Bernardino António Gomes (1768-1823)
This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos | Regiões | Famílias | Heráldica
Bernardino António Gomes (1768-1823)
Bernardino António Gomes (1768-1823)
Higienista, médico, químico, botânico, parasitologista, nasceu a 29 de Outubro de 1768 em Paredes de Coura, filho de José Manuel Gomes, médico no distrito de Viana do Castelo, e de Josefa Maria Clara. Não confundir com o médico Bernardino António Gomes (1806-1877), seu filho.
Cursou Medicina na Universidade de Coimbra, tendo sido premiado em todas as cadeiras e tendo concluído a sua formação em Maio de 1793.
Concluído o curso foi trabalhar como médico na comarca de Aveiro. Em 1797 foi nomeado cirurgião da Armada Real com o posto de capitão de fragata graduado. Embarcou em Lisboa para o Brasil, onde permaneceu durante quatro anos e meio. Voltou para a metrópole em finais de 1801.
Em 1802 foi encarregado de debelar um epidemia de febre tifóide a bordo de uma esquadra portuguesa, no estreito de Gibraltar. Ao fim de dois meses tinha conseguido resolver o problema. Dispensado do serviço no mar, passou a trabalhar no Hospital da Marinha e no Hospital Militar de Lisboa. Em 1810, na sequência de uma nova epidemia de tifo que atingiu uma esquadra portuguesa em Gibraltar, foram transportados para o Lazareto, na Trafaria, 445 doentes que tratou com sucesso. Em seguida pediu exoneração do cargo de médico da armada. Foi eleito membro efectivo da Academia Real das Sciências de Lisboa em 1812. Nesta Academia promoveu, em 1812, a criação da Instituição Vacínica, que se dedicava à vacinação antivariólica. Em 1817 o número de inoculações atingia 17 mil.
Em 1817 foi designado para prestar serviços médicos à princesa Leopoldina da Áustria, noiva de D. Pedro, futuro Imperador do Brasil, quando esta se deslocou de Livorno para o Rio de Janeiro. Permaneceu seis meses no Rio de Janeiro, após o que regressou a Lisboa. Morreu a 13 de Janeiro de 1823, com 54 anos de idade.
gostaria de saber mais dados biograficos desta personalidade e sua familia.
gostaria ainda de saber como tendo elel e o seu filho ocupado o cargo de medico da real camara se lhes foram atribuidos titulos, foros ou brasão.
Enlace directo:
RE: Bernardino António Gomes (1768-1823)
Ola,
gostaria de saber se esta personalidade casou se ou teve filhos no Brasil. e tambem saber a origem destes nomes de familia " Otaviano e António", e onde localizaria estas raizes.
Abraço de ,
Arquimedes António da Silva.
Enlace directo:
RE: Bernardino António Gomes (1768-1823)
Efectivamente casou e teve quatro filhos, mas em Portugal, chamavam-se Henriqueta Leonor Gomes Mourão d'Araujo, Bernardino António Gomes (filho), Custódio Manuel Gomes e António Maria Gomes. Que tenha conhecimento só o filho Bernardino teve descendência.
Cumprimentos
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 13 nov 2024, 08:31.