Inquirições de Genere do Arquivo de Braga

This topic is classified in rooms: Arquivos | Regiões

Inquirições de Genere do Arquivo de Braga

#114381 | Matilde Souto Pires | 17 mar 2006 19:28

Caros Confrades
Será que algum confrade que frequentam o ADB me poderá dar uma ajuda?
Tenho vários processos assinalados,com o respectivo nome do Inquirido ,número do processo, número da pasta, data, freguesia ,nome dos pais.Gostaria de ter os assentos paroquiais ou nome dos Pais e Avós ...Pelo menos essas informações seriam-me muito úteis ,´já que devido à distancia que me encontro de Braga não
tenho facilidade de aí me deslocar ,e mandar vir esses processos ,sinceramente torna-se muito dispendioso para mim ...
Um bem haja a quem quiser dar uma ajuda.
Matilde Souto Pires

Respuesta

Enlace directo:

RE: Inquirições de Genere do Arquivo de Braga

#114382 | Matilde Souto Pires | 17 mar 2006 19:31 | In reply to: #114381

Ser-me iam muito úteis

Obrigada
Matilde Souto Pires

Respuesta

Enlace directo:

RE: Inquirições de Genere do Arquivo de Braga

#114440 | Matilde Souto Pires | 18 mar 2006 19:57 | In reply to: #114381

Caros Confrades
Será que algum confrade que frequente o ADB me poderá dar uma ajuda?
Tenho vários processos assinalados,com o respectivo nome do Inquirido ,número do processo, número da pasta, data, freguesia ,nome dos pais.Gostaria de ter os assentos paroquiais ou nome dos Pais e Avós ...Pelo menos essas informações seriam-me muito úteis ,´já que devido à distancia que me encontro de Braga não
tenho facilidade de aí me deslocar ,e mandar vir esses processos ,sinceramente torna-se muito dispendioso para mim ...
Um bem haja a quem quiser dar uma ajuda.
Matilde Souto Pires

Respuesta

Enlace directo:

RE: Inquirições de Genere do Arquivo de Braga

#114455 | pgirao | 19 mar 2006 00:07 | In reply to: #114440

Cara Matilde Souto Pires:
Experimente ir ao "site" do Arquivo Distrital de Braga, pode fazer essa pesquisa "online", aparecem os nomes dos pais e as freguesias de nascimento dos inquiridos.
Se não souber como ir ter ao "site", sugiro que pesquise num motor de busca a expressão - braga "de genere" - e encontra logo o que pretende!
Boa sorte!
Pedro Girão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Inquirições de Genere do Arquivo de Braga

#114481 | Matilde Souto Pires | 19 mar 2006 17:30 | In reply to: #114455

Caro Pedro Girão
Muito obrigada por me ter respondido.
Tirei as informações das inquirições de Genere ,precisamente do site do Arquivo distrital de Braga,mas é pouco ,pois eu pretendia ter os assentos paroquiais que quasi sempre constam nos processos.Às vezes não constam,os assentos paroquiais,mas sempre aparecem os nomes dos Pais,Avós e até visavos.Por exemplo tenho um processo ,que por suspeita de cristânovice tem 35 assentos paroquiais.
Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Respuesta

Enlace directo:

RE: Inquirições de Genere do Arquivo de Braga

#114482 | Matilde Souto Pires | 19 mar 2006 17:33 | In reply to: #114481

Digo bisavós


Matilde Souto Pires

Respuesta

Enlace directo:

RE: Inquirições de Genere do Arquivo de Braga

#114511 | pgirao | 19 mar 2006 23:41 | In reply to: #114482

Cara Matilde Souto Pires,
Tenho muita pena de não lhe poder prometer nada... vou ao ADB bastante esporadicamente. seja como for, sugiro que coloque aqui a lista dos inquiridos (com nº de processo) que gostaria de ver consultados, pode ser que alguém se anime...
Pedro Girão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Inquirições de Genere do Arquivo de Braga

#114667 | Matilde Souto Pires | 21 mar 2006 18:31 | In reply to: #114511

Caros Confrades

Seguindo o conselho de um simpático confrade e na esperança de comover alguem dos que frequentem mais assiduamente o ADB venho pedir se me procuram os assentos paroquiais que constem nas Inquirições de Genere,ou o nome dos Avós dos Inquiridos seguintes:

Dionisio de Freitas---Processo33210---Pasta 1474---Data 17-3-1692
Freguesia de S.Sebastião de Guimarães
Pai=Gabriel de Freitas---Mãe=Clara Francisca
_____________________________________
Manuel de Freitas---Processo 8196 Pasta 375---Data 19-11-1720
Freguesia de Candosa-S.Martinho---Concelho de Guimarães
Pai=Dionísio de Freitas ---Mãe= Maria Ribeiro
______________________________________
José António Marques
Processo23550---Pasta1064---Data 19-8-1784
Freguesia Oliveira de Santa Maria
Pai=Domingos António Marques---Mãe=Maria de Araújo
______________________________________
Gabriel António de Araújo
Processo27712---Pasta1216---Data 2-8-1760
Freguesia S.Tiago de Castelões Vila Nova de Famalicão
Pai=Custódio Francisco Braga---Mãe=Maria de Sá e Araújo
______________________________________
Gabriel Gonçalves Araújo
Processo 27678---Pasta 1214---Data 17-7-1747
Freguesia de S. Silvestre de Requião---Vila Nova de Famalicão
Pai=Baltazar Gonçalves---Mãe=Custódia Araújo
(Tem Arvore Genalógica)
_____________________________________
João da Cunha Freitas
Processo 21225---Pasta 937---Data 19-8-1733
Freguesia S.Salvador de Joane ---Vila Nova de Famalicão
Pai= Vasco Cunha Freitas ---Mãe=Ana Maria Figueiredo
Tio Materno Damião Rodrigues Figueiredo
_____________________________________
Sei que é um trabalho muito grande pois são processos de dificil leitura,noentanto é mais uma tentativa que faço e bem haja ou bem ajam.
Matilde Souto Pires

Respuesta

Enlace directo:

RE: Inquirições de Genere do Arquivo de Braga

#114858 | mbp | 23 mar 2006 22:21 | In reply to: #114667

Cara Matilde Souto Pires

Descendo de Custódio Francisco Braga e de Maria de Sá e Araújo da casa de Santiago de Castelões. Que pretende saber?

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Respuesta

Enlace directo:

RE: Inquirições de Genere do Arquivo de Braga

#114949 | Matilde Souto Pires | 24 mar 2006 17:06 | In reply to: #114858

Caro Miguel Brandão Pimenta
Obrigada por se ter interessado pelo meu pedido.
Maria de Sá e Araújo era sobrinha de uma antepassada minha,Custódia Francisca de Araújo,como tal pode ser que nesta Inquirição de Genere haja assentos paroquiais em que constem Avós ou até bisavós .Acho sempre interessante saber os padrinhos e testemunhas dos baptismos e casamentos,alem de que o que dizem as testemunhas tambem muitas vezes são elucidativo do nível social e do caracter dos Inquiridos.
Assim sei que Maria de Sá e Araújo é filha de Teresa Francisca de Araújo,irmã da minha antepassada Custódia Francisca de Araújo.Este Custódio Francisco Braga era Capitão como deve saber
Se tiver alguns assentos paroquiais dos ascendentes de Teresa Francisca ou até oseu assento de casamento com Domingos Francisco agradeço que me diga pois desconfio que eram parentes ,pois o apelido Francisco e Araújo repetem-se muito.
Os Avós Maternos de Custódia Francisca de Araújo e de Teresa Francisca de Araújo eram Manuel de Araújo e Isabel Antónia .O manuel de Araújo era filho de Pedro de Araújo e de uma senhora solteira de Alcunha (a Matrones)de Prazins
Gostaria de ter o nome desta.Descobri esta personagem num processo para Familiar do Santo Ofício e uma das testemunhas elogia -a bastante .Nesse mesmo processo fiquei a saber que o pai da Isabel Antónia era António Dias ,de Requião ,mas as testemunhas não mencionam o nome da Mãe,sabe quem foi?
Agradeço qualquer informação que me possa dar,como vê práticamente as informações que tenho são retiradas de Inquirições de Genere e de processos para o Santo Ofício e outros que vou encontrando na Torre doTombo .Simplesmente eu vou de longe em longe a Lisboa e estes processos levam-me muito tempo a decifrar, mas lá vou conseguindo...O pior é o meu ramo materno cujas Inquirições estão em Braga e Porto e não me convem requisitar esses processos sem saber se valerá a pena .Há dias requesitei um que não continha nenhum assento paroquial
,fiquei desanimada.
Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Respuesta

Enlace directo:

RE: Inquirições de Genere do Arquivo de Braga

#115540 | Matilde Souto Pires | 31 mar 2006 17:06 | In reply to: #114667

Caros confrades

Renovo o meu pedido , na esperança que alguem que frequente o Arquivo Distrital de Braga tenha a gentileza de procurar uma das seis Inquirições de Genere que solicito,pois algumas há que se conseguem decifrar mais fácilmente

Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Respuesta

Enlace directo:

RE: Inquirições de Genere do Arquivo de Braga

#115631 | mbp | 02 abr 2006 00:46 | In reply to: #115540

Cara Matilde Souto Pires

Durante a próxima semana penso ir ao ADB. Não me importo de lhe pesquisar o que pretende.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Respuesta

Enlace directo:

RE: Inquirições de Genere do Arquivo de Braga

#115664 | Matilde Souto Pires | 02 abr 2006 16:50 | In reply to: #115631

Caro Miguel Brandão Pimenta

Muito obrigada pela sua disponibilidade,sinceramente agora relendo o que pedi receio ter sido exagerada no meu pedido,pois geralmente estas Inquirições,alem de muito longas e repetitivas são dificeis de decifrar.
Assim,sobre Dionisio de freitas--Processo 33210 --Pasta 1474 ,se não constar no processo, assentos paroquiais ,não se incomods mais,porque eu tenho a Inquirição de genere do irmão meu antepassado sem assentos paroquiais.
Se bem que esteja interessada em todos os processos que pedi,realmente o principal é o de :
João da Cunha Freitas --Processo 21225--Pasta 937,pois tenho uma antepassada desta freguesia com o mesmo apelido que poderá ser sua familiar.
Mais uma vez os meus agradecimentos
Matilde Souto Pires

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 13 jun 2024, 22:05.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen