Teixeira de Sampayo
This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos
Teixeira de Sampayo
Peço aos confrades se me podem fornecer dados acerca de LUÍS TEIXEIRA DE SAMPAIO que se destinam a terminar um trabalho sobre Governadores Civis em Bragança. Foi o mesmo GC em 1866-1867
Agradece
Filipe Pinheiro de Campos
luisfc@netc.pt
Enlace directo:
RE: Teixeira de Sampayo
Caro Filipe Pinheiro de Campos,
Creio que a pessoa que procura é esta (Nobiliário da Ilha Terceira, Vol. 2, Teixeiras de Sampaio, § 3º nº 3, pág. 415):
- Luís Teixeira de Sampaio, FCCR, do cons. de SM Fidelíssima. comendador da Ordem de Nª Srª da Conceição de Vila Viçosa, deputado da Nação nas legislaturas de 1853 e 1861 a 1864, governador civil dos distritos da Horta, Portalegre, Aveiro, Faro e Leiria (não menciona Bragança). Cedeu em favor de sua filha primogénita o direito que tinha à verificação de 2ª vida no título de Visconde do Cartaxo. Nasceu a 30 de Janeiro de 1815 e faleceu em Lisboa a 11 de Maio de 1883, tendo casado a 22 de Janeiro de 1838 com D. Adelaide das Mercês de Bettencourt Pitta.
Era filho de Luís Teixeira de Sampaio, 1º Visconde do Cartaxo, em duas vidas, FCCR e major das milícias de Lisboa, que nasceu em Angra a 20 de Janeiro de 1788 e + em Lisboa a 8 de Abril de 1865, tendo casado a 4 de Fevereiro de 1813 com D. Emília Ferreira de Campos.
Espero que esta informação lhe seja útil.
Um abraço
Alxandre Burmester
Enlace directo:
RE: Teixeira de Sampayo
Caro Filipe Pinheiro de Campos:
Em aditamento à resposta do confrade Alexandre Burmester, informo que Luís Teixeira de Sampaio faleceu em Lisboa a 11-5-1883.
Esta informação foi colhida no livro de Jorge Forjaz «Os Teixeira de Sampaio da Ilha Terceira» (Porto 2001), pág. 114.
O referido trabalho dá mais elementos biográficos, nomeadamente datas de nomeação para os cargos de Governador Civil, mas é também omisso quanto a Bragança.
Cumprimentos,
José Caldeira
Enlace directo:
RE: Teixeira de Sampayo
Gostava de aproveitar este tópico para pedir informações sobre um tal Doutor Padre Francisco Teixeira de Sampaio, natural (ou residente) em Ervões, concelho de Valpaços e que teve uma filha na freguesia de Vassal em 1758.
Nada mais sei sobre este Padre, que parece não ser nenhum dos dois que surgem na mencionada obra dos Teixeira de Sampaio da Ilha Terceira.
Agradeço desde já qualquer ajuda.
Com os melhores cumprimentos,
Gui Maia de Loureiro
Enlace directo:
RE: Teixeira de Sampayo
Caro José
Muito ovbrigado
Disponha de Bragança do que necessitar e da minha base de dados.
Um abraço
Filipe Pinheiro de Campos
Enlace directo:
RE: Teixeira de Sampayo
Caro GML
Que dados mais tem? *pde ser que consiga alguma coisa nos meus dados. Tem a ascendência do Padre ou a descendência da Filha? Setioa uma boa ajuda para ver o que consigo.
Ao dispor
Filipe Pinheiro de Campos
Enlace directo:
RE: Teixeira de Sampayo
Caro Alexandre
Muito obrigado pela informação.
Disponha de Bragança e da minha base de dados no que necessitar
Um abraço
Filipe
Enlace directo:
RE: Teixeira de Sampayo
Caro Filipe Pinheiro de Campos,
Agradeço muito a sua mensagem. Nada tenho realtivamente à ascendência do Padre FTS nem quanto à sua personalidde, para além de saber que era tratado por Doutor e que terá nascido ou residido em Ervões. Quanto à descendência tenho apenas informações acerca de uma sua filha de nome Clara Maria de Sampaio (não sei se terá tido mais filhos).
Esta nasceu na freguesia de Vassal, termo de Chaves (hoje concelho de Valpaços), a 4 de Outubro de 1758, filha de Maria Lopes, solteira e de pai incógnito (a filiação completa surge no assento de casamento da filha). Clara viria a casar na freguesia da sua naturalidade com o seu conterrâneo António José Pereira.
Este António José Pereira nascera a 26 de Julho de 1750 e era fillho de Leonardo Lopes, de Vassal, e de sua mulher Francisca Pereira, de Serapicos; neto paterno de Domingos Vaz e de Maria Lopes, ambos de Valpaços e neto materno do Padre Domingos Rodrigues Pereira e de Catarina Rodrigues, ambos de Serapicos, concelho de Valpaços.
De António José Pereira e Clara Maria de Sampaio foi filha Josefa Maria Pereira, que nasceu em Vassal a 4 de Abril de 1787 e casou em Valpaços a 30 de Junho de 1804 com Domingos José Ribeiro. Deste casal ficou descendência na freguesia de Valpaços.
Qualquer informação que tenha relativamente à vida e ascendência deste FTS poderá ser muito preciosa.
Melhores cumprimentos,
Gui Maia de Loureiro
Enlace directo:
RE: Teixeira de Sampayo
Caro Confrade,
Se o padre cuja ascendência procura é tratado por doutor há toda a possibilidade de o seu nome constar no ficheiro da Universidade de Coimbra.
Além disso pode sempre tentar encontrar a sua inquirição de genere onde regra geral se indicam os nomes de pais e avós (atenção que muitos destes documentos estão no Arquivo Distrital de Braga e podem ser consultados online).
Melhores cumprimentos,
Miguel Vaz Pinto
Enlace directo:
RE: Teixeira de Sampayo
Caro Miguel Vaz Pinto,
Agradeço a sua contribuição. Quando li a sua mensagem tinha acabado de chegar de Braga, onde consultei vário processos relativos a Teixeiras de Sampaio.
Melhores cumprimentos
Gui Maia de Loureiro
Enlace directo:
RE: Teixeira de Sampayo
Caro Confrade,
Também estou a estudar os Teixeira de Sampayo de Vassal. Tenho já alguma ascendência desses Teixeira de Sampayo, mas estou agora a marcar passo. Tem algo sobre essa ascendência? Eu agradecia sde pudesse ajudar-me.
Melhores cumprimentos
A. Sampaio Lobo
Enlace directo:
RE: Teixeira de Sampayo
Caro aglobo,
Uma vez que é especialista em famílias de Vassal, gostaria de saber se, por acaso, tem alguns dados complementares sobre Filipe Teixeira de Sampaio, filho de Diogo Gonçalves, de Loivos, e de Paula de Sampaio, de Alvites. Casou em Vassal (1650/60) com Cristina Teixeira, filha de Gonçalo Vaz e de Maria Teixeira.
Sei que tiveram um filho: o Padre Gonçalo Teixeira de Sampaio, da Quinta do Sobredo, Santiago da Ribeira de Alhariz.
Com os melhores cumprimentos,
S. Sousa
Enlace directo:
RE: Teixeira de Sampayo
Caro S. Sousa,
Eu também tenho esses dados, mas ainda não consegui ligar com os meus Teixeira de Sampaio. Estou convencido que devem ter ligação, porque a Quinta de Sobredo, estava na posse de uns primos meus, até há 2 ou 3 anos. O mais próximo que tenho:
Filipe Teixeira de Sampaio (nascido cerca de 1684 em Alhariz ou Ervões), casou em Ervões (27.5.1722) com Luiza Lopes (de Serapicos ou Ervões), filha de José Lopes.
Filho de Domingos Gonçalves (nascido cerca de 1670 - Alhariz) e de Ana de Sampaio (nascido cerca de 1675 - Alhariz), esta filha de Isabel de Sampaio (Alhariz).
http://pagfam.geneall.net/2560/pessoas.php?id=1174506
Não sei se conhece a zona, mas todas estas localidades estão muito perto umas das outras. A Qtª de Sobredo, por exemplo, fica mais perto de Alvites, do que Alhariz, aonde pertence. E estas famílias casavam muito entre si. Os apelidos são os mesmos, o que me leva a pensar que deve haver ligação entre eles. Não sei se consegui ajudar, mas se tiver algo mais que possa ajudar-me agradeço.
Neste momento estou a estudar um outro ramo ligado aos Teixeira de Sampaio, em Argeriz. Se precisar de algo de Argeriz e eu puder ajudar, estou ao dispor.
Cumprimentos
Augusto Sampaio Lobo
Enlace directo:
RE: Teixeira de Sampayo
Caro Augusto Sampaio Lobo,
Agradeço a sua mensagem,
Eu também estudei os paroquiais de Vassal, mas entretanto tive um pequeno momento de procrastinaçao e abandonei as pesquisas sobre o meu António Teixeira, que nasceu em 1605/10.
Este Verão tive a oportunidade de visitar Vassal. Cheguei ao centro da aldeia e logo vi um imponente edifício que me disseram ser "a Casa dos Carvalhos".
A Quinta do Sobredo, que tantas vezes aparece mencionada nos livros paroquiais de Vassal, não sei onde fica. Mas vi o Solar dos Vieiras, com uma pedra de armas dos Teixeiras e Vieiras. Investigações posteriores não revelaram qualquer típo de ligação com os meus antepassados.
A aldeia é relativamente pequena, por isso é um engano considerar desentroncados todos estes Teixeiras.
Cumprimentos,
Sousa
Enlace directo:
RE: Teixeira de Sampayo
Caro confrade Sousa
Eu descendo dos Teixeira de Sampaio. A casa do meu avô vivia era mesmo em frente à dos Vieiras, mas ardeu. Só lá estão as ruínas, agora. O meu avô comprou então um casal em Argeriz, pertencente aos morgados de Rio Torto, que estou a tentar recuperar devagarinho, e onde estou agora a viver quase em permanência. Regressei às origens, por assim dizer.
As famílias Vieira e Teixeira de Sampaio, que continuam amigas, cruzaram-se várias vezes, como era costume na altura. Eu penso que esses "Carvalhos" também tem uma costela cruzada com os "Vieiras".
Não sei se os seus Teixeiras são Teixeiras de Sampaio. Nos livros aparecem a maior parte das vezes como simplesmente Teixeira. É complicado seguir, porque Teixeiras é o que mais há em Trás-os-Montes. Esses Teixeiras de Sampaio de Vassal, vieram de Ervões, que por sua vez vieram de Esturãos, Santiago de Ribeira de Alhariz. Foi o mais longe que fui. A Quinta de Sobredo fica precisamente, na freguesia de Santiago de Ribeira de Alhariz contígua a Vassal. E esses Teixeira de Sampaio devem cruzar-se quase de certeza com os meus, mas ainda não tiva a oportunidade de o congfirmar.
Deixei-lhe um link com os meus, que caso tenha o Genea Plus, consegue ver tudo o que já consegui. Não sei se o ajudei.
Se por acaso, voltar a estes lados, terei todo o gosto em recebê-lo e trocar alguns "poucos" conhecimentos consigo. Audarei no que puder.
Cumprimentos
Augusto Sampaio Lobo
Enlace directo:
RE: Teixeira de Sampayo
Caro Augusto Sampaio Lobo,
De facto a sua base de dados está muito completa e bem documentada. É um trabalho impressionante!
O meu 10º avô, não era Teixeira de Sampaio -mas sim Teixeira de Sousa. É assim chamado numa habilitação para familiar do santo ofício de seu neto Francisco Teixeira, onde consta que o habilitando é filho de Jacinto Teixeira de Sousa, de Vassal, e de Maria de Barros; neto paterno de António Teixeira de Sousa e de Catarina Rodrigues, de Vassal, e neto materno de João Delgado de Medeiros e de Filipa de Barros, de Rio Torto.
O casal António Teixeira de Sousa/Catarina Martins Rodrigues teve numerosa descendência: 9 filhos, três dos quais padres. Na sua base de dados, está o Carlos de Freitas Teixeira, bisneto do meu avoengo.
A Quinta do Sobredo e o casal Filipe Teixeira/Cristina Teixeira, despertou-me interesse porque coloquei a hipótese da Cristina ser irmã ou sobrinha do meu 10º avô. Cristina Teixeira, Maria Teixeira, Francisca Teixeira e o Padre Pedro Teixeira, eram todos de Vassal e filhos de Gonçalo Vaz Barroso, de Val de Salgueiro, e de Maria Teixeira, de Argemil; netos maternos de Gaspar Teixeira e de Ana Pinheiro, de Argemil.
Se algum dia passar por Argeriz terei todo o gosto em visitá-lo. Sempre que vou pela EN 206 fico impressionado pela deslumbrante paisagem da Serra da Padrela.
Cumprimentos,
Sousa
Enlace directo:
Teixeira de Sampayo
Caro Sousa
A minha 8ª avó chamava-se Francisca Teixeira (de Queiroga), e natural de Vassal, local onde nasceu em 01.03.1682.
Ela era filha de José Teixeira e de sua esposa Páscoa Lopes, naturais de Vassal.
No entanto, não consigo "entroncar" estes Teixeira, com os seus. Tem alguma informação sobre esta família?
Também descendo de Cosme da Cunha Sampayo, que nasceu cerca de 1650, na freguesia de Sonim, Valpaços. Filho de João da Cunha Sampayo (Vigário em Vale de Telhas, Mirandela) e de Senhorinha Pereira (nat. de Vale de Telhas).
Tem alguma informação sobre estes Cunha Sampayo, da zona de Valpaços? Terão alguma ligação com os seus Teixeira de Sampayo / Teixeira da Cunha, de Chaves?
Com os melhores cumprimentos,
Bruno
Enlace directo:
Teixeira de Sampayo
Caro Bruno,
Teixeiras da Cunha, de Vassal:
I - Domingos Barreira, Vigário que foi em Vassal. Teve:
II – Francisco Barreira, que casou com Madalena Teixeira da Cunha, filha de Maria Teixeira. Madalena faleceu em Vassal a 15 de Novembro de 1675. Tiveram:
III – Francisco Barreira.
III – Isabel de Oliveira, que casou com João Rodrigues Lapa, de Vilarelhos, Alfandega da Fé, filho de Domingos Rodrigues e de Maria Martins.
III – Domingos de Queiroga, que casou com Catarina Fernandes, de Valpaços, filha de António Pires e de Maria Fernandes.
III – Joseph Teixeira, que faleceu em Vassal a 8 de Julho de 1703. Casou com Páscoa Lopes e tiveram:
IV – João, que foi baptizado em Vassal a 30 de Janeiro de 1675.
IV – Ana Barreira, que foi baptizada em Vassal a 5 de Janeiro de 1677. Foram seus padrinhos o Reverendo Pedro Lopes, Vigário em Santiago da Ribeira de Alhariz, e sua irmã Ana da Fontoura.
IV – Padre Francisco Rodrigues Teixeira, que foi baptizado a 24 de Setembro de 1679. Foram seus padrinhos Francisco Lopes, de Alvites, e Isabel Lopes, mulher de Damião de Freitas.
IV – Joseph Lopes, que foi baptizado em Vassal a 25 de Março de 1687.
IV – Francisca Teixeira, que foi baptizada em Vassal a 1 de Março de 1682. Casou em Vassal a 28 de Dezembro de 1711, com Jerónimo da Roza (viúvo de Mariana Avilez?) que era natural de Vila Real e morador em Brunhais, Água Revés.
IV – António, que foi baptizado a 8 de Dezembro de 1683. Foram seus padrinhos Damião de Freitas e sua filha Maria, solteira.
Esta indisciplina na transmissão dos apelidos não ajuda nada a identificar um tronco familiar em comum com os outros Teixeiras.
Melhores cumprimentos,
Sousa
Enlace directo:
Teixeira de Sampayo
Caro Sousa,
Obrigado pela sua ajuda... Mas, tenho ainda duas questões a colocar-lhe:
1º Alguns dos filhos de Francisco Barreira e Maria Teixeira da Cunha têm o apelido "Oliveira" e "Queiroga"... Não existem, nos arredores famílias com esses apelidos? Até porque não são apelidos bastante usados!
2º Quantos aos Cunha Sampayo, tem algum dado? A freguesia de Sonim não tem livros tão recuados, mas já coloquei a hipótese de estes Cunha Sampayo terem alguma relação familiar com o Gonçalo Teixeira da Cunha (Sampayo)! Porém não consigo encontrar nenhuma ligação, se é que existe alguma...
- Em Chaves (Stª. Mª Maior), durante uma pesquisa, encontrei em 1670 um óbito do Padre Francisco da Cunha Sampayo, (Abade de S. Lourenço de Cabril, Montalegre), natural da Vila de Chaves.
Tem informações ou consegue ajudar-me a resolver este imbróglio?
Depois de lhe ter enviado a última mensagem lembrei-me que ainda tinha mais ascendentes em Vassal...
O que tenho sobre eles é o seguinte:
Fernão Lopes (nasceu cerca de 1635-1640, em Vassal). Casou 1ª vez em 1662 e 2ª em 1664, na freguesia de Vales, Valpaços... Filho de André Vaz e Isabel Vaz (de Vassal).
Aguardo notícias suas...
Com os melhores cumprimentos,
Bruno
Enlace directo:
Teixeira de Sampayo
Caro Bruno
Na minha base de dados tenho vários casos desligados (mas acredito terem ligação) em Santiago Ribeira de Alhariz:
- António da Cunha Sampaio, casado com Maria Teixeira, de Santiago da Ribeira de Alhariz (Vilanova), já defuntos em 17.4.1742
Tiveram Maria, Francisca, Francisco da Cunha Sampaio e Patricio Teixeira da Cunha, que casou em 17.4.1742, em Vassal, com Helena Gonçalves de Souza, de Vilarandelo, filha de António Gonçalves e Maria Gonçalves. ADVRL-PVLP29-002-Lv026_M_00022.jpg
- Isabel de Sampaio, casada com Crespim Gomes, de Santiago Ribeira de Alhariz (Vilanova). Tiveram:
Esperança da Cunha Sampaio (casou em 25.10.1717 com Domingos Machado, de Moreiras)
Merência da Cunha Sampaio ( Em 11.10.1722 casou com João Lopes, filho e António Lopes e Catrina de Cepêda, de Mirandela)
Mariana da Cunha Sampaio (em 16.3.1713 casou com Caetano de Sá, filho de Frº de Sá e Mariana Teixeira, de Guide)
I - Baltazar Teixeira Sampaio, casado com Domingas Lopes, de Santiago da Ribeira de Alhariz (Vilanova). IG 19234, 1706. Tiveram:
II - Domingos Teixeira Sampaio, casado com Catarina Cardoso, de Nozedo (Argemil), pais de James (Jasmim) Cardoso IG IG 19234, 1706
II - Jacinto Teixeira da Cunha, casado com Mariana Teixeira. Tiveram:
III - Isabel
III - Ana
III - Jacinto Teixeira da Cunha, nascido em 26.9.1707 (padrinhos: Pe. João Carneiro e irmã Merência da Fontoura) IG 3882, 1734
III - Feliciana Teixeira da Cunha Sampaio Mendes, de Ervoes (Lamas)?? que casou em 25.8.1718 com Cristóvão Teixeira (Sampaio), de Ervões (Lamas) ou Santa Valha, viúvo de Feliciana de Magalhães, de Outeiro Seco, filho de Domingos Teixeira Sampaio e de Lourença Pereira do Lago, de Santa Valha. Primo em 4º grau da 2ª esposa
Testemunhas: António Teixeira (Mendes) de Campo Egua e Crespim Gomes de Alhariz (Vilela).
Já defunto em 1763
Tiveram:
IV - Francisco José, b. 16.6.1720, Ervões (Lamas). Padrinhos: João Lopes(Vilela) e Isabel (Solteira) filha de Jacinto Teixeira (Campo d´Égua)
IV - Feliciana Teixeira da Cunha Sampaio Mendes, Alhariz, casou em 21.11.1763, Alhariz, com António Lopes Pereira, de Corveira
ADVRL-
PRQ-PVLP21-002-035_m0009.jpg
PRQ-PVLP09-001-001_m0128..jpg
PRQ-PVLP09-001-001_m0103.tiff
PRQ-PVLP21-003-072_m0005.tif
PRQ-PVLP21-002-035_m0090.tif
- Gregório Teixeira de Queiroga, casado com Joana Teixeira de Morais, de Alhariz. Tiveram:
António Teixeira de Queiroga, que casou em 19.3.1726, em Alhariz, com Maria Rodrigues, filha de Francisco Rodrigues e Maria Rodrigues, de Alhariz. Maria Rodrigues
Em Vassal:
- Gaspar de Queiroga Teixeira, PT-ADVRL-PRQ-PVLP29-002-070_m0012.tif
Espero ter ajudado. Pode no entanto pesquisar estes nomes nas paginas familiares. Abri a minha arvore por uns dias.
Cumprimentos
Manuela SampaioLobo
Enlace directo:
Teixeira de Sampayo
Caro Bruno,
Eu só pesquiso a minha árvore familiar. Neste caso dos Teixeiras de Vassal, inicialmente cheguei a pensar que eram todos da mesma família o que posteriormente não se veio a verificar.
Sua pergunta:
1º Alguns dos filhos de Francisco Barreira e Maria Teixeira da Cunha têm o apelido "Oliveira" e "Queiroga"... Não existem, nos arredores famílias com esses apelidos? Até porque não são apelidos bastante usados!
Minha resposta:
Segue um exemplo de um Oliveira. Neste caso a Mariana de Oliveira da Costa era a 1ª mulher do meu antepassado Domingos Ferreira Machado.
Santiago da Ribeira de Alhariz: 1717, Domingos Ferreira Machado, filho de Baltazar Machado, já defunto, e de Isabel Ferreira, moradores em Alanhosa, Nogueira da Montanha, viúvo que ficou de Mariana de Oliveira da Costa, filha de Joseph de Eiró e de Joana de Oliveira, moradores na vila de Chaves, com Francisca Carneiro da Fontoura, filha do Reverendo João Carneiro da Fontoura, já defunto, de Adagói, e de Ana Teixeira, solteira, moradora em Valpaços.
Agora repare: segundo uma hipótese que levantei, o meu João Carneiro da Fontoura poderá ser neto de Maria da Fontoura Vieira (só uma entre outras possibilidades). Esta era irmã de Francisco Carneiro da Fontoura, que era casado com Guiomar da Costa de Oliveira, da vila de Chaves.
Outros meus antepassados da aldeia de Paradela que usaram o apelido Queiroga:
Gaspar de Queiroga, filho de Pedro Lopes, Capitão de Ordenanças, e de Ana da Fontoura, naturais e moradores em Vilela do Monte; neto paterno de João Lopes e Maria Pires, do mesmo lugar, e neto materno de Bernardino de Carvalho de Queiroga, natural e morador em Paradela, Santiago de Alhariz, e de Paula de Sampaio, natural de Água Revés.
Há que referir que todos estes ramos estão relacionados...
Relativamente a Sonim só tenho ascendentes com o apelido Pessoa.
Com os melhores cumprimentos,
Sousa
Enlace directo:
Teixeira de Sampayo
Caríssima Manuela Sampaio Lobo,
Obrigado pela sua mensagem, mas no entanto, não tenho como avançar nesta pesquisa. Apesar de estas duas freguesias serem bastante próximas, e de possuírem os apelidos "Cunha Sampayo", não sei como "entronca-los"...
Eu acredito que possa existir alguma relação entre os "meus" e a família de Gonçalo Teixeira da Cunha de São Payo, mas não sei qual!...
Contudo, se descobrir mais informações sobre os ditos "Cunha Sampayo", por favor, notifique-me...
Com os melhores cumprimentos,
Bruno
Enlace directo:
Teixeira de Sampayo
Caro Sousa,
Agradeço-lhe a sua mensagem, bem como a sua elucidação...
Espero que futuramente, possamos ter mais notícias sobre estas famílias, aqui tratadas!...
Contudo, se descobrir alguma informação que esteja ligada a estas famílias, por favor notifique-me...
Com os melhores cumprimentos,
Bruno
Enlace directo:
Teixeira de Sampayo
Caro Sousa e Luis
Uma vez que me parecem descendentes de António Teixeira e Catarina Rodrigues, de Vassal, agradecia a vossa ajuda.
Se pesquisarem por Damião Freitas no geneall, aparecem:
1 - Damião de Freitas* c. 1650, casado com Maria Antónia Lopes Teixeira* c. 1650, filha de Pedro Afonso Teixeira * c. 1620 e Maria Fernandes * c. 1630
2 - Damião de Freitas e Sousa* Valpaços, Vassal, c. 1645, casado com
Isabel Lopes * c. 1650 e com Ana Isabel Lopes,que tem filhos de outro casamento nascidos em 1897/98/1909
Afinal o que está correcto naquilo tudo? Podem ajudar-me?
Manuela Sampaio Lobo
Enlace directo:
Teixeira de Sampayo
Cara Senhora Manuela,
Damião de Freitas, natural de Vassal, é meu 8th great-grand uncle (risos), isto segundo uma aplicação de genealogia. Nos paroquiais de Vassal, nas Inquirições de genere e em outros documentos só encontrei um Damião de Freitas cc Isabel Lopes. Poderá analisar a assinatura do seu ascendente que aparece em diversos assentos como testemunha ou padrinho. Tem uma caligrafia tremida o que revela que já teria uma certa idade ou que seria cego (Damião de Freitas “o seguo?”).
I – António Teixeira de Sousa cc Catarina Rodrigues, tiveram:
II – Padre Roque de Sousa (meu ascendente), que teve vários filhos de uma Isabel Fernandes, natural de Murça, que se enamorou do ainda estudante Roque de Sousa, que depois foi clérigo e pároco de Possacos.
II – Damião de Freitas, dito “homem nobre que vive de suas fazendas”, nascido cerca de 1626, pois declara ter aproximadamente 70 anos numa inquirição quando em 1696 foi testemunha, casou com Isabel Lopes, natural de Alpande, filha de Pedro Afonso Teixeira, de Alpande, e de Maria Fernandes, de Vila Nova do Monte. Tiveram:
III – Padre Francisco de Freitas e Sousa, que nasceu em 1657. Fez inquirição em Braga no ano de 1684.
III – Inocência de Freitas, solteira, madrinha de Ana (p. 35).
III – Maria de Freitas e Sousa, solteira, que foi madrinha em 1685 (p. 45).
III – Isabel de Freitas, que foi madrinha em 1693 (p. 70).
III – Tomás, que nasceu a 20 de Março de 1666 (p. 5). Foi seu padrinho o Padre Alexandre de Sousa, seu tio.
III – Cosme de Sousa Freitas (é assim que assina), que nasceu a 3 de Outubro de 1668 (p. 9). Foram seus padrinhos António de Sousa e Filipa de Freitas, seus tios. Aparece, já adulto, solteiro, como padrinho de uma criança em 1688 (p. 56). Teve filhos de uma Páscoa Fernandes em 1698 e em 1702.
III – João, nascido a 11 de Maio de 1673 (p. 19). Foram seus padrinhos os seus tios maternos Pedro Afonso e Maria Lopes, do Lugar de Alpande, Ervões.
III – Brás de Medeiros Teixeira (é assim que assina), que nasceu a 10 de Fevereiro de 1675 (p. 22). Aparece como padrinho de uma criança em 1698, sendo ainda solteiro.
III – Francisca de Freitas, que nasceu em 1677 (p. 34). Foi exorcizada à nascença. Aparece a amadrinhar uma criança em 1698 (p. 87), ainda solteira. Casou com Francisco Lopes por volta de 1705 (p.137).
III – Pedro, que nasceu a 5 de Agosto de 1680 (p. 41).
III – Filipa de Freitas, que nasceu a 9 de Fevereiro de 1686 (p. 48). Foi madrinha em 1711 (p. 14), dita filha de Isabel Lopes, viúva de Damião de Freitas (este falecido em 1708).
Com os melhores cumprimentos,
Samuel de Sousa
Enlace directo:
Teixeira de Sampayo
Caro Samuel,
Todos esses elementos eu já tinha, porque a Francisca de Freitas casada com Francisco Lopes são ascendentes do meu marido.
Alguém andou a "faralhar" tudo o que estava certo no Geneall.
Manuela Lobo
Enlace directo:
Teixeira de Sampayo
Cara Manuela,
Reportando-me à minha mensagem de 27 de Julho de 2016, devo notar que muito provavelmente há um erro nas filiações. Há pelo menos duas Franciscas de Freitas que viveram em Vassal na mesma época, sendo que uma faleceu em 1742 e outra em 1752.
Estas gerações mais antigas (séc. XVII) onde as pessoas raramente usavam mais do que um apelido revelam-se um verdadeiro imbróglio para apurar as verdadeiras filiações.
Vassal – Livro de Óbitos (1726-1803):
Pg. 36, 29 de Julho de 1742, Francisca de Freitas, mulher de Francisco Lopes. Dois ofícios cada um de nove clérigos. 3 missas rezadas.
Pg. 50, 29 de Junho de 1752, faleceu Francisca de Freitas. Tinha feito testamento fechado no qual deixou três ofícios cada um de doze sacerdotes e cem missas rezadas. Está sepultada dentro da igreja matriz desta freguesia na sepultura de seus pais.
Pg. 62, 15 de Maio de 1763, faleceu Philipa de Souza, solteira, de Vassal. Três ofícios de 12 padres cada um e 100 missas rezadas.
Com os melhores cumprimentos,
Samuel de Sousa
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 11 ene 2025, 18:54.