40 Grandes de Trás-os montes:quem conhece?

This topic is classified in rooms: Pessoas | Regiões

40 Grandes de Trás-os montes:quem conhece?

#107582 | mjborges | 18 dic 2005 00:36

Caros confrades

O meu sogro, de apelido Valentim e natural de Vilas Boas (Vila Flor) refere muitas vezes que uma sua tia costumava dizer que os Valentim deles pertenciam aos 40 Grandes de Trás-os Montes. Alguém sabe a que é isso se refere? Terá alguma coisa a ver com com a "monarquia do Norte"? Por acaso o pai do meu sogro pertenceu à referida "Monarquia" tendo sido "trauliteiro" (como eram conhecidos, na época, os contestatários à recém implantada República).Será que tem a ver com isso?
Gostava de saber alguma coisa sobre o assunto.
Cumprimentos
Maria José Borges

Respuesta

Enlace directo:

RE: 40 Grandes de Trás-os montes:quem conhece?

#107600 | manelsp | 18 dic 2005 14:31 | In reply to: #107582

Cara Maria José Borges

Também eu ouvi essa expressão sobre os meus antepassados e também não sei a que se referiam com ela. No entanto, lembro-me de outra hipótese: havia um grupo dos "não-sei-quantos" maiores contribuintes de cada concelho em Trás-os-Montes. Será que não é isso? Seria bom que alguém esclarecece, realmente.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Respuesta

Enlace directo:

RE: 40 Grandes de Trás-os montes:quem conhece?

#107607 | texmel | 18 dic 2005 19:42 | In reply to: #107582

Maria Jose Borges:
E a morada para lhe enviar a partitura?????
Texmel

Respuesta

Enlace directo:

RE: 40 Grandes de Trás-os montes:quem conhece?

#107624 | rmfrp | 19 dic 2005 00:20 | In reply to: #107582

Caros Maria José Borges e Manuel Sarmento Pizarro:

De facto, os "não sei quantos" maiores contribuintes eram exactamente 40 (em cada concelho). Creio que a designação foi utilizada em todo o país, embora desconheça quais eram os privilégios e/ou obrigações decorrentes desse estatuto.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: 40 Grandes de Trás-os montes:quem conhece?

#107650 | FGJ | 19 dic 2005 13:35 | In reply to: #107624

Prezado RUI PEREIRA,
As listas dos 40 grandes de cada Concelho foram publicadas?
Estão na web? Onde se as pode ler?
Atenciosamente,
FredericoGJ
Rio de Janeiro/BR

Respuesta

Enlace directo:

RE: 40 Grandes de Trás-os montes:quem conhece?

#107653 | manelsp | 19 dic 2005 14:39 | In reply to: #107624

Caríssimo Rui Pereira
Obrigado pelo esclarecimento
Por acaso eu tinha ideia de serem exactamente 40, mas como já há muito não a ouvia fiquei na dúvida e decidi não arriscar. Seria interessante saber mais, não?
Com os melhores cumprimentos
Manuel S. P.

Respuesta

Enlace directo:

RE: 40 Maiores Contribuintes do Concelho de Chaves

#107655 | manelsp | 19 dic 2005 15:26 | In reply to: #107582

Cara Maria José Borges
Aqui lhe mando um exemplo do que poderiam fazer estes 40 grandes do concelho.
Espero que mais gente nos esclareça.
Com os melhores cumprimentos
Manuel S. P.

-----------------------------------------------------------
Acta da reunião dos maiores contribuintes deste concelho de Chaves para a formação da comissão de Recenciamento

Anno do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de 1856, mil oitocentos e cincoenta e seis, aos 10 dias do mez de Janeiro do dito anno, nesta villa de Chaves e Passos do Conselho aonde se achavão o Presidente da Câmmara Francisco de Barros Teixeira Homem, como Escrivão da mesma Bernardo José Vieira Ribeiro, para o fim de se porseder à formação da comissão de Recenseamento neste concelho, em comformidade com o disposto no ar.º Vinte Três e seguintes do Decreto Eleitoral de trinta de Setembro de mil oitocentos e cincoenta e dois, e achando-se também presente o Administrador Substituto deste Concelho António Bernardo d’Abreu e Castro, foi feita pelo Escrivão da Câmmara a respetiva chamada dos quarenta contribuintes mais colectados neste dito Conc.lho constantes da relacção junta assignada pelo respectivo Escrivão da Fazenda e se acham estarem presentes vintes dos mesmos contribuintes, cujos nomes forão notados na respectiva relação; Que são Francisco José de Sá Pereira do Lago, do lugar de Mosteiro freguezia de Sanfins; Francisco Rodrigues Alves de Pereira de Selão, João Baptista Fernandes do Couto de Ervededo, João da Veiga Leite de Villar de Nantes, e Manoel Pereira Coelho desta Villa, e sem motivo justificado quinze que são Padre António Affonso de Villa Nova da Freguesia de Oucidres, António Vicente Ferreira Montalvão de Villa Frade, Francisco Domingues de Mathosinhos, Francisco José Branco de Villa Verde da Raia, Francisco José d’Oliveira Chaves desta villa, Guilherme Augusto da Silva Valverde de Oura, Ignácio Pizarro de Moraes Sarmento de Bóbeda, João Francisco Gomes de Pereira de Selão, João José da Silveira de São Lourenço, Padre Lucas Manoel Rodrigues de Cazas, Manoel Monteiro de Calvão, Manoel de Sousa Sam Payo Bóbeda, Padre Thomaz d’Aquino Pereira de Miranda de Fundar, e Thomé Luiz de Queiroga de Corral de Vaccas. Constituída assim a Assamblea, o Presidente da Câmmara numeau para secretários dos contribuintes presentes a Luiz Maria Rebello e Jozé Sollari Allegro que aceitarão e tumarão assento nos seus respetivos lugares; em seguida propôs à Assembleia os Cidadãos António Vicente de Montalvão de Villa Frade Luiz Álvares de Souza de Villa Verde d’Oura, José Joaquim Massimo Pereira de Adãos (?), João Vicente Teixeira Parra do Couto d’Ervededo, e António Pinto da Fonseca, João José de Souza, e Manoel Joaquim da Silva Bravo desta Villa, que todos se achão recenseados para formarem a commissão do Recensiamento Eleitoral deste Conselho, cuja preposta foi aprovada por mais de três quartas partes dos membros presentes. Depois propôs igualmente os Cidadãos Felipe de Souza Correia de Moraes de Villela Seca, João Ferreira Montalvão de Outeiro Seco, António Luiz Guerra do Couto de Ervededo, Francisco Teixeira Alvão de Villarinho das Perinheiras, Fortunato dos Reis Teixeira, Francisco Joaquim Teixeira e Luiz Maria Rebello desta Villa para substitutos do presidente, e mais membros da sobredita commissão, que também forão aprovados por mais de três quartas partes dos membros presentes.
Feita assim a nommeação, e publicado por editaes o resoltado de sua eleição o Presidente da Assembleia comunicou verbalmente o resultado da eleição aos eleitos presentes, ficando de o fazer por officio aos ausentes. E para constar se lavrou a presente Acta que depois de lida vai ser assignada pelo Presidente da Câmmara, que também he desta Assembleia, Secretários, Admenistrador Subestituto do Conselho e contribuintes prezentes. E Eu José Sollari Allegro Secretário o Escrevi
Presid.e Francisco Barros Teixeira Homem
O Secretário Luiz Maria Rebello
O dito José Sollari Allegro
O adm.or Subst.to António Bernardo d’Abreu e Castro
Leonel Joaquim Machado Carmona
João Ferreira de Montalvão
Luiz António Álvares de Souza
Fortunato dos Reis Teixeira
Manoel António Lopes Vianna
Francisco Bernardo de Sá
Manoel Gonçalves Amaro
Manoel Joaquim da Rocha
Manoel António Pires
Manoel José Teixeira de Barros
Bento José de Miranda
João Manoel Pires
José Manoel Rodrigues
Augusto César de Moraes Campilho
António Joaquim Rodrigues Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: 40 Grandes de Trás-os montes:quem conhece?

#107697 | mjborges | 20 dic 2005 10:41 | In reply to: #107607

Caro Texmel

Dei indicação ao Guarda-mor para lhe fornecer o meu email, pois eventualmente poderia dar-se o caso de me enviar a partitura digitalizada, ou caso contrário, fornecer-lhe-ia a minha morada. Para o caso de ainda não lhe ter sido dado o meu email aqui vai:
mjborges3@hotmail.com

Agradeço-lhe, então que me contacte para eu lhe dar o meu endereço.
Obrigada, cumprimentos
Maria José Borges

Respuesta

Enlace directo:

RE: 40 Maiores Contribuintes do Concelho de Chaves

#212449 | ibotelho | 04 nov 2008 16:54 | In reply to: #107655

Caro Manuel S.P.

Fui encontrar nesta lista um antepassado meu de nome Luiz António Álvares de Souza, de Vila Verde de Oura (consta da base de dados aqui do Geneall).

Também não imagino qual o critério usado para elaborar esta lista nem com que intenção, mas confesso que gostaria de saber.

Melhores cumprimentos

Isabel Botelho

Respuesta

Enlace directo:

RE: 40 Maiores Contribuintes do Concelho de Chaves

#212453 | JASP | 04 nov 2008 18:06 | In reply to: #212449

Cara Isabel Botelho

Algumas respostas pra as interrogações acerca dos «40 maiores contribuintes» já dadas num tópico semelhante a este. Veja, por favor, http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=140477.

Cumprimentos
Jorge Afonso

Respuesta

Enlace directo:

RE: 40 Maiores Contribuintes do Concelho de Chaves

#212616 | ibotelho | 06 nov 2008 10:11 | In reply to: #212453

Caro Jorge Afonso,

Muito obrigada pelas suas informações.

Cumprimentos
Isabel Botelho

Respuesta

Enlace directo:

RE: 40 Maiores Contribuintes do Concelho de Chaves

#212617 | roz | 06 nov 2008 10:27 | In reply to: #107655

Caro Manuel S.P.,

Sabera' dizer-me se tambem havia "os 40 maiores ...." do Concelho de Montalegre e como poderia encontrar essa lista?

Desde ja muito obrigada.
Com os meus cumprimentos.
Rosario

Respuesta

Enlace directo:

RE: 40 Maiores Contribuintes do Concelho de Chaves

#212627 | manelsp | 06 nov 2008 13:26 | In reply to: #212617

cara Rosário
Não sei se haveria, suponho que sim - se montalegre já fosse concelho decerto haverá. Depois pode estar ou no arquivo municipal ou no distrital de Vila Real.
Cumprimentos
Manel

Respuesta

Enlace directo:

RE: 40 Maiores Contribuintes do Concelho de Chaves

#212628 | roz | 06 nov 2008 13:33 | In reply to: #212627

Caro Manuel S P

Muito agradeco a sua atencao. Irei contacta'-los para ver se existem.
Muitos cumprimentos.
Rosario

Respuesta

Enlace directo:

RE: 40 Maiores Contribuintes do Concelho de Chaves

#212646 | ibotelho | 06 nov 2008 15:13 | In reply to: #212453

Caro Jorge Afonso

Muito obrigada pela sua "achega" a este tópico.

Cumprimentos
Isabel Botelho

Respuesta

Enlace directo:

RE: 40 Grandes de Trás-os montes:quem conhece?

#225617 | IsabelFont | 05 abr 2009 18:55 | In reply to: #107582

Cara Maria José,

Ao procurar família de Trás-os-Montes e Alto Douro, deparei-me com este tópico. Provavelmente já não é oportuno; no entanto, aqui fica.

Apenas para escalrecer que a palavra "trauliteiro" ou "trauliteiros" no seu masculino plural, significa:
"Designativo dos partidários da Traulitânia, movimento monárquico que houve no Norte de Portugal, entre 19 de Janeiro e 13 de Fevereiro de 1919, com sede na cidade do Porto" .
A mesma palavra, no seu masculino singular significa: Espancador; caceteiro.

Retirei a informação de um Dicionário Priberam.
Cumprimentos
Maria Isabel

Respuesta

Enlace directo:

Famílias Transmontanas

#232653 | gmg | 25 jun 2009 14:27 | In reply to: #225617

Isto é tudo o que eu sei sobre os COELHO DE MELLO e TEIXEIRA, que se unem aos FONTOURA (perto de Chaves, de uma freguesia a cerca de 2km de Chaves - berço dos Fontoura em Portugal e que por inexistência de livros Paroquiais, não consegui estabelecer a ligação com os Fontoura estudados pelo Exmo Senhor Prof. Doutor Luiz Vaz de São Payo)


• A linha documental que possuo sobre os COELHO DE MELLO de Santo Estêvão de Faiões é:

I- FRANCISCO COELHO, nat. de Vilela Seca, concelho de Chaves, irmão do Padre António Pires de Mello (Reitor de Santo Estêvão), c.c. COMBA LOPES, nat. de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves.
Tiveram, pelo menos:
II- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:

II- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido por volta de 1630 - 1635), nat. de Sto. Estêvão, c.c. JOÃO ÁLVARES FONTOURA, de Sto. Estêvão, filho de AFONSO ÁLVARES, nat. de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de CATARINA FERNANDES, de Sto. Estêvão.
Tiveram, pelo menos:
III- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:
III- GREGÓRIO COELHO DE MELLO, que fez Inquirição de Genere, em Braga, em 23.11.1689. No seu Processo de Genere, consta que os Avós Paternos e Maternos "são e foram pessoas nobres das principais deste concelho".

III- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido entre 1650 - 1655), nat. de Sto. Estêvão de Faiões, c.c. PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.
Tiveram, entre outros:
IV- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, que foi bap. 15.01.1697.

Deste Padre houve descendência.


• No Processo de Inquirição de Genere de Mateus Gonçalves (Laje), filho de Pedro Gonçalves Laje e de Maria Lopes [sobrinho de Maria Coelho de Mello e do Capitão Pedro Afonso Teixeira (este irmão de Maria Lopes)], feito em 1706, e que está no Arquivo Distrital de Braga, consta do mesmo que o Habilitando é parente do P.e João Carneiro da Fontoura, natural (este) de Santiago da Ribeira de Alheriz.

Quem seria este Padre João Carneiro da Fontoura? Alguém tem informações sobre a ascendência e entroncamento familiar com este Mateus Gonçalves (que por sua vez era sobrinho do Capitão de Ordenanças Pedro Afonso Teixeira e de Maria Coelho de Mello)?

Sabe-se que a Mãe do Capitão Pedro Afonso Teixeira, se chamava Maria Fernandes e era natural de Santiago da Ribeira de Alhariz.



• Relativamente à CAPELA DE SÃO BARTOLOMEU, (supõe-se perto de Alpande, Ervões, Valpaços) e a ligação ao Padre António Coelho de Mello (ou Pires de Mello)?

Este Padre deixou vinculadas 5 missas a ser rezadas na dita Capela, sendo que estas missas estavam associadas a uma propriedade que foi sempre transmitida entre os descendentes mais directos e sacerdotes da sua Família.

Começa com António Coelho de Mello, que faz testamento em 1667, passa para o seu sobrinho P.e Pedro Coelho, deste passa para o Padre Gregório Coelho de Mello e deste para o seu sobrinho o Padre Pedro Coelho Teixeira; deste passa para seu irmão o Padre Francisco Coelho Fontoura a propriedade que se chamava "Castanheiro", em 1724.

Agradeço a todos as informações e ajudas que me puderem dar.

Cordialmente,

Luís GMG

Respuesta

Enlace directo:

Trás-os-Montes!

#232654 | gmg | 25 jun 2009 14:27 | In reply to: #107697

Isto é tudo o que eu sei sobre os COELHO DE MELLO e TEIXEIRA, que se unem aos FONTOURA (perto de Chaves, de uma freguesia a cerca de 2km de Chaves - berço dos Fontoura em Portugal e que por inexistência de livros Paroquiais, não consegui estabelecer a ligação com os Fontoura estudados pelo Exmo Senhor Prof. Doutor Luiz Vaz de São Payo)


• A linha documental que possuo sobre os COELHO DE MELLO de Santo Estêvão de Faiões é:

I- FRANCISCO COELHO, nat. de Vilela Seca, concelho de Chaves, irmão do Padre António Pires de Mello (Reitor de Santo Estêvão), c.c. COMBA LOPES, nat. de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves.
Tiveram, pelo menos:
II- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:

II- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido por volta de 1630 - 1635), nat. de Sto. Estêvão, c.c. JOÃO ÁLVARES FONTOURA, de Sto. Estêvão, filho de AFONSO ÁLVARES, nat. de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de CATARINA FERNANDES, de Sto. Estêvão.
Tiveram, pelo menos:
III- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:
III- GREGÓRIO COELHO DE MELLO, que fez Inquirição de Genere, em Braga, em 23.11.1689. No seu Processo de Genere, consta que os Avós Paternos e Maternos "são e foram pessoas nobres das principais deste concelho".

III- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido entre 1650 - 1655), nat. de Sto. Estêvão de Faiões, c.c. PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.
Tiveram, entre outros:
IV- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, que foi bap. 15.01.1697.

Deste Padre houve descendência.


• No Processo de Inquirição de Genere de Mateus Gonçalves (Laje), filho de Pedro Gonçalves Laje e de Maria Lopes [sobrinho de Maria Coelho de Mello e do Capitão Pedro Afonso Teixeira (este irmão de Maria Lopes)], feito em 1706, e que está no Arquivo Distrital de Braga, consta do mesmo que o Habilitando é parente do P.e João Carneiro da Fontoura, natural (este) de Santiago da Ribeira de Alheriz.

Quem seria este Padre João Carneiro da Fontoura? Alguém tem informações sobre a ascendência e entroncamento familiar com este Mateus Gonçalves (que por sua vez era sobrinho do Capitão de Ordenanças Pedro Afonso Teixeira e de Maria Coelho de Mello)?

Sabe-se que a Mãe do Capitão Pedro Afonso Teixeira, se chamava Maria Fernandes e era natural de Santiago da Ribeira de Alhariz.



• Relativamente à CAPELA DE SÃO BARTOLOMEU, (supõe-se perto de Alpande, Ervões, Valpaços) e a ligação ao Padre António Coelho de Mello (ou Pires de Mello)?

Este Padre deixou vinculadas 5 missas a ser rezadas na dita Capela, sendo que estas missas estavam associadas a uma propriedade que foi sempre transmitida entre os descendentes mais directos e sacerdotes da sua Família.

Começa com António Coelho de Mello, que faz testamento em 1667, passa para o seu sobrinho P.e Pedro Coelho, deste passa para o Padre Gregório Coelho de Mello e deste para o seu sobrinho o Padre Pedro Coelho Teixeira; deste passa para seu irmão o Padre Francisco Coelho Fontoura a propriedade que se chamava "Castanheiro", em 1724.

Agradeço a todos as informações e ajudas que me puderem dar.

Cordialmente,

Luís GMG

Respuesta

Enlace directo:

Trás-os-Montes!

#232655 | gmg | 25 jun 2009 14:28 | In reply to: #212646

Isto é tudo o que eu sei sobre os COELHO DE MELLO e TEIXEIRA, que se unem aos FONTOURA (perto de Chaves, de uma freguesia a cerca de 2km de Chaves - berço dos Fontoura em Portugal e que por inexistência de livros Paroquiais, não consegui estabelecer a ligação com os Fontoura estudados pelo Exmo Senhor Prof. Doutor Luiz Vaz de São Payo)


• A linha documental que possuo sobre os COELHO DE MELLO de Santo Estêvão de Faiões é:

I- FRANCISCO COELHO, nat. de Vilela Seca, concelho de Chaves, irmão do Padre António Pires de Mello (Reitor de Santo Estêvão), c.c. COMBA LOPES, nat. de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves.
Tiveram, pelo menos:
II- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:

II- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido por volta de 1630 - 1635), nat. de Sto. Estêvão, c.c. JOÃO ÁLVARES FONTOURA, de Sto. Estêvão, filho de AFONSO ÁLVARES, nat. de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de CATARINA FERNANDES, de Sto. Estêvão.
Tiveram, pelo menos:
III- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:
III- GREGÓRIO COELHO DE MELLO, que fez Inquirição de Genere, em Braga, em 23.11.1689. No seu Processo de Genere, consta que os Avós Paternos e Maternos "são e foram pessoas nobres das principais deste concelho".

III- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido entre 1650 - 1655), nat. de Sto. Estêvão de Faiões, c.c. PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.
Tiveram, entre outros:
IV- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, que foi bap. 15.01.1697.

Deste Padre houve descendência.


• No Processo de Inquirição de Genere de Mateus Gonçalves (Laje), filho de Pedro Gonçalves Laje e de Maria Lopes [sobrinho de Maria Coelho de Mello e do Capitão Pedro Afonso Teixeira (este irmão de Maria Lopes)], feito em 1706, e que está no Arquivo Distrital de Braga, consta do mesmo que o Habilitando é parente do P.e João Carneiro da Fontoura, natural (este) de Santiago da Ribeira de Alheriz.

Quem seria este Padre João Carneiro da Fontoura? Alguém tem informações sobre a ascendência e entroncamento familiar com este Mateus Gonçalves (que por sua vez era sobrinho do Capitão de Ordenanças Pedro Afonso Teixeira e de Maria Coelho de Mello)?

Sabe-se que a Mãe do Capitão Pedro Afonso Teixeira, se chamava Maria Fernandes e era natural de Santiago da Ribeira de Alhariz.



• Relativamente à CAPELA DE SÃO BARTOLOMEU, (supõe-se perto de Alpande, Ervões, Valpaços) e a ligação ao Padre António Coelho de Mello (ou Pires de Mello)?

Este Padre deixou vinculadas 5 missas a ser rezadas na dita Capela, sendo que estas missas estavam associadas a uma propriedade que foi sempre transmitida entre os descendentes mais directos e sacerdotes da sua Família.

Começa com António Coelho de Mello, que faz testamento em 1667, passa para o seu sobrinho P.e Pedro Coelho, deste passa para o Padre Gregório Coelho de Mello e deste para o seu sobrinho o Padre Pedro Coelho Teixeira; deste passa para seu irmão o Padre Francisco Coelho Fontoura a propriedade que se chamava "Castanheiro", em 1724.

Agradeço a todos as informações e ajudas que me puderem dar.

Cordialmente,

Luís GMG

Respuesta

Enlace directo:

Maiores contribuintes do concelho do Porto e 1855

#232695 | Mário Marques | 26 jun 2009 00:32 | In reply to: #232655

já agora a lista dos 40 maiores contribuintes do Porto
" Eis aqui os 40 maiores contribuintes do concelho do Porto, apurados ante-hontem em sessão publica da câmara municipal.
Alexandre José da Silva Almeida Garrett – António Bernardo Ferreira – António Ferreira Pinto Basto – António José Cabral – António José Gonçalves Braga – António José d’Oliveira Basto – António Rodrigues Barbosa – António Wenceslau Costa Dourado – Barão do Bolhão – Barão de Massarellos – Barão do Seixo – Bernardo Pereira Leitão – Conde de Terena – Constantino António do Valle Pereira Cabral – Domingos Augusto da Silva Freitas de Menezes Vasconcellos – Francisco Diogo de Souza Cirne – Francisco José Fernandes da Costa – Francisco Ribeiro de Faria – Hermogenes Henrique Dourado – Jacintho da Silva Pereira – João António de Souza Guimarães – João Pacheco Pereira – João Ribeiro Braga – Joaquim Torquato Alvares Ribeiro – José Francisco de Moraes. – José Maria Rebello Valente – José Pinto da Cunha Saavedra – José Pinto Soares – José Teixeira Pinto Basto – José Vaz d’Araujo Veiga – Manoel Francisco Duarte Cidade – Manoel Guedes da Silva da Fonseca – Manoel José da Cruz Magalhães – Manoel José de Sousa Araújo – Manoel Martins Tintureiro – Miguel Pereira Sá Pacheco – Simão Duarte d’Oliveira – Thomaz António de Araújo Lobo – Visconde da Trindade"
O Nacional 9/1/1855

Respuesta

Enlace directo:

40 Grandes de Trás-os montes:quem conhece?

#389924 | anabelademelo | 10 mar 2018 00:39 | In reply to: #232653

Caro Luis Gmg,
Eu vi o nome Fontoura em Sonim, Valpaços nos Registos de batismo.

Respuesta

Enlace directo:

40 Grandes de Trás-os montes:quem conhece?

#389936 | aníbal | 10 mar 2018 15:16 | In reply to: #232695

Caro confrade Carlos Marques

Interessante, conhecer a lista dos 40 Grandes do Porto !

Certamente que haverá muitos e muitos mais, no entanto, terá que existir uma limitação de número, apesar de ter na mesma listagem, antepassados directos.

Como Portuense, não deixarei de elevar a memória de um Ilustre... Portuense (entre outros); Guilherme Augusto Machado Pereira, 1º visconde de Pereira Machado.

Notas biográficas:
Fidalgo cavaleiro da Casa Real
Moço honorário da Real câmara
Comendador da Ordem de Cristo
Comendador da Ordem da Rosa
Vereador da Câmara Municipal do Porto
Presidente da Companhia de Utilidade Pública
Presidente da Associação Comercial de Beneficência
Director da Associação Comercial do Porto e Membro e Presidente de várias outras
Capitalista e Proprietário no Porto e no Rio de Janeiro
Fidalgo de Cota de Armas (Alv. 14.1.1854), etc.

Não deixando cair no esquecimento, entre outros, o espírito empreendedor que ao Visconde de Pereira Machado se deve, do projecto conjunto e pioneiro, da construção do antigo Palácio de Cristal.

Foi igualmente um dos Fundadores do, Club do Porto (Portuense).

Cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 02 may 2024, 15:53.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen