Família Gourlade

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Cargos

Família Gourlade

#120406 | mcassuncao | 09 jun 2006 15:19

Estou a catalogar uma fotografia de Pedro Gourlade, datada de 4 de Fevereiro de 1902, existente no espólio do compositor Augusto Machado. Sei que existe em Portugal uma família Gourlade. Alguém me pode fornecer dados biográficos mínimos (datas e locais de nascimento e morte e actividade principal)?

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Gourlade

#122556 | utopia | 11 jul 2006 19:52 | In reply to: #120406

Existe de facto, em Portugal, uma família Gourlade. Vieram para portugal no século XVIII. São Originários de França e no que respeita ao meu avô, Jaques Gourlade foi baptisado na freguesia de Saint Sulpice. A família foi nobilitada por D. Maria I na pessoa de Ângelo Diogo Gourlade - foi feito Caveleiro Fidalgo da Casa Real (T.T. Registo geral de Mercês, D. Maria I, Lv. 10, Fl. 130). A fotografia que está a catalogar pertence ao meu Bisavô, Pedro Augusto (Pereira)Guimarães Gourlade (trineto por linha varonil de Ângelo Diogo Gourlade) nasceu em 29 de Junho de 1870, baptisado na Igreja Paroquial da Ajuda, filho de Silvestra Ângelo Gourlade, Baptisado em Belém e de Dona Emília da Conceição Pereira Guimarães, baptisada na fraguesia de S. Julião em Lisboa.
Pedro Augusto Guimarães Gourlade era funcionário público. Casou com Dona Maria da Assunção Martins Gourlade, nascida em Belém. Tiveram uma filha que nasceu em 1900 cg. Pedro Gourlade moreu em Lisboa em Março de 1910.
Hoje em dia o apelido está "em vias de extinção"....
Tenho bastantes elementos genealógicos, mercês, etc. respeitante à família Gourlade.
Se necessitar de mais informações estarei à disposição

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Gourlade

#122657 | mcassuncao | 13 jul 2006 12:52 | In reply to: #122556

Muito obrigada pela sua resposta. Os elementos que me fornece são suficientes para eu fazer uma catalogação completa da fotografia. Só me falta saber qual poderia ter sido a relação deste senhor com o compositor Augusto Machado, embora, para os meus objectivos, essa informação seja relevante mas acessória. Mais uma vez muito obrigada.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Gourlade

#122680 | utopia | 13 jul 2006 19:20 | In reply to: #122657

A família Gourlade é basicamente composta por melómanos. Fazendo apenas conjecturas é possível que o meu avô tivesse sido aluno de canto de Augusto Machado, isto,naturalmente sem certeza alguma. No espólio fotográfico da família talvez haja alguma fotografia do compositor com alguma dedicatória que possa esclarecer a relação existente. Se assim for o caso voltarei a dar notícias.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Gourlade

#122737 | mcassuncao | 14 jul 2006 11:12 | In reply to: #122680

Isso seria muito interessante. Mais uma vez, muito obrigada.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Gourlade

#173659 | portugal7 | 20 nov 2007 20:28 | In reply to: #122737

La famille Gourlade qui s'est établie au Portugal à la fin du 18e siècle est originaire de Saint-Germain en Laye, près de Paris. Elle est citée dès 1641.

Ses membres furent chef de gobelet et officier de la bouche du roi Louis XIV et Louis XV.

Jacques Alexandre (de) Gourlade (+1803), possesseur du château de Saint-Vrain et correspondant de Benjamin Francklin, est de cette famille.

Voir Wikipedia en français et www.geneanet.org.

Antoine Gautier

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Gourlade

#275700 | Serradinho | 04 may 2011 17:14 | In reply to: #173659

Boa tarde

Sou um interessado no estudo de uma figura que é provavelmente da Familia Gourlade, cujo o seu nome conhecido é Manuel Gourlade, trabalhou na Farmácia Franco em Belém, aí por volta de 1895. Por acaso não me saberá dar mais informaçoes sobre tal personalidade?

Desde já agradeço

Estimados cumprimentos

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 02 jul 2024, 22:30.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen