Familia Ceia
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Familia Ceia
Alguem sabe a história e a proveniencia da familia Ceia?
Obrigado pela a atenção
João Ceia
Enlace directo:
RE: Familia Ceia
Caro João Ceia
Apenas posso adiantar que há Ceias na zona de Viseu e do Porto.
Melhores cumprimentos
Maria Benedita
Enlace directo:
RE: Familia Ceia
Caros confrades:
Também os há na Figueira da Foz e Buarcos de quem descendo também.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França
Enlace directo:
RE: Familia Ceia
Encontram-se Seias/Ceias na Madeira no sec. XVI numa família da comunidade Judaica.
O mais antigo que conheço é Marcos de Seia, Mercador, casado com Ana Rodrigues, a qual morreu em 4 Jan 1588.
A filha destes, catarina de Seia, casou na Sé em 1562 com João Dias, Ourives e Mercador, de Alter do Chão, Portalegre, que também era Judeu e pagou nos fintos.
Dadas as perseguições da Inquisição e o anátema que caiu sobre os nomes considerados Judeus, penso que o apelido se terá extinguido por cá.
Em "Subsídios para o estudo genealógico dos judeus e cristãos-novos e a sua relação com as famílias portuguesas - Séculos XV e XVI", Manuel Abranches de Soveral inclui o apelido "de Seia/Ceia" na lista de nomes tipicamente usados pela comunidade Judaica.
O artigo pode ser consultado em:
http://pwp.netcabo.pt/users/219/0437301501/mas/judeusecristaosnovos.htm
Enlace directo:
RE: Familia Ceia
Por cá tanto se usava com "C" como com "S", referindo-se à mesma família, Ceias ou Seias.
RespuestaEnlace directo:
RE: Familia Ceia
Caro confrade:
Não sei nada de cristã-novice nestas gentes. Sei que na zonma da Figª da Foz há vários ramos de Ceias (Ceas), desde Ceias Curados, Ceias Jácomes, Ceias Ribeiros e eu estou relacionado com todos eles. Eles aparecem no séc. XVII e fazem casamentos e baptismos canónicos. Há ordenações sacerdotais no AUC com estes apelidos. Poderei averiguar da sua "fama" para aquela área concreta que é Figª da Foz-Buarcos, importantes vilas sobretudo piscatórias.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França
Enlace directo:
RE: Familia Ceia
Caro Pedro,
Os casamentos e baptismos canónicos nada dizem sobre o facto de se ser ou não criptojudeu. Na verdade, não fossem os fintos, e talvez nunca se soubesse ao certo da verdadeira fé desta família Seia/Ceia que aparece no Funchal no sec. XVI, todos eles casados e baptizados segundo todos os preceitos Cristãos.
De qualquer modo, o facto destes serem XXNN nada diz sobre outras famílias com o mesmo nome, que o podem ter adquirido, por exemplo, por serem primitivamente naturais dessa região. Seria interessante, no entanto, descobrir as origens continentais dos nossos Seias/Ceias, que presumo venham da zona de Portalegre.
Enlace directo:
RE: Familia Ceia
Caro Portalegre:
Pois, a origem não sei exactamente, mas, como há processos de ordenação deste pessoal, pode bem haver memória de entre os inquiridos se corre fama de cristã-novice e se porventura em tempos e ao momento em que corre o processo, chegaram a pagar finta à Coroa.
É um caso para estudar.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França
Enlace directo:
RE: Familia Ceia
Eu sei que os Ceia são de Portalegre (a grande maioria). Sei que a minha proveniência é de lá, apesar de ter pouca ligação familiar com os mesmos, visto ser um grau parentesco muito afastado. Sei que a família ramificou e existem os Pestana Ceia (Portalegre), Ceia Rêgo (Portalegre), Príncipe Ceia (Lisboa, Cascais e Viseu) e os Ceia Callea, também do mesmo ramo, mas muitos deles espanhóis.
RespuestaEnlace directo:
RE: Familia Ceia
Há Ceias em Leiria / Batalha, desde o fim do século XV, pelo menos. Unem-se várias vezes aos Trigueiros.
RespuestaEnlace directo:
RE: Familia Ceia
Caros Confrades,
Sou amigo de algumas "Ceias Trigueros". São da família do Barão de Porto de Mós.
Com os meus melhores cumprimentos,
Artur Camisão Soares
Enlace directo:
RE: Familia Ceia
Meus caros
Sobre os Ceias (e muito antigos como afirma o nosso confrade Francisco Queiroz) encontra um bom capítulo sobre eles na zona de Leiria em:http://www.guardamor.com/livro.php?id=1438
Sobre o Barão de Porto de Mó, que era Ceia, encontra muito em : http://www.guardamor.com/livro.php?id=1414. Tenho alguns Ceias registados na base de dados www.familiasdeleiria.com, mas não tem o apelido final Ceia, como de resto o próprio Barão de Porto de Mós
De resto eu próprio tenho ascendentes Ceia (como o Barão de quem sou primo).
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo
Enlace directo:
Familia Ceia
Caro Ricardo Charters d'Azevedo,
Volvidos estes anos finalmente consegui entroncar os meus Grans de Leiria nos Ceia/Lopes Ceia.
Com efeito, e com base no Nobiliário de Rangel de Macedo - Quentais de Leiria, D. Inês da Grã é filha de Gonçalo da Grã e de Isabel de Ceia, filha de Diogo Lopes Ceia.
Gostaria de aceder à informação constante do volume 1 da Casa do Terreiro de Francisco Queiroz, mas, infelizmente, o livro parece não estar à venda.
Será que me poderia facultar a informação que consta sobre os Ceias, Mateus Trigueiros e os Quentais de Vasconcelos?
Se sim, deixo o meu email: goncalo.s.frutuoso@gmail.com
Cumprimentos,
Gonçalo Frutuoso
Enlace directo:
Familia Ceia
Conheço pessoas com o sobrenome Ceia em Maricá, na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro. Um integrante desta família, no século XIX, atuou politicamente em um município vizinho, Saquarema.
"Relatam uns poucos que, nos idos de 1845, quando os liberais ocupavam de novo o governo do Império e a Província do Rio de Janeiro era presidida por Aureliano de Sousa Coutinho, um certo Padre José de Cêa e Almeida exercia as funções de subdelegado de Polícia na vila de Saquarema. Querendo garantir o triunfo nas eleições também naquela localidade, o Padre Cêa teria expedido uma ordem onde autorizava até mesmo o assassínio do eleitor que recusasse a lista do governo. Relatam também que Joaquim José Rodrigues Torres e Paulino José Soares de Sousa, chefes conservadores, com grande parentela naquela localidade, onde eram também proprietários de terras e escravos, teriam conseguido livrar seus protegidos dos desmandos daquela autoridade, e que, desde então, a denominação saquarema passou a ser dada aos protegidos deles".
Ver Ilmar Rohloff de Mattos. O tempo saquarema: a formação do Estado imperial. São Paulo: Hucitec, 1990, p. 106-107.
Enlace directo:
Familia Ceia
Caros Confrades,
Houve famílias de cristãos novos em Barcelos no séc. XVI com o sobrenome Cea.
Entre os primeiros moradores do Rio de Janeiro encontra-se Maria da Cêa, que em alguns documentos mudou seu apelido para "Sá". Foi casada com Aires Fernandes Vitória, que em 1570 foi nomeado almoxarife do Rio, foi junto com Fernão Baldes um dos primeiros sesmeiros da área do Macacu e Inhomirim, vizinho de Jacomé Pinheiro com terras pedidas em 1578 (João Fragoso, Documentos Históricos, VOL. CXI, Agosto, 1997, "TOMBO DAS CARTAS DE SESMARIAS DO RIO DE JANEIRO").
Também o apelido "Vitória" aparece entre os cristãos novos de Barcelos e provém de sua origem da cidade de Vitória de Biscaia (Espanha).
Cumprimentos
Rainer Pfeiffer Novelli
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 26 ene 2025, 02:58.