Auxiliares no Exército-Para Nuno Borrego
This topic is classified in rooms: Cargos | Bibliografia
Auxiliares no Exército-Para Nuno Borrego
boa noite Nuno,
o meu irmão, que é escritor, pediu-me o seguinte esclarecimento: "Outra coisa que ainda não percebi muito bem é qual é exactamente o estatuto dos auxiliares no exército. Há uns que são civis e colaboram em algumas operações militares, mas não entendo bem o estatuto dos outros nem a diferença entre os praças e os auxiliares."
Pedia-lhe se o ajudava.
um abraço
Francisco Montanha Rebelo
Enlace directo:
RE: Para Nuno Borrego
Caro Francisco Montanha Rebelo
Sem querer subsituir-me ao Nuno Borrego, e presumindo que quando refere auxiliares, se está a referir aos Corpos Auxiliares que incluem as Milicias e as Ordenanças, posso dizer que se trata de organizações militares, auxiliares, que como tal tal tinham também oficiais e praças. Daqui resulta não se poder fazer uma comparação entre praças e auxiliares.
Sugiro-lhe o site "Portal da História" da autoria de Manuel Amaral, ilustre irmão do nosso "hospedeiro" Luis Amaral, que tem uma óptima apresentação destas forças militares (ou deveria dizer para-militares?).
Ver
dobliu dobliu dobliu ponto arqnet ponto pt barra exercito barra principal ponto html
Um abraço
João Cordovil Cardoso
Enlace directo:
RE: Para Nuno Borrego
boa tarde João,
obrigado pela pronta resposta.
abraço
Enlace directo:
RE: Auxiliares no Exército-Para Nuno Borrego
boa noite Nuno,
o meu irmão, que é escritor, pediu-me o seguinte esclarecimento: "Outra coisa que ainda não percebi muito bem é qual é exactamente o estatuto dos auxiliares no exército. Há uns que são civis e colaboram em algumas operações militares, mas não entendo bem o estatuto dos outros nem a diferença entre os praças e os auxiliares."
Estamos a falar em fins do século XIX: 1890.
Pedia-lhe se o ajudava.
um abraço
Enlace directo:
Caro Francisco,
Só hoje vi o seu tópico, tenho andado arredado da net e dos emails.
No final do Séc. XIX já não existiam Auxiliares (Milícias desde 1796).
Este Corpo Militar foi extinto (como quase tudo o que prestava para alguma coisa) como a saída do Reino do Senhor D. Miguel (q.D.g.).
No notável artigo do Manel Amaral, inserto no livro das Ordenanças..., encontrará a melhor explicação sobre a funcionalidade dos Auxiliares/Milícias.
Aproveito este tópico, visto não ter o seu email, para convidá-lo a comparecer no próximo almoço gastro-geneo da Academia dos Simples (que pelo nome não percam) que decorre na 1.ª quinta feira de cada mês no Clube de Tiro, em Monsanto.
Abraço Amigo
NB
Enlace directo:
Caro Nuno,
agradeço a sua resposta e o seu convite para o almoço que penso, será dia 6 de Abril.
De qualquer modo o meu email é francisco.rebelo@brisa.pt.
abraço amigo
FMR
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 13 nov 2024, 18:49.