Moniz, Medrano, Guevara, Roxo, Montarroio etc..

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Moniz, Medrano, Guevara, Roxo, Montarroio etc..

#108062 | josécyr | 27 dic 2005 11:41

Caros Confrades,
Após a preciosa ajuda do caro Confrade Miguel Côrte-Real, coloco aqui novamente os seguintes casais para uma eventual ajuda:

(1) Ana Maria de São José de Sousa Moniz (casada em Quelfes, a 25-02-1756, com Manuel Rodrigues Correia, * e + em Quelfes, Ana Velha, filho de Manuel Rodrigues Correia e de Juliana Palermo de Faria);

(2) Egas Moniz da Fonseca Telles, * e * em Quelfes, casado a 15-10-1721, em São Brás de Alportel, com:

(3) Maria de Sousa Montarroio, * em Moncarapacho (?) e + em Quelfes – Quatrim.
(T.T. - R.P. - São Brás de Alportel, C3, fl.15 - No casamento com Maria de Sousa Montarroio testemunharam: O Reverendo Pároco de Quelfes, o Padre Francisco Ribeiro e o Doutor Sebastião Barbosa Raposo, de Quelfes. Celebrou o Padre Jerónimo de Sousa).

(4) Egas Moniz da Fonseca (Capitão), * e + em Quelfes(?), casado a 04-11-1693, na Sé de Faro, com:

(5) Dona Catarina de Lima e Guevara, * em Lisboa e + em Quelfes(?).
(A.D.F. - PSFAR/002/Lv001 - Casamentos - Sé de Faro - R.P. - Pag. 145 v - Testemunhas no casamento com Dona Catarina de Lima de Guevara: o Padre João Ribeiro Ferreira, o Doutor Francisco Teixeira de Barros, o Reverendo Cónego Rodrigo Lopes Coelho e João Pereira Machado, todos moradores nesta cidade de Faro. Celebrou o Reverendo Cónego Doutor Barão do Valle Rasquinho.

(6) Manuel de Sousa Montarroio (Alferes), * em Moncarapacho (?) e + em Moncarapacho-Quatrim, casado (entre outras esposas) a (?) com:

(7) Brites ou Beatriz Gonçalves * em Quelfes (?), s.m.n.

(8) Diogo de Faria Moniz * e + em Quelfes ou Estoi (?), casado com;

(9) Dona Ana Vicência de Miranda, s.m.n.

(10) Luís de Lima Roxo, * e + em Lisboa (?), casado com:

(11) Dona Hierónima de Medrano e Guevera * e + em Lisboa (?), s.m.n.

Como sempre sobre os supra mencionados qualquer ajuda será bem vinda, como sempre.
Cumprimentos
José Cabecinha

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moniz, Medrano, Guevara, Roxo, Montarroio etc..

#142329 | soaressara | 30 ene 2007 11:32 | In reply to: #108062

Caro José Cabecinha

Um confrade Inglês que muito me tem ajudado e a quem eu gostaria de retribuir a ajuda, procura o assento de baptismo de Francisco Lopes Guibara (Guevara) em Faro cerca de 1790. Este Francisco casou em Gibraltar e é no baptismo de Seus filhos que consta como natural de Faro- Portugal.
Visto que o sr. lida com esta familia na região de Faro pergunto-lhe de que zona de Faro ou Algarve é esta familia? Tem alguma informação sobre estes Lopes Guibara (Guevara)?

Cumprimentos

Sara Pinto Soares

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moniz, Medrano, Guevara, Roxo, Montarroio etc..

#142460 | josécyr | 31 ene 2007 09:00 | In reply to: #142329

Cara Sara Pinto Soares,
Lamento mas na minha base de dados não tenho quem procura. De qualquer modo informo que os Guevara ou Guivara ou Guivar, aparecem muito em Tavira, ligados aos Villa-Lobos e em Lagos também. Tenho muito poucos recolhidos e os mais recentes, que vão residir em Tavira, Freg. de Santiago, São Joaquim de Guivara Villa-Lobos, que casa em Moncarapacho, a 23-01-1786, com Dona Maria Joaquina de Gouveia. Ele é filho do Alferes Gregório Cabrita Villa-Lobos (de Lagos) e de Beatriz Josefa de Mendonça (de Moncarapacho). Ela é filha do Capitão Cláudio Jacinto de Gouveia (de Loulé) e de Dona Ana Rita Prepétua da Luz (de Tavira).
Como vê tem por onde procurar.
Cumprimentos,
José Cabecinha
P.S. - O seu amigo não tem a filiação do Francisco Lopes de Guivara???

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moniz, Medrano, Guevara, Roxo, Montarroio etc.

#142472 | soaressara | 31 ene 2007 11:02 | In reply to: #142460

Caro José Cabecinha
Muito obrigada pela sua resposta, já é um principio.
Infelizmente parece-me que não tem a sua filiação.
Cumprimentos

Sara Pinto Soares

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moniz, Medrano, Guevara, Roxo, Montarroio etc.

#142608 | josécyr | 01 feb 2007 13:55 | In reply to: #142472

Cara Sara Pinto Soares,
De nada. Se quizer e encontrar algo sobre o tema coloque aqui por favor.
Cumprimentos,
José Cabecinha

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moniz, Medrano, Guevara, Roxo, Montarroio etc.

#142752 | AlferesPereira | 02 feb 2007 18:10 | In reply to: #142608

Caro José Cabecinha

Ponderei antes de lhe responder pelo tipo de informação que tenho mas depois, pensei... bem, pode ajudar, e mal não faz; portanto, cá vai:

No Teatro Lethes, em Faro, onde estudei, havia uma pedra tumular com a qual costumávamos brincar entre colegas dizendo: "O Palema do Faria está aqui enterrado em vez de estar a tocar piano" . Coisas de gaiatos. O que é certo é que, por causa desta brincadeira, me recordo hoje, passados vinte anos, de que havia por lá uma lápide com o nome "Palermo de Faria" Creio que tinha mais inscrições. ..
Não sei se o Senhor José Cabecinha mora ou não perto de Faro. Eu vou lá todas as semanas. Se o Senhor quiser, e se achar que tem interesse ver a pedra, terei todo o gosto em lá ir.
Se, no entanto, o Senhor lá quiser ir, a pedra está...vamos lá a ver...

Se entrarmos pela porta lateral do edifício (lado esquerdo), onde era (ou é) a Cruz Vermelha Portuguesa, encontramos um pequeno lanço de escadas e um corredor perpendicular. Virando à esquerda, encontramos as escadas de acesso ao piso superior. A pedra está no patamar, a meio dessa escada.

Peço perdão se esta informação parece ridícula, mas quem sabe...pode ajudar.

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moniz, Medrano, Guevara, Roxo, Montarroio etc..

#142758 | JoãoGaspar | 02 feb 2007 19:01 | In reply to: #108062

Caro Confrade,

Vim a este tópico à procuras de Roxos, ja que tenho um outro tópico iniciado sobre um senhor desta familia.
Passo a explicar:
Encontrei num documento sobre a Vila de Alhos Vedros, o seguinte:

"Em 1796, Recebeu José Carvalhal Roxo e Godoi a Comenda de Mouguelas e Aprestim de Alhos Vedros. "

Nada mais sei sobre este senhor nem sobre que comenda seria esta. Mouguelas e Aprestim de ALhos Vedros? quem doava estas comendas e o que eram exactamente? Conhece esta familia? Roxo e Godoi?

Sinceros Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moniz, Medrano, Guevara, Roxo, Montarroio etc.

#142825 | josécyr | 03 feb 2007 11:57 | In reply to: #142752

Caro António Alferes Pereira,
Conheço muito bem a dita pedra que esta na escadaria para o 1.º andar. Eu também tenho Palermos de Faria nos meus ascendentes por isso tudo o que lhes diz respeito me interessa.
Devo confessar que são "mais que as mães" e são um autentico enrredo. Fora de brincadeiras esta minha conversa. Se vem a Faro ou é de Faro, eu tb. o sou e quando quizer poderemos trocar pessoalmente algumas informações. Julga que os Guevara estão ligados aos Palermos de Faria?. Se sim diga-me p. q.
Um abraço,
J. Cabecinha

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moniz, Medrano, Guevara, Roxo, Montarroio etc..

#142826 | josécyr | 03 feb 2007 12:05 | In reply to: #142758

Caro João da Silva Gaspar,
Desconheço totalmente o que refere. É interessante´ver os Roxos ligados aos Godoy ou Godoi, que julgo serem originários de Espanha, tal como os Medrano e os Guevara. Penso que os "Roxo" serão "Rojos" Espanhois mas sem certeza. Não tenho ideia como esta gente vem parar ao Algarve. Os meus aparecem por um casamento de um "avô" meu que casa em São Brás de Alportel, em 1721, como pode ver na minha mensagem inicial deste tópico.
Um abraço,
José Cabecinha

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moniz, Medrano, Guevara, Roxo, Montarroio etc.

#142875 | ffarrajota | 03 feb 2007 21:07 | In reply to: #142825

Caro José,
Os Palermo de Faria também me interessa, de quem descende?
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moniz, Medrano, Guevara, Roxo, Montarroio etc..

#142937 | JoãoGaspar | 04 feb 2007 16:53 | In reply to: #142826

Caro José Cabecinha,

Andamos os dois a procuras destes Roxos e eu tambem desconfio que sejam Rojos de Espanha, eu encontro em Alhos Vedros, varias familias de origem espanhola , maioritariamente depois do seculo XVI, tais como os Cáceres, Cardenas e Cardenas de Sotto Mayor, Roxos e Godoi, de la Cerda, e Correia de Lacerda, de Torres, entre muitas outras familias.
Acho muito provavel estes Roxos serem Rojos e depois de 1640, mudarem o nome para Roxos, tal como os Mattos de Cáceres, passaram somente a usar de Mattos, ou os de la Cerda a de Lacerda.

o que tem sobre os seus Roxos do Algarve?


Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moniz, Medrano, Guevara, Roxo, Montarroio etc.

#142993 | josécyr | 05 feb 2007 08:40 | In reply to: #142875

Cara Fernanda,
Descendo de Juliana Palermo de Faria, casada com o Dr. Sebastião Barbosa Raposo, que julgo serem de Faro, Conceição. Estes são pais de Antónia Palermo de Faria, que casa em Faro - São Pedro, a 08.06.1716, com António Pinheiro e Faria, filho do Capitão José Pinto Barbosa e de Dona Antónia Teresa de Faria e Oliveira.
Um Abraço para si e para o seu marido.
Zé Cabecinha

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moniz, Medrano, Guevara, Roxo, Montarroio etc..

#142995 | josécyr | 05 feb 2007 08:44 | In reply to: #142937

Caro João Gaspar,
Creio que é assim como diz. Já agora e se lhe interessa, a Freg. de Moncarapacho, que tenho estudado, tem bastantes Pereiras de Lacerda ou só Lacerdas ou estes ligados a outras famílias.
Cumprimentos,
José Cabecinha

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 29 jun 2024, 21:04.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen