Garcia da Câmara (Madeira, séc. XV/XVI)

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Garcia da Câmara (Madeira, séc. XV/XVI)

#11992 | MAS | 28 oct 2001 17:52

Pedido aos genealogistas da Madeira:
Gostaria de ter informações documentais sobre um Garcia da Câmara, escudeiro de D. Manuel I, pai de uma Beatriz Afonso Coutinho, nascida na ilha da Madeira, que casou com Lopo Fernandes de Azevedo, que em 1511 era corregedor-mor da Beira, presidente do Senado da Câmara de Viseu, fidalgo da Casa Real, senhor da torre do Quental, em Besteiros (Viseu) e instituidor do morgadio de S. Sebastião de Besteiros, com capela na igreja do Salvador de Castelões.
Desde já grato
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral

Respuesta

Enlace directo:

RE: Garcia da Câmara (Madeira, séc. XV/XVI)

#12174 | sapeca | 31 oct 2001 22:45 | In reply to: #11992

Caro Manel:
Penso que esse Garcia da Câmara era filho bastardo de João Gonçalves da Câmara, 2.º capitão donatário da Madeira, o qual foi morto, segundo consta em documento de que possuo cópia, por Jorge Anes de Sá, meu antepassado.
Por este ser considerado culpado na morte daquele, e ele e seus familiares serem pessoas poderosas na ilha, Jorge Anes de Sá requereu a D. João III o direito ao uso de armas ofensivas e defensivas, por temer que Gil Barradas e seus familiares e os de Garcia da Câmara, atentassem contra a sua vida. E ele ter muita fazenda e engenhos de cana na ilha aos quais tinha que prover e visitar.
Esta carta régia é do ano de 1525.
Se te interessar, não só te faculto fotocópia do original dela, como te forneço os dados que possuo e que não tenho aqui comigo de momento. Por isso desculpa-me se me estiver a escapar qualquer elemento mais.
Um abraço.
Fernando Moreira de Sá Monteiro

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 31 may 2024, 16:08.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen