Visconde do Sarzedo

This topic is classified in rooms: Pessoas | Títulos | Cargos

Visconde do Sarzedo

#111282 | bandeira | 04 feb 2006 17:17

É meu quarto avô, mas sei muito pouco sobre ele.Sei que foi licenciadeo em direito, juiz e ?P residente da Câmara de Arganil. Mas ignoro o que tenha levado D.Luis a conceder-lhe o título.Para além disso ignoro se existe algum retrato dele, eventualmente em Arganil. Será que algum confrade me poderá ajudar?
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Respuesta

Enlace directo:

RE: Visconde do Sarzedo

#111316 | pgirao | 05 feb 2006 01:34 | In reply to: #111282

Caro Gonçalo Calheiros,

Transcrevo da "Resenha das Famílias Titulares e Grandes de Portugal" (Albano da Silveira Pinto e Visconde de Sanches de Baena, 1890):


Visconde de Sarzedo - António Ribeiro de Carvalho Abreu Pessoa de Amorim Pacheco, 1º visconde de Sarzedo "em sua vida"; Administrador dos Vínculos de Sarzedo e Algaça; Fidalgo da Casa Real; Comendador da Ordem da Conceição; Cavaleiro da Torre e Espada; Bacharel formado em Direito; proprietário. Nasc. a 6 de Abril de 1807, e casou com D. Maria Máxima Homem Freire de Andrade, filha de José Tomás Cardoso Homem Freire de Andrade, e de D. Maria Emília Figueiredo.

Filhos:
1º - D. Maria Emília. - Nasc. a 28 de Maio de 1840; casada com José Freire de Carvalho Lopo e Albuquerque.
2º - José Ribeiro. - Nasc. a 7 de Junho de 1843.
3º - D. Maria Augusta. - Nasc. a 2 de Novembro de 1845.

Seus Pais:
José António Ribeiro de Carvalho, antigo Magistrado e Capitão-mor de Ordenanças de Arganil, casado com D. Ana de Abreu Pessoa de Amorim Pacheco.

Criação do Título:
Decreto de 14 e Carta de 16 de Abril de 1868.

Brasão de Armas:
Escudo esquartelado; no primeiro quartel as armas dos Carvalhos; no segundo as dos Abreus; no terceiro as dos Pessoas, e no qaurto as dos Amorins. (Ver "Arquivo Heráldico-Genealógico a pág. 82, nº 322).


Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

P.S. - Por curiosidade, fui consultar o dito "Arquivo", que também possuo. Acrescenta mais alguma coisa a respeito dos antepassados do visconde, que descreve com algum pormenor até um quarto avô - Jorge de Amorim Pessoa, a quem se passou brasão de armas a 17 de Dezembro de 1701. Se estiver interessado, igualmente lhe transcrevo.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Visconde do Sarzedo

#111317 | JCALD | 05 feb 2006 03:03 | In reply to: #111282

Caro Parente Gonçalo Calheiros:
(permita-me que assim o trate, pois a sogra do Visconde era minha colateral)

Não me consta que haja retrato pintado do Visconde na Casa do Sarzedo Se houve, terá desaparecido no incêndio que consumiu o edifício em vida do filho. A casa já não está na família, segundo creio. Serviu de cenário na rodagem do último filme sobre Fátima (com Catarina Furtado e Diogo Infante).
Tendo morrido em 1869, é possível haver registo fotográfico, mas não tenho conhecimento.
Seguem algumas notas biográficas do Visconde, retiradas de um livro que ando a escrever sobre Famílias Arganilenses.

Antonino (1) Ribeiro de Carvalho de Abreu Pessoa de Amorim Pacheco, bacharel formado em Direito, Juiz de Fora em Elvas e Juiz substituto da Comarca de Arganil, Presidente da Câmara da mesma vila nos biénios de 1856/7 e 1866/7, Sargento-Mór das Ordenanças de Arganil (31-3-1831), 1.º Visconde do Sarzedo (Dec. de 14 e Carta de 16-4-1868), Fidalgo Cavaleiro da Casa Real [TT - Mordomia - 1859, O.7, Lº 17, fº 209 e Lº 28, fº 97-vº], Comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, Cavaleiro da Ordem da Torre e Espada, foi-lhe concedido brasão de armas em 1859, com dispensa de pagamento dos direitos por serviços prestados ao país (2). Foi graças à sua influência, que o governo mandou construir a ponte sobre o Alva junto do Sarzedo. Nasceu no Sarzedo (freguesia do concelho de Arganil) a 6-4-1807 e aí faleceu a 4-4-1869, filho do Dr. José António Ribeiro de Carvalho, do Sarzedo, juiz de fora em Odemira, Sargento-Mór (2-5-1798) e Capitão-Mór de Ordenanças de Arganil, grande proprietário, etc. e de D. Ana de Sá de Abreu Pessoa de Amorim Pacheco, da Quinta de Orão, Redinha, Soure, neto paterno de Manuel Ribeiro da Fonseca, capitão da ordenança de Arganil, natural de Mouronho (hoje Tábua), mas residente no Sarzedo, e de D. Águeda de Carvalho, natural de Algaça, Santa Maria de Arrifana de Poiares (Vila Nova de Poiares), irmã do Vigário de Penamacôr Ascênsio de Carvalho, fundador do vínculo de Algaça, cuja administração andou na descendência da irmã, e materno de Alberto de Sá de Abreu Pessoa de Amorim (Carta de Brasão esq. de Amorim, Pessoa, Abreu e Gouveia, passada em 21-7-1797, Arq. Her.-Geneal. nº 19) e de D. Luísa Maria Felizarda da Luz Coutinho, da dita Quinta.
Casou em Bobadela a 11-4-1836 com o D. Maria Máxima Cardoso Homem Freire de Andrade, nascida na Bobadela (hoje Oliveira do Hospital) a 28-5-1803 e falecida a 4-4-1887, filha de José Tomás Cardoso Homem Freire de Andrade, de Bobadela, e de D. Maria Emília de Figueiredo, da Cerdeira (hoje Arganil), neta paterna de João Cardoso Homem Freire e de Vitória Maria de Andrade, de Bobadela, e materna de António Manuel de Figueiredo, da Cerdeira, de Ana Matoso, do Pisão, freguesia de Coja (hoje Arganil).
Notas:
(1) Este nome vem quase sempre corrompido nas obras de consulta e outras. Definitivamente não é António mas sim Antonino.
(2) Escudo esquartelado com as armas das famílias Carvalho, Abreu, Pessoa e Amorim. No entanto a monumental pedra de armas da Casa do Sarzedo é igual a outra existente em Alvaiázere, numa casa, pertencente à família materna do Visconde. Segundo uma recente monografia de Alvaiázere, da autoria do pároco desta vila, a pedra, que ostenta um esquartelado de Pachecos, Pimentéis e Bocarros, foi retirada de uma propriedade pelo filho do Visconde, para ornamentar a porta da Casa do Sarzedo, quando foi reconstruída, após um violento incêndio, no fim do século dezanove. Não sei se anteriormente a casa tinha pedra de armas.

Resta acrescentar que o Visconde conseguiu passar incólume pelas lutas entre liberais e absolutistas, que tanto ensanguentaram e dividiram as famílias da Beira. Conta-se que algumas das honrarias prometidas pelo governo miguelista, foram depois confirmadas pelo regime seguinte, o que atesta bem a sua imparcialidade.

Cumprimentos,

José Caldeira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Visconde do Sarzedo

#111323 | bandeira | 05 feb 2006 10:58 | In reply to: #111317

Caros amigos e parentes:
Muito obrigado pelos dados que facultaram.A minha esperança era que efectivamente houvesse alguma iconografia do Visconde. E também quais teriam sido os "serviços prestados ao país" que estiveram na base da"dispensa de pagamento de direitos".De qualquer modo, os dados biográficos que forneceram, que muito agradeço, já me dão alguma visão de quem teria sido este meu avô.
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Respuesta

Enlace directo:

RE: Visconde do Sarzedo

#111762 | manelsp | 10 feb 2006 15:15 | In reply to: #111323

Caro Gonçalo Calheiros

Vejo que a base de dados do Genea apresenta a segunda viscondessa de Sarzedo, mas pelos dados apresentados não consigo verificar o parentesco. No Entanto, caso saiba que há, se quiser comunicar-me a existência de tal vínculo poderei ver se consigo alguma imagem do primeiro visconde, já que conheço muito bem os descendentes da actual titular, que são meus primos.
Com os melhores cumprimentos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Visconde do Sarzedo

#111772 | bandeira | 10 feb 2006 18:04 | In reply to: #111762

Meu Caro
A segunda viscondessa era a Teresa Nápoles,que não conheci.Era descendente de D.Maria Emília Freire de Carvalho de Amorim Pacheco (Julgo que bisavó dela),que vem no Genea e é filha do Visconde.Eu descendo do filho do mesmo, José Ribeiro que teve filhas naturais, reconhecidas, a mais velha das quais foi minha bisavó, também Maria Emília. Se me conseguir algo fico-lhe imensamente grato.
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Respuesta

Enlace directo:

RE: Visconde do Sarzedo

#111781 | manelsp | 10 feb 2006 19:50 | In reply to: #111772

Caro Gonçalo

Vou falar hoje mesmo com os meus primos.
Cumprimentos
MSP

Respuesta

Enlace directo:

RE: Visconde do Sarzedo

#111940 | manelsp | 13 feb 2006 13:52 | In reply to: #111772

Caro Gonçalo

só para dizer que o meu primo, neto da segunda viscondessa, já está à procura de imagens do seu tetravô. Espero resposta para breve.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Visconde do Sarzedo

#112348 | manelsp | 18 feb 2006 13:24 | In reply to: #111772

Caro Gonçalo

Na casa do meu primo não existe nenhuma imagem do Visconde, mas já está preparado para procurar na casa dos seu Avô, viúvo de Teresa Nápoles. Espero dar-lhe uma resposta afirmativa em breve.
Cumprimentos
Manuel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Visconde do Sarzedo

#112350 | bandeira | 18 feb 2006 15:27 | In reply to: #112348

Caro Manuel:
Muito obrigado pelo seu empenho.
Um abraço
Gonçalo

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 16:32.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen