A Família Guerreiro
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
A Família Guerreiro
Coloquei on-line a introdução a mais um apontamento genealógico, que
irei desenvolver, desta feita sobre a Família Guerreiro, que
normalmente usou o apelido composto Guerreiro de Gusmão ou Guerreiro
de Aboim, e que proliferou particularmente pelo Alentejo. (...)
Mais uma vez, qualquer comentário ou adenda serão benvindos
Luís Soveral Varella
Enlace directo:
RE: A Família Guerreiro
Caro Luís Soveral Varella
Não consigo aceder.
Estou muito interessada até por ser descendente de Guerreiros de Ourique.
Os meus cumprimentos
M.Elisa
Enlace directo:
RE: A Família Guerreiro
M.Elisa
envie-lhe já para o seu e-mail o link directo à página
Luís
Enlace directo:
RE: A Família Guerreiro
Caro Luís Soveral Varela
Como muitos, estamos esperando esse seu seu trabalho sobre os Guerreiros.
Descendo dos de Castro Verde.... e tal como Maria Elisa não consigo aceder ao link.
Por favor importa-se de o enviar para o email luissantospontoptsimplesnetpontocom agradecendo o incomodo,
Atentamente
Luís Filipe Vieira Santos
Enlace directo:
RE: A Família Guerreiro
Caro Luís
Remeto alguma documentação sobre os Guerreiro existente na T.T.
Abraços
Óscar Caeiro Pinto
-Alvará de D. Manuel I para Rui Leite dar a Gomes Guerreiro, moço de estrebaria, um capotim e calças de pano. 20/10/1514
-Alvará de D. João III para Manuel Velho dar a vestiaria a Luís Guerreiro, moço da estrebaria. 09/05/1534
-Mandado de Pedro de Castro para Jácome Dias entregar a Gonçalo Afonso Guerreiro 168 quintais de biscoito. 10/05/1501
-Conhecimento de Rui Fernandes, declarando que frei João Guerreiro, da Ordem de S. Francisco, recebeu de Francisco Pereira, feitor na Flandres, 15 cruzados de ouro de que Sua Alteza lhe faz esmola cada ano. 02/10/1517
-Conhecimento em que se declara que frei João Guerreiro de Tavira, frade da Ordem de S. Francisco, recebeu de Francisco Pereira, feitor de D. Manuel I na Flandres, 15 cruzados de ouro de que o dito senhor lhe fez mercê de esmola em cada ano, por andar no estudo. 22/10/1518
-Conhecimentos em que se declara que frei João Guerreiro, frei Francisco do Porto e outros receberam de Francisco Pessoa, feitor em Flandres, as quantias nos mesmos conhecimentos designadas para seguirem os seus estudos. 01/10/1519
Enlace directo:
RE: A Família Guerreiro
Caro Luís Soveral Varela:
Importa-se de me mandar para o meu endereço?
Muito agradeço.
Um abraço.
Enlace directo:
RE: A Família Guerreiro
Caro Ósacr
Muito obrigado pelos dados adicionais
Um abraço
repito o link porque parece que está a haver dificuldade em aceder à página
http://luissoveralpontocompontosapopontopt/Guerreiropontohtm
Enlace directo:
RE: A Família Guerreiro
Caro Confrade Luís Soveral Varela:
Parece que fui o único que conseguiu aceder ao site. A chave do acesso é escrever Guerreiro com o G maiúsculo, tal como indicou.
Aproveito para o felicitar pela qualidade da informação disponibilizada.
Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa.
Enlace directo:
RE: A Família Guerreiro
Caro Júlio Teixeira e confrades em geral
Alerto para o facto do texto on-line não ser definitivo. De facto está em quase permanente actualização pelo menos nestes primeiros dias, com alteração de numeração e de ordenamento do texto.
É mesmo esse o objectivo. Coloca-lo on-line com vista a receber mais informação e ir actualizando-o.
Obrigado pelas suas palavras
Luís Soveral Varella
Enlace directo:
RE: A Família Guerreiro
Caro Luís Soveral Varella
Bem haja, por disponibilizar on-line trabalhos seus. Eu sou suspeito em agradecer-lhe porque devido a circunstâncias várias só assim poderei aceder a um acervo de informação genealógica quase impossível fazê-lo de outro modo, a não ser por alguns mails que confrades e amigos de vez em quando ainda me vão enviando, uma vez que tenho, ultimamente, colaborado menos do que desejo.
Mas, desculpem-me o "atrevimento," penso que todos lhe estamos gratos a si e aos outros(as) confrades que de um modo altruista nos fazem chegar às mãos muito do que sabem, contribuindo assim também para uma melhor troca de informações, correcções, complementos, dando o que têm e podem disponibilizar,claro, para um maior desenvolvimento e apoio documental das famílias estudadas que estudamos ou pesquisamos; EM ÚLTIMA ANÁLISE ajudamo-nos uns aos outros, obviamente,sobretudo aqueles cuja vida profissional ou contingências desfavoráveis não permitem certas deslocações, etc.
Um abraço reconhecido, do
Rafael
Enlace directo:
RE: A Família Guerreiro
tambem quero o link
o meu mail é ricardo_guerreiro@sapo.pt
Enlace directo:
RE: A Família Guerreiro
Caro Luis Soveral Varella,
Li hoje a introdução ao estudo que está a desenvover sobre a familia Guerreiro, e devo, antes de mais, salientar como um exemplo a seguir o facto de a ter colocado on-line .
Pela minha parte interessa-me em particular esse estudo , pois tenho ascendência Guerreiro, de Moura e Serpa, pelo lado paterno, mas infelizmente ( ao contrário do que acontece com os meus costados maternos , onde graças à existência de estudos já publicados e livros de linhagens consegui recuar incomparavelmente mais) pouco tenho progredido nesse ramo.
Porque podem de alguma maneira interessar, aqui deixo omuito pouco que consegui saber sobre esses meus Guerreiros, até à data.
Meu 4º Avô , JOSÉ DA COSTA DE AGUILAR, proprietário n. em Moura , Stº Agostinho(?) c. 1770 (filho de José da Costa de Aguilar n. Serpa e de s.m. Elena Gertrudes), casou com MARGARIDA DA CONCEIÇÃO GUERREIRO VALENTE, n. Moura, Santo Aleixo da Restauração e aí b. 24.11.1776, filha de Bento Valente n. em Serpa, São Salvador onde foi b. a 08.07.1751 e de sua mulher BENTA LEONARDA GUERREIRO n. Serpa c. 1755, neta paterna de Francisco Valente (filho de Manuel Valente e de Margarida Gonçalves) e de sua mulher Margarida da Conceição Mestre e neta materna de MANUEL GUERREIRO n. c. 1720 e de sua mulher Maria da Conceição, todos naturais da vila de Serpa.
Cumprimentos
Luís Piçarra
Enlace directo:
RE: A Família Guerreiro
eu pertenço a esta família também. pertençe a um fidalgo de sevilha e tinha um propriedade em ourique (pertência á nobresa espanhola),utilizavam o alentejo para passar férias. sendo este que por se zangar com sua tia a rainha espanhola foi viver para o alentejo para não provocar atritos famíliares.
RespuestaEnlace directo:
RE: A Família Guerreiro
desculpe a intromição mas aqui lhe envi-o o que desponho devido a alguma investigação que fiz, obrigado!
guerreiro: apelido de origuem espanhola que passou a portugal, ao tempo de d. afonso v, na pessoa de d. bartolomeu guerrero y ruiz de córdova, um dos vinte e quatro reguedores heréticos da cidade de sevilha, e que por ser partidário da excelente senhora e temer as represálias dos reis católicos se se mantivesse na sua patria,se viu forçado a refugiar-se no nosso país. descendente de d.juan guerrero, do conselho de d. afonso, o bueno, de castela e senhor da casa de alcaráz. d. bartolomeu contraiu matrimónio com uma senhora da familia gusmán e teve vasta descendência, que se notabilizou nomeadamente nas letras. fixando-se , no baixo alentejo, onde teve a maior preponderancia social.
guerreiro: trata-se do aportuguesamento do apelido guerrero, de uma família de andaluzia, nome por certo proveniente de alcunha.
após a batalha de toro, viu-se forçada a refugiar-se no nosso país bartolomeu guerrero, um dos 24 regedores hereditos da cidade de sevilha, por se partidário da "excelente senhora" e temer represálias dos reis cat´licos se se mantivesse na sua pátria.
trouxe com ele uma filha e um filho que, ambos deram continuação ao apelido, já transformado em guerreiro, tendo-se fixado um dos descendentes em ourique, onde teve a maior preponderância social.
a filha ao que aporei casou com um fidalgo de almodôver que pertência á familia mestre mas, houve qualquer problema entre eles que cortaram relações.
foi de tal ordem que o rei teve que mandar uns cavaleiros para acabarem com esta situação.
espero que ajude a conhecer mais, se já sabia olhe peço desculpa pelo atrevimento.
obrigado delfina!
Enlace directo:
RE: A Família Guerreiro
De facto é coincidente, a minha avó paterna natural de Sto Aleixo da Restauração, no concelho de Moura (Baixo Alentejo) é Guerreiro pela parte de sua mãe, minh Bisavó. A familia é conhecida pelos guerreiros, embora não muito numerosa, toda a sua geneologia parece que se enrraiza no Baixo Alentejo.
qq comentario adicional é sempre esclarecedor ;)
Ana Durão
Enlace directo:
RE: A Família Guerreiro
Exmos Srs.
Será que me podem ajudar na seguinte pesquisa:
Procuro os assentos de nascimentos ou qualquer informação de Maria do Rosario Carrilho c.c Manuel Guerreiro.
Tiveram um filho (meu avô), José Guerreiro Carrilho, com assento de nascimento em Ourique no ano de 1912.
Maria do Rosario Carrilho, e Manuel Guerreiro, tiveram o filho em Ourique, vindo mais tarde a deslocarem-se para Alhos Vedros, Freguesia da Moita onde consta que faleceu Manuel Guerreiro, e provavelmente também Maria do Rosario Carrilho.
Em Ourique devem ter assento de nascimento e de casamento.
Estas são as informações que possuo se me poderem ajudar, fico grato.
Cumprimentos
Enlace directo:
RE: A Família Guerreiro
Sobre -Carrilhos-conheço ( de nome ) os CARRILHOS VILHENA -de Almodôvar e ligados a famílias principais do B.xo Alentejo e bem assim ao visconde de Restelo.
Cumprimentos.
R.C.
Enlace directo:
RE: A Família Guerreiro
Boa Noite,
Renovo o meu pedido sobre Guerreiros de Serpa.
Cordialmente
Luís Piçarra
Enlace directo:
RE: A Família Guerreiro
Exmos senhores
Procuro informações sobres os antepassados do casal :
MANUEL GUERREIRO,nascido por volta de 1800, natural do Monte de Val de Camelos, em Alcaria Ruiva-Mertola, onde era lavrador , filho de Custodio Guerreiro, natural e residente e lavrador no mesmo Monte de Val de Camelos e de Ana Barbara do Carmo, de S.Miguel do Pinheiro e de THERESA DE JESUS, natural do Outeiro da Ribeira-Alcaria Ruiva, filha de Antonio dias ,da Trindade e de Helena Maria , de Albernoa.
Manuel Guerreiro e Theresa de Jesus, foram pais pelo menos de Antonio Guerreiro,que nasceu em 1848 , no mesmo Monte de Val de Camelos e casou com Catarina de Figueiredo Coelho de Brito Camacho, natural de Castro Verde ,e filha de Manuel Coelho, de Castro Verde lavrador no Monte do Canal e Paraizo ,e de Barbara de Brito Camacho, que descende de Inacio de Brito Camacho , de Almodovar.
Qualquer informação antecipadamente agradecido
ANTONIO MANUEL PRATES CANELAS
Enlace directo:
RE: A Família Guerreiro
Caros Confrades,
EuProcuro algumas informações sobre Guerreiros em Loulé.
Tenho um casal :
Sebastião Gonçalves (*Cortelha, Salir, Loulé 1780) e sua mulher Barbara Guerreira (*Salir, Loulé 1780)
Ele filho de:
José Gonçalves e de sua mulher Joana Fernandez.
Neto paterno de: Martinho Lourenço e de sua mulher Apolonia Gonçalves.
Neto Materno de : Diogo Fernandez e de sua mulher Maria Gonçalves.
Barbara Guerreiro era filha de:
João Martins e de sua mulher Maria Guerreiro
Neta Paterna de: António Afonso e de sua mulher Isabel Maria
Neta Materna de: João Martins e de sua mulher Catarina Rodrigues
Algum confrade tem mais informações sobre a escendencia deste Casal? Como tem o casal João Martins e Catarina Rodrigues uma filha de seu nome Maria Guerreiro? de onde vem o apelido?
Procuro os Ascendentes dos AVÓS de Sebastião Gonçalves e de sua mulher Barbara Guerreiro.
Desde ja agradeço
Sinceros Cumprimentos
João da SIlva Gaspar
Enlace directo:
RE: A Família Guerreiro
Exmo sr.
ANTONIO MANUEL PRATES CANELAS
Sou da Familia Guerreiro, os meus avós são Alentejanos, (aljustrel).
Pelo que se os meus avós conheciam, e sabiam muitas histórias a cerca desse casal.
A bisavó da minha mãe chamava-se Quintina Rodrigues e era casado com Manuel Fernandez Guerreiro, eram viuvos, de Espanha e ambos vieram para o Algarve trabalhar, onde se conheceram... Ela tinha tinha 3 filhos e ele outros 3, desse casamente nasceu uma filha chamada Isaura, avó da minha mãe.
Vou tentar saber mais informações sobre essa familia de quem os meus avós falavam e pelo que sei sabiam histórias... atraves de tios avós.
Qualquer informação antecipadamente agradecido
Inês Guerreiro Reis
Enlace directo:
A Família Guerreiro
Sou hexaneto de Luis Guerreiro e Joaquina Maria , de Almodovar no Alentejo .
RespuestaEnlace directo:
A Família Guerreiro
Sou Trineto de Maria Antonia dos Reis filha de Antonio Luiz Guerreiro e Tereza de Jesus ( Almodovar e Mertola ).
RespuestaEnlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 26 ene 2025, 03:34.