Família Vieira, Viana do Castelo

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Vieira, Viana do Castelo

#108705 | ana31 | 03 ene 2006 17:10

Caros amigos,
Inicio-me nestas lides, pelo que peço a vossa ajuda. Descobri documentos de família em casa dos meus pais (cartas, testamentos, escrituras, etc...) que remontam a 1700. Depois de decifrados, foi-me relativamente fácil chegar à conclusão que um dos meus trisavôs era neto de Mariana Bernardes de Lima, da zona de Viana do Castelo, casada com Domingos José Vieira.
Para meu espanto, encontrei os antepassados de D. Mariana aqui no Genea, mas não consigo encontrar mais nada sobre o Domingos José Vieira...
Algum de vós tem alguma informação sobre ele? Como prosseguir a minha investigação? Onde há e como posso aceder a registos das pessoas nascidas antes de 1700?
Muito obrigada,
Ana Gonçalves

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Vieira, Viana do Castelo

#108784 | paradela | 04 ene 2006 20:37 | In reply to: #108705

Cara Ana Gonçalves:
para saber as informações que pretende, terá primeiro que ter conhecimento das localidades (Freguesias) de nascimento ou casamento dos antepassados a investigar. Assim poderá consultar o ARQUIVO DISTRITAL onde se encontram os livros referentes a essas Freguesias.
Disponha sempre,
José cardoso

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Vieira, Viana do Castelo

#108812 | ana31 | 05 ene 2006 10:18 | In reply to: #108784

Caro José Cardoso,
Muito obrigada pela sua resposta.
Cordiais cumprimentos,
Ana

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Vieira, Viana do Castelo

#108817 | montargil | 05 ene 2006 12:00 | In reply to: #108705

Cara Ana Gonçalves,

Bem vinda ao site.

Talvez a partir das freguesias (baptismos dos filhos) seja uma das possiveis vias para localizar a freguesia do casamento....
Agora se tiver acesso a documentos... haverá notariais, muito possívelmente haverá uma quinta, casa com terreno, de uma dada freguesia, e muitas vezes casavam-se nessa localidade.

Várias famílias VIEIRA, existiam nesses anos em Viana e em várias freguesias, alguns com parentesco.... um dos meus ramos de Viana, de apelidos José Vieira, Afonso Vieira, Afonso Rigueira, Gomes do Rego, Pereira de Lima, da Costa Lima, Afonso Reina e outros.... eram quasi todos da margem sul do Lima.

Tal que o Confrade sugeriu, seria bom que comunique aqui as datas e freguesias poderei então dizer-lhe, eventualmente qualquer coisa.

atentamente

Luís Filipe Vieira Santos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Vieira, Viana do Castelo

#108824 | ana31 | 05 ene 2006 13:34 | In reply to: #108817

Caro Luís Filipe,
Antes de mais, muito obrigada!

Fez-me reparar no seguinte: de facto o mais correcto será considerar JOSÉ VIEIRA, e não apenas VIEIRA, como apelido, visto ser usado como tal por todos os descendentes masculinos de Domingos José Vieira, de 1790 a 1892.

Há de facto uma quinta, ou o que resta dela, onde encontrei os documentos que refiro, situada em S. Romão do Neiva, mas os dados tanto me indicam a freguesia de São Romão, como a cidade de Viana do Castelo como possíveis locais para casamentos e baptismos.

É um pouco complicado explicar e peço desculpa se me alongar, mas partilho de seguida o que descobri até ao momento. Numa "escritura de empossamento", datada de Outubro de 1792, pode ler-se que Domingos José Vieira casado com Mariana Bernardes de Lima arrendou "por 3 vidas" a Dom Pedro da Cunha de Sottomaior, Fidalgo da Casa de Sua Magestade e Ajudante das Ordens do Governo das Armas, uma bouça murada com casa sita no lugar da Pedreira da freguesia de São Romão do Neiva, no termo de "Barcellos"; uma escritura de compra e venda, datada de 1803, refere que o mesmo Domingos vende ao neto Joaquim José Vieira essa bouça (esta escritura será falsa, porque o Joaquim, meu trisavô, morreu em 1890 e o caso da posse da quinta foi resolvido no Porto, em tribunal, em 1836 ou 46); por outro lado, outro documento de 1843 diz que João José Vieira, natural de Viana do Castelo, casado com Roza Clara de Azevedo, vende ao irmão Joaquim José Vieira, ambos filhos de António José Vieira e Maria Theresa Vieira "as propriedades que possui em São Romão do Neiva"; em escritura de 1814 lê-se que António José Vieira e Maria Theresa Vieira, de Viana do Castelo, compram 3 leiras" em São Romão; em documento de 1869, consta que Manuel Joaquim Vieira (?), morador na Praça da Rainha em Viana do Castelo, na qualidade de tutor, é fiador de um empréstimo que faz a sobrinha orfã D. Maria Carolina Vieira (?); finalmente, em escritura de 1897 (7 anos depois de morrer!?) Joaquim José Vieira compra 2 leiras sitas em São Romão do Neiva às irmãs Francisca Meira e Maria Meira.

Ou seja, não chego a perceber exactamente onde, nem quando, é que estas pessoas nasceram, casaram ou viveram... Há ainda muitos documentos por decifrar, o mais antigo dos quais data de 1710, mas a caligrafia dificulta a tarefa!

Desde já agradeço toda a informação que me puder fornecer.

Cordialmente,
Ana Gonçalves

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Vieira, Viana do Castelo

#108851 | montargil | 05 ene 2006 18:37 | In reply to: #108824

Cara Ana,

Bingo....S. Romão (Castelo do Neiva) pertenceram a Barcelos, agora pertence a Viana.

O meu avô materno chamava-se Domingos José Vieira..... e casou com Ana de Lima... em 1917.... (durante duas semaninhas que lhe deram de férias na Flandres veio a Areosa e casou-se... e minha mãe nasceu em 1918.

O facto é que eu não encontro o nascimeto do avô dele (Manoel José Vieira na Gemieira, assim como o do pai deste António Afonso Vieira, de Anha...) pois os parroquiais para as datas não existem....
encontrei creio (e de memória) um baptismo em Deucriste ou em Anha e também outro em S. Romão de uns Vieira...mas não me recordo ao certo pois investigava sobre as familias Galante e Rigueira...

Algum dos seus (Vieira) vindo de Lisboa teve algum posto de chefia no porto de Viana entre 1850 a 1910 ?

Sabe se tiveram ligados ao comércio, aos navios (Flandres, Cuba,Brasil, México...)? sec.XVI - XIX

Alguma ligacão á familia Veiga?

Aparentemente os meus eram lavradores, até á prova do contrário... mas também não compreendo certas ligações... e certos casamentos...e certas relações de família.

Agora deveria começar pelos seus pais, avós / tios, bisavós...com as datas e freguesias............ é a unica maneira.... verá que é um prazer.

Se poder ser útil no ADVC... é só dizer.... (mas claro tenho a condicionante do tempo) , seria talvez melhor pedir ao Moderador deste site o meu mail, que desde já autoriso a enviar-lho, ou veja o tópico Familia Ferreira, Santos de Évora.

Atentamente

Luís Filipe Vieira Santos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Vieira, Viana do Castelo

#317727 | hvieira | 23 nov 2012 12:27 | In reply to: #108824

Olá, Ana Gonçalves!

Haverá alguma forma de a contatar? Tive um avô paterno de nome "Joaquim Vieira", que foi casado com "Engrácia da Mota".
Será que estes nomes têm a ver com a sua família?
Hugo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Vieira, Viana do Castelo

#317772 | ruialbertovrocha | 23 nov 2012 23:50 | In reply to: #317727

Hugo,

Joaquim Vieira e Engrácia da Mora eram meus bisavós...Moravam em Carvoeiro, Viana do Castelo, mas nasceram ambos em freguesias do concelho de Barcelos, tenho alguma info sobre eles..

ruialbertovrocha@gmail.com

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 03 jul 2024, 13:34.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen