1º Conde do Côvo

This topic is classified in rooms: Títulos | Pessoas

1º Conde do Côvo

#11047 | psalmeida | 15 oct 2001 11:45

Caros Senhores,

Pela 2ª vez intervenho neste fórum, e mais uma vez para apelar ao vosso sentido de entreajuda e aos vossos conhecimentos. Peço desculpa se as minhas dúvidas são demasiado elementares mas, como já referi anteriormente, os meus conhecimentos na “matéria” são praticamente nulos. Assim, aqui vai disto:

Seguindo um dos conselhos deste site, pus-me a tentar construir a minha “Árvore Genealógica”, tendo chegado rapidamente a um impasse. Passo a descrever:

- 1º Conde do Côvo

Título criado por D. Luís, rei de Portugal, por decreto de 09.03.1882 a favor de Gaspar Maria de Castro Lemos de Magalhães e Menezes Pamplona (referido neste site), ou

Título criado por D. Miguel I, por decreto(?) de 19.09.1853 a favor de Sebastião de Castro Lemos de Magalhães e Menezes, nascido a 28.10.1810, Sr. da Cs do Côvo (referido, p.e., em Sangue Velho Sangue Novo de Manuel de Mello Corrêa)

Desde já agradeço as informações que venham a ser fornecidas.

Pedro Siqueira de Almeida

Respuesta

Enlace directo:

RE: 1º Conde do Côvo

#11053 | MAS | 15 oct 2001 13:15 | In reply to: #11047

Caro Pedro Siqueira de Almeida
Sebastião de Castro e Lemos de Magalhães e Menezes, n. a 28.12.1869 no paço da Torre de Figueiredo das Donas e fal. a 28.12.1869 na Casa do Côvo, de que foi 11º senhor, que restaurou (1850) e onde fez a capela de Nª Sª da Conceição (1862), moço-fidalgo da Casa Real, 1º conde do Côvo por D. Miguel (19.9.1853). A 9.8.1843 obteve licença do rei para casar com D. Cândidade Leite Pimentel Pinto de Souza, s.g. C. 2ª vez a 2.9.1846 na capela da quinta da Boavista, no Porto, com D. Emília Maria José Pamplona de Souza Holstein, filha dos 1ºs viscondes de Beire, com geração nos Castro e Lemos em geral e nos condes do Côvo em particular, nos condes de Cascais, nos condes da Ribeira Grande, etc.
O filho primogénito dos 1ºs condes do Côvo (título miguelista), Gaspar Maria de Castro e Lemos de Magalhães e Menezes, que faleceu sem geração, teve o título de conde do Côvo por D. Luiz (4.5.1882). O actual 3º conde do Côvo (CN, 7.2.1985) é bisneto dos 1ºs conde do Côvo.
Há muita bibliografia sobre esta ilustre família. Pode começar por ver o último Anuário em Castro e Lemos.
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral

Respuesta

Enlace directo:

RE: 1º Conde do Côvo

#11209 | psalmeida | 17 oct 2001 01:19 | In reply to: #11053

Caro Manuel Abranches de Soveral

Muito obrigado pelos excelentes esclarecimentos que me prestou. Além de muitas outras coisas interessantes, fiquei a saber que Sebastião de Castro e Lemos de Magalhães e Menezes ( meu trisavô) foi casado 2 vezes sendo que da 1ª não teve descendência. No entanto, uma dúvida subsiste: o facto de aqui no site vir referenciado Gaspar Maria de Castro e Lemos de Magalhães e Menezes como 1º Conde do Côvo resulta de um simples engano ou resulta do facto do título (miguelista) concedido a seu pai não ser reconhecido pelo regime liberal (se calhar estou a dizer uma grande asneira pelo que peço desculpa pela minha ignorância!).
Muito obrigado pela atenção dispensada.

Um abraço,

Pedro de Almeida

Respuesta

Enlace directo:

RE: 1º Conde do Côvo

#11212 | MAS | 17 oct 2001 02:38 | In reply to: #11209

Caro Pedro de Almeida
A avaliar pelo que vem no Anuário, pelo menos o Conselho de Nobreza validou o título miguelista. Durante a Monarquia, francamente não sei. Mas pelo que conheço da família, também não devia estar muito preocupada com isso.
Folgo em saber que é trineto do 1º conde do Côvo. Temos pelos Lemos e Menezes uns 7ºs avós em comum, genealogia que vem tratada num livro meu, entretanto esgotado. Mas pode ver alguma coisa em http://pwp.netcabo.pt/0437301501/casadatrofa/default.htm
Um abraço
Manuel Abranches de Soveral
soveral@netcabo.pt

Respuesta

Enlace directo:

RE: 1º Conde do Côvo

#11244 | psalmeida | 17 oct 2001 13:44 | In reply to: #11212

Caro Manuel Abranches de Soveral

Mais uma vez lhe agradeço as informações que me enviou. A minha curiosidade advém apenas do desconhecimento quase total que tenho sobre este ramo da família. Já agora aproveito para lhe dizer, muito sucintamente, como é que sou trineto de Sebastião de Castro Lemos de Magalhães e Menezes :

Sou filho de Miguel de Almeida
Neto de Constança Teles da Gama
Bisneto de Maria Isabel de Castro e Lemos Magalhães e Meneses ( Condessa de Cascais )
Trineto de Sebastião de Castro Lemos de Magalhães e Menezes ( Conde do Côvo)

Achei muito interessante o site que me propôs sobre a Casa da Trofa mais ainda só tive possibilidade de o consultar “de raspão”. Assim que tiver tempo vou vê-lo com mais calma.

Um abraço

Pedro de Almeida

Respuesta

Enlace directo:

RE: 1º Conde do Côvo

#11247 | MAS | 17 oct 2001 14:42 | In reply to: #11244

Caro Pedro de Almeida
No meu trabalho sobre a Casa de Trofa poderá ver, em Descendência, quer a linha Castro e Lemos quer a linha Telles de Gama, ambas descendentes dos 8ºs senhores da Trofa.
Um abraço
Manuel Abranches de Soveral

Respuesta

Enlace directo:

RE: 1º Conde do Côvo

#20681 | aburma | 06 may 2002 17:10 | In reply to: #11247

Ó Manel (Abranches de Soveral),

Por que achas que a família Castro e Lemos não estaria muito preocupada com o facto de o título de Conde do Côvo ser ou não reconhecido pelos monarcas consitucionais? Vou perguntar ao meu sogro, actual titular.

Um abraço

Alexandre Burmester

Respuesta

Enlace directo:

RE: 1º Conde do Côvo

#20682 | aburma | 06 may 2002 17:13 | In reply to: #11209

Caro Pedro de Almeida,

Para lém de ser genro do actual Conde do Côvo, Manuel Paulo de Castro e Lemos, também tenho ascendência de Lemos da Trofa, pois minha 5ª avó Rita Soares de Albergaria descendia em 5ª geração dos oitavos Senhores. Aqui tem, pois, mais um parente.

Um abraço

Alexandre de Serpa Pinto Burmester

Respuesta

Enlace directo:

RE: 1º Conde do Côvo

#20720 | RAAL | 07 may 2002 00:47 | In reply to: #11247

Caro Manuel Soveral
Um preciosismo: porque diz Paço da Torre de Figueiredo das Donas? Conheço-o como Paço da Quintã de F. das Donas. Nas ruínas do Paço não vislumbro qualquer vestígio de torre.
Que é feito do seu irmão Eduardo que já não vejo Há tempos?
Um abraço
RAAL

Respuesta

Enlace directo:

RE: 1º Conde do Côvo

#20725 | magalp | 07 may 2002 01:02 | In reply to: #20720

Caro RAAL

trocou os endereços...
Ao 2ºV. e 3ºV. aburma não encontro, próximamente, costoletas Abranches, Soares de Albergaria e Soveral.
Creio que não Filósofo, Historiador e Jornalista. Penso eu de que, pois as pessoas dão muitas voltas no mundo. Já não digo nada.
Os meus respeitos,
magalp

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 29 may 2024, 05:57.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen