. Será que me pode esclarecer uma questâo: o Prof. Sousa Lara detém um título nobiliárquico que, penso, não ser português. Sabe qual será e dado por quem?
Obrigado.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rei de Espanha, Rei dos Algarves?

#106848 | josemariaferreira | 05 dic 2005 20:36 | In reply to: #106809

Caro Luís K.W.

Claro que não levo a mal.
Tudo se deveu à minha precipitação para desligar o meu computador porque estava a ser pressionado "in loco" pelos meus filhos que se queriam ir deitar e desligarem a internet . E vai daí, foi pior a emenda que o soneto! só poderia ser, apercebo-me assim que carreguei para enviar a mensagem , mas já era tarde!
Mas até nem poderia ter ressalvado porque na realidade D. João II foi de facto um Iluminado, ou Alumeado era assim que se chamava naquela altura.
A piada do Dr. Abecassis até se aplica aqui, ao escrever iluminado era exactamente na personalidade e inteligência do Rei D. João que eu estava a pensar e queria realçar, para dizer que se este Rei não foi eliminado fisicamente, certamente que o foi politicamente, com a sucessão de D. Manuel I.
Quanto a D. Manuel I, basta ver o seu percurso político desde a morte de D. João II até 1498, um "autentico desterrado" em Espanha! que acabou naquela cidade árida de Saragosa, até quando alguém lhe pegou pelos colarinhos e lhe disse (digo eu) vai mas é para Portugal e manda descobrir a Índia, antes que os espanhóis a descubram. Naquele momento fez-se luz e ao menos, salvou a honra do convento!

Um abraço

Zé Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rei de Espanha, Rei dos Algarves?

#106852 | LCM | 05 dic 2005 20:59 | In reply to: #106842

É só procurar aqui no site http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=7333
O título foi concedido ao Prof. Sousa Lara pelo actual Duque de Castro, D. Fernando de Bourbon-Duas Sicílias, na qualidade de pretendente ao trono das Duas-Sicílias, também aqui no site http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=6971
Inicialmente tinha sido concedido apenas como "Conde" a um Gregório Guedes Sotomaior, irmão de um antepassado do Prof. Sousa Lara, como contam os nobiliários (p.ex. Felgueiras Gayo, penso que em tt.º de Guedes) que dizem ser Conde em Nápoles.
A chefia da Casa Real das Duas Sicílias está em disputa desde 1960 após a morte de http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=9915
Este assunto do título usado pelo Prof. Sousa Lara foi discutido aqui no Fórum em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=9915

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rei de Espanha, Rei dos Algarves?

#106876 | RCCORREIA | 06 dic 2005 01:04 | In reply to: #106848

Meus caros

Algarve vem do árabe Al Garb, nome duma região ocupada pelos Mouros que se estendia muito para além do actual Algarve Português. Por isso não é de estranhar que também em Espanha exista ou existisse um ou mais Algarves, até porque eles demoraram muito mais a conquistar essas terras aos mouros.

D Beatriz Afonso de Guzman, Sra dos Algarves cc D. Afonso de Portugal (o III), sendo o seu dote, dado por seu pai el-Rei de Castela D. Afonso X, o senhorio dos Algarves. Desde então D. Afonso III passa a usar como título Rei de Portugal e dos Algarves e muda as suas armas juntando-lhes a bordadura dos Castelos.

Quanto às guerras Portugal-Castela (mais nas nossas 2 primeiras dinastias) a sua solução foi muitas vezes os casamentos de Reis com Infantas do país vizinho (em ambos os sentidos) pelo que os sangues se misturaram não poucas vezes.

RC

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rei de Espanha, Rei dos Algarves?

#106912 | josemariaferreira | 06 dic 2005 17:14 | In reply to: #106876

Caro Rui Correia

Pois isto dos Reis de Espanha se intitularem Reis do Algarve, parece já vir de longe e prende-se com a questão dos Reis de Espanha defenderem que o Algarve, durante o domínio árabe sempre ter pertencido, primeiramente ao califado de Córdova e depois quando este se desmoronou, passou a pertencer aos reinos taifas de Sevilha e Badajoz.
Como estas cidades foram conquistadas pelos espanhóis, logo estes se consideraram com direito ao Algarve, por esta região sempre ter pertencido administrativamente às mesmas, ignorando a sua conquista pelos portugueses!
O Casamento de D. Beatriz com o rei bolonês veio amenizar a contenda entre os reis peninsulares. Só não compreendo é como os reis espanhóis continuaram a usar o título de reis "del algarbe" quando os próprios muçulmanos chamavam al-Garb al Andalus ao território que se situava a oeste do Rio Guadiana, o território que é actualmente português! (al-Garb al Andalus significa já por si em árabe a ocidente da Andaluzia).

Cumprimentos

Zé Maria

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 02 jul 2024, 03:37.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen