Linhagem Merovingia Visogoda no Brasil

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Linhagem Merovingia Visogoda no Brasil

#119056 | biaassumpcao | 22 may 2006 01:11

Fugindo da inquisição, o cavaleiro da Ordem de Cristo (antiga Ordem do Templo) Henrique da Cunha, descendente direto do rei Fruella II (descendente dos reis Francos e Visigodos da dinastia Merovingia) veio ao Brasil na expedicao de Martim Affonso de Sousa no ano de 1531. Casou-se com Fillippa Gago e deu inicio a esta antiga familia paulistana. Minha bisavó, Maria Josephina da Cunha era sua descendente por linha reta masculina. Descobri que os Senhores de Tábua, que são comprovadamente linhagem direta de Fruela tinham um filho Anrique de Alcunha, mas não fica claro na documentação da época se veio ou não ao Brasil.

Segundo Luiz Gonzaga da Silva Leme veio sim: "teve começo esta família em Henrique da Cunha, amigo do almirante português Martim Affonso de Sousa, que com ele passou a S. Vicente em 1531 com sua mulher Filippa Gago. Ele pertencia à ilustre casa dos Cunhas, os quais procedem pela linha reta masculina de el-rei Dom Fruella II, rei de Leão - Astúrias e Galiza no ano de 923."

Pergunta: Alguém pode me ajudar a achar a prova cabal de que Henrique da Cunha (ou será Anrique de Alcunha ou algo semelhante) tenha efetivamento vindo ao brasil? Não seria difícil dele ter vindo escondido pois a inquisição estava empenhando-se muito para exterminar esta linhagem.

Grata por sua atenção,

Maria Beatriz Assumpção

Respuesta

Enlace directo:

RE: Linhagem Merovingia Visogoda no Brasil

#119079 | mgorjaoh | 22 may 2006 14:32 | In reply to: #119056

Cara Senhora,

De onde tirou a ideia, totalmente peregrina, de que a inquisição estava, em algum momento da sua história, a tentar exterminar a linhagem dos "Cunha"????
Não me leve na advertência: nem tudo o que se lê em romances ou vê em filmes corresponde à realidade.
Em 1531 ninguém fugiria do país por causa da Inquisição, que veio para Portugal apenas em 1536, por força da Bula do Papa Paulo III, trazida por vontade conjunta do Rei D. João III e do Papa, devido também à intervenção, entre muitos outros, por certo, de Baltasar de Faria, de quem se diz ter sido «Ouvidor do Concelho da Câmara a que hoje se chama o Desembargo do Paço, Caudel Mor e Almotace Mor; estndo em Roma com negócios deste Reino lhe enviou o Rei D. João III o título de embaixador ao Papa Paulo III de quem impetrou a Bula para o Tribunal do St.º Ofício e alcançou para a Coroa as Prelazias de S. Cruz e Alcobaça (...); jaz enterrado no Claustro do Real Convento de Tomar em túmulo alto com escudo de suas armas com o seguinte letreiro:
"Sepultura de Baltezar de Faria que foi do Concelho de quatro Reis deste Reyno D. João III, D. Sebastião, D. Henrique, D. Felipe (Portugueses nos Concílios Gerais, rl 71); Almotaçe Mor; Impetrou do S. P.e Paulo 3.º a Bulla do St.º Off.º do Inquizição por mandado do Rei D. João 3.º, e os Padroados das Insignes Prelazias de S. Cruz e Alcobaça para a Coroa foi Embaixador a Corte de Roma e deo obediência deste Reino ao Papa Julio 2.º"».

Espero ter esclarecido o ponto. Com os melhores cumprimentos,
Miguel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Linhagem Merovingia Visogoda no Brasil

#119084 | biaassumpcao | 22 may 2006 15:24 | In reply to: #119079

Caro senhor Miguel,

Realmente eu estava a supôr em relação a viagem de Henrique da Cunha ao Brasil por causa da inquisição, e lhe sou muito grata pela resposta esclarecedora sobre como e quando ocorreu este fato em portugal.
Peço-lhe perdão por minha ignorância. Ainda assim tenho esta dúvida sobre a casa dos Cunhas pois minha avó desde criança nos contava sobre nossa ascendencia real. Eu não poderia simplesmente aceitar isto sem ir a fundo em pesquisas. Mas como o senhor deve saber se trata de uma pesquisa gigantesca e esta passagem me havia escapado. Ainda estou a procurar este elo perdido para concluir minha pesquisa, mesmo que de maneira diletante.
Lhe agradeço ainda uma vez,
Beatriz

Respuesta

Enlace directo:

RE: Linhagem Merovingia Visogoda no Brasil

#119087 | mgorjaoh | 22 may 2006 15:43 | In reply to: #119084

Cara Beatriz,

Desejo-lhe as maiores felicidades na sua pesquisa. Talvez começando pelos registos de óbito, casamento e nascimento de sua bisavó possa reconstituir uma linha da sua ascendência até Henrique da Cunha, que julgo ser o que até aparece aqui na BD em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=53698, conquanto sem filhos nem indicação de pais (como é sabido, pelo menos os segundos teve e os primeiros podem não estar justamente pela sua radicação no Brasil, numa época tão inicial).

Com os melhores cumprimentos,
Miguel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Linhagem Merovingia Visogoda no Brasil

#119089 | josemariaferreira | 22 may 2006 16:11 | In reply to: #119084

Cara Beatriz

A Inquisição em Portugal chegou muito antes da sua instituição, não confundamos as coisas. A Inquisição chegou a Portugal com a morte de D. João II.
Depois da morte deste grande Soberano começou imediatamente a perseguição a Iluminados, Franciscanos e Paulistas a única salva que tiveram foi fugir para os Açores e Madeira, depois da descoberta do Brasil, passaram a fazê-lo para esta antiga colónia e chegaram ao mesmo ao Extremo-Oriente.
No Brasil ficou bem vincada a sua presença!!!
Estou ansioso pela sua revelação sobre o empenho da Inquisição na exterminação da linhagem dos Cunha, vem de encontro ao que eu já suspeitava!

Cumprimentos

Zé Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Linhagem Merovingia Visogoda no Brasil

#119090 | biaassumpcao | 22 may 2006 16:13 | In reply to: #119087

Caro Miguel,
Ja estou com a linha de ascendência completa!

Genealogia Paulistana
(...)

E também com a linha de Fruella até a casa dos Cunhas.

De Fruella II ate Fernao Pais da Cunha
(...)
e mais ainda, a linha de ascendencia de Fruella ate Meroveu!
Isto na verdade é notório.

Foi por isso que hipotizei alguma relação com inquisição, pelo fato desta informação histórica estar omitida, truncada, por alguma razão. Recentemente li o livro "Holly Blood, Holly Grail" e me dei conta de que existiu uma conspiração muito forte contra a linhagem merovingia, mesmo que os motivos para isso não fossem estes que escandalisticamente são evidenciados pela imprensa internacional. De qualquer forma nao me interessam pois sou Budista!

Um grande abraço!
Beatriz

Respuesta

Enlace directo:

RE: Linhagem Merovingia Visogoda no Brasil

#119092 | biaassumpcao | 22 may 2006 16:32 | In reply to: #119089

Caro Zé Maria,

Agradeço por sua resposta. Creio que a proteção da linhagem dos Cunhas se deu por dois motivos. O Primeiro> financeiro, pois eram realmente muito poderosos e provavelmente foram um dos patrocinadores das expedições, portanto com grande influência e contatos e provavelmente pela ascendência merovíngia, protegidos até mesmo por expoentes da própria inquisição.. O segundo motivo> creio que mudando o nome de Enrique de Acuña para Henrique da Cunha, num pais recém formado, seria uma maneira simples e eficás de se proteger dos ventos já quentes que sopravam vindos da inquisição que estava a ponto de tomar o poder definitivo.
Realmente sera uma verdadeira revelação, se fosse possivel de ser provada. Mas será muito dificil pois para sua proteção todas as provas da época devem ter sido eliminadas.
Quanto aos outros perseguidos, grande parte deles infelizmente não tinham as proteções que provavemente os Cunha tinham e tiveram que ir embora fugidos como o senhor mesmo disse.

Mas como estava dizendo ao senhor Miguel, estamos ainda no plano das suposições. Sou um pouco ceptica neste sentido e irei ao fundo desta pesquisa ja que cheguei tão longe!

Obrigada! e Tudo de bom!
Beatriz Assumpção

Respuesta

Enlace directo:

RE: Linhagem Merovingia Visogoda no Brasil

#119109 | mgorjaoh | 22 may 2006 20:27 | In reply to: #119090

Cara Beatriz,

Não se iluda com essa literatura, que está totalmente desmistificada. Com efeito, se isso fosse assim, então todos os descendentes de Dom Afonso Henriques, começando pela Casa Real, seriam tão ou mais "merovíngios" que os Cunha e os Cunha (várias famílias saídas do tronco original dos Cunha) estiveram ligadas ao poder e à alta nobreza até ao séc. XIX (e estiveram ligados, pela positiva, e sem qualquer perseguição) a toda a expansão portuguesa (e, porventura, mas não sei, espanhola). E muitos altos dignitários da Igreja portuguesa (sécs. XVII e XVIII, por exemplo) eram de varonia "Cunha".

Quanto à sua investigação genealógica, dou-lhe os parabéns se realmente entroncou a sua bisavó por via documental até a Henrique da Cunha.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Linhagem Merovingia Visogoda no Brasil

#119111 | biaassumpcao | 22 may 2006 21:03 | In reply to: #119109

Caro Miguel,

Com efeito, haverão muitos merovingios no mundo todo, e não me preocupo com isso, ao contrário, acho divertido. Apenas sou uma amante da história e fico maravilhada com seus recentes esclarecimentos ou melhor dizendo, questões vindas a tona.
Em relação aos Cunhas, devo dizer que Henrique da Cunha de acordo com minhas informações é descendente direto e reto de Fruella, duque de Cantabria e rei de Leon e Asturias, portanto, direto das nobres casas reais visigodas/merovingias, sendo assim, existe uma diferença substancial neste caso de familias saídas do tronco dos Cunha e do tronco principal da qual minha família provém.
Sim é verdade, tenho também uma documentação escrita e tambem de quando haviam fotos no século 19, fotografias da família toda. Minha bisavó teve o cuidado de arquivar e guardar tudo isso.
Fora isto outros lados de minha família também são de proveniência nobre, outros duques, condes, marqueses... E eu, descendente deles sou uma maluca brasileira cheia de tatuagens com cabelos fluorescentes e que me divirto a beça com tudo isso!
YUm grande abraço!
Grata uma outra vez,
Beatriz

Respuesta

Enlace directo:

RE: Linhagem Merovingia Visogoda no Brasil

#174315 | fguarnieri | 26 nov 2007 21:14 | In reply to: #119090

Cara Beatriz,

Sou também descendente de um dos ramos dos Cunhas Gagos. Onde você conseguiu a informação de Fruella II até Fernão Pais da Cunha? Você pode me passá-las?

Cordialmente,

Felipe

Respuesta

Enlace directo:

RE: Linhagem Merovingia Visogoda no Brasil

#174392 | Augustus_o | 27 nov 2007 11:07 | In reply to: #174315

Caro confrade,

Henrique da Cunha,
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=53698

e Enrique de Acuña,
http://www.geneall.net/H/per_page.php?id=113868

serão os mesmos?

Cpts,
Augusto

Respuesta

Enlace directo:

RE: Linhagem Merovingia Visogoda no Brasil

#178463 | fguarnieri | 02 ene 2008 15:48 | In reply to: #174392

Caro Augusto,

Obrigado pela sua resposta.

Olhei a linhagem do Enrique de Acuña. Não parecem ser a mesma pessoa não, pois dos três casamentos mencionados nenhum foi com a Felipa, do qual os filhos são meus ascendentes.

Abraços,

Felipe

Respuesta

Enlace directo:

RE: Linhagem Merovingia Visogoda no Brasil

#313295 | vmo123 | 08 sep 2012 02:18 | In reply to: #119090

biaassumpcao passe pra mim seus estudos genealogicos. Obrigado.

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 21 sep 2024, 19:06.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen