Ravasco

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Ravasco

#11104 | manuelr | 15 oct 2001 23:33

Caros colegas

Alguém tem elementos sobre os Ravasco de Amareleja e de Moura?

Com os melhores cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#11114 | LBMSPG | 16 oct 2001 00:19 | In reply to: #11104

Caro Manuel Silva Rolão,

Sobre os Ravascos, de Moura, pouco encontro, a não ser os seguintes:

ANTÓNIO ROIZ RAVASCO - Comissário d'El-Rei na Flandres ;

PEDRO RODRIGUES RAVASCO - Irmão de Rui Lourenço Ravasco, natural de Moura, Estribeiro Mor d'El-Rei D. Manuel; e

RUI LOURENÇO RAVASCO - Capitão de um navio que foi à India, fazendo Tributário à Coroa Portuguesa o Rei de Zamzibar.

Com um abraço

Luis B.de M.S. Pinto Gonçalves

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#11135 | Nuno | 16 oct 2001 09:53 | In reply to: #11104

Caro Manuel,

Eu tenho um titulo de Ravascos alentejanos.
Se quiser posso-lhe arranjar uma fotocopia.

Nuno Ponces

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#11136 | doria_gen | 16 oct 2001 10:02 | In reply to: #11135

E eu, dos Ravascos (Vieiras Ravascos) brasileiros, a família do Padre Antonio Vieira, da qual descendo. Mas aqui, Ravasco é claramente uma alcunha.

fa

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#11195 | manuelr | 16 oct 2001 22:47 | In reply to: #11114

Caro Luís B.de M.S.Pinto Gonçalves

Agradeço a informação. De momento ainda não tenho os meus elementos todos organizados, mas penso que a sua informação me vai ser útil.

Um abraço

Manuel da SIlva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#11198 | manuelr | 16 oct 2001 22:54 | In reply to: #11135

Caro Nuno Ponces

Os elementos que tenho, reportam ainda só aos Ravasco de Gouveia, de Gonçalo, que tiveram origem no Alentejo, e ainda não esgotei a minha pesquiza, mas de qualquer maneira, as suas fotocópias irão ser de grande importância, pelo que agradecia que me dissesse como as quer enviar. Se mora em Lisboa e for à TT, pode ser aí, pois vou à TT quaze todos os dias. Ou então pode enviar-mas para Manuel da Silva Rolão, Rua Neves Ferreira nº 10 3º Dto, 1170-274-Lisboa, e combinarmos o pagamento.

Com os melhores cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#11199 | manuelr | 16 oct 2001 22:55 | In reply to: #11136

Caro fadória(?)

Os elementos que indicou vêm no Livro Boca do Inferno de Ana Miranda?. Agradeço tb a disponobilidade demonstrada.

Com os melhores cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#11203 | ajtrigueiros | 16 oct 2001 23:51 | In reply to: #11135

Caro Nuno Ponces:

Tenho eu também muito interesse em ter acesso a esse seu trabalho sobre os Ravascos. Descendo da família Limpo, de Moura, que se cruza várias vezes com os Ravascos. Tenho tentado organizar um titulo genealógico sobre essas famílias. Se fosse possível facultar-me também uma cópia ficava muito agradecido
Acontece que resido em Itália e só estou em Portugal no verão, pelo que não quero estar a dar-lhe maçadas nem despesas. Mas no próximo verão quando estiver de novo em Portugal, se fosse possível facultar-me uma cópia, seria fantástico.

Cumprimentos amigos

António Júlio Limpo Trigueiros

ajtrig@hotmail.com

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#11219 | doria_gen | 17 oct 2001 08:41 | In reply to: #11199

Uma boa parte desse material está no meu livro (com o Barata e outros), _Os Herdeiros do Poder_, 2a. ed., 1995. Outra parte, num .pdf dos Dorias (c. 400 kb), que posso mandar a vc em pvt.

Os Ravascos de Antonio Vieira, que tenha podido apurar, só deixam descendentes até hoje através do casamento de D. Inácia de Azevedo, irmã do pe. Vieira, com Fernão Vaz da Costa [Doria] (Jaboatão põe o Doria, ele que descendia de Clemencia Doria, mas nos docs. aparece apenas Fernão Vaz da Costa). Tem *muitos* descendentes: p. exo., Chico Buarque de Holanda, ou Claudia Zarvos, ex-mulher de Darcy Ribeiro, etc.

Francisco Antonio Doria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#11229 | Nuno | 17 oct 2001 10:44 | In reply to: #11198

Caro Manuel,

Irei procurar hoje o dito titulo de Ravascos
e como trabalho muito perto da TT o melhor será combinar o encontro aí para a proxima semana.
Sexta feira combinaremos a hora, se estiver de acordo.

Com os melhores cumprimentos

Nuno Ponces

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#11268 | manuelr | 17 oct 2001 18:55 | In reply to: #11229

Caro Nuno Ponces

Terei muito gosto em me encontrar consigo, e então 6ª feira combinaremos a hora.

Estou à espera que o meu primo me mande da Guarda os elementos que ele tem, para eu os completar aqui em Lisboa, pois só tenho o seguinte:

1-António Ravasco de Gouveia ( o mesmo Gouveia dos Patrício de Gouveia), pai de
2-António Teles Ravasco, pai de
3-António João Rolão Candeias Ravasco

Esta última geração é dos anos 40.O pai do nº1 penso que seja de Gonçalo, mas vieram do Alentejo.

Com os melhores cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#11312 | Nuno | 18 oct 2001 09:38 | In reply to: #11268

Caro Manuel,

Lá encontrei o titulo de Ravascos que começa com Rui Lourenço Ravasco natural de Moura , e actualiza parte da sua descendencia até ao seculo xviii. Esperemos que tenha os elementos que pretende ou menos lhe dé pistas.

Dá-lhe jeito o encontro na segunda feira á 1 da tarde na Torre do Tombo(entrada principal)?

Com os melhores cumprimentos

Nuno Ponces

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#11361 | manuelr | 18 oct 2001 21:18 | In reply to: #11312

Caro Nuno Ponces

2ª Feira lá estarei.

Com os melhores cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#11443 | Nuno | 19 oct 2001 16:50 | In reply to: #11361

Caro Manuel,

Então até segunda ás 13h.

Com os melhores cumprimentos

Nuno Ponces

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#34527 | zora | 30 ene 2003 18:17 | In reply to: #11104

Bao tarde

Curioso, o meu bisavo era Ravasco, mas o meu avô já era Ramalho, nunca percebi essa alteração...

O meu bisavo (Ravasco) era da Póvoa de S. Miguel portanto, perto da Amareleja / Moura...

Existe alguma justificação para a mudança de nome de pai para filho?

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco - mais novidades ?

#260348 | catpedro2 | 11 ago 2010 23:03 | In reply to: #11268

Já passaram alguns anos depois destas mensagens...

Será que algum dos participantes, ou outros eventuais leitores, terão mais algumas novidades?

Sou descendente desse Ravasco, de Gonçalo.. segundo sei foi casado e depois de viúvo, tornou-se padre.
´
Era pai de Francisca Augusta de Gouvêa, minha trisavó.

Se alguém tiver mais alguma informação, ficaria muito agradecida.

Deixo o meu contacto: pedrocatferias arroba gmail ponto com


Catarina

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#264837 | Joao Acabado | 04 nov 2010 22:06 | In reply to: #34527

Os Ravascos são apenas uma das linhas dos "de Moura", descendem de Vasco Martins, o Serrão de Moura. Sempre se casaram de preferência dentro da sua vastíssima parentela. Em Moura e Amareleja ainda vivem alguns Ravascos, alguns dos quais já não usam o nome por este ter sido perdido por linhas femininas, por ter havido até há duas gerações o estranho hábito de dar nomes e apelidos diferentes a irmãos de pai e mãe, e assim os nomes desapareciam ou emergiam aparentemente sem razão, ou por simplesmente o nome ter sido omitido numa geração para proteger os filhos para evitar as perseguições após a vitória dos Liberais.
Os que por cá andam e ainda se consideram parentes são da linha dos Vieira Ravasco e alguns dos "Bernardos Ravascos", descendentes directos de Bernardo Vieira Ravasco, irmão do Padre António Vieira. Algumas famílias já não têm o Ravasco nos seus apelidos, mas sabem bem da sua ascendência. Estão neste caso os Fialho Acabado, os de Mira Ramalho, os Bernardos, os Esquível Acabado, os Cavalcante, os Limpo de Lacerda, os "Blés" da Póvoa de S. Miguel, etc.
Foram na sua maioria Absolutistas e naturalmente perderam a guerra, muitos fugiram para o Brazil que consideravam terra sua, onde tinham muita parentela que os acolheu. Os que voltaram foi apenas para constatar que tinham sido esbulhados pela Fazenda Pública e os seus bens entregues por quantias simbólicas às famílias Liberais que os substituiram, digamos assim.
Espero ter sido útil.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#264853 | NBA | 05 nov 2010 03:05 | In reply to: #264837

Caros colegas de fórum

O tema já é antigo, no entanto, agradeço alguma informação sobre a ascendência de Joana Rabasca de Oliveira (séc. XVIII), natural das quintas do Salgueiro, termo da vila da Covilhã, e moradora na Guarda, que suponho ser descendente de Francisco Ravasco e de sua mr. Joana de Oliveira, da vila da Covilhã (séc. XVII), ou sobre estes. Suponho que Gonçalo fica relativamente próximo - entre a Covilhã e a Guarda, e não me surpreenderia se descendessem dos do Alentejo.
Cumprimentos,

Nuno BA

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#264861 | Joao Acabado | 05 nov 2010 12:06 | In reply to: #11136

Caríssimo fa doria.
O que sei, por sempre ouvir dizer da origem do nome Ravasco é que surgiu inicialmente como alcunha, ou melhor dizendo como designação para alguém com comportamento social algo destemperado, arrogante, por vezes violento, independentemente de outras grandes qualidades.
Esta característica de destêmpero, muito antiga e recorrente, leva a que ainda hoje se considerem "mesmo Ravascos" ou "Ravascões" alguns parentes. Isto leva a que o nome, sendo indicador seguro, mais que seguro das origens, seja por vezes omitido ou apenas lembrado como isso mesmo, um indicador, uma espécie de alcunha.

Cumprimentos

João S. F. Acabado

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#264920 | mimcbazan | 06 nov 2010 21:42 | In reply to: #264861

Caro Confrade João Acabado,

"Tenho" um Manoel Bernardo Pires Lavado (22/8/1809, Safara) fº de José Bernardo Ravasco (25/11/1777, Safara) e Maria das Neves (26/1/1779, Coroada), neto paterno de Bernardo Francisco ou Vicente e Mecia de Jesus (ambos de Safara). Esta Mecia de Jesus era filha de Manuel Luís Ravasco e Ana Canilha (ambos de Safara).
Gostaria de saber se, nos "seus" Ravascos tem mais algum elemento que possa ligar a estes "meus".

Cumprimentos
Maria Cebolinho Bação

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#264923 | Joao Acabado | 07 nov 2010 03:31 | In reply to: #264920

Caríssima Senhora
Os parentes Bernardos Ravascos mais próximos que temos, ou que tinhamos, em Safara eram a Prima Joaquina Ravasco, casada com o Dr.Neves e o seu irmão o parente Carlos Ravasco, casado com D.Mercedes, todos falecidos. A prima Joaquina tem filhas ainda vivas, que conheço.O parente Carlos Ravasco deixou uma filha, não do casamento, e que não conheço. Eram também Pires. Poderão estes ser seus parentes? Todos eram descendentes de António Francisco Bernardo (Ravasco), capitão de Cavalaria e Alferes de Ordenanças no Batalhão Realista de Moura, casado com D. Cecília de Almeida Grave. Tiveram oito filhos.
Tenho conhecimento menos exacto de outros Ravasco também de Safara, ascendentes da Dra, Antónia Baião.
Somos parentes também dos Pereira Limpo, Brito Limpo, tanto pelos Ravasco como pelos Acabado.
Com o desaparecimento dos mais velhos este conhecimento, que era exacto, desapareceu ou está a desaparecer.
Os casamentos entre parentes mais ou menos afastados ou mesmo entre primos foi sempre uma constante, tornando tudo confuso por um lado, e trazendo muitíssima informação por outro.
Espero que lhe seja de utilidade.

Cumprimentos

João Acabado

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#264937 | mimcbazan | 07 nov 2010 17:44 | In reply to: #264923

Caro Senhor,
Agradeço a informação que me está a facultar. Tenho estado parada nas pesquisas familiares mas o tópico chamou-me a atenção e não quiz deixar passar a oportunidade.
De momento não consigo encontrar o elo de ligação dos meus com os que me está a dizer. Esses meus também são descendentes de um Manoel Pires Lavado e de Cecilia Gertrudes Vicenta das Neves (S.Manços). Vamos ver o que encontro. Os apelidos Pires, Grave, Limpo também são comuns em alguns ascendentes :)
Mais uma vez agradeço a sua amabilidade.

Com os meus cumprimentos,
Maria Cebolinho Bação

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#264940 | Joao Acabado | 07 nov 2010 18:21 | In reply to: #264937

Caríssima D.Maria Bação
Andei a ver e nesse caso somos mesmo parentes, pois Bernardo Vicente Ravasco e Mécia de Jesus, de Safara, são os pais do meu trisavô António Francisco Bernardo Ravasco, o "Velho Alferes".
Os Bação, Baçam Leal, também são aqui de Mourão.

Se me quizer contactar directamente o meu email é: joaoacabado@hotmail.com

Cumprimentos

JoãoSFAcabado

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#264974 | mimcbazan | 08 nov 2010 13:53 | In reply to: #264940

Caríssimo parente,

Já enviei mensagem para o seu e-mail.

Cumprimentos
Maria Bação

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#265035 | Sobral | 09 nov 2010 10:39 | In reply to: #264853

Caro Nuno BA


Poderá informar com quem estava casada a "sua" Joana Rabasca de Oliveira?
Tenho na minha base de dados uma Joana Maria de Oliveira Ravasco casada a 22 02 1677, S. Vicente, Guarda, com o cap, João Soares da Costa.
Era filha do Cap. Francisco Rodrigues da Costa, Fam. S. Ofício, cav. Cristo, de Teixoso e Isabel Ferreira Ravasco, Covilhã;
neta materna de Francisco Ravasco e de sua mr. Joana de Oliveira, da Covilhã.
Francisco Ravasco era filho do Ldo. Manuel Ravasco Xara; neto de António Gomes Ravasco e Maria Xara; bisneto de Francisco Gomes e Inês Afonso (que instituíu Capela que passou aos Costa Lobo da Covilhã).
António Gomes Ravasco e Maria Xara tiveram outros filhos, entre eles o L.do Gaspar Lopes Ravasco que foi Prior de Stª Brigida de Marmelar, Beja. Fez testamento em 6-9-1621, em Portel. Deixa à irmã Ursula Ravasco 25000$000 reis, à sobrinha Francisca outros 25000$000; ao irmão desta, vigário João Ravasco, os vestidos, ao sobrinho Gaspar, fº da irmã Ana Gomes uma capela de 3 missas, sempre na linha da irmã. Foi testamenteiro o cunhado Jorge Francisco (casado com a irmã Ana Gomes Ravasco).
Não tenho dúvidas da ligação ao Alentejo, e a ela se deverá a deslocação do prior para Marmelar. Não aprofundei esta ligação ao Alentejo.

Cumprimentos
G. Santos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#265038 | pvaladares | 09 nov 2010 11:04 | In reply to: #11219

ANÚNCIO FÚNEBRE NO JORNAL O GLOBO, RIO DE JANEIRO, 09/11/2010, p.16

"MARIA HELOISA RAVASCO M. MAIA
("Vó" Lulú)
Lembranças da sua presença em nossas vidas, / repletas de felizes e inesquecíveis momentos. / Muita saudade dos seus filhos, genro, noras, netos e / bisnetos, nesses 2 anos sem você!"


Paulo Valadares

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#265104 | NBA | 10 nov 2010 23:19 | In reply to: #265035

Caro G. Santos

Confesso que coloquei esta mensagem sem grande esperança de resposta, mas elas acontecem quando menos se esperam. De facto a "minha" Joana Rabasca de Oliveira foi casada com João Soares da Costa, da cidade da Guarda. A data do casamento que indica é perfeitamente compatível com as datas que tenho. Tenho poucas dúvidas de que são as mesmas pessoas. Este casal teve pelo menos um filho: Bernardo Ravasco de Oliveira, nat. da mesma cidade, que foi casado com D. Maria Clara de Mendonça Azevedo Coutinho, e viveram em Cavadoude (Guarda). Foram antepassados da minha mulher.
Agradeço-lhe muito as informações que me deu e acrescento uma que não sei se tem: o casamento de Filipe Ravasco de Oliveira com D. Cecília Távora de Almeida, na Sé da Guarda, em 1646.
Com os meus melhores cumprimentos,

Nuno Borges de Araújo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#265105 | NBA | 10 nov 2010 23:50 | In reply to: #265104

Caro G. Santos

Não sei bem onde tenho esses apontamentos mas, salvo erro, este Filipe era filho ou neto de Francisco Ravasco e de sua mulher Joana de Oliveira, da vila da Covilhã.
Tem informações sobre a ascendência do Cap. João Soares da Costa?

Nuno B.A.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#265115 | Sobral | 11 nov 2010 09:33 | In reply to: #265105

Caro Nuno Borges

Não tinha conhecimento do Bernardo Ravasco de Oliveira mas de dois irmãos João Soares da Costa, que casou na Covilhã, e Maria Clara OR, casada na Guarda.
Quanto ao capitão João Soares da Costa só tenho os nomes dos pais: João Soares da Costa e Maria de Amorim.
Quanto a Filipe, Sarg. Mor comarca da Guarda, era filho de Francisco Ravasco e de Joana de Oliveira.

Completando os dados que tinha enviado.
Joana de Oliveira era filha de Martim de Oliveira (+ 16 07 1599, Fundão) e Maria Barbosa (poderá ser dos Barbosa de Sortelha, devido à proximidade); neta materna de João Fernandes de Oliveira (+ 1610, Fundão, deixando pelo menos 6 filhos).
Manuel C Ravasco (+ 18 07 1636) era casado com Isabel Ferreura (+ 19 08 1635), filha de
João Ferreira (+ 20 09 1601) e Beatriz Álvares (+ 22 11 1599), sendo João Ferreira provável irmãp de Diogo Ferreira Velho, o que faria os dois filhos de Francisco Ferreira e Francisca Fernandes (estes nasc. c. 1510).
Manuel Correia Ravasco teve 6 irmáos e 8 filhos , quase todos casados e com geração.

Cumprimentos
Gabriel Santos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#265185 | NBA | 12 nov 2010 20:30 | In reply to: #265115

Caro Gabriel Santos

O Bernardo Ravasco de Oliveira tem muita descendência na Guarda, nas principais cidades do litoral e mesmo alguma no estrangeiro. Agradeço as informações adicionais que me enviou e peço-lhe que me situe o Manuel Correia Ravasco, que não consta entre os nomes que tenho.
Com os meus melhores cumprimentos,

Nuno Borges de Araújo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#265410 | Joao Acabado | 16 nov 2010 21:56 | In reply to: #11104

Caro Sr. Manuel da Silva Rolão
Notícias dos Ravascos de Moura e de toda a região já aqui tem bastantes, por imperdoável lapso não mencionei o ilustre ramo dos Ravasco Bossa de Safara, também da nossa parentela. Outros há que conheço menos bem.
Espero que lhe seja de utilidade.
Cumprimentos.

João Acabado

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#265423 | Sobral | 17 nov 2010 08:49 | In reply to: #265185

Caro Nuno Borges de Araújo

Foi lapso meu. O Manuel Correia Ravasco que citei é, como se pode ver da minha primeira mensagem, o Ldo. Manuel Ravasco Xara.
Este é que teve um neto Manuel Correia Ravasco Xara que era filho da sua filha Maria Ravasco casada em 1620 com Manuel Correia.


Cumprimentos
GSantos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#265440 | NBA | 17 nov 2010 17:15 | In reply to: #265423

Caro Gabriel Santos

Apenas para confirmar se o que percebi está correcto:
O licenciado Manuel Ravasco Xara + 18.07.1636, e foi casado com Isabel Ferreira;
Martim de Oliveira foi casado com Maria Barbosa, e esta era filha de de João Fernandes de Oliveira (ou era ele?...)

Nuno BA

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#265441 | Sobral | 17 nov 2010 17:37 | In reply to: #265440

Caro Nuno

O licenciado Manuel Ravasco Xara + 18.07.1636, foi efectivamente casado com Isabel Ferreira;
Martim de Oliveira foi casado com Maria Barbosa (cujos pais desconheço, apontando ser dos Barbosas de Sortelha), e o MOera filho de João Fernandes de Oliveira (como se evidencia pelo apelido).

GS

Respuesta

Enlace directo:

Miguelistas de Moura

#271120 | mpra | 21 feb 2011 22:22 | In reply to: #264837

Caro João Acabado:

Tenho conhecimento de um jazigo dos anos 40 do século XIX, pertencente a uma senhora Almeida Grave casada com um Almeida Penedo, no cemitério do Alto de São João em Lisboa. Tem um letreiro com a inscrição "abandonado". Eu da próxima vez que lá passar dir-lhe-ei. É pena que não esteja ao cuidado de alguém relacionado com as pessoas em questão. Só reparei porque conheço o nome Almeida Grave de uma senhora que foi casada com um parente meu de nome Rico.

Em miúdo um tio meu também me falou de uma guerra que opusera forças e trouxera algumas desventuras, entre outras coisas e, mais tarde, descobri que grande parte dos meus avoengos de Moura eram miguelistas. Recentemente, revi documentação que até então não me parececera relevante, mas que possivelmente prova a existência de penalizações para quem tomara o partido de D. Miguel. Refiro-me a propriedades que pertenciam a x de família principal, e depois de 1835-37 aparecem na posse de outros. Há alguma obra editada sobre o assunto? Ou a base é em boa medida a tradição oral?

Com os melhores cumprimentos,
Manuel Apóstolo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#272215 | guerra1 | 09 mar 2011 22:23 | In reply to: #265104

Confrade Nuno Borges:tem elementos acerca do casal Jeronimo Coutinho e Margarida Augusta da Trindade naturais de Cavadoude,Guarda?.Viveram cerca de 1790.Tiveram uma filha,a Maria Augusta que casou com Francisco Nunes de Souza de Porto da Carne/Guarda cerca ano 1820.Tiveram uma neta Margarida nascida em 27.9.1843.Grato por qualquer informação.J.Guerra

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#272331 | guerra1 | 11 mar 2011 20:43 | In reply to: #265104

Confrade Nuno Borges:procuro origens do casal Jeronimo Coutinho e Maria Augusta da Trindade,naturais e residentes em Cavadoude/Guarda anos 1780.Tiveram uma filha Maria Augusta.agradeço qualquer ajuda-J.G

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#272593 | guerra1 | 15 mar 2011 20:59 | In reply to: #272331

Confrade Nuno Borges:de acordo com a investigação realizada,os meus familiares também descendem de Bernardo Ravasco e D.Clara Mendonça Coutinho de Cavadoude.Tem elementos sobre origens destes Coutinhos?grato por qualquer informação jg

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#272623 | guerra1 | 16 mar 2011 07:41 | In reply to: #272593

Renovo pedido.jg

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#272624 | NBA | 16 mar 2011 08:19 | In reply to: #272331

Caro J. Guerra

Pesquisei esta família, não de forma exaustiva e, de facto, tenho um Jerónimo Coutinho, n. a 21.01.1774, em Cavadoude (Guarda), que foi casado com uma Margarida Esteves, c.g. A tratar-se do mesmo, não tenho notícia de outro casamento nem registo dessa descendência. Estudei a ascendência do Jerónimo Coutinho, que acima refiro até ao séc. XVII.
Cumprimentos,

Nuno Borges de Araújo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#272625 | NBA | 16 mar 2011 08:37 | In reply to: #272593

Caro J. Guerra

Aqui segue o que consegui averiguar sobre a ascendência de Clara de Mendonça Azevedo Coutinho. Não consegui recuar mais nos paroquiais nem noutros fundos do arquivo. Também não consegui identificar as pessoas que dão início a este tt.º em nenhum dos estudos genealógicos que tive a oportunidade de consultar:

I JOÃO DE AZEVEDO COUTINHO, fal. antes de Dezembro de 1688. É provável que fosse filho de Pedro de Azevedo Coutinho e de sua mr. D. Maria de Vasconcelos, da vila de Celorico da Beira, e assim sendo irmão de D. Ana Coutinha*. Cas. c. D. MARIA CABRAL, que fal. aos 11.6.1679, na freg.ª de S. Martinho da vila de Celorico da Beira, e foi sepultada, por disposição testamentária, na igreja da freg.ª da Santa Maria da mesma vila. Moradores na vila de Celorico da Beira. Filho:

II PAULO DE AZEVEDO COUTINHO**, nat. da vila de Celorico da Beira. Fal. aos 16.4.1712, no lugar e freg.ª de Cavadoude (Guarda), com testamento. Sepultado dentro da igreja de N.ª Sra. da Assunção do lugar de Cavadoude. Cas. aos 6.12.1688 na freg.ª de S. Pedro da vila de Celorico da Beira, c. D. ISABEL DE MENDONÇA (também referida por Mendoça), nat. da vila de Celorico da Beira, e fal. aos 20.1.1708, no referido lugar de Cavadoude, sem testamento. Sepultada dentro da igreja de Cavadoude. Filha de Jerónimo de Almeida e Mello, e de sua 2.ª mr. Baptista Cardosa, da vila de Celorico da Beira. Neta pat. de António Ribeiro Fragoso, e de sua mr. Maria de Almeida, moradores no lugar de Porco (Celorico da Beira), hoje Aldeia Viçosa (Guarda) [ver mais elementos no Anexo I]. Filho:

III JOÃO DE AZEVEDO COUTINHO DE MELLO, nat. da vila de Celorico da Beira. Cas. aos 24.9.1708, na Sé da Guarda, c. ISABEL DA COSTA SOARES DE ANDRADE, nat. da cidade da Guarda. Filha de Diogo de Andrade, e de sua mr. Isabel da Costa Soares, naturais e moradores na cidade da Guarda. Filhos:

IV D. MARIA CLARA DE MENDONÇA AZEVEDO COUTINHO, n. aos 8.8.1710, em Cavadoude. Foi crismada aos 21.9.1723, na capela do Seminário, pelo Bispo da Guarda, D. João de Mendonça. Foi madrinha de crisma Maria da Graça, da freg.ª da Sé, da cidade da Guarda. Fal. aos 15.4.1701 em Cavadoude. Cas. c. BERNARDO RAVASCO DE OLIVEIRA, nat. da cidade da Guarda, e fal. aos 12.8.1743 em Cavadoude, sem testamento. Moradores no lugar de Cavadoude, freg.ª de N.ª Sra. da Assunção de Cavadoude (Guarda). Filho de João Soares da Costa, nat. da cidade da Guarda, e de sua mr. D. Joana Rabasca de Oliveira, nat. das quintas do Salgueiro, termo da vila da Covilhã, por certo descendente de Francisco Ravasco e de sua mr. Joana de Oliveira, da vila da Covilhã.

Notas:
* D. Ana Coutinha cas. aos 8.3.1658, na Sé da Guarda com Francisco Osório da Fonseca, viúvo de Maria Guterres, da cidade da Guarda, com quem tinha cas. aos 11.3.1651, na Sé da Guarda (também esta já viúva de João do Valle de Carvalho, da cidade da Guarda), e filho de Diogo de Sousa Osório e de Maria Velosa Cabral, da vila de Celorico da Beira. C.g.

** Entre Outubro de 1697 e Julho de 1703 aparecem registos paroquiais feitos por um Paulo de Azevedo Coutinho, Reverendo Prior da igreja de Santa Maria, da vila de Celorico da Beira, que poderá ser a mesma pessoa...
Quanto a este Paulo de Azevedo Coutinho, Prior, não pude ainda ter acesso às inquirições de genere na Guarda, pelo que não consegui esclarecer esta questão.

Tratando-se de antepassados da minha mulher, algo mais que consiga averiguar é do meu interesse e peço-lhe o favor de me informar.
Cumprimentos,

Nuno Borges de Araújo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#272626 | NBA | 16 mar 2011 08:52 | In reply to: #272625

Caro J. Guerra

Talvez se pergunte porquê a minha afirmação inicial que João de Azevedo Coutinho provavelmente será «filho de Pedro de Azevedo Coutinho e de sua mr. D. Maria de Vasconcelos, da vila de Celorico da Beira», que aqui não expliquei, mas tem a ver com o facto de um filho de de D. MARIA CLARA DE MENDONÇA AZEVEDO COUTINHO e de BERNARDO RAVASCO DE OLIVEIRA ter usado o nome de JOÃO DE MENDONÇA COUTINHO VASCONCELLOS (n. aos 16.5.1728, em Cavadoude). Acontece que não encontro o apelido Vasconcelos nas gerações entre João de Azevedo Coutinho (geração I) e o João (geração V) acima referido, nem nesta linha Azevedo Coutinho nem nas suas mulheres, pelo que suponho o terá ido buscar a um antepassado mais antigo, como por vezes sucedia. Outro motivo é não ter encontrado outras pessoas que na época tenham usado esses apelidos em Celorico da Beira. Mas isto é apenas uma hipótese...
Cumprimentos,

Nuno B. A.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#272663 | guerra1 | 16 mar 2011 18:02 | In reply to: #272625

Confrade Nuno:só agora lhe posso responder.A minha mulher descende de João Mendonça Coutinho e de sua esposa Teresa Maria que casaram em 21.8.1772.Ele casou antes por 2 vezes,com Maria Josefa e depois com Vicencia Maria.O citado João Mendonça Coutinho era filho de Bernardo Ravasco de Oliveira e D.Maria Clara Mendonça Coutinho.No casamento do Bernardo com D.Maria Clara a 18.6.1737 refere ser o Bernardo filho do Capitão João Soares da Costa e de D.Joana de Oliveira Ravasco naturais da Guarda.A D.Maria Clara é filha de João Coutinho de Azevedo de Celorico e de D.Isabel da Costa Soares de Andrade.da Guarda.Diga-me o Confrade o que será melhor "investigar"para conhecermos fundamentadamente as "origens"destes Azevedo Coutinho de Celorico.A inquirição de Genere do citado Padre?por outro lado,caso me possa enviar a "arvore costados"destes Ravascos a partir de D.Joana Ravasco retro referida e tb do Capitão.Vai meu email.Grato j.g...josegguerra@msn.com

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#272666 | NBA | 16 mar 2011 18:54 | In reply to: #272663

Caro José Guerra

Pelo que me está a dizer é possível que o Jerónimo Coutinho que anteriormente referiu seja o mesmo que eu referi, casado com Margarida Esteves. Pode ter casado mais de uma vez... Estes são antepassados da minha mulher. Ele era filho de Bernardo de Mendonça Coutinho e de Margarida Maria Dias, e este filho do tal João de Mendonça Coutinho Vasconcelos e da sua 3.ª mulher Teresa Maria da Cunha, também antepassados da sua esposa.
Logo que possa envio-lhe uma mensagem por correio electrónico com a informação que me pede.
Cumprimentos,

Nuno B. A.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#272668 | guerra1 | 16 mar 2011 19:06 | In reply to: #272663

Confrade Nuno;o Padre Paulo Azevedo Coutinho que refere e assinou os paroquiais anos 1697 a 1703,não pareçe ser o "mesmo",pois que nessa época era casado com D.Isabel de Mendonça,como o Confrade aponta.Seria o Tio?irmão do seu progenitor João Azevedo Coutinho referido pelo Confrade em I ?já pedi para a Guarda a Inquirição.Cumprimentos jg.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#272669 | guerra1 | 16 mar 2011 19:49 | In reply to: #272666

Confrade:solicitei à Guarda a Inquirição do Padre Paulo.Penso que não é o mesmo que refere em I,pois que na altura em que assinou os Paroquiais,o outro Paulo era "casado",Será seu tio?irmão do João Azevedo Coutinho.cumprimentos jg

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#272690 | NBA | 17 mar 2011 03:19 | In reply to: #272669

Caro José Guerra

Eu tenho consciência do facto mas, sendo dois nomes idênticos na mesma localidade nad mesmas datas, preferia esclarecer a questão. A dificuldade que na altura tive em consultar a referida inquirição de genere, partindo do princípio que existe, é as ditas então estarem a ser objecto de tratamento arquivístico no Arquivo Diocesano da Guarda. Não se encontram no Arquivo Distrital...
Cumprimentos,

Nuno B.A.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#272711 | guerra1 | 17 mar 2011 16:15 | In reply to: #272690

Caro Nuno:já pedi à Guarda pesquisa da Inquirição do Padre Paulo Coutinho.Por outro lado,saiba que a minha familiar descende do casal Jeronimo Coutinho e esposa Margarida Esteves Agradeço envie para o meu email as "ascendencias"do Capitão J.Costa e esposa J.Ravasco.Cumprimentos jg.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Miguelistas de Moura

#272756 | Joao Acabado | 17 mar 2011 22:49 | In reply to: #271120

Caro Senhor Manuel Apóstolo
Os Miguelistas foram ferozmente perseguidos e esbulhados dos seus bens, por vezes até das suas casas, pelo Estado, pela Fazenda Pública, e pelos Tribunais Liberais, isso durou até cerca de 1870. Contra eles, à falta de outros meios, mais "legais", se "encomendavam" assaltos, por vezes até assassínios e latrocínios de toda a ordem, a gente do tipo do Zé do Telhado e outros desempregados das fileiras Liberais. Houve famílias aniquiladas até ao último herdeiro possível, que se temesse, pudesse vir a reivindicar os seus direitos, caso acontecido aqui em Safara. Só através de casamentos se conseguiu por travão e fim nesta situação, mas mesmo assim ficaram ódios e sobreviveram histórias e memórias terríveis. -Quem se aguentou, fazendo-se respeitar pelo medo, e teve dinheiro para isso, pode comprar em tribunal a sentença favorável à sua ilibação, tal como os Liberais. Quem não se aguentou, ou fugiu ou foi simplesmente espoliado, ou as duas coisas em simultâneo.
Instalaram -se por cá e por cá andaram um Juiz e um Capitão de Cavalaria, para dar caça aos perdedores. Ficaram conhecidos como o "MÁ FÉ", e o Capitão como o "ATROZ". -O juiz "abalou rico"...!
Não sei se se deverá levar isto muito a sério, pois são apenas histórias de família, mas o meu Pai e alguns primos sabiam até o nome dos personagens e bem como a quantia que o seu bisavô pagara pela sentença favorável e ilibatória, e das demais peripécias envolventes.

Os tempos vão-se mudando e... repetindo.

Cumprimentos

JoãoAcabado

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#273713 | guerra1 | 31 mar 2011 19:56 | In reply to: #272624

Confrade Nuno:como lhe disse anteriormente,solicitei "pesquisa"para a Guarda acerca dos Azevedo Coutinho de Celorico da Beira.Agradeço me contacte para o meu email,para me dar mais elementos acerca desta Familia.O ultimo que o Confrade descobriu documentalmente provado foi o João Azevedo Coutinho falecido antes de Dez 1688 que foi casado com Maria Cabral ?agradeço o seu contacto.jg

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#296005 | fam1939rav | 30 ene 2012 00:59 | In reply to: #11268

Caro Manuel
Estou em dívida para consigo. Prometi enviar-lhe dados sobre os Ravascos da região da Guarda e não o fiz.
Tenho elementos até ao Pe António Ravasco, que esteve encarcerado em Almeida, em 1833 - lutas liberais.Assim, o avô do António João Candeias Ravasco (meu falecido marido) seria descendente em 3º grau de uma sobrinha daquele padre. Este teve 5 sobrinhos, todos naturais do Seixo Amarelo, Guarda,
Portanto: António Ravasco de Gouveia(18/2/1867 - 16/5/1940), avô do António João, casou com Mª da Ascenção Teles de Almeida Ravasco e tiveram 3 filhos
- António Teles Ravasco(meu sogro), cas. c/ Mª de S. José Rolão Candeias Ravasco (nat. da Soalheira)
-José Ravasco Teles
- Maria Teles Ravasco (morreu muito jovem)
Do 1º houve descendentes:
- O referido A. João
- a Madalena C. Ravasco
- o Manuel Carlos C. Ravasco
O ramo de Gonçalo descende também de um outro sobrinho do Pe António Ravasco - António Ravasco de Gouveia, que foi ordenado padre depois de ter enviuvado. Aí a descendência é muito numerosa, mas acho que atenho mais ou menos completa.
Se puder um dia deslocar-se à Guarda, terei muito prazer em fornecer mais detalhes.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ravasco

#296006 | fam1939rav | 30 ene 2012 01:04 | In reply to: #296005

Caro Manuel,
O meu contacto de email é lenaravasco@gmail.com
Ontem criei uma página no facebook sobre os RAVASCOS (Comunidade dos Ravascos) pois encontrei alguns no Brasil e procuro ligar uns aos outros.
O meu contacto telefónico acho que ainda sabe

Respuesta

Enlace directo:

Ravasco

#357193 | Fernandes Diniz | 02 may 2015 08:57 | In reply to: #264853

Caro Confrade Nuno BA,

Calhou ver só agora esta sua mensagem antiga. Se lhe interessar encontrei na Guarda um assento de Casamento que lhe pode interessar de D. Joana de Oliveira, natural da Covilhã, filha de Isabel Ferreira Ravasco.

Estou à sua disposição em jmbfdiniz @ gmail

Cumprimentos,

Fernandes Diniz

Respuesta

Enlace directo:

Ravasco

#357274 | jataide | 05 may 2015 16:49 | In reply to: #11114

Caro Confrade Luís Pinto Gonçalves,

Relativamente a "Pedro Roiz Ravasco e seu irmão Rui Lcº. Ravasco, Estribeiro-mor d'el Rei D.Manuel" agradecia-lhe, caso pudesse disponibilizar a origem da informação.

Cumprimentos,
Manuela Aleixo

Respuesta

Enlace directo:

Ravasco

#387397 | Jacdabernarda | 12 dic 2017 01:33 | In reply to: #264940

Olá, boa noite. Ao consultar os fóruns do GeneAll encontrei a sua mensagem do ano de 2010 sobre os Ravascos em Safara e, nomeadamente, um seu familiar Bernardo Vicente Ravasco. Ora, sendo a minha avó paterna natural de Safara e tendo sido ai batizada, deparo-me no seu assento paroquial de batismo com o nome de Bernardo Vicente Ravasco, viúvo à data do batismo da minha avó ( 21 Novembro de 1867 ) que foi nessa mesma data padrinho de batismo da minha avó paterna, Bernarda Botelho Batalha. A questão que lhe coloco é se estaremos a falar da mesma pessoa que refere ou se já de um descendente seu com o mesmo nome ?


Cordialmente,

Jacinto A. Lourenço (Vieira da Costa )

Respuesta

Enlace directo:

Ravasco - da Covilhã

#409957 | j.lilaia | 26 nov 2018 20:56 | In reply to: #11104

Caros Confrades,

Apesar de me parecer que os Confrades com algum conhecimento dos Ravasco da Covilhã já não frequentam este Fórum há bastante tempo, faço uma tentativa.

Cruzando dados de diversas mensagens e de bases de dados, parece-me que a maioria, se não todos, os Ravasco da Covilhã descenderão do casal António Gomes Ravasco e Maria Xara.

Este casal terá tido 7 filhos, dos quais apenas consegui identificar 4:

1 - Manuel Ravasco Xara (fal. a 18/07/1636) cc Isabel Ferreira,. que tiveram:

1.1 - Francisco Ravasco cc Joana de Oliveira, que tiveram:
1.1.1 - Isabel Ferreira Ravasco cc Francisco Rodrigues da Costa (Capitão), que tiveram:
1.1.1.1 - Joana Ravasco de Oliveira cc João Soares da Costa, com geração

1.1.2 - Filipe Ravasco de Oliveira cc Cecília Távora de Almeida, que tiveram:
1.1.2.1 - Clara Maria de Vasconcelos cc Pedro de Aragão de Miranda e Sá

1.2 - Beatriz Ravasco cc (1600/Covilhã/Stª Maria) António de Figueiredo Correia (fal. em 20/12/1655), que tiveram:
1.2.1 - Guiomar Correia de Figueiredo (1610/1687) cc (1639/Covilhã/StªMaria) Diogo Fernandes Botelho

1.3 - Maria Ravasco cc (1620) Manuel Correia, que tiveram:
1.3.1 - Manuel Correia Ravasco Xara

1.4 - ?
1.5 - ?
1.6 - ?
1.7 - ?
1.8 - ?

2 - Ana Gomes Ravasco cc Jorge Francisco, que tiveram:
2.1 - Gaspar

3 - Úrsula Ravasco

4 - Gaspar Lopes Ravasco (Prior de Marmelar/Vidigueira), que fez testamento em Portel em 1621.

5 - ?
6 - ?
7 - ?

Obsv. Existem 2 irmãos, Francisca e João Ravasco (prior de Stª Maria/Covilhã), identificados como sobrinhos do Padre Gaspar Lopes Ravasco (4) mas sem indicação de que irmão/irmã são filhos.


Algum dos confrades tem mais dados que ajudem a completar os que indico, nomeadamente locais e datas e, mais importante, identificação dos descendentes desconhecidos (que indico com ?), principalmente os que terão vivido entre o final do Séc.XVI e o inicio do Séc.XVIII ?.

Procuro a ligação (ou não) destes com os seguintes:

Filipe de Jesus de Almeida Ravasco (n.1779/São Pedro/Covilhã) - Vereador/Alferes e depois Capitão de Ordenanças (1830), cc (1806/Santiago/Covilhã) Ana Angélica Benedita da Cunha, filho de:

Filipe da Cruz Ravasco (n. 1744/Santiago/Covilhã), Tabelião, cc (1778/São Pedro/Covilhã) Catarina Jacinta Ribeira, filho de:

Marcos da Cruz Ravasco (n. 1713/Santiago/Covilhã), cc Francisca Josefa da Cruz, filho de:

Manuel de Almeida Ravasco (n. 1679/StªMaria/Covilhã), cc (1705/Santiago/Covilhã) Joana Rodrigues Honrado, filho de:

Bartolomeu de Almeida (fal. antes de 1705) cc Joana Fernandes (provávelmente os que casam em Santa Maria em 1677, sem indicação de filiação)


Qualquer informação nova que me ajude a obter pistas será benvinda.


Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Respuesta

Enlace directo:

Ravasco

#409959 | NBA | 26 nov 2018 21:04 | In reply to: #409957

Infelizmente não tenho qualquer informação sobre os irmãos omissos, nem que permita entroncar os que referiu.
Cumprimentos,
Nuno BA

Respuesta

Enlace directo:

Ravasco

#409962 | j.lilaia | 26 nov 2018 23:21 | In reply to: #409959

Apesar de não me conseguir ajudar, fico grato pela sua resposta.

Muito Obrigado

Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Respuesta

Enlace directo:

Ravasco

#433974 | Jotri | 24 may 2021 19:00 | In reply to: #409957

Ver
https://heraldicagenealogia.blogspot.com/2010/08/quinta-da-ponte-faia-guarda-familia.html

Respuesta

Enlace directo:

Ravasco

#445721 | RicardoMatos | 07 feb 2023 11:11 | In reply to: #11104

Boa tarde! A mensagem é antiga, estive a pesquisar sobre esses Ravascos que são da parte da minha mulher! tenho algumas informações se quiser envie mensagem que eu respondo!

Respuesta

Enlace directo:

Ravasco

#445722 | RicardoMatos | 07 feb 2023 11:15 | In reply to: #34527

Tenho informações sobre alguns Ravascos da Póvoa de S.Miguel, ascendentes de Domingos Salvador Ravasco

Respuesta

Enlace directo:

Ravasco

#445723 | RicardoMatos | 07 feb 2023 11:18 | In reply to: #409957

Tenho ascendentes de António Francisco Ravasco, com ligações à Póvoa de S. Miguel, penso que já no século XVIII

Respuesta

Enlace directo:

Ravasco

#445724 | RicardoMatos | 07 feb 2023 11:29 | In reply to: #264923

Consegui chegar a um ascendente : António Francisco Ravasco que casou com Cecília Maria d´Almeida Grave e a um filho de ambos, José Francisco Bernardo Ravasco d´Almeida, mas não tenho registo de datas

Respuesta

Enlace directo:

Domingos Salvador Ravasco cc D. Francisca Godinho Fernandes Apóstolo

#450571 | mpra | 18 oct 2023 15:16 | In reply to: #445722

Caro Ricardo Matos,

O Domingos Salvador Ravasco que refere foi casado com D. Francisca Godinho Fernandes Apóstolo (ou Godinho Apóstolo Fernandes)? Se sim, poder-me-ia dar algumas datas referentes a este Domingos e quais os seus ascendentes? Pelos nomes, deduzo que haja relação com os da Amareleja.

Quanto aos Ravascos da Amareleja, Safara, Santo Amador, Póvoa de São Miguel e terras ao redor, tenho enviado para a base grande parte da informação que tenho recolhido, que se veio a juntar aos trabalhos de outras pessoas que não conheço e têm enviado informações para a base (referente a Acabados, Ravascos, Fortes, Almeidas Graves, Carvalhos etc.).
Não descendo de Acabados, nem que eu saiba de Ravascos, mas descendo de várias outras famílias que se cruzaram com eles de forma bastante constaste.

Não conheço nenhum trabalho que trate a ascendência mais antiga destes Ravascos e muito do que leio, à luz da documentação consultada por mim, parece-me um tanto ou quanto especulativo. Seria interessante alicerçar algum conhecimento em documentação coeva.

Cumprimentos,
Manuel

Respuesta

Enlace directo:

Ravasco

#450572 | mpra | 18 oct 2023 15:18 | In reply to: #445724

Creio que essas pessoas já estão todas, com algumas datas, na base do geneall.

Respuesta

Enlace directo:

Ravasco

#450573 | mpra | 18 oct 2023 15:27 | In reply to: #445722

P.S.:Esqueci-me de referir que o Domingos Salvador Ravasco que refiro não teve geração da sua mulher D. Francisca Godinho Apóstolo Fernandes, mas teve filhos naturais de uma outra senhora.

Respuesta

Enlace directo:

Ravasco

#450576 | Jotri | 18 oct 2023 15:48 | In reply to: #264853

Não é "quintas do Salgueiro", mas Quintãs do Salguero, então um pequeno lugarejo anexo ao Salgueiro e hoje uma freguesia que faz parte dos denominados Três Povos (Salgueiro, Quintãs e Escarigo).

Respuesta

Enlace directo:

Ravasco

#450600 | NBA | 18 oct 2023 22:31 | In reply to: #450576

Agradeço o seu esclarecimento Jotri.

Respuesta

Enlace directo:

Ravasco

#452799 | fredvvs | 05 mar 2024 18:25 | In reply to: #450573

Olá Manuel,

Sobre os Camachos Rodrigues, respondi ao seu post de 2020.

se poder entrar em Contacto: freddycamacho11@gmail.com

Respuesta

Enlace directo:

Ravasco

#453750 | Fernandes Diniz | 01 may 2024 08:27 | In reply to: #409957

Caro João Clímaco Lilaia,
Nas minhas notas, que coligi ao estudar a vila da Covilhã, encontrei o licenciado Manuel Ravasco, natural da Covilhã, que casou com Isabel Ferreira, sendo licenciado em Artes (1580) e bacharel em Medicina (1582), como filho de Francisco Gomes Ravasco e de sua mulher Maria Xara. O processo de aluno na Universidade de Coimbra refere que seu pai era Francisco Gomes.
Por esta razão fiquei surpreso que tenha considerado que o pai do licenciado Manuel Ravasco fosse António Gomes Ravasco.
Cumprimentos,
Jorge M B Fernandes Diniz

Respuesta

Enlace directo:

Ravasco

#453754 | j.lilaia | 01 may 2024 19:30 | In reply to: #453750

Caro Jorge Fernandes Diniz,

Se é essa a filiação que consta na matricula, estará com certeza certa.

Como referi, aquele "puzzle" que montei foi baseado apenas nas informações dispersas que encontrei, e não em dados pesquisados por mim em fontes primárias, pois apenas procuro perceber a eventual ligação a estes do outro ramo de Ravascos da Covilhã que pesquiso.

Mais especificamente, a informação da filiação que indiquei foi baseada numa outra mensagem que consta nesta discussão e com autoria de "Sobral" (G.Santos):
https://geneall.net/pt/forum/11104/ravasco/#a265035

Nessa mensagem o Licº Manuel Ravasco Xara é indicado como filho de António Gomes Ravasco e Maria Xara e neto de Francisco Gomes e Inês Afonso "que instituíu Capela que passou aos Costa Lobo da Covilhã".

Não sei em que documentos o autor se baseou mas poderá haver lapso. Será aquele António Gomes Ravasco um dos irmãos com nome desconhecido de Manuel Ravasco Xara e confundidas as gerações e filiações?

Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Respuesta

Enlace directo:

Ravasco

#453796 | Fernandes Diniz | 03 may 2024 15:26 | In reply to: #265035

Caro Gabriel Santos "Sobral",
Gostava de poder compreender as suas ilações, perceber exatamente que certezas documentais possui sobre a filiação do licenciado Manuel Ravasco que casou com Isabel Ferreira, porquanto os dados emergentes do seu processo de estudante na Universidade de Coimbra referem ser natural da Covilha, filho de Francisco Gomes, ter ido cursar Medicina para a Universidade de Salamanca em 1575, ter-se matriculado na Universidade de Coimbra em 1577, obtendo o grau de licenciado em Artes em 1580 e o grau de bacharel em Medicina em 1582.
Cumprimentos,
Jorge M B Fernandes Diniz

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 04 may 2024, 02:03.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen