Pedro Nunes/Aos genealogistas do Algarve

This topic is classified in rooms: Pessoas | Regiões

Pedro Nunes/Aos genealogistas do Algarve

#114832 | josemariaferreira | 23 mar 2006 17:39

Caros confrades

Algum de vós já tropeçou num Pedro Nunes? Este que procuro foi militar que se distinguiu nas fronteiras e pertencia à Praça de Castro Marim, aquando da Guerra da Restauração, às ordens de Martim Afonso de Mello, Capitão Geral e Governador do Algarve.
Agradeço desde já a vossa gentileza.

Com os meus melhores cumprimentos

Zé Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pedro Nunes/Aos genealogistas do Algarve

#115095 | Adr Cust | 26 mar 2006 00:09 | In reply to: #114832

Caro José Maria

Até à data não encontrei nenhum Pedro Nunes com essas referências. Na minha genealogia tenho dois Pedro Nunes, um nascido cerca de 1680 cc Maria Gonçalves e um neto deste que casou em 1776 com Jacinta Lopes que certamente não tem qualquer relação.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pedro Nunes/Aos genealogistas do Algarve

#115120 | josemariaferreira | 26 mar 2006 13:26 | In reply to: #115095

Caro Custódio Adriano

Obrigado pela sua resposta. Este Pedro Nunes que aguardo notícias apoiou "quis" a aclamação de D. João IV distinguiu-se nas Guerras do Brasil e na fronteira de Castro Marim. Não sei de onde era natural mas tudo indica que tivesse vivido em Castro Marim na década de 1650-1660.
Os Rodrigues Cavaco ainda não estão esquecidos! Assim que tive tiver novidades lhe participarei.

Com os melhores cumprimentos

Zé Maria

Respuesta

Enlace directo:

Pedro Nunes/Aos genealogistas do Algarve

#389266 | josemariaferreira | 14 feb 2018 12:08 | In reply to: #115095

Caro Custódio Adriano

Finalmente achei num registo de baptismo o tal Pedro Nunes que há tanto procurava pelos lado de Castro Marim com ligação familiar muito próxima a Belchior de Arvelos de Brito!
Pedro Nunes foi padrinho de Luzia, filha de António Pimenta e de sua mulher Isabel Nunes baptizada em Castro Marim no dia 20 de Dezembro de 1644. Neste registo de baptismo já é tratado por capitão Pedro Nunes, mas foi como alferes que se distinguiu na guerra do Brasil e na da fronteira de Castro Marim, a tal ponto que o rei D. João IV reconhecido pelos seus serviços e pela "muita experiência que tem das cousas e casos de guerra" lhe passou carta patente de capitão a 23 de Maio de 1644.
Este Pero Nunes era casado com uma Ana Raposo que tenho muito próxima de Belchior de Alvelos e Brito, natural de Almodôvar, mas por estas alturas era já residente em Castro Marim e que veio a casar com Simoa Taborda Soares .
Se souber ou encontrar algo sobre esta Ana Raposo (de Brito?) e seu marido Pedro ou Pero Nunes agradecia-lhe muito a sua informação.
Obrigado.

Os meus cumprimentos

Zé Maria

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 17 jun 2024, 05:57.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen