Galego - Évora, Alentejo
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Galego - Évora, Alentejo
Caros confrades,
Procuro todas as referências ao apelido GALEGO no Distrito de Évora - Alentejo.
Agradecendo antecipadamente, com os melhores cumprimentos,
pac.
Enlace directo:
RE: Galego - Évora, Alentejo
Caros confrades,
Procuro todas as referências ao apelido GALEGO no Distrito de Évora - Alentejo.
Agradecendo antecipadamente, com os melhores cumprimentos,
PAC.
Enlace directo:
RE: Galego - Évora, Alentejo
Caro Pedro,
Tens conhecimento de que existe uma rua no Redondo, perto do Teatro, com o nome de Antónia Luciana?
Será, certamente, a tua tia-avó Antónia Luciana Galego, não?
Realtivamente ao célebre actor João Anastácio Rosa, bem como aos seus filhos actores, tens mais informação sobre os mesmos? Eram naturais do Redondo?
Um abraço,
Luís Projecto Calhau
Enlace directo:
RE: Galego - Évora, Alentejo
Boa dia Luís!
Quanto à Rua chama-se apenas Antónia Luciana? Mt curioso! Pode muito bem ser ela, uma vez que foi uma grande benemérita. Lembro-me que existiu também no Redondo uma senhora chamada D. Antónia Luciana Varela Ramalho c.c. o Tenente Coronel de Milícias Francisco José Falé Ramalho; e outra D. Antónia Luciana Tocha Morais, dos Morais que tinham (e penso que têm) mts propriedades lá no Redondo. Seja como for parece-me mais acertado que seja a nossa Galega...
Quanto aos Rosas é um dos capítulos do livro dos Galegos, a editar brevemente, tem a genealogia e retratos, gostava era de localiazar a casa onde ele nasceu, no Redondo. Sabe de alguma coisa? Deveria ter uma lápide, mas quando lá estive não a consegui encontrar...
Abraços, pedro.
Enlace directo:
RE: Galego - Évora, Alentejo
Pedro,
A rua tem, simplesmente, o nome de "Rua Antónia Luciana" e fica do lado direito, mesmo a seguir ao Jardim Municipal, partindo da Igreja do Calvário para as Escolas do 1º Ciclo. Curiosamente, nessa rua, actualmente denominada Antónia Luciana, fica a antiga escola primária, que hoje está transformada num Centro Recreativo para Idosos.
Quanto à suposta casa onde terá nscido o actor João Rosa, não tenho conhecimento de qualquer lápide que facilite a sua localização, tal como acontece com a casa onde nasceu o comendador Ruy Gomes ou Hernâni Cidade. Ainda assim, tentarei indagar...
Um abraço,
Luís Projecto Calhau
Enlace directo:
RE: Galego - Évora, Alentejo
Luís,
Muito obrigado pela informação. Desconhecia tais referência, mas parece-me que essa Antónia Luciana é certamente a Galega. Se fosse a senhora Falé Ramalho [que era sobrinha da Galega homónima] ou a senhroa Morais a rua muito provavelmente chamar-se-ia "Dona Antónia Luciana Varela Ramalho" ou "Dona Antónia Luciana Morais", visto que são personagens mais recentes. Acredito também que a tal rua se chame assim desde a época da Galega, ou pelo menos nomeada pouco depois da sua morte. Sabe se essa antiga escola primária era coisa antiga? ou é construção "Estado Novo"? Será possível que seja esse o local onde se edificou o tal recolhimento de meninas?
Por falar nisso, conheçe no Redondo uns Fallé Alves? uma delas foi casada com o Dr. Portugal, notário no Redondo e Governador Civil de Évora [séc. XX].
Quanto às casas, lembro-me ainda de outra assinalada com lápide, que é a do dr. Cordeiro Rosado, político republicano influente em Évora, onde foi Governador Civil, na 1ª metade do séc. XX.
Ontem aconteceu-me uma coisa muito engraçada: estava em frente à Sé de Lisboa à espera duns amigos para irmos para os Santos quando olhei para o lado e vi a 2 ou 3 metros uma estátua com o nome "Augusto Rosa - Vereação de 18..". Este Augusto, como deve saber, é um dos filhos do actor João Rosa Pai, também ele actor célebre do seu tempo. Ainda dizem que não há coincidências. Tenho que o fotografar, está visto ;)
Abraço, pedro.
Enlace directo:
RE: Galego - Évora, Alentejo
Pedro,
O tópico passou tão rápido que não me dei conta de que já tinhas respondido...
Ainda não consegui localizar a casa onde terá nascido João Anastácio Rosa, ainda que tenha localizado, no Redondo, a rua com o seu nome - trata-se da última rua mesmo à saída da vila (para quem a atravessa pelo centro) no sentido de Vila Viçosa. Creio que tal casa (ainda a existir) não se encontra identificada com lápide - o que dificultará a sua localização - quem sabe se pela existência de algum inventário orfanológico ou registo notarial...
Em relação à referida "Rua Antónia Luciana", apenas uma breve adenda: Não se trata de "Rua" como antes referi, mas sim de "Avenida". A antiga escola primária a que fiz referência foi construída em 1899, aliás a data da sua construção encontra-se "estampada" em letras garrafais na frontaria da mesma (referindo inclusive o dia e o mês).
Quanto aos Fallé Alves, não tenho referências sobre os mesmos....!
Bem, isso é que foi desafiar a lógica...olhar para o lado e deparar com a estátua do Augusto Rosa. Desconfias de perseguição...?!
Um abraço,
Luís Projecto Calhau
Enlace directo:
RE: Galego - Évora, Alentejo
Bom dia Luís! :)
Está visto que tenho de dar uma voltita pelo Redondo! É pena, mas duvido que se consiga identificar a casa, ou talvez ele nem tenha nascido mesmo na vila... [afinal era filho bastardo].
Dos Fallé Ramalho perguntei-lhe porque a tal Antónia Luciana Galego, como lhe disse, era tia de uma D. Antónia Luciana Varela Ramalho casada com o Tenente-Coronel Fallé Ramalho e têm descendência actual [ilegitima] que ainda vive no Redondo com o nome Fallé Alves; mas nada têm a ver com os outros Alves do Redondo conhecidos por "Enrolados" que tinham também várias herdades na zona até S. Miguel de Machede, e que deve conhecer.
Acerca do Augusto Rosa trata-se de "perseguição literal". Não sei se sabe mas os biografos adiantam que o velho João Rosa nos últimos anos da vida se dedicou ao espiritismo e a contactos mediunicos; depois daí ao resto vai um passinho... hehehe
Conto ir hoje, depois do lançamento dos "Titulares do Algarve", para Arraiolos. Durante a semana estarei no ADE; Apareça!
Abraço, Pedro.
Enlace directo:
RE: Galego - Évora, Alentejo
Bond Dias Caro Confrade
Por acaso estes Galego tem alguma coisa a ver com uns Galego que encontro em Vale de Vargo e provenientes de Ficalho, no Baixo Alentejo?
Cumprimentos
FS
Enlace directo:
RE: Galego - Évora, Alentejo
Caro FS,
Aparentemente não será a mesma família, pois que não tenho conhecimento de algum ramo desta família se ter fixado na região que menciona. De facto, existiram no Alentejo muitas famías que usaram este apelido, sobretudo por serem originárias do Norte do país, e pois isso apelidados de "galegos".
Cumprimentos,
Pedro Amaral.
Enlace directo:
RE: Galego - Évora, Alentejo
Caros Senhores,
O que me podem contar sobre o apelido Galego?
eu encontro um tal de Jacome Gomes Galego, institui uma Capela na Igreja Matriz de Alhos Vedros. São mais tarde administradores desta capela :
"Em 1777, Recebeu Domingos da Rosa, a Administração da Capela instituída por Jácome Gomes Galego na Vila de Alhos Vedros."
"Em 1798, Recebeu Dona Mariana Joaquina Herculana, a Administração da Capela instituída por Jacome Gomes Galego em Alhos Vedros. "
Desde ja agradeço a sua atenção
Sinceros Cumprimentos
João da Silva Gaspar
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 22 ene 2025, 10:26.