RE: Gusmão/ Ilha de São Miguel

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Gusmão/ Ilha de São Miguel

#115691 | António Franz | 03 abr 2006 01:52

Caros Participantes

Gostaria de saber qual a origem deste apelido na Ilha de São Miguel, será de Francisco de Gusmão, senhor da Capitania de Machico?
Visto muitos apelidos terem tido origem no arquipelágo da Madeira, como Brum, Câmara, Gusmão também poderia ter passado para os Açores.

Cumprimentos

António Francisco Cota

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gusmão/ Ilha de São Miguel

#115828 | JMM | 04 abr 2006 23:56 | In reply to: #115691

Caro António Franz,

A origem do apelido GUSMÃO da ilha de S. Miguel é apenas por analogia com o apelido peninsular idêntico.

Efectivamente, foi na descendência de Ludolph van Borhman (http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=186273), flamengo que se fixou na ilha e cuja origem e genealogia se encontram referidas no "Archivo dos Açores" (não tenho à mão a referência), que o nome foi passando por várias adulterações - Bormão, Burmão, Brumão -, até se "mimetizar" (à falta de expressão linguística mais correcta!) com o Gusmão peninsular.

Curiosamente, o nome só foi transmitido por algumas linhas - quase sempre femininas - e sem utilização frequente, até ser "fixado" pela família BOTELHO DE GUSMÃO, no séc. 18, a qual passou a adoptá-lo definitivamente e sem mais o perder, a partir do casamento de D. Maria Josefa da Câmara Quental (http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=239094) com o Cap. João Bento Botelho de Arruda (http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=239093) (cf. Rodrigo Rodrigues - "Geneal. S. Miguel e S.ta Maria", cap. 1, § 1º, nº 9). Foi a partir dos filhos deste casal que o nome se fixou, espalhando-se pela sua descendência como até então nunca tinha acontecido, provavelmente por qualquer razão que nos escapa.

Aquela srª era, por sua mãe - D. Francisca Teodora da Câmara (http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=512318 e repetida na base de dados do Genea em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=235414) -, descendente de Úrsula de Brumão (http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=133547), filha do citado flamengo van Borhman.

Se visualizarmos apenas uma simples árvore de costados - como o aconselho a fazer, partindo de D. Francisca Teodora da Câmara -, esta explicação parece pouco convincente, mas, com a visualização de vários colaterais (a maior parte dos quais infelizmente ainda não disponíveis na BD do Genea), acompanha-se a evolução da utilização do apelido e a sua adopção pelos Botelho de Gusmão.

Um dos casos em que o apelido aparece (por coincidência também ligado a Botelho!) é o de D. Ana de Brumão Botelho (http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=180430), que aqui ainda está sem ascendência, mas que era fª do Cap. Jerónimo Botelho de Macedo e de sua mr. D. Úrsula de Burmão, ou de Gusmão (cf. GSMSM, cap. 1, § 6º, nº 8), e que o usa, ainda no séc. 17, tal como seus irmãos, mas sem seguimento nas respectivas descendências. Aliás, o irmão, Luís Lodolfos de Brumão, ou Luís Dolfos de Gusmam, não deixou filhos.

Cumprimentos,
Jorge de Mello-Manoel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gusmão/ Ilha de São Miguel

#116017 | António Franz | 06 abr 2006 21:22 | In reply to: #115828

Caro Jorge de Mello Manoel

Obrigado pela informação.
Realmente estava-me a fazer confusão a origem do apelido Gusmão em famílias da ilha de São Miguel e a hipótese que coloquei, de ter vindo da ilha da Madeira a origem do apelido, parecia-me plausível.
O Genea realmente é um canal extremamente interessante mas muita informação encontra-se dispersa dificultando um fio condutor esclarecedor.

Cumprimentos

António Francisco Cota

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gusmão/ Ilha de São Miguel

#118494 | António Franz | 12 may 2006 23:48 | In reply to: #116017

Caro Jorge de Mello- Manuel

Creio que é a pessoa indicada para me informar do número e nome de filhos de Maria Laura Isabel da Câmara e de João Bento Machado de Medeiros Pereira, os que eu sei são Teresa Alexandrina de Resende (apelido de casada, e minha trisavó) e do irmão Henrique da Câmara Machado (que nunca casou) e havia uma Ermelinda e Liduína.

Atenciosamente

António Arruda Cota

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#122479 | JMM | 10 jul 2006 20:58 | In reply to: #118494

Caro António Francisco Cota,

Peço desculpas por nunca lhe ter respondido a esta sua msg, mas nunca recebi aviso dela (visto que V. não a postou como resposta a uma minha) e, por outro lado, tenho vindo pouco a este fórum, pelo que não a vi, na altura própria.
Por mera coincidência, fiz uma pesquisa para rever a nossa correspondência e por isso é que a encontrei.

Tenho, efectivamente, alguns dados da descendência de D. Maria Laura Isabel da Câmara e seu marido, visto que é assunto que me interessa especialmente, por ser descendente de uma sua irmã (http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=177756).
Logo que tenha disponibilidade lhe direi alguma coisa.
Cumprimentos,
Jorge de Mello-Manoel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#122505 | acota | 11 jul 2006 01:23 | In reply to: #122479

Caro Jorge de Mello-Manoel

A minha avó materna é bisneta de Maria Laura da Câmara, neta de uma das filhas Teresa Alexandrina, a minha dúvida é saber quais os nomes dos outros irmãos, sei que um deles é Henrique da Câmara Machado, aliás tenho uma foto dele(solteirão que vivia temporadas em casa das irmãs) as outras irmãs, creio eu, são Liduína e Ermelinda, irmãos não sei se houve mais além do Henrique.

Conta-se que Maria Laura da Câmara morreu muito nova e que foi casada com o morgado João Machado.

Há também uma foto de 3 rapazes, de cinco a 7 anos, filhos do tio Luís Alberto (!), como ainda chamamos cá em casa, irmão do João Machado. conta-se que as criadas ficavam até de madrugada a passar a ferro a roupa deles.

Cumprimentos

António Cota

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#122537 | JMM | 11 jul 2006 14:56 | In reply to: #122505

Caro António Cota,

Vejo que já alterou o seu username!

Sim, eu percebi como V. descende de D. Maria Laura e seu marido. Aliás, já o sabia, quando, há tempos percebi que V. é sobrinho da Senhora D. Maria Alice, que tive oportunidade de conhecer, há alguns anos, quando esteve em Ponta Delgada, a recolher dados genealógicos sobre a V. família, de que temos, afinal, troncos comuns.

Efectivamente, como lhe disse, tenho vários dados compilados, sobre a descendência dos Câmara de Bettencourt, da Ribeira Grande, dos quais ambos descendemos, por linhas femininas.
Quando conseguir tempo, logo lhe direi mais alguma coisa, para aqui, ou para o mail que V. uma vez indicou ao Sr. Duarte Vasconcellos Amaral (no tópico "Família Arruda em Ponta Delgada..."). Esse seu endereço de e-mail continua activo?

Como V. pode verificar nos dados que já forneci e foram incluídos na base do Genea, D. Maria Laura fal. com 41 anos e o marido voltou a casar vários anos depois, creio que sg. No entanto, até agora, não voltei a enviar mais informações, tendo reparado, ontem, que V. já actualizou mais alguma coisa, fazendo a ligação até ao V. ramo.
O casal teve, realmente, mais alguns filhos, mas não tenho informação de todos os que atingiram idade adulta, nem sei se houve outros. Assim, e de forma sucinta, indico-lhe que, a seguir à sua antepassada, (1) D. Teresa Alexandrina Ermelinda Machado da Câmara (que aparece nos registos com variadas composições do nome...), tenho conhecimento de:

2) D. Ermelinda Amélia Machado * 1837 cc 1859 Dinis José de Resendes (irmão do marido de D. Teresa) cg
3) Rufino Audífaco Machado de Medeiros Pereira * 1840
4) Procópio de Medeiros Machado da Câmara (1844-1879) cc D. Rosa Augusta Medeiros Gambôa de Albergaria cg
5) Henrique Machado de Medeiros Pereira (ou da Câmara) * 1850
e
6) D. Liduína (tb referida como Ludovina) Amélia Machado de Medeiros da Câmara * 1854 cc 1887 Manuel Machado da Silva cg

Já do casal D. Margarida Isabel da Câmara (1814-1876) e Luís Alberto de Medeiros Machado Pereira (+ 1874), conheço apenas a existência de 3 filhos:
1) Henrique * 1836
2) D. Maria da Encarnação Machado da Câmara * 1839 cc 1862 José Alfredo Severino d’Avellar cg através de 1 filha única, casada tb com um destes Machados
e
3) Maria * 1851
Devem, porém, ter existido outros, nascidos, por exº, entre 1839 e 1851.

Cumprimentos,
Jorge de Mello-Manoel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#122549 | acota | 11 jul 2006 18:12 | In reply to: #122537

Caro Jorge de Mello-Manoel

A minha pergunta foi mesmo intencional, minha tia já me tinha falado de si, até lhe disse que João Bento Machado tinha casado segunda vez, facto que desconhecíamos.
Realmente falava-se de um tio Procópio e assim mo indicou.
As 3 crianças que referi podem ser duas, eu não tenho a foto, minha tia é que a tem, mas sempre me disseram que eram do lado dos Machado.

Muito obrigado pelas informações, necessitava de ter certezas, o que veio afinal esclarecer ainda mais.

Na base de dados do Genea alteraram o nome de minha bisavô, Maria Isabel para o da irmã Maria Hortência (casada na Povoação, faleceu muito nova com filhos), mas já mandei rectificar.

O meu email continua o mesmo e o Sr. Duarte Vasconcellos Amaral indicou-me várias cópias dos manuscritos de Carlos Machado e Ernesto do Canto, foi bastante solícito também e aberto.

Minha tia em 1979 pediu ao Dr. Hugo Moreira uma árvore de costados dos Arruda mas muito por alto.

Posso abusar da sua paciência para uma questão: na folha 311 vem Lázaro de Bettencourt casado com Maria de Aguiar mas não vem o def seguido de numeração a indicar outra folha, será que ma podia indicar?

Quanto ao tópico Morgadinha de Cracas fiz uma pesquisa na net e vem a referência à revista Insulana, irei à Hemeroteca de Lisboa para ver se a encontro. O facto de viver aqui limita-me nestes assuntos.

Cumprimentos

António Cota

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#122550 | acota | 11 jul 2006 18:15 | In reply to: #122549

Peço desculpa quando referi a folha 311 não mencionei a fonte, trata-se dos manuscritos de Carlos Machado e Ernesto do Canto.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#123532 | JMM | 24 jul 2006 20:40 | In reply to: #122549

Caro António Cota,
Peço desculpa por nunca mais ter dito nada, mas tal não me tem sido possível...
Nem para lhe mandar alguma coisa para o seu mail tenho tido disponibilidade!
Não está, porém, esquecido, até porque gosto sempre de trocar informações sobre estes assuntos.
Não sei se me vai ser possível esclarecê-lo sobre a questão da p. 311 do "Lv de genealogias" de Carlos Machado e Ernesto do Canto, pois não me lembro se tenho fotocópia dessa e, por outro lado, já há muito tempo que não vou ao Arquivo Regional de PDL. Logo que puder, lhe direi mais alguma coisa.
Cumprimentos,
Jorge de Mello-Manoel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#123558 | acota | 25 jul 2006 01:55 | In reply to: #123532

Caro Jorge de Mello-Manoel

Compreendo perfeitamente que às vezes na vida há pouco tempo para nos ocuparmos de todos os assuntos ao mesmo tempo, eu também tive em mãos um trabalho que me deu bastante que fazer.
Não sei se vou este ano aí à ilha, já não vou desde 1994.
Se não estou em erro os filhos de D. Ermelinda Amélia Machado casada com Dinis José de Resendes era uma filha chamada Guilhermina (por isso se dizia que era prima duas vezes) e mais uns filhos.
A tal fotografia que lhe falei é parecida a 2 outras, duas foram do mesmo fotógrafo (uma do Henrique Machado de Medeiros Pereira, e a outra de Maurício Arruda, Maria Adelaide Galvão com uma das filhas, Mariana) e pelas roupas e pela idade do Henrique Machado na foto são por volta de 1870`s a 1880`s, portanto se não estou erro as crianças podem ser do casal Liduína Amélia Machado de Medeiros da Câmara e Manuel Machado da Silva, porque coincide com a data de casamento que me indicou. As 3 são amareladas e não em tons de cinza.
Muito obrigado pela sua ajuda, mas não tenho pressas em relação ao Lázaro de Bettencourt, ainda me falta completar toda a árvore dos Galvão, porque só tem o início do seu tronco na ilha e mais nada.

Cumprimentos

António Cota

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#123675 | JMM | 26 jul 2006 18:28 | In reply to: #123558

Caro António Cota,

Sobre a questão da p. 311 do "Lv de genealogias" de CMxº e ECanto, já verifiquei e, efectivamente, NÃO tenho fotocópia dessa pág. ... Não posso, portanto, ajudá-lo na sua dúvida. Experimente perguntar ao Sr. Duarte Amaral, que talvez lhe consiga dar a resposta pretendida, para V. não ter que pedir esclarecimento ao Arquivo Regional.

Cumprimentos,
Jorge de Mello-Manoel

P.S.: Aproveito para lhe chamar a atenção para o facto de ter estranhado a referência que consta assim, na ficha da BD referente ao seu antepasado João Bento Machado de Medeiros Pereira (http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=234347):

"Proprietário do solar do Bom Sucesso e do Vencimento na Ribeira Grande, ilha de São Miguel, Açores"

Imagino que poderá ter sido indicação dada por si e validada pelo Genea, na base de dados.

Ora, "Solar do Bom Sucesso", não sei qual é. Na Ribeira Grande? O único que conheço com essa designação (por causa da respectiva capela) é o dos Quentais, mas no Ramalho, Ponta Delgada, que hoje pertence à família Medeiros Franco (http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=513677).

Quanto à Casa (ou Solar) de Nª Srª do Vencimento, na Ribeira Grande, sempre pertenceu e continua a pertencer à família Tavares do Canto Taveira (por exº em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=314739).

Não haverá aí alguma confusão?... Eventualmente por lapso de alguma informação ou fonte sua?...

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#123677 | acota | 26 jul 2006 18:37 | In reply to: #123675

Caro Jorge de Mello-Manoel

De facto foi uma confusão nas fontes que me deram.
Vou rectificar de imediato.

Cumprimentos

António Cota

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#124219 | JMM | 03 ago 2006 20:46 | In reply to: #123677

Sim, caro António, se confirma que é erro, não será nada má ideia corrigir.

Cumprimentos,
JMM

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#125043 | acota | 16 ago 2006 10:35 | In reply to: #124219

Caro Jorge de Melo Manuel

Sexta feira embarco para Ponta Delgada, aproveito para matar saudades e descobrir mais coisas.

Quanto ao meu antepassado João Bento Machado não me podia indicar o nome, sítio da sua casa na Ribeira Grande?

Cumprimentos

António

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#127629 | JMM | 07 sep 2006 00:51 | In reply to: #125043

Caro António Cota,

Como acho que já lhe disse, tenho estado em férias e só hoje tive oportunidade para entrar na minha cx de correio, onde vi aviso desta sua msg.
Só regresso a Ponta Delgada na próxima semana. Será que V. ainda lá estará?

Em relação à sua pergunta, lamento, mas ignoro completamente onde seria a casa a que se refere.
Cumprimentos,
Jorge de Mello-Manoel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#128495 | acota | 14 sep 2006 20:35 | In reply to: #127629

Caro Jorge de Mello Manuel

Não fal mal, também não importa por agora, já descobri muita coisa nova nas folhas dos manuscritos de Carlos Machado e Ernesto do Canto.
Embarco esta segunda feira, dia 18, para Lisboa, só hoje vi a sua mensagem, porque a falta de net impossibilita-me ter contínuo acesso.

Cumprimentos António Cota

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#128508 | JMM | 14 sep 2006 21:58 | In reply to: #128495

Caro António Cota,

Já regressei a Ponta Delgada. Mas só hoje tive ocasião para vir aqui e, por coincidência, foi hoje mesmo que V. respondeu ao meu anterior post.

Se ainda vir esta msg e se até 2ª lhe der jeito, podiamos combinar falar pessoalmente.
Estou com um problema na minha principal cx de correio, mas vou mandar-lhe, de outro endereço, o meu contacto para o seu endereço de mail, caso tenha hipótese de aceder à net, tanto para ver esta como a outra msg que lhe vou enviar.

Cumprimentos,
Jorge de Mello-Manoel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#128773 | JMM | 17 sep 2006 21:03 | In reply to: #128495

Caro António,

Ontem, após a nossa longa e agradável conversa no Museu Carlos Machado, estive ainda a ver, em casa, o que tenho em fichas de extractos de PRQ, nomeadamente do óbito do seu avôzinho João Machado, por causa do local de falecimento. Ora aqui vai:

João Machado de Medeiros Pereira
+ 15 Jun. 1886, numa casa sem nº da rua do Valverde, fregª Matriz de Nª Srª da Estrela, Ribeira Grande
proprietário, de 78 anos, nat. e mºr na mesma Matriz
c. c. Gertrudes de Frias Coutinho (não está com o tratamento de "dona"!...)
fº de Francisco Bento Pereira (* Fenais d'Ajuda) e de D. Teresa Daria Ermelinda (* Ribª Seca)
sem testº; deixou filhos; foi sep. no Cemitério Público da mesma fregª
(Arq. Regional PDL / PRQ - Ribeira Grande. Estrela (Matriz) / Registo de óbitos / lv1886, fl. 22, nº 55)

Também tenho extractos de assentos referentes a alguns irmão dele, que provavelmente lhe interessarão, a saber:

a) José Inácio Pereira de Medeiros Machado
+ 14 Set. 1884, numa casa sem nº da rua do Botelho, fregª Matriz de Nª Srª da Estrela, Ribeira Grande
de 74 anos e 4 meses, solteiro, proprietário, nat. e mºr na mesma Matriz
fº de Francisco Bento de Medeiros Pereira, proprietário, e D. Teresa Dario [sic] Machado (ambos * Matriz RGR, sic)
não fez testº, nem deixou fºs e foi sep. no Cemitério Público da mesma fregª
(Arq. Regional PDL / PRQ - Ribeira Grande. Estrela (Matriz) / Registo de óbitos / lv1884, fl. 28, nº 90)

b) Ermelinda
* 1 Nov. 1811 e foi bzª a 11 Nov., em S. Pedro da Ribeira Seca RGR
fª de Francisco Bento de Medeiros Pereira (* Vera Cruz, Fenais) e de sua mr. Dona Teresa Luzia [sic] (* S. Pedro da Ribeira Seca RGR), fregueses da Ribª Seca
neta pat. de Manuel José de Medeiros Pereira e Alberta Pereira [sic]; e mat. do Cap. Francisco Alberto Machado e de Dona Antónia Botelho
Padrº: o morgado Daniel Tavares do Canto, da vila da Ribeira Grande
(Arq. Regional PDL / PRQ - Ribeira Grande. Ribeira Seca / Registo de baptismos/ lv (1811-1819), fl. 18vº)

c) D. Rita Adelaide de Medeiros Pereira
+ 11 Mai. 1895, numa casa da rua da Bica, fregª Matriz de Nª Srª da Estrela, Ribeira Grande
de 78 anos, proprietária, solteira, nat. e seus pais de S. Pedro da Ribª Seca [sic], e mºra na dita rua
fª de Francisco Bento de Medeiros Pereira, proprietário, e de D. Teresa Emília [sic] Machado, "d'ocupação domestica"
fez testº e foi sep. no Cemitério Público da mesma fregª Matriz
(Arq. Regional PDL / PRQ - Ribeira Grande. Estrela (Matriz) / Registo de óbitos / lv1895, fl. 22vº, nº 67)

d) Elizardo de Medeiros Pereira
+ 19 Fev. 1886, numa casa sem nº da rua do Botelho, fregª Matriz de Nª Srª da Estrela, Ribeira Grande
de 66 anos, solteiro, proprietário, nat. de S. Pedro da Ribª Seca RGR, e mºr na mesma Matriz
fº de Francisco Bento de Medeiros e D. Teresa Emília [sic] Machado
não fez testº e foi sep. no Cemitério Público da mesma fregª Matriz
(Arq. Regional PDL / PRQ - Ribeira Grande. Estrela (Matriz) / Registo de óbitos / lv1886, fl. 60vº, nº 14)

e) Rufino
* 30 Jul. 1827 e foi bzº a 11 Ago., na Matriz de Nª Srª da Estrela RGR
fº do Cap. Francisco Bento de Medeiros Pereira (* Stºs Reis Magos, Fenais) e de sua mr. Dona Teresa Aria [sic] Ermelinda (* S. Pedro da Ribª Seca RGR)
neto pat. de Manuel José de Medeiros Pereira e de Dona Alberta Maria; e mat. de Francisco Alberto Machado e de Dona Antónia Maurícia Botelho
Padrº: João Machado, filho familias do pai do bzº [sic!, i. e. dos pais]
foi bzº pelo P.e Jacinto José Moreira, "de licença do parocho"
(Arq. Regional PDL / PRQ - Ribeira Grande. Estrela (Matriz) / Registo de baptismos/ lv (1824-1828), fl. 180)

Como vê, as moradas (nos assentos de óbito) variam bastante. Nenhum dos solteiros vivia em casa do irmão morgado; os dois homens viviam na rua do Botelho, em 1884 e 1886, presume-se que na mesma casa - curioso notar que o Elizardo falecera alguns meses antes do morgado -, e a srª, na rua da Bica.

Bem, meu caro, espero que tenha possibilidade de ler e "digerir" mais esta informação, sem prejuízo para o seu mais importante objectivo desta próxima semana.

Diga, depois, alguma coisa, seja para aqui, seja para o meu mail ou para o tlm.
Abraço,
Jorge

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gusmão/ Ilha de São Miguel

#128829 | MLS | 18 sep 2006 14:56 | In reply to: #115828

Sr. Jorge de Mello-Manuel

Peço desculpa de me intrometer neste tópico, mas pensei que seria a forma de lhe chamar a atenção. Talvez me possa ajudar.
Meu bisavô General José Nicolau Raposo Botelho, útimo ministro da guerra da Monarquia, nascido no Porto em 1850, era filho do Coronel Nicolau Maria Raposo, mestre de música militar, natural da ilha Terceira, e de sua mulher Mónica Maria de Sousa, natural de Braga, neto paterno de Francisco Raposo Botelho e de sua mulher Maria Joaquina do Canto. Por acaso já viu estes nomes nas suas pesquisas?
Agradecia imenso qualquer ajuda.

Cumprimentos

Maria de Lourdes Santarém

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#129393 | acota | 24 sep 2006 23:31 | In reply to: #128773

Caro Jorge de Melo Manuel

Desculpe só responder agora mas tive entrega de projecto na sexta e andei bastante ocupado nesta última semana.

A nossa conversa no Museu Carlos Machado foi muito interessante, tem uma cabeça fenomenal para passar de uma família para a outra sem se enganar, gostei mesmo muito de o ter conhecido.

O João Bento Machado de Medeiros afinal tinha muitos irmãos, aqui na net há-de ver que o cunhado dele António Tibúrcio Machado está repetido 3 vezes (!).

Na nossa conversa disse-me que tinha pouca informação acerca dos Resendes, mas não me lembrei que o seu tio é do Faial da Terra e que os seus pais eram conhecidos da minha avó Isabel.

Na biblioteca lembrei-me de pedir a obra "Famílias Antigas da Povoação" e vem a árvore de costados da Margarida Isabel de Resende, mãe do António Francisco e Dinis José. O pai da Margarida Isabel de Resende nas folhas Carlos Machado teve 2 casamentos e vários filhos tanto de um casamento como do outro. Lá em casa falava-se nele e nas lutas liberais, um canhão que lhe terá pertencido está em casa do Visconde Botelho, que o adquiriu a uns parentes nossos no Faial da Terra. Em princípio suponho que a árvore de costados esteja certa porque vem referências a pessoas que são ascendentes de Rodrigo Rodrigues e Velho Arruda. Depois escrevo-lhe muito por alto a árvore genealógica.


Um abraço

António

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#129750 | JMM | 29 sep 2006 19:26 | In reply to: #129393

Caro António,

Espero que tenha corrido tudo BEM!!!

Não tenho tido grande disponibilidade para vir ao forum (e até nem respondi ainda a esta Srª que me fez 1 pergunta!!!). Já há dias espreitei esta sua resposta, mas, confesso, só a li na diagonal. E mesmo agora não vou fazer comentários pois tenho um compromisso daqui a pouco.
Apenas respondi para não demorar tanto e não ser mal educado... LOL
Abraço,
Jorge

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gusmão/ Ilha de São Miguel

#129754 | JMM | 29 sep 2006 19:51 | In reply to: #128829

Cara Senhora D. Maria de Lourdes Santarém,

Peço, em primeiro lugar, desculpas, por não ter respondido mais cedo, mas não tenho tido oportunidade de vir aqui ao forum e estou com a cx de correio bloqueada, pelo que não recebo os avisos do Genea.

Respondendo apenas da forma abreviada que agora posso, digo-lhe que não conheço esses nomes, mas pouco sei sobre genealogias da ilha Terceira. No entanto, esses apelidos (Raposo e Botelho) fazem-me pensar muito mais em S. Miguel, do que na Terceira... Tem a certeza de que a origem desse seu antepassado é mesmo essa?...
Em outra oportunidade lhe direi mais alguma coisa.
Cumprimentos,
Jorge de Mello-Manoel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gusmão/ Ilha de São Miguel

#129766 | MLS | 29 sep 2006 23:00 | In reply to: #129754

Senhor Jorge de Mello-Manuel

Obrigada pela resposta. Pelo que me diz minha mãe, sempre acreditei que este meu trisavô era de S. Miguel, mas ao ver aqui o tópico "Livro de Óbitos dos Professores de Música" onde consta que Nicolau Maria Raposo era natural da Terceira, fiquei a acreditar que esta seria a sua naturalidade correcta.
Tenho agora comigo cópia do seu processo do Arquivo Militar, onde diz que é natural de Ponta Delgada e assentou praça a 1/8/1827, tendo 19 anos de idade.
Se encontrasse alguma coisa, seria uma boa ajuda. Pelo menos que freguesias devo procurar, para não pedir microfilmes à toa nos Mormons.
Cumprimentos
Maria de Lourdes Santarém

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#129973 | acota | 02 oct 2006 22:32 | In reply to: #128773

Caro Jorge

Claro, quando tiver tempo diga-me alguma coisa.

Os meus afazeres agora nesta época do ano também me ocupam bastante, espero que se resolva tudo pelo melhor

Abraço

António

Respuesta

Enlace directo:

RE: Nicolau Maria Raposo

#130227 | JMM | 06 oct 2006 00:13 | In reply to: #129766

Cara Confrade,

Novamente de forma muito breve, venho comentar o seu último post.

Ao que parece, eu afinal tinha razão sobre a naturalidade do seu antepassado... Uma simples questão de "faro" LOL

De qualquer modo, como lhe disse, não me lembro de alguma vez ter encontrado referências ao grupo familiar que indicou.

O nome dado ao seu antepassado deve ter origem no facto de ter existido, em Ponta Delgada, precisamente na época em que ele terá nascido, uma figura de grande relevo - a nível económico, político e social -, exactamente com esse nome.
Trata-se de Nicolau Maria Raposo (1737-1816), negociante de grosso trato, cavaleiro da ord. de Cristo, fidalgo de cota de armas (CBA de 07.09.1779), etc. (filho do genovês Niccolo Maria Caneva [+ 1743] e de sua 2ª mr. D. Sebastiana Margarida de Mello [* 1692], a qual transmitiu à sua descendência os apelidos Mello, Pereira, Raposo e Amaral), fundador da distinta e poderosa família RAPOSO DE AMARAL [CANEVA], de Ponta Delgada (cf. aqui na base do Genea, apesar de ainda pouco desenvolvida, em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=260991). De notar que, curiosamente, essa família "mimetizou" o apelido usado por uma antiga família morgadia - com a qual tinha, aliás, alguns laços de parentesco, através daquela D. Sebastiana -, os RAPOSO DE AMARAL BOTELHO (cf., por exº, em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=263675 ou em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=521187 ou http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=521197).

Por aquele Nicolau Maria Raposo ter apadrinhado a criança, ou por os pais gostarem da composição do nome - o que não era pouco frequente -, poderão ter sido essas as razões da onomástica desse seu antepassado.

De acordo com o que refere, o seu Nicolau Maria Raposo terá nascido cerca de 1808 e, se foi mesmo na cidade de Ponta Delgada, só poderá ter sido numa das 3 paróquias: Matriz de S. Sebastião, S. José ou S. Pedro.
Já se era natural do concelho de Ponta Delgada, a pesquisa a efectuar alarga-se muito mais, para as cerca de 20 paróquias do concelho.
Será, pois, conveniente consultar exaustivamente o procº do AHM, dado que, no mesmo, deverá constar uma certidão de baptismo/nascimento. Ao menos isso seria o mais lógico...
E em registos PRQ posteriores, não haverá referência à paróquia de naturalidade? Casamento, baptismo de filhos, óbito?...

Cumprimentos,
Jorge de Mello-Manoel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#131988 | JMM | 23 oct 2006 19:30 | In reply to: #129393

Caro António,

Após este largo silêncio, aqui venho marcar presença...lol.
Espero bem que os seus trabalhos estejam a correr da melhor forma!

Pois...realmente a família do meu Tio e Padrinho, Carlos Pacheco, era do Faial da Terra, mas nada sei, além do que aqui coloquei, na BD do Genea. Esse apelido 'Resendes' ou 'de Resende' é muito comum nessa região da ilha, tal como em Stª Maria.

O "Famílias Antigas da Povoação" parece que tem uns tantos erros (intencionais...ou não?...), mas é natural que, no caso, os dados sejam fiáveis.

Ainda nem sequer tive ocasião para ir ver o que me diz do António Tibúrcio Machado!...

Abraço,
Jorge

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#132504 | acota | 29 oct 2006 16:42 | In reply to: #131988

Caro Jorge

Espero que esteja tudo bem consigo aí em Ponta Delgada.
Por cá corre tudo da melhor maneira possível.

Tenho visto as famílias antigas da Povoação mas deparou-se-me um dúvida.
Nas genealogias de Carlos Machado e Ernesto do Canto na folha 616 e 617 vem no pai de António Francisco de Resende José de Resende uma letra que me parece um vo seguido de Genoveva Rosa.
Nas famílias antigas da Povoação vem um José de Medeiros de Resende (na certidão de óbito do filho que tenho tb vem assim o nome) casado com Genoveva Rosa filho de António de Resendes Curvelo e de Ana de Medeiros Moniz, coincide com os nomes dos avós paternos de António Francisco.
Eu creio que é uma e a mesma pessoa, enviuvou da 1ª mulher e depois se casou com a filha do primo Manuel de Resende, Margarida Isabel.

A questão do António Tibúrcio é que está repetido e já mandei unir.

Há um erro que cometi e só me dei conta agora a Ana de Jesus Maria Bettencourt Galvão "casei-a" com o sogro que tem o mesmo nome do filho, os filhos já mandei pôr no site, quando aparecer rectifico o meu lapso, http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=517016.

Os filhos de Maria Laura do Rego que tenho em mente são:

Maria Adelaide (Carlos Machado folha 311)
Adelaide (Carlos Machado folha 311)
Ana de Jesus (Carlos Machado folha 311)
Maria Sibéria (Carlos Machado folha 311)
Maria Síria (Carlos Machado folha 311)
Teodolina Augusta (Carlos Machado folha 311)
Pedro (Carlos Machado folha 311)
António Pedro (Carlos Machado folha 311)
Maria (Carlos Machado folha 311)

Mas falta:

Herculana
Rui
Urbano

e creio que mais filhos, mas não sei os nomes todos deles, provavelmente faleceram em criança.

Se me puder ajudar neste tópico agradecia-lhe.

Abraço

António

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#132542 | acota | 30 oct 2006 01:01 | In reply to: #132504

Caro Jorge

Aproveito para lhe partilhar informação consigo acerca dos netos que os filhos do Maurício de Arruda da Costa Botelho:

- Diniz Francisco, alterou o nome para Dennis Francis Arruda, casou-se com Ana Pereira (Anne Sylvia Perry) tiveram 3 filhos e 4 filhas, respectivamente, Frank, George, Paul Alfred, Amelia, Viola, Ana, N;

- Maria Josefa casou-se com um senhor da ilha de apelido Galante viveram em Boston, os filhos deram-se bem na América;

-Violante casou-se com um senhor, penso que daí da ilha também, tiveram filhos;

- Carlos casado com Maria Ricarda Bettencourt tiveram George, Richard, Mary (ainda viva), um dos filhos faleceu devido a uma pancada de bola no peito durante um jogo de futebol, parece que sofria de algum mal dos pulmões. Tinham, não sei se têm, um "farm";

- Maria Teresa casou-se com N, não sei a sua nacionalidade.

Eles estiveram todos na América mas voltou o Maurício e a mulher Adelaide (faleceu em São Pedro de Ponta Delgada em 1923, segundo anotação de Hugo Moreira, e faleceu em casa da filha Adelaide) o filho Adolfo, Amélia, Adelaide e Mariana Emília.

O Maurício de Arruda faleceu, parece, na Ribeira Grande, ocupou durante algum tempo um emprego na Câmara Municipal.

Na certidão de nascimento do meu bisavô vem a referência de ter nascido na Rua do Adro na Ribeira Grande em casa dos pais.
O meu bisavô levou a mulher e filhas para Fall River mas esteve por volta de um ano só, porque a mulher detestava a América, o clima da região, etc. Lol senão não estava aqui a escrever isto, ainda bem.

Um Abraço

António

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#132621 | JMM | 30 oct 2006 22:50 | In reply to: #132542

Caro António,

Agradeço as informações.

Com mais tempo lhe direi mais alguma coisa.

Abraço,
Jorge

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#133288 | acota | 06 nov 2006 16:37 | In reply to: #132621

Caro Jorge

Quando lhe falei da descendência de Maria Laura do Rego e Sá esqueci-me de referir alguns dos seus descendentes aí de Ponta Delgada, uns residiam na rua Tavares do Rego (Antonieta Galvão que se casou com um Sotto Mayor, creio que descende de um dos filhos de Maria Laura do Rego e Sá e António Pedro Bettencourt Galvão) as da Parisiense aí de Ponta Delgada também são Galvão e outra senhora filha de Jardelina Galvão casada com um Berquó de Aguiar, residem ao lado do Clube, creio que são de outro ramo Galvão.
No Museu Carlos Machado não me disse que também descendia de um ramo Galvão?
Esta família desapareceu quase completamente aí da ilha.

Cumprimentos

António

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#133308 | JMM | 06 nov 2006 19:44 | In reply to: #133288

Caro António,

Não, não descendo de nenhum ramo Galvão, apenas lhe referi o facto de existir o duplo parentesco através:

a) dos Câmara de Bettencourt, da Ribeira Grande, pela minha antepassada D. Ana Isabel da Conceição da Câmara de Bettencourt e Mello (http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=177756) cc Cristiano de Medeiros Frazão [1ª mr.] ; e
b) dos Rego e Sá Botelho, pela minha Trisavó D. Virgínia Amélia Gomes da Rosa (http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=131583) cc Guilherme da Câmara Frazão.

Quanto aos Galvões que residem em Ponta Delgada, ainda são vários:

- os da rua João do Rego (e não Tavares do Rego), que descendem, efectivamente, de um dos filhos - António, creio - do casal que cita; desse António são netos paternos aquela D. Antonieta Cabral Galvão cc Alberto Ferin Sottomayor ss (que também é meu parente, por outro lado! LOL), e vários irmãos, dos quais pelo menos 2 varões, ambos com filhos, tal como uma outra irmã;

- os Galvão Oliveira, descendentes de Urbano de Bettencourt Galvão, também filho do morgado António Pedro e de D. Maria Laura; desses irmãos Galvão Oliveira - 1 homem ccs e 2 srªs, gémeas, ambas ccs -, uma delas cc N. Ponte que é que era o dono da 'Parisiense' e são pais do médico, Dr. Carlos Luís Galvão Oliveira da Ponte, de mais um irmão e outras 2 gémeas;

- a D. Jardelina Maria de Bettencourt Galvão Raposo, que refere, cc Adolfo da Rosa Coelho e Sousa (filho de Francisco José Coelho e Sousa e de D. Maria Madalena Botelho da Rosa, em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=268477); tinha 1 irmã, D. Maria do Carmo de Bettencourt Galvão Raposo ccs, e eram ambas filhas de José Raposo de Benevides e de sua mr. D. Antónia Adelaide de Bettencourt Galvão, filha, por sua vez, de uma das filhas do morgado António Pedro e de D. Maria Laura, D. Ana de Jesus Maria de Bettencourt Galvão cc seu parente Jacinto Inácio de Medeiros Galvão;

- também entre os que já não usam o apelido, por serem Galvão por linhas femininas, estão os Azeredo Pontes, dos quais ainda residem alguns em Ponta Delgada.

Conheço-os quase todos, alguns pessoalmente, outros de forma mais vaga.
Como vê, existem ainda vários membros desta família em Ponta Delgada.
Isto, apesar de o ramo primogénito ter passado a Lisboa, hoje os descendentes de Pedro de Bettencourt Galvão, que casou 3 vezes, mas só do 3º casamento teve o filho Manuel de Freitas Bettencourt Galvão (http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=494267).

Meu caro! Com todo este arrazoado, espero que não se tenha perdido... LOL

Abraço, do
Jorge

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#133309 | acota | 06 nov 2006 20:05 | In reply to: #133308

Caro Jorge

Só veio confirmar tudo o que sabia.

Sim conheço alguns Azeredo Pontes daí, com os quais nós nos damos.

Mas então o casal Maria Laura do Rego e Sá e António Pedro Galvão não tinha um filho Rui?

O Jacinto Inácio de Medeiros Galvão então é filho natural de Libânia Galvão e de João Bernardo Galvão, ainda bem que me tirou a dúvida porque nas folhas de genealogia confundiram-me, http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=574946.

A D. Maria do Carmo Galvão e era amiga de minha avó, já morreu? Nós sabíamos que eram parentes mas por onde não tinha a certeza.

Porque lá em casa contava-se que um tio do meu bisavô é que estava para casar com a Maria Isabel de Resende, mas ela gostou mais do sobrinho do pretendente lol.

Cumprimentos

António

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#133312 | acota | 06 nov 2006 20:42 | In reply to: #133309

O que eu quis dizer foi que o apelido Galvão desvaneceu-se.

O ramo de Lisboa tem uma foto do Pedro Bettencourt Galvão e na parte de trás uma anotação à mão como herdeiro do vínculo das Socas, mas este vínculo não veio pela sua mãe D. Maria Laura do Rego e Sá?

A Maria Síria Galvão teve uma filha natural Nice Williams e veio aqui para Lisboa, temos uma foto dela e da filha que nos foi dada pela prima Gilda Gâmboa, outra Galvão.

Cumprimentos

António

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#133319 | JMM | 06 nov 2006 22:11 | In reply to: #133312

Meu caro António,

Respondo já a este seu post, mas descobri agora que V. mandou uma msg que postou a 29 Out. (16:42) e eu ainda não tinha dado por ela!!! Não sei porquê, mas a ordem destes posts está...uma confusão!!!

Sim, realmente, o apelido não estará a ser muito usado, mas, pelo menos nos filhos daqueles 2 irmãos da Prima Antonieta (António Ângelo e Manuel Óscar), estará concerteza... De qualquer maneira (e fora outros de ramos mais afastados), não são, efectivamente, muitos os Galvões na lista telefónica...

Quanto ao 'vínculo' das Socas...ponho as minhas dúvidas...
Se não pertencia ao morgado António Pedro - o que realmente parece pouco provável, dado que deviam ter património, mas sim na região dos Fenais da Ajuda (=Fenais da Vera Cruz) e, quanto muito, na Ribeira Grande -, devia vir, efectivamente, do lado da D. Maria Laura. E então, nesse caso, nunca poderia ser vínculo, já que ela não era morgada de nada!... A Qtª das Socas seria dela, mas apenas por herança familiar, por partilhas anteriores, em que teria ficado a pertencer à mãe, por ser filha do Scholtz.
Além disso, havia o irmão de D. Maria Laura, Francisco Alberto do Rego (1834-1891), que, no entanto, embora casado, parece que não deixou filhos e fal. antes dela.
E, tanto quanto julgo, o João Carlos Scholtz não instituíu nenhum vínculo..., nem sei em que posição estaria a D. Carlota Augusta Emília Scholtz (* 1807), em relação aos irmãos, para poder suceder ou transmitir direitos a um eventual vínculo... Não sei. Não conheço bem essa família.
Essa anotação que V. refere podia ser apenas uma forma de dizer que o Pedro seria o sucessor dos vínculos dos Bettencourt Galvão e, também, da Qtª das Socas, se a família a tivesse podido manter...

Desconhecia o que me diz sobre a Maria Síria, mas, realmente, também há Gambôas descendentes de outra das filhas do casal António PedroxMaria Laura, creio que precisamente a Herculana.
Como não tenho aqui os meus apontamentos (muito genéricos e sumários, aliás) sobre estes seus (nossos!) parentes, não lhe posso adiantar agora mais nada.

Abraço,
Jorge

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#133321 | acota | 06 nov 2006 22:30 | In reply to: #133319

Caro Jorge

Por causa do número de filhos e heranças a Quinta das Socas foi parar ao Dr. Paz Ferreira, realmente era isso que se dizia.

Sim a tia Herculana casou-se com um Gâmboa e teve duas filhas Urânia, Gilda e um filho, viviam na Ribeira Grande.

O Scholtz teve vários filhos varões não percebo como a Carlota Augusta ficou com a quinta, que era composta por uma casa, já demolida.

um abraço

António

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#133322 | JMM | 06 nov 2006 22:34 | In reply to: #133309

António,

Como lhe disse, só vendo nos apontamentos que referi, mas tenho-os em casa e não aqui, no gabinete. Mas tem razão, parece-me que havia, efectivamente, um Rui.

Sim, o Jacinto Inácio de Medeiros Galvão era filho natural de João Bernardo Galvão (http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=581054) e de sua prima D. Maria Libânia de Medeiros Galvão, filha esta de Cipriano Celso de Sá de Medeiros Raposo e de D. Francisca Arminda de Bettencourt Galvão (http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=574944).

Julgo que sim, que a D. Maria do Carmo Galvão Raposo já terá falecido. Mas julgo que há pelo menos 1 filha aqui residente, casada e com descendência.

Quanto ao resto...LOL...a sua Bisavó lá teria motivos para a preferência... E cá está mais uma razão para V. estar agora aí...LOL

Abraço,
Jorge

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#133323 | acota | 06 nov 2006 22:39 | In reply to: #133322

Pois é, lá sabia ela ; )

Mistérios do Amor, que definem as vidas.

um abraço

António

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#133325 | JMM | 06 nov 2006 22:42 | In reply to: #132504

Meu caro,

Como lhe disse, só há pouco é que descobri este seu post, tal é a confusão em que estão (des)ordenados...

Não me parece que tenha à mão grandes elementos que me possam permitir tirar-lhe essa dúvida quanto aos Resendes. Mesmo assim vou averiguar. De qualquer maneira, nem posso agora consultar as "Famílias", nem o Carlos Machado, nem sequer os PRQ, onde o assunto ficaria esclarecido de vez...

Quanto à prole Bettencourt Galvão, como lhe disse noutro post, vou ver o que tenho em casa, mas a Herculana e o Urbano eram, de certeza.

Abraço,
Jorge

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#133327 | acota | 06 nov 2006 22:58 | In reply to: #133325

Caro Jorge

Já percebi a Quinta das Socas não foi "vinculada", se assim posso dizer, mas simplesmente era uma quinta, como na obra de Isabel Soares de Albergaria refere: produzia coníferas. Nas escavações vem tb uma referência a essa quinta.

Quando tiver tempo diga-me mais qualquer coisa, estas coisas que sei são todas por via oral que passaram de geração em geração.

abraço

António

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#133426 | JMM | 07 nov 2006 22:27 | In reply to: #133327

Boa noite, caro António!

Cá estou eu, outra vez, um bocadinho, antes de ir pra casa jantar.
Lamento, mas nada mais sei sobre a Qta das Socas... Aliás, nunca percebi muito bem onde efectivamente ficava e nem sei qual das casa daquela área será a do Dr. Paz Ferreira, que suponho tenha sido construída no local da casa antiga, que V. me diz ter ficado em ruínas...

Abraço,
Jorge

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#133430 | JMM | 07 nov 2006 23:06 | In reply to: #132504

Meu caro,

Muito sumariamente, digo-lhe agora alguma coisa do que tenho nos tais apontamentos de que ontem lhe falei, acerca da descendência do casal António Pedro de Bettencourt Galvão e D. Maria Laura do Rego:

- a Ana, vejo-a referida como D. Ana Laura de Medeiros Bettencourt Galvão * 1853 e cc Lagoa, Rosário 13.09.1877, seu primo Jacinto Inácio de Medeiros Galvão, tendo como filhos: a) Joaquim António de Medeiros Bettencourt Galvão, smn; b) António da Câmara de Medeiros Bettencourt Galvão cc Angra, D. Maria Adelaide Mendes Cabral (outra Adelaide!!! LOL), pais de D. Ana Maria Adelaide Mendes de Bettencourt Galvão, smn; c) D. Antónia Adelaide de Bettencourt Galvão cc José Raposo de Benevides, pais de i) D. Jardelina Maria de Bettencourt Galvão Raposo cc Adolfo da Rosa Coelho e Sousa, cg, e ii) D. Maria do Carmo de Bettencourt Galvão Raposo cc Mário de Mendonça, cg; e d) Jacinto de Bettencourt Galvão * Fenais da Ajuda 1896 + Ponta Garça 14.02.1966 cc D. Maria da Glória Sampayo, sg

- Rui de Bettencourt Galvão + Ribeira Grande, Matriz 23.01.1911

- Urbano Augusto de Bettencourt Galvão cc Ribeira Grande, Matriz 10.02.1904 Maria da Glória * Ribeira Grande, Conceição (fª de Victorino do Rego e de sua mr. Jacinta Isabel), legitimando, no acto, os 2 filhos: a) Abílio * ibid. 15.01.1896 (bzº ib. 15.08.1900) smn; e b) Gilberta de Bettencourt Galvão * ibid. 16.02.1897 (bzª ib., com o irmão, a 15.08.1900) + Ponta Delgada, S. José 03.10.1988 cc Ponta Delgada 01.03.1919 António de Oliveira Jr. + Ponta Delgada 16.01.1976, cg

- D. Maria Herculana de Bettencourt Galvão cc Rabo de Peixe 15.09.1888 Aristides Soares Gambôa * Ribeira Grande, Conceição 15.01.1860 + Ribeira Grande, Ribeirinha 28.06.1934 (fº de António Francisco Soares Gambôa de Albergaria e de sua mr. D. Jacinta Carlota de Mello); pais de: a) Alfredo Gambôa * Ribeira Grande, Conceição 28.07.1889 cc D. Guiomar Moniz do Rego Martins, cg; b) D. Gilda Gambôa, solt.; c) D. Urânia Gambôa cc Manuel da Silva Mello, cg; e d) Gil Gambôa * Ribeira Grande, Matriz 1906, e era empregado comercial no Brasil, em 1930 smn, mas creio que solt.

- António Pedro de Medeiros Bettencourt Galvão Jr. cc Lagoa, Rosário 21.06.1885 Maria do Sacramento Pacheco + Ponta Delgada, S. José 11.12.1951 c/ 87 anos (já viúva e moradora na tal rua João do Rego). Estes aparecem com 8 filhos!!! Mas ficam para outro 'episódio', que já se faz tarde e vou jantar!... LOL

Abraço,
Jorge

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#133433 | acota | 07 nov 2006 23:21 | In reply to: #133426

Caro Jorge

Parece que a casa foi demolida para se apurar dinheiro pela pedra, que eu ouvia dizer e que nas Escavações tb vem essa referência.

Quando estive aí na ilha e voltava da Ribeira Grande com a Paula ela queria me mostrar onde são as Socas do Paz Ferreira.

Parece-me que fica acima do Livramento, pelo que a Paula me disse, mas como já era tarde não fomos, estávamos numa rotunda quando se vem da Ribeira Grande com vista para a Lagoa e Ponta Delgada.

Parece que era uma boa casa.

Por exemplo a casa do Manuel Francisco de Resende ficava no Faial da Terra do lado direito para quem está virado para Norte, onde vive a prima Maria da Conceição (filha de António Carlos de Resende e Maria da Conceição Pacheco Vieira) mas foi demolida após ter sofrido estragos severos por causa de um abalo de terra, na década de trinta deste último século.

No Faial da Terra há outra casa que infelizmente está em muito mau estado que era de uns parentes Gâmboa, mais ao pé do mar. A nossa fica para a banda do moinho, que foi vendida agora, tem 3 pisos, no mesmo alinhamento da anterior.

Outra casa que está devoluta é a da Tia D. Antónia, tem piada que a Graça Toste tb referiu essa casa dizendo que estava em ruínas na Água Retorta, mas como nunca fui à Água Retorta não sei onde fica nem faço ideia como era.

Mas os Paz Ferreira não têm nada a ver comigo pois não???

É que quando morreu a Maria Adelaide o filho foi a Ponta Delgada e chegou ao Faial da Terra muito surpreendido com o parentesco, mas apesar disso sempre tivemos consideração pelos Paz Ferreira mas não sei se são primos parentes ou não. Creio que me disse no Museu que não era, eles são parentes da Paula pelo casamento da Helena Hintze com Artur Paz Ferreira, nem sei se são da ilha ou não.

O meu bisavô estava arrependido de ter feito a casa no Faial da Terra e antes de morrer ia adquirir uma casa em Ponta Delgada que o sobrinho (Alfredo Moniz) lhe tinha indicado, mas faleceu antes da escritura.

Muito obrigado pelas informções dos Galvões que me deu ontem, lol,

abraço

António

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#133435 | acota | 07 nov 2006 23:31 | In reply to: #133430

Incrível, você é incrível.

Sim o Urbano legitimou os filhos.

Eu pus na net como já viu Ana de Jesus como nas folhas...

Muito obrigado

abraço

António

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#133437 | acota | 07 nov 2006 23:35 | In reply to: #133435

Caro Jorge

Se quiser, isto é pedir demais e abusar de si, desculpe-me, posso lhe mandar em scan para o mail.

Mas a genealogia é um hobby em que ando empolgadíssimo.


António

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#133489 | JMM | 08 nov 2006 14:45 | In reply to: #133435

Eheh..., não exageremos, caro António! LOL

Ainda não tive ocasião de confirmar, mas acho que tenho extracto do casamento e será lá que está Ana Laura. É possível que a outra forma do nome seja apenas confusão dos genealogistas, por causa da tia, cc Francisco Moniz Pereira da Câmara...

Abraço,
Jorge

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#133491 | JMM | 08 nov 2006 14:49 | In reply to: #133437

António,

Não, não é abusar, pois eu também gosto...LOL
Este é um 'vírus' de que nunca nos curamos...
Posso é não corresponder sempre às expectativas, por falta de disponibilidade.

Jorge

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#133568 | acota | 09 nov 2006 01:09 | In reply to: #133489

Caro Jorge

Sim agora os post estão mais bem ordenados, também me fizeram confusão.

Assim que puder altero então para Ana Laura.

Eu conheci este site à cerca de 4 anos mas na altura pus vários nomes em pesquisa e não me deram resultados.

De à 4 anos para cá muita coisa foi adicionada e à um ano por causa de uma pesquisa que fiz sobre uma figura histórica veio o genea de novo, assim fiz nova pesquisa e vi nomes familiares como Maria Laura da Câmara e João Bento Machado, Jerónima Francisca de Vasconcelos, Scholtz, Bárbara de Mesquita, etc.

Mas por acaso há uma coisa boa que fez, não só fez o seu ramo como proporcionou aos outros fazerem o seu completando assim as várias ramificações que uma família deu.

abraço

António

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#133570 | acota | 09 nov 2006 01:13 | In reply to: #133568

Aliás quando saiu a obra de Rodrigo Rodrigues a Paula ofereceu-me na altura ofereceu-me um, mas fiquei desapontado por passar sempre para outro capítulo, lol

Até fui várias vezes de propósito à Casa dos Açores na Rua dos Navegantes a ver se já tinham os próximos volumes.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#134621 | JMM | 18 nov 2006 21:14 | In reply to: #132504

Meu caro António,
Após um demasiado longo interregno, aqui vai (finalmente!) o 'episódio' restante dos Bettencourt Galvão.
De uma notícia necrológica, que encontrei, em tempos, retirei os seguintes dados:

- D. Maria do Sacramento Pacheco + Ponta Delgada, S. José [rua João do Rego de Cima, nº 108] 11.12.1951 c/ 87 anos, viúva de António Pedro de Bettencourt Galvão
FILHOS:
1) António de Bettencourt Galvão, empregado da Fábrica de Tabaco Micaelense
2) D. Elvira Olga de Bettencourt Galvão, cc Manuel Machado de Sousa, já falecido
3) D. Laura de Bettencourt Galvão cc Gil Sequeira, ausentes no Brasil
4) D. Amélia de Bettencourt Galvão cc João Inácio da Costa, ausentes no Brasil
5) D. Ernestina de Bettencourt Galvão cc Luís Moderno, ausentes no Brasil (este deve ser irmão da poetisa Alice Moderno)
6) D. Maria Deolinda de Bettencourt Galvão cc Arsénio Soares Pereira, ausentes em Lisboa
7) José de Bettencourt Galvão, já fal.
8) Ângelo de Bettencourt Galvão, já fal.

Aquele António de Bettencourt Galvão (1) cc N... Cabral e foram pais - tanto quanto sei - de, pelo menos:
1-a) D. Natália Cabral Galvão cc Luís de Lima Paiva, ajudante da Sec. Notarial de Ponta Delgada, cg
1-b) D. Maria Adelaide Cabral Galvão cc José Teixeira de Andrade Salsa (fº de Agostinho de Andrade Salsa e de sua mr. D. Maria de Lourdes Teixeira) cg
1-c) Manuel Óscar Cabral Galvão, casado, cg
1-d) António Ângelo Cabral Galvão, casado, cg
1-e) D. Maria Antonieta Cabral Galvão cc Alberto Ferin de Sotto-Mayor (fº de Félix de Abreu Sotto-Mayor e de sua mr. D. Virgínia de Chaves Ferin) sg

Da consulta de um procº de concessão de passaporte, do Arquivo do Governo Civil PDL, obtive, também em tempos, os seguintes dados:

- D. Ernestina Laura de Bettencourt Galvão * Lagoa, Rosário 15.03.1896 (fª de António Pedro de Bettencourt Galvão e de D. Maria do Sacramento 'Galvão') cc Lagoa, Conservatª Reg. Civil 31.12.1919 (apenas consta o casamento civil, na certidão de baptismo apensa ao procº) Gil Sequeira * Ponta Delgada, Matriz de S. Sebastião 17.09.1898 (fº de Abel de Sequeira e de sua mr. D. Maria dos Anjos Botelho).
Emigraram para o Brasil (procºs nºs 185 e 186/1926), levando em sua companhia o filho:
- Fernando Galvão de Sequeira * Ponta Delgada, Matriz de S. Sebastião 27.07.1922

Como se nota, deve ter havido gralha tipográfica, ou confusão, na notícia necrológica supracitada, pois chamam Laura a esta srª e Ernestina a uma irmã cc Luís Moderno. A não ser que se trate da mesma e tenha casado 2ª vez...

Aqui estão, pois, mais umas achegas prometidas.
Um abraço,
Jorge

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#134945 | acota | 21 nov 2006 19:15 | In reply to: #134621

Caro Jorge

Obrigado por mais informação.

Sei que o casal: D. Elvira Olga de Bettencourt Galvão, cc Manuel Machado de Sousa tem pelo menos uma filha, Alda, no Canadá, com a qual Maria Leonor(minha tia) se dá muito bem.

Diga-me uma coisa, eu creio que esta Maria Falcão é uma e a mesma pessoa nestes links:
-http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=330620;
-http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=488378.

Digo isto por causa de um apontamento genealógico feito em 1979 pelo Dr. Hugo Moreira.

um abraço

António

Ps: a Paula emprestou-me Percurso Solitário de Augusto de Ataíde, e por causa da obra fui ao Genea ver outra obra, que mais tarde lhe falarei.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#135659 | JMM | 27 nov 2006 19:21 | In reply to: #134945

Caro António,
Agradeço mais essa informação sobre os Bettencourt Galvão.
Imagine que, neste fim de semana, encontrei nas minhas fichas mais uns tantos dados interessantes, sobre este nosso assunto! Como não sei se já lhe disse, tenho o meu ficheiro muito desorganizado (!), com vários maços alfabetados, mas não ordenados entre si, porque...vou deixando prás calendas... LOL! Assim, sempre que quero procurar alguma coisa, tenho que ver em vários maços de fichas. Fora os outros extractos de PRQ, que tenho em folhas corridas, antes de ter passado a fazer fichas... Enfim...uma grande confusão, que nada abona a meu favor...
Sobre estes outros dados lhe darei notícia brevemente.

Sim, claro! Esta Maria Falcão é a mesma pessoa, visto que, depois de viúva de Diogo Velho de Travassos, passou a 2ªs núpcias com António Lopes Rebello.
Do 1º casamento, tivera uma filha, Constança Falcão, que casou com Francisco da Fonseca, filho de um 1º casamento de António Lopes Rebello e de srª cujo nome se ignora (mas que poderá ter-lhe transmitido o apelido 'Fonseca'), com descendência que usou os apelidos 'Fonseca Falcão' e 'Lopes da Fonseca'.

Por sua vez, do 2º casamento de ambos - António Lopes Rebello e Maria Falcão -, nasceu Manuel Lopes Rebello (+ ca. 1556), que foi o 1º marido de Clara da Fonseca (filha, esta, de Jorge da Motta e de sua 2ª mr. Bartoleza da Costa), constituindo o tronco da varonia dos 'Arruda Botelho da Costa', como sabe.
Já neste caso, o apelido 'Fonseca' é transmitido por Jorge da Motta, como refere Frutuoso e como já vi num estudo recente sobre famílias do Porto, cuja refª não tenho aqui agora.

Abraço,
Jorge

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#135663 | acota | 27 nov 2006 19:39 | In reply to: #133489

Caro Jorge

Obrigado pela informação.

Uma novidade: já uniram Rodrigo da Câmara e Bettencourt ao avô, enfim lol.

No Museu Carlos Machado disse-me algo acerca dos Soares de Gâmboa e Albergaria, que já não me recordo, mas fiquei com a ideia de esta família ser como a Bettencourt Galvão, digamos sabe-se que são Albergaria mas não se sabe qual o antepassado que o transmitiu, não foi isso?
O mesmo caso é o dos Bettencourt Galvão que pára no Lázaro de Sá e Bettencourt:
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=556573.
Será que no processo de concessão de brasão de armas a Manuel de Medeiros Bettencourt Galvão virá mais informação? Eu tenho uma fotocópia mas tb não avança mais nada além daquilo que está nas Genealogias de Carlos Machado e Ernesto do Canto.

Cumprimentos

António Cota

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#136141 | rlvz | 01 dic 2006 01:07 | In reply to: #135663

Caro António Cota,

Vou intrometer-me no tópico, apenas para referir que em "Instituições Vinculares e Notas Genealógicas", na página 231, vem referido um Lázaro Tavares, que o autor diz crer ser irmão do Pe. Diogo de Bettencourt, e portanto também de Apolónia de Bettencourt e Sá, aqui no Genea em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=492524

Não tenho datas concretas (que talvez estejam eventualmente publicadas algures), mas calculo que estes irmãos devem ter nascido entre 1665/1675.

Dado o apelido dos irmãos, e o facto do nome Lázaro não ser dos mais comuns, talvez haja alguma relação entre estes e o Lázaro de Sá e Bettencourt que refere.

Cumprimentos,

Rita van Zeller

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#136253 | acota | 02 dic 2006 17:19 | In reply to: #136141

Cara Rita Van Zeller

Agradeço-lhe a sua boa vontade, mas infelizmente a data de nascimento que me propôs não coincide com a de nascimento de Lázaro de Sá e Bettencourt, isto porque a filha http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=546566 casou-se em 1684 e nasceu em 1660.

Não tenho referência nas genealogias de Carlos Machado e Ernesto do Canto desse irmão, também não se encontram completas, e o 2º volume das Genealogias de Rodrigo Rodrigues nunca foi publicado onde vem no 24º capítulo os Bettencourt Galvão.

Neste Verão em Ponta Delgada encontrei-me com um genealogista que me disse que provavelmente virá do ramo de Valentim da Câmara e Sá de Bettencourt http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=194951.

A obra que me referiu "Instituições Vinculares e Notas Genealógicas" não é de João de Arruda Botelho e Câmara?

Cumprimentos

António Cota

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#136557 | rlvz | 05 dic 2006 22:08 | In reply to: #136253

Caro António Cota,

A obra referida é mesmo essa, do Morgado João d'Arruda Botelho da Câmara. Tem imensa informação mas infelizmente os índices são muito pobres. Assim, é bastante trabalhoso procurar quem não esteja listado entre os testadores, instítuidores e administradores dos vínculos tratados neste livro.

Cumprimentos,

Rita van Zeller

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#136623 | acota | 06 dic 2006 18:59 | In reply to: #136557

Cara Rita Van Zeller

Uma obra que decerto lhe despertará interesse é, vamos se acerto bem com o nome, "As elites locais nos Açores em finais do Antigo Regime", onde o tema é mais desenvolvido ao extremo e até ao ponto de se interligarem os parentescos entre uma família através dos baptismos, casamentos, etc. Esta obra é da autoria de José Maria Rodrigues.
A obra do Morgado João de Arruda Botelho e Câmara já a consultei e também tive esse problema, é confuso, mas esta que lhe disse, tive pena de não a ter estudado mais no curto espaço de tempo em que estive da última vez na ilha de São Miguel,
é uma edição recente e creio eu composta por 6 volumes.

Cumrimentos

António Cota

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#136624 | acota | 06 dic 2006 19:01 | In reply to: #136623

Peço desculpa o autor é José Damião Rodrigues.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#136646 | rlvz | 06 dic 2006 22:26 | In reply to: #136624

Caro António Cota,

Muito obrigada pela indicação. O livro parece mesmo muito interessante, e hei-de procurá-lo quando for a São Miguel.

Cumprimentos,

Rita van Zeller

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#138419 | acota | 28 dic 2006 17:39 | In reply to: #136646

Caro Jorge

Sobre o tópico Bettencourt Galvão afinal o Pedro Bettencourt Galvão casou-se com a tia avó por afinidade, mas disse-me que casou 3 vezes, isso eu já sabia, e creio eu, ou posso ter confundido, que a 3ª mulher era brasileira, e foi deste casamento que nasceu o filho, Manuel de Freitas Bettencourt Galvão, ao que parece fez aí em Ponta Delgada o Lyceu.

Cumprimentos

António Francisco

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gusmão/ Ilha de São Miguel

#138824 | jm25100 | 02 ene 2007 03:41 | In reply to: #129754

gostaria se alguen pode dar informacao a respeito de pesquisa . o meu avo chama jose de sousa nascido 20.01.1895 ilha da madeira pai chama manoel de sousa a mae maria rosa de jesus .,eu jose maria estou pesquisando a certidao do meu avo mas esta um pouco dificil pois nao sei o correto onde nasceu se alguem pode me ajudar meu avo foi para o brasil com a familia entre 1895 a 1901. parada no porto de santos =sp destino a cidade de tatui=sp

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pesquisa genealógica - Madeira

#139831 | JMM | 10 ene 2007 21:45 | In reply to: #138824

Caro Senhor,

Haverá aqui, provavelmente, um equívoco seu, visto que este tópico nada tem a ver com a ilha da Madeira.

Se pretende ajuda sobre investigações genealógicas referentes ao arquipélago da Madeira, aconselho-o a criar um novo tópico, onde poderá expôr a sua questão, a fim de que alguém dessa região possa eventualmente dar-lhe atenção.

Em alternativa, sugiro-lhe um contacto com o Arquivo Regional da Madeira (arm@arquivo-madeira.org), cujo site poderá consultar em http://www.arquivo-madeira.org/homepage.php

De qualquer forma, informo-o, desde já, que poderá não ser muito fácil encontrar o registo de baptismo do seu avô, do qual pretende certidão (José, filho de Manuel de Sousa e de Maria Rosa de Jesus), pois, apesar de saber a data e a filiação, parece ignorar em qual das diversas paróquias terá sido lavrado esse registo. Todavia, o registo de passaportes poderá ser uma alternativa, para a identificação familiar e geográfica, uma vez que calcula o período em que emigraram para o Brasil.

Cumprimentos,
Jorge de Mello-Manoel

Respuesta

Enlace directo:

Raposo de Ponta Delgada

#172940 | MRaposo | 15 nov 2007 18:58 | In reply to: #130227

Prezado Sr. Mello-Manoel,

Sua notável prestimosidade neste forum me animam a pedir-lhe ajuda. Através de arquivos paroquiais aqui no Rio de Janeiro, e depois de vários tropeços, cheguei a meu quarto avô, que se chamava José Antonio Raposo, batisado na freguesia de São Sebastião da Ilha de São Miguel. Era filho de Antonio José Raposo e de Rosa Jacintha, ambos da dita ilha.

O açoriano José Antonio Raposo casou-se com Maria Thereza do Nascimento, do arcebispado de Braga, e o casal teve, no Brasil, pelo menos três filhos: Dorothéa, em 1808, meu trisavô José Joaquim, em 1809 e Carlota, em 1813. Tudo isso tenho documentado com certidões da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro.

Creio podermos supor que José Antonio Raposo há de ter nascido por volta de 1780, cinco anos a mais ou a menos. E a referência à freguesia de S. Sebastião, na Ilha de São Miguel, indica por certo a Matriz de Ponta Delgada, não é verdade?

Agora meu pedido: seria possível descobrir mais a respeito das origens desse meu ancestral português? Posso contar com sua estimada ajuda nisso? De notar que não tenho aí outro interesse que o puramente genealógico e afetivo.

Muitíssimo obrigado por qualquer indicação que possa me proporcionar. E fico ao dispor aqui no Rio de Janeiro, para algo de que possa precisar.

Atenciosamente,
Marcos Arruda Raposo.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Raposo de Ponta Delgada

#173048 | JMM | 16 nov 2007 15:13 | In reply to: #172940

Caro Senhor,

Foi por aviso para o meu e-mail que tive conhecimento desta sua mensagem, pois há muito tempo que não venho ao Forum do Genea, por absoluta indisponibilidade actual.

Efectivamente, o seu antepassado poderá ser natural da paróquia de São Sebastião, Matriz da cidade de Ponta Delgada. No entanto, na ilha de São Miguel existe uma outra paróquia com o mesmo orago - São Sebastião -, que é a da freguesia rural de Ginetes, localizada na área do concelho de Ponta Delgada.

Uma vez que, presentemente, não tenho possibilidade de proceder a pesquisas, sugiro-lhe um contacto para o Arquivo Regional de Ponta Delgada, com a indicação da data aproximada, nome e filiação do seu antepassado, a fim de que lhe possa ser, eventualmente, facultada reprodução do assento que lhe interessa, por certidão, fotocópia não certificada ou cópia digital, caso seja identificado.

Chamo-lhe, porém, a atenção para o facto de o Arquivo não efectuar investigações genealógicas. Apenas faculta reproduções ou certidões de registos cujos dados para identificação sejam fornecidos pelos interessados.

O endereço electrónico é o seguinte e deverá dirigir-se à Directora do Arquivo Regional de Ponta Delgada:

bpar.pdelgada.info@azores.gov.pt

Com os melhores cumprimentos e lamentando não o poder ajudar, de momento, subscrevo-me,

Jorge Frazão de Mello-Manoel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Raposo de Ponta Delgada

#173072 | MRaposo | 16 nov 2007 18:14 | In reply to: #173048

Prezado Senhor,

Fico-lhe muito grato pela resposta, estou certo de que me pôs na trilha certa ao indicar o endereço eletrônico do Arquivo Regional de Ponta Delgada e informar que existe uma outra paróquia de São Sebastião na Ilha de S. Miguel.

A seu dispor por aqui,
Com toda estima,
Marcos Raposo.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Raposo de Ponta Delgada

#174281 | JMM | 26 nov 2007 17:15 | In reply to: #173072

Caro Senhor Marcos Raposo,

Não tem que agradecer, pois não fiz mais do que a minha obrigação, ao informá-lo correctamente.

Afinal, como estava na minha semana de serviço a assuntos externos, quando o seu contacto chegou ao Arquivo Regional de Ponta Delgada, o seu assunto acabou por me ser encaminhado e fui eu quem orientou o atendimento a dar-lhe e quem acabou por redigir a resposta a ser-lhe enviada!
Espero que já a tenha recebido e esteja satisfeito com os resultados obtidos.

Cumprimentos,
Jorge de Mello-Manoel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#187604 | JoséRebelo | 09 mar 2008 23:30 | In reply to: #123675

Caros amigos,
Posso informar que a Casa e Ermida de Nossa Senhora do Vencimento é hoje propriedade de minha prima Maria Amália Tavares do Canto Taveira, que a herdou de seu pai Carlos Netto Tavares do Canto Taveira, que por sua vez herdou de seu tio paterno Albano de Gusmão Tavares do Canto Taveira.
Cumprimentos,
JoséRebelo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#187802 | JMM | 11 mar 2008 12:21 | In reply to: #187604

Caro José Rebelo,

Agradeço a sua informação, mas o que indica já era do meu conhecimento.
Aliás, se reparar, foi precisamente a isso que me referi, no final da minha msg de 26-07-2006, 18:28.

Cumprimentos,
Jorge de Mello-Manoel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#187811 | JoséRebelo | 11 mar 2008 13:06 | In reply to: #187802

Caro Jorge de Mello-Manoel,
Estou ao dispôr para qualquer outra informação sobre a descendência de Leonel Tavares do Canto Taveira, que aliás está muito incompleta neste site e que tenho tentado actualizar, tendo já enviado alguns dados, ainda não publicados.
Cumprimentos,
José rebelo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#188181 | JMM | 13 mar 2008 17:42 | In reply to: #187811

Caro José Rebelo,

Agradeço a disponibilidade, mas, nestes últimos meses, não tenho tido oportunidade para me dedicar a nada destes assuntos, nem sequer tenho actualizado informação na base de dados, como já fiz há algum tempo atrás.

De qualquer maneira, o que tenho é quase o mesmo que vai sair no vol. do "Anuário", referente à letra T, embora um tanto desactualizado, pois o que em tempos enviei ao Engº Mattos e Silva foi já há mais de 10 anos!...

Nessa altura, contactei vários elementos da família, mas o contacto com a actual chefe e representante, D. Sónia Maria Benevides Taveira (que mais tarde descobri aqui na base - por causa do 1º marido - e liguei aos ascendentes que já constavam), ficou a cargo do Engº Mattos e Silva.
Não sei se ele conseguiu dados mais completos sobre ela, os pais e madrasta. Como pode observar, esses estão com falta de informação (datas, etc.) na base do Genea.

Cumprimentos,
Jorge de Mello-Manoel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#188189 | JoséRebelo | 13 mar 2008 18:25 | In reply to: #188181

Caro Jorge de Mello-Manoel,
Os dados referentes a Tavares do Canto Taveira deverão sair mais completos nas Genealogias de S. Miguel e Santa Maria, de RR, obra a ser publicada pela Dislivro em Outubro próximo, como deverá saber.
Obrigado pela atenção e cumprimentos,
José Rebelo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#188195 | JMM | 13 mar 2008 18:45 | In reply to: #188189

Não, caro José Rebelo, pois trata-se de gerações mais recentes e, como é sabido, não foi preocupação do autor - nem era esse o seu objectivo! - recolher dados genealógicos sobre pessoas suas contemporâneas.

Como, aliás, já deve ter reparado no vol. 1 da 1ª publicação (que agora vai ser "republicado"), não há quase nenhuns dados sobre as gerações recentes, a não ser apenas os nomes.

Neste caso concreto, por exemplo, no cap. 45, § 1º, nº 15, Rodrigo Rodrigues inclui apenas o nome de Leonel Tavares do Canto Taveira e a indicação de que cc D. Maria Elvira da Rosa Coelho de Benevides, com a filha Sónia. Mais nada.

Cumprimentos,
Jorge de Mello-Manoel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#188200 | JoséRebelo | 13 mar 2008 19:16 | In reply to: #188195

Caro Jorge de Mello-Manoel,
Desculpe o tempo que lhe estou a tomar mas não se sinta na obrigação de me responder de imediato.
Durante a nossa troca de mensagens foi focada a representação e "chefia" de famílias. Os critérios (?) que definem essa representação e "chefia" deveriam ser, a meu ver, actualizados, pois não compreendo que representantes e "chefes" de famílias, como é o caso de uma das pessoas referidas na nossa troca de mensagens, não usem o apelido representado e nem sequer o transmitam (podendo tê-lo feito)) aos seus descendentes. A meu ver, nestes casos, seria mais correcto a representação passar para outra linha.
Assumo que o que estou a dizer é pouco ortodoxo em termos genealógicos, mas tem a ver comigo (e talvez com outros): não me sinto representado, tanto do lado materno, como do lado paterno, pelas pessoas assim designadas.
Cumprimentos,
José Rebelo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#188440 | enigmartin | 15 mar 2008 12:14 | In reply to: #187604

Penso que a Casa e Ermida de Nossa Senhora do Vencimento, ainda é um Solar bastante notório na rua do mesmo nome, na Cidade da Ribeira Grande. Só não sabia a quem pertencia.

M. Martins

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#188454 | José Duarte | 15 mar 2008 13:50 | In reply to: #187811

Caro José Rebelo

Para um trabalho que estou a desenvolver, à mais de treze anos, sobre a descendência dos primeiros donatários das ilhas de Santa Maria e São Miguel, aproveito a sua disponibilidade para lhe requerer informação sobre a descendência de Leonel Tavares do Canto Taveira, mais propriamente da seguinte:

- D. Isabel Maria de Gusmão Tavares do Canto Taveira (filha de Leonel Tavares do Canto Taveira e de sua mulher D. Maria Amália Botelho de Gusmão) nascida na Casa do Vencimento freguesia da Conceição na Ribeira Grande, a 18 de Março de 1877, e falecida na freguesia de São Sebastião, Matriz de Ponta Delgada, a 26 de Junho de 1944. Casou na freguesia das Capelas em Ponta Delgada, a 2 de Outubro de 1895, com Francisco Joaquim de Sousa, que nasceu na citada freguesia Matriz de Ponta Delgada, a 16 de Janeiro de 1862, médico, formado em Medicina (U.C.), faleceu na dita freguesia das Capelas, em Agosto de 1915, filho de Francisco Joaquim de Sousa, proprietário e negociante em Ponta Delgada, e de sua mulher D. Maria Alexandrina Pacheco de Medeiros. C.g.

Como já percebi que é descendente de D. Adriana Coelho de Gusmão Tavares do Canto Taveira e de seu marido Francisco Maria Pimentel Rebello, ramo dos Viscondes de Santa Catarina, peço-lhe ainda ajuda na actualização das seguintes:

- D. Maria Gabriela de Sousa Rebello (filha de Baltazar Maria Pimentel Rebello e de sua mulher D. Dora Maria Pereira de Sousa) nascida na Casa da Boavista, ao Lagedo, freguesia de São José em Ponta Delgada, a 20 de Outubro de 1942. Casou na mesma freguesia de São José, a 22 de Fevereiro de 1964, com José Gambôa Raposo de Medeiros, que nasceu na freguesia de São Sebastião, Matriz de Ponta Delgada, a 9 de Abril de 1933, funcionário da «SATA - Air Açores», investigador e genealogista, membro do Núcleo de Genealogia do Instituto Cultural de Ponta Delgada, faleceu a 22 de Dezembro de 1998, filho de José Machado Raposo de Medeiros, funcionário da Empresa de Navegação Carregadores Açorianos, proprietário, poeta e ensaísta, etc., e de sua mulher D. Maria Cristina Gambôa. C.g.

- D. Ana Clara Borges de Sousa Rebello (filha de Luís Francisco de Sousa Rebello e de sua mulher D. Maria da Graça Botelho Soares Borges) nascida em Oxford, Reino Unido, a 6 de Abril de 1966, funcionária da «MAPTOURS» em Ponta Delgada, faleceu de acidente de viação, em Setúbal, a 4 de Agosto de 1990. Casou, em Algueirão, Mem Martins, Sintra, a 1 de Outubro de 1984, com Bruno José Neves Espinha, empregado comercial, que nasceu em Sá da Bandeira (hoje São José do Lubango), Angola, a 13 de Setembro de 1964, filho de Célio Manuel Alves Espinha, gerente comercial, e de sua mulher D. Maria Eduarda Arrobas Cardoso das Neves. Separados judicialmente. C.g.

Os meus melhores cumprimentos,
José Duarte Valado Arnaud

zeduartearnaud@hotmail.com

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#188570 | José Duarte | 16 mar 2008 13:58 | In reply to: #187811

Caro José Rebelo

Renovo a minha mensagem.

Para um trabalho que estou a desenvolver, há mais de treze anos, sobre a descendência dos primeiros capitães donatários das ilhas de Santa Maria e São Miguel, aproveito a sua disponibilidade para lhe requerer informação sobre a descendência de Leonel Tavares do Canto Taveira, mais propriamente da seguinte:

- D. Isabel Maria de Gusmão Tavares do Canto Taveira (filha de Leonel Tavares do Canto Taveira e de sua mulher D. Maria Amália Botelho de Gusmão) nascida na Casa do Vencimento freguesia da Conceição na Ribeira Grande, a 18 de Março de 1877, e falecida na freguesia de São Sebastião, Matriz de Ponta Delgada, a 26 de Junho de 1944. Casou na freguesia das Capelas em Ponta Delgada, a 2 de Outubro de 1895, com Francisco Joaquim de Sousa, que nasceu na citada freguesia Matriz de Ponta Delgada, a 16 de Janeiro de 1862, médico, formado em Medicina (U.C.), faleceu na dita freguesia das Capelas, em Agosto de 1915, filho de Francisco Joaquim de Sousa, proprietário e negociante em Ponta Delgada, e de sua mulher D. Maria Alexandrina Pacheco de Medeiros. C.g.

Como já percebi que é descendente de D. Adriana Coelho de Gusmão Tavares do Canto Taveira e de seu marido Francisco Maria Pimentel Rebello, ramo dos Viscondes de Santa Catarina, peço-lhe ainda ajuda na actualização das seguintes:

- D. Maria Gabriela de Sousa Rebello (filha de Baltazar Maria Pimentel Rebello e de sua mulher D. Dora Maria Pereira de Sousa) nascida na Casa da Boavista, ao Lagedo, freguesia de São José em Ponta Delgada, a 20 de Outubro de 1942. Casou na mesma freguesia de São José, a 22 de Fevereiro de 1964, com José Gambôa Raposo de Medeiros, que nasceu na freguesia de São Sebastião, Matriz de Ponta Delgada, a 9 de Abril de 1933, funcionário da «SATA - Air Açores», investigador e genealogista, membro do Núcleo de Genealogia do Instituto Cultural de Ponta Delgada, faleceu a 22 de Dezembro de 1998, filho de José Machado Raposo de Medeiros, funcionário da Empresa de Navegação Carregadores Açorianos, proprietário, poeta e ensaísta, etc., e de sua mulher D. Maria Cristina Gambôa. C.g.

- D. Ana Clara Borges de Sousa Rebello (filha de Luís Francisco de Sousa Rebello e de sua mulher D. Maria da Graça Botelho Soares Borges) nascida em Oxford, Reino Unido, a 6 de Abril de 1966, funcionária da «MAPTOURS» em Ponta Delgada, faleceu de acidente de viação, em Setúbal, a 4 de Agosto de 1990. Casou, em Algueirão, Mem Martins, Sintra, a 1 de Outubro de 1984, com Bruno José Neves Espinha, empregado comercial, que nasceu em Sá da Bandeira (hoje São José do Lubango), Angola, a 13 de Setembro de 1964, filho de Célio Manuel Alves Espinha, gerente comercial, e de sua mulher D. Maria Eduarda Arrobas Cardoso das Neves. Separados judicialmente. C.g.

Os meus melhores cumprimentos,
José Duarte Valado Arnaud

zeduartearnaud@hotmail.com

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#188638 | JoséRebelo | 16 mar 2008 23:19 | In reply to: #188570

Caro José Duarte,
Tenho as descendências que me pede e vou enviá-las logo que me for possível. É só mesmo uma questão de tempo. Já agora, gostava de saber se o seu interesse tem a ver com o facto de ser parente.
cordialmente,
josé rebelo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#188682 | José Duarte | 17 mar 2008 15:49 | In reply to: #188638

Caro José Manuel Rebelo

Venho agradecer a sua resposta, e comunicar-lhe que já respondi para o seu e-mail.

Com os meus cumprimentos,
José Duarte Valado Arnaud

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#189402 | JMM | 24 mar 2008 18:14 | In reply to: #188200

Como vê, caro José Rebelo, é muito raro eu responder de imediato!...

Pois, quanto ao que diz, ... a opinião é sua...

Mas isso acontece em muitíssimas famílias, hoje em dia, quando não há a preocupação em manter o(s) nome(s) de família (apelidos) com a composição que tinham, ou porque, com a perda de varonia, se lhes juntam outros apelidos, ou aqueles até se perdem.

Cumprimentos,
Jorge de Mello-Manoel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#189404 | JMM | 24 mar 2008 18:16 | In reply to: #188682

Ora viva, Zé Duarte! Como está?

Há já imenso tempo que não sabia de si!...

Ainda às voltas com Soares de Albergaria e Câmaras Falcão? E suas descendências, claro! :-)

Abraço,
Jorge

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#189410 | JoséRebelo | 24 mar 2008 18:34 | In reply to: #189402

Muito obrigado, caro Dr. Jorge de Mello-Manoel.
Os meus cumprimentos,
José Rebelo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#189439 | José Duarte | 24 mar 2008 23:53 | In reply to: #189404

É verdade! Ainda não me livrei desta dor de cabeça.

Caro Jorge, estou em divida consigo pois nunca mais lhe disse nada, mas não me esqueci de Si.
Tenho vindo a encontrar dificuldades nas gerações actuais, o que me tem levado a constantes adiamentos para avançar com a publicação, contudo este contratempo tem contribuído para um maior enriquecimento deste trabalho com a introdução de algumas fotografias, assim aproveito para lhe pedir fotografias dos seus avós (D. Maria Eduarda Read Frazão e D. Joaquim de Mello Manoel da Câmara Gomes) e bisavós (Joaquim da Rosa Frazão e D. Ana Whytton de Medeiros Read) que pode enviar para o meu e-mail zeduartearnaud@hotmail.com

Abraço,
Zé Duarte

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#189486 | JMM | 25 mar 2008 14:44 | In reply to: #189439

Ok, caro Zé Duarte.

Logo que tenha disponibilidade lhe direi mais alguma coisa.

Dos meus avós tenho uma razoável foto, que está publicada nos "Forbes...", do Manel Azevedo Graça.
Dos meus bisavós Read x Frazão, acho que tenho umas fotos digitalizadas, mas vou confirmar.

Abraço,
Jorge

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#189502 | José Duarte | 25 mar 2008 15:50 | In reply to: #189486

Caro Jorge

Obrigadíssimo.

Aguardo então o seu contacto para o meu e-mail.

Renovado abraço,
Zé Duarte

Respuesta

Enlace directo:

RE: Descend. de D. Maria Laura Isabel da Câmara

#199646 | ARLINDO35 | 08 jun 2008 05:51 | In reply to: #189502

Por favor, gostaria de saber alguma informação sobre Francisco Inácio de Mello e Souza,filho de Miguel Francisco de Mello e Antônia do Sacramento; natural de Porto Formoso da ilha de São Miguel, Bispado de Angra.
Ele veio para o Brasil ainda jovem, casou-se em 1793 em São João Del Rei, Minas Gerais. Obrigado.
Arlindo Mello

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gusmão/ Ilha de São Miguel

#358863 | smachado1 | 24 jun 2015 23:43 | In reply to: #118494

Boa noite
A tua trisavó Teresa Alexandrina Ermelinda Machado da Câmara, que casou com António Resende (Faial da Terra) era irmã do meu trisavô Precópio Machado de Medeiros Câmara (casou em Água Retorta) . Portanto temos os mesmos avós a partir da 4ª geração.

Cumprimentos

Silvério Machado

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gusmão/ Ilha de São Miguel

#358864 | smachado1 | 24 jun 2015 23:47 | In reply to: #189502

D. Maria Laura Isabel da Câmara era minha avó 4ª casada com João Bento Machado de Medeiros Pereira.

CM

Silvério Machado

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gusmão/ Ilha de São Miguel

#358865 | acota | 24 jun 2015 23:53 | In reply to: #358864

Boa noite descende de que filho?

A minha trisavó era a filha Teresa Alexandrina Machado

Cumprimentos

António Cota

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gusmão/ Ilha de São Miguel

#358866 | smachado1 | 24 jun 2015 23:55 | In reply to: #135663

Soares Gamboa Albergaria são meus avós, Morgados da Assomada que foram viver para Água Retorta.

Cumprimentos

Silvério Machado

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gusmão/ Ilha de São Miguel

#358873 | smachado1 | 25 jun 2015 10:48 | In reply to: #358865

A minha descendência é assim:

5)João Bento Machado Medeiros Pereira/Maria Laura Isabel da Câmara
4) Precópio Machado de Medeiros Câmara/Rosa Augusta Medeiros Soares Gamboa
3) Aníbal Machado Câmara/Maria Filomena do Espírito Santo
2) Silvério Machado Câmara/Maria do Rosário Cabral Torres
1) António Cabral Machado/Maria de Fátima M. Machado
0) Silvério Machado

A tua trisavó era irmã do meu trisavô Precópio, Suponho que a tua descendência seja assim:

5) João Bento Machado Medeiros Pereira/Maria Laura Isabel da Câmara
4) Teresa Alexandrina Ermelinda Machado da Câmara/António Francisco de Resende
3) Maria Isabel Resende/Adolfo Bettencourt Galvão de Arruda da Costa Botelho
....Francisco, Maria isabel, Maria Deolinda, Teresa?...

https://www.opendrive.com/folders?MjBfMzQ1X3BiQmRI

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gusmão/ Ilha de São Miguel

#358874 | smachado1 | 25 jun 2015 11:10 | In reply to: #128773

João Bento Machado de Medeiros Pereira era meu avô 4º.

Ao todo eram 10 irmãos, faltam aqui outros irmãos: Luís Alberto de Medeiros Machado, António Pereira, Teodoro Pereira, Margarida Pereira.

Cumprimentos

Silvério M. Medeiros Machado

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gusmão/ Ilha de São Miguel

#370779 | JoséRebelo | 15 jun 2016 18:23 | In reply to: #115691

Caros Membros,

Recebi, há alguns meses, um aviso de mensagem relativo a este tópico. Como, na altura, estive com alguns problemas técnicos no pc, não tive oportunidade de saber quem me escreveu. No entanto, gostaria de elucidar os possíveis interessados sobre a forma como o apelido Gusmão veio para à minha família. O meu avó materno, Nuno de Gusmão Tavares do Canto Taveira, era filho de Leone Tavares do Canto Taveira e de Maria Amália Botelho de Gusmão, nascida a 19/06/1849 - Rosto de Cão, Livramento, PD, filha do 1º Visconde do Botelho. Suponho que, por ser uma linha materna, foi resolvido dar ao filho Nuno e seus sete irmão o nome de Gusmão e não Botelho.

A propósito de Tavares do Canto Taveira, acontece que, durante várias gerações, minha mãe inclusive, foram usados os três nomes: Tavares do Canto Taveira. Para mim ficou só o Tavares, mas a maior parte dos descendentes desta até à actualidade, usaram e usam o nome Tavares do Canto e até Canto Tavares.

Cumprimentos
José Manuel Tavares Rebelo

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 23 may 2024, 05:33.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen