Montenegros Brasil/RJ

This topic is classified in rooms: Famílias | Brasil | Pessoas | Regiões | Cargos

Montenegros Brasil/RJ

#118510 | LEA | 13 may 2006 13:46

Olá amigos
Sou nova na lista.
Já sei bastante sobre os Montenegro que vieram de Portugal para o Brasil mas gostaria de saber mais. Também sobre ROSA EMÍLIA DA CONCEIÇÃO MACHADO FONSECA.
OSCAR DA CRUZ MONTENEGRO (Nasc. 1885) Residente na freguesia de Sé cidade e diocese de São Roque e ROSA EMÍLIA DA CONCEIÇÃO MACHADO FONSECA, nascida a 11/12/1877 na Quinta da Torre, Santa Eulalia de Palmeira de Faro, Esposende, em São Victor, cidade e diocese de Braga eram avós paternos do meu esposo. Rosa era filha de MARIA CLARA MACHADO PAES DE ARAÚJO FELGUEIRAS GAYO & ANTÔNIO MANUEL DA FONSECA e Oscar era filho de BERNARDO TEIXEIRA DE MESQUITA MONTENEGRO Nasc. 31/12/1837, na casa de Jouve em Barqueiros e ARMINDA PEREIRA DA CRUZ Natural da freguesia de S. Nicolau, Porto. Ainda vivia em 1920, na Póvoa de Varzim no Largo de S. Roque, em companhia de sua filha D. ANDRELINA ISAURA. Oscar e Rosa, embarcaram, em 1909, para o Rio de Janeiro – Brasil. Eles vieram para casa de ARTUR DA CRUZ MONTENEGRO, que já morava no Brasil e era estabelecido como comerciante. Gostaria de saber se alguém tem mais informações sobre estes. No Brasil já há uma enorme descendência de Rosa e Oscar gostaria de saber sobre os que ficaram em Portugal. Sei que Oscar descende do Dr. JACINTO TEIXEIRA DE CARVALHO. Filho MANUEL TEIXEIRA DE CARVALHO & JOSEFA DA ROCHA. Neto paterno de GABRIEL SOARES DE CARVALHO & MARTA TEIXEIRA e materno de DOMIGOS ALVARES DA ROCHA & MARIA GOMES. Natural de S. João do Souto, Braga. Foi senhor da Quinta de Jouve, em Barqueiros e de uma casa na rua Direita, em Barcelos, onde viveu . Casou na Galiza com D. JOANA ANTÓNIA DE TÁVORA DE ABREU VELÁZQUEZ VILLA MÓR MONTENEGRO, nascida na Galiza e era filha de ANTÓNIO DE TÁVORA e de sua mulher D. MARIA DOS SANTOS VELAZQUEZ VILLA MOR MONTENEGRO, fidalga galega, filha de um Coronel de Milicias.
Desde já agradeço
LÉA CABRAL MONTENEGRO

Respuesta

Enlace directo:

RE: Montenegros Brasil/RJ

#134846 | xxav54 | 20 nov 2006 22:45 | In reply to: #118510

Olá.
Acho que tenho uma cópia de um testamento, datado de 183...., de Joaquim Carvalho Teixiera e Montenegro. Estou a citar de memória. Forneço-o, com todo o gosto. Tenho de o digitalizar. Como o posso enviar?

Respuesta

Enlace directo:

Montenegros Brasil/RJ

#134853 | ajflt | 20 nov 2006 23:32 | In reply to: #134846

Prezado Senhor:

Tenho o máximo interesse nesse testamento, pois tenho um grande estudo feito sobre a família Teixeira de Carvalho Montenegro, da Casa de Jouve, em Barqueiros (Barcelos). Vou inclusivamente reunir-me com os seus descendentes no Rio de Janeiro, no próximo mes de Janeiro, num encontro organizadopela Lea Cabral Montenegro, pelo que esse documento seria precioso. Se eventualmente lhe interessar elementos sobre essa família tenho todo gosto em lhe disponibilzar esse estudo que fiz.
Pedia o favor de enviar cópia desse testamnto para o meu e-mail trigueiros@gmail.com

Desde já agradeço e envio os meus melhores cumprimentos

António Júlio Limpo Trigueiros

trigueiros@gmail.com

Respuesta

Enlace directo:

RE: Montenegros Brasil/RJ

#159108 | svcosta | 12 jun 2007 08:12 | In reply to: #118510

Olá Sra. Léa,

Estando a procurar informações de meu bisavô português, também Montenegro me deparei com essa sua mensagem.
Tenho muito pouca informação sobre esse meu bisavô, chamado FRANCISCO PINTO MONTENEGRO:
- Em 10/05/1867, já morando no Rio de Janeiro, adquiriu um título de sócio da Sociedade de Beneficência Portuguesa do Rio de Janeiro (documento encontrado).
- Transferiu residência em época desconhecida para o interior do Estado do Rio de Janeiro (Eng. Paulo de Frontin) e lá se estabeleceu como comerciante, comprando extensas áreas de terras, lá casou, têve 4 filhos (dois homens e duas mulheres, uma delas minha avó materna).
- Lá também faleceu (22/02/1926) com 77 anos (como consta em seu registo de óbito) e lá foi e está sepultado.
- No registro de nascimento de minha avó consta que seus avós paternos eram: Antonio Augusto de Araujo e Maria Emilia Montenegro. (dados conseguidos através dos microfilmes dos Mórmons).

Não sabemos:
- local e data de seu nascimento.
- local onde ele viveu em Portugal.
- local de onde provêm seus pais.
- data de chegada ao Rio de Janeiro.
- em que navio empreendeu a viagem para o Rio.

O que sabemos por tradição passada por minha avó é:
- chegou ao Rio de Janeiro, ainda moço. O que indica ser verdade, pois se faleceu com 77 anos em 1926, deve ter nascido em 1849 e ao adquirir o título acima referido, estava com 18 anos.
- ao chegar ao Rio, foi morar com parentes que lá estavam estabelecidos.
- depois de estar morando no interior do Estado, costumava ir visitar parentes que viviam no Rio.
- mantinha correspondência com a família (mãe?) em Portugal.
- guardava com muito carinho um jornal português que a ele foi enviado, (e do qual tirei cópia, apesar de não se encontrar em bom estado) intitulado "O Progresso de Paiva", no. 16, 1o. Anno, datado de 08/12/1895. Este jornal, editado no Castelo de Paiva é dedicado inteiramente a homenagear o Conde de Castelo de Paiva, daí pensarmos que ele provavelmente era oriundo de lá ou das proximidades. Minha avó também dizia que esse Conde era da família, mas não sabia precisar o grau de parentesco.

Por isto, comecei a pesquisar a árvore do Conde e também a de Caetano Pinto de Miranda Montenegro, através do Livro de Sonita (Marquês da Vila Real da Praia Grande). Não consegui achar nenhuma indicação, que pudesse mostrar alguma relação nem com um nem com outro.
Isto me faz pensar que ou se tratava de algum filho natural de algum ramo desses Montenegro, ou então que a ligação com o Conde fosse apenas afetiva, tipo afilhado/padrinho. A primeira hipótese talvez seja a mais viável, uma vez que se está certo o que consta no Registro de Nascimento de minha avó, o Montenegro é proveniente de sua mãe, e não do pai (que era Araujo).
Se isto está correto, acredito que possa ser mais difícil ainda se conseguir mais informações de seus genitores.

Por outro lado, os filhos de meu bisavô, ganharam nomes que indicam que houve intenção de homenagear a memória de seus pais, o que demonstra conhecimento da existência do pai:
O filho mais velho recebeu o nome de Antonio, assim como o pai, e minha avó, recebeu o nome de Emília (da mãe Maria Emília).

O certo é que sem saber exatamente onde nasceu, fica mais difícil achar as informações, pois terei de sair procurando em várias localidades, principalmente se considerarmos o fato de que também a família pode ter migrado internamente dentro de Portugal. De qualquer maneira, o Arquivo Distrital de Aveiro, do qual o concelho de Castelo de Paiva faz parte com suas Freguesias, seria o primeiro local a ser consultado.

Lendo esta sua mensagem, me pergunto se em sua pesquisa encontrou alguma relação que possa levar a esse meu antepassado.

Antecipadamente, agradeço qualquer informação possível.

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 06 jul 2024, 01:43.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen