Arquivo Distrital de Lisboa
This topic is classified in rooms: Arquivos | Formação | Pessoas | Famílias | Regiões
Arquivo Distrital de Lisboa
Como posso pedir uma cópia não certificada de batismo no Arquivo Distrital de Lisboa (Torre do Tombo)?
Procuro o batismo de Eduardo dos Santos, filho de Francisco Antunes e Joana Rosa, nascido em Lisboa, aproximadamente em 1888.
Algum dos amigos pode ajudar-me nisto?
Agradeço qualquer ajuda e orientação para pesquisa.
Melhores cumprimentos
Gloria
Americana, SP, Brasil
Enlace directo:
RE: Arquivo Distrital de Lisboa
Olá Gloria
Como posso procurar sem a Freguesia? l
Lisboa tem muitas freguesias,onde encontras-te esses dados tem algo mais especifico?
Sabes que podes contar sempre comigo ou ficaste triste com a ultima pesquisa e agora já não contas com nossa amizade? .:))))Hoje estive com o postal que enviaste
Abraços
Ana Recio
Enlace directo:
RE: Arquivo Distrital de Lisboa
Olá, Ana!!!
Claro que sempre me lembro de ti, minha amiga querida! Mas pensei que lhe fosse mais difícil pesquisar em Lisboa, pensava que no momento só ias a Coimbra...E de maneira alguma fiquei triste com a última pesquisa, quero dizer, fiquei emocionada com a história de meu avô, um pouco impressionada...mas que se há de fazer? Foram as escolhas dele, não? Lamento por ele...mas a vida segue!
Ana, esse EDUARDO DOS SANTOS é pai de um grande amigo meu, pessoa muito querida aqui em casa. Nos documentos que possuem (registo de casamento e de óbito) só tem essas informações. De memória eles dizem que o pai nasceu em Castanheiras, e eu só encontrei Castanheira do Ribatejo, em Vila Franca de Xira.
Podemos começar daí?
Alegro-me que vc possa ajudar-me!
Beijos
PS: Continuo lendo cuidadosamente o microfilme de Lagares. Tenho cá minhas anotações que lhe envio em tempo oportuno. Este inverno muito seco fez-me passar maus bocados esta semana com um forte resfriado. Mas já estou quase recuperada. Para a semana terei alguma coisa.
Beijos
Gloria
Americana, SP, Brasil
Enlace directo:
RE: Arquivo Distrital de Lisboa
Olá Gloria
É isso mesmo Vila Franca de Xira pertence a Lisboa eu estou a pensar ir lá dia 28 já tenho outra pesquisa para fazer de alguem do Porto que encontrou descendentes do Bisa da Celina e ela também ajuda aqui no forum. Obrigado pelo que tens mandado e aguardo tudo que fores encontrando.
Beijos
Ana Recio
Enlace directo:
RE: Arquivo Distrital de Lisboa
Cara Gloria,
Peço perdão por intervir, mas quando li as mensagens do tópico, cruzando Mendes dos Santos(já vi este nome num outro tópico) com Lagares fiquei com a impressão que se referia a Lagares da Beira - concelho de Oliveira do hospital, será assim? Caso a permissa seja afirmativa, e, possuindo os microfilmes daquela freguesia como refere, colocar-lhe-ia duas questões sendo que, a primeira, é como conseguir os ditos micfms e a segunda se me poderia ajudar nas minhas pesquisas.
A minha família é oriunda de Ervedal da Beira (Fonseca/Fernandes/Maia) mas tenho um ramo ( Francisco Roque Fernandes Garcia, filho de José Garcia de Mello c.c. Rita Mendes) proveniente de Lagares da Beira, que entronca em Fernandes.
Aguardo a sua resposta, e devo dizer-lhe que compreendo as emoções provocadas por este "bichinho" da genealogia.
Cordiais cumprimentos,
Maia da Fonseca
Enlace directo:
Para Fmaia - Microfilme de Lagares
Olá! Bons dias!
Realmente eu pesquiso Lagares da Beira, no Concelho de Oliveira do Hospital...O microfilme da freguesia de Lagares estará à minha disposição por mais 60 dias aproximadamente. Eu vou uma ou duas vezes por semana ao Centro de História de Familia, na igreja mormon aqui da minha cidade. Lá eu posso ler o mcf por aproximadamente 2 horas cada vez...
Diga-me o ano e o que precisa (batismo, casamento ou óbito) e se estiver nesse mcf terei muito gosto em ajudá-lo nisso.
Para conseguir acesso aos microfilmes vc deve em primeiro lugar saber se os livros que vc pretende consultar estão microfilmados, e então ir a uma igreja dos mormons e fazer o pedido. Paga-se uma quantia pequena, e ele fica disponível para vc durante 30 dias que podem ser renovados por mais 60. Se fizer uma pesquisa aqui no Fórum, há mensagens que tem uma lista das igrejas em Portugal que possuem as máquinas leitoras do microfilme, seus endereços e telefones...
Se houver alguma dificuldade, estou às ordens...
Realmente passamos por vários tipos de emoções enquanto pesquisamos nossas origens, pois não? Desde a alegria festiva ao encontrar o primeiro documento - levou-me às lágrimas abrir a primeira carta recebida da Conservatória de Oliveira do Hospital com o assento de batismo de meu pai - e tb fui às lágrimas ao receber o óbito de meu avô paterno, e saber que ele havia falecido de uma maneira trágica exatamente um dia antes do meu nascimento!!! Fiquei muito impressionada por algumas semanas...Bom, mas já passou!
Aguardo então vc aqui.
Melhores cumprimentos
Gloria
Americana, SP, Brasil.
Enlace directo:
RE: Para Fmaia - Microfilme de Lagares
Prezada Gloria,
Me desculpe estar escrevendo neste tópico, mas é que acabei de ler que você tem acesso a essa freguesia e acredito que seja a mesma de meu avô, que estou procurando a Certidão de Nascimento.
Os dados que tenho dele são:
- Nome: CELESTINO NUNES
- Data de nascimento: 17 - Novembro - 1903
- Local de nascimento: Lagos da Beira - Oliveira do Hospital - Coimbra
- Filiação: Antonio Nunes e Maria Delphina.
Será que você poderia me ajudar? Não sei se por ele ter nascido há mais de 100 anos, esta certidão talvez esteja no arquivo distrital que eu não tenho ideia de onde seria.
Agradeço antecipadamente qualquer ajuda,
Vera Lucia
Enlace directo:
RE: Para Fmaia - Microfilme de Lagares
Cara Vera Lucia:
Eu estou vendo uma cópia do microfilme de Lagares da Beira. A Conservatória é a mesma para as duas freguesias: Oliveira do Hospital.
Já perguntou na Conservatória se esse assento de batismo está lá ainda? Se não estiver vc o encontrará nos Arquivos da Universidade de Coimbra.
Desculpe, mas vc está no Brasil? Qq dúvida estou por aqui.
Espero ter ajudado
Melhores cumprimentos
Gloria
Americana, SP, Brasil
Enlace directo:
RE: Para Fmaia - Microfilme de Lagares
Ola Gloria,
Muito obrigada pela rápida resposta. Ainda não perguntei na Conservatória pois estou começando agora as buscas e não sei como chegar até lá. Como consigo perguntar isso na conservatória?
Moro nos EUA, Florida, mas minha família mora no Brasil.
Um abraço,
Vera
Enlace directo:
RE: Para Vera - Microfilme de Lagares
Vera,
O endereço eletronico da Conservatória de Oliveira do Hospita é:
crcpcom.oliveira-hospital@dgrn.mj.pt
Desejo-lhe boa sorte em sua busca...
Abçs
Gloria
Americana, SP, Brasil
Enlace directo:
RE: Para Vera - Microfilme de Lagares
Vera,
Esquecia-me de lhe dizer que para além de escrever para a Conservatória de Oliveira do Hospital, cujo endereço eletronico já lhe passei em outra msg, vc pode tb fazer o pedido pelo site www.dgrn.mj.pt
Abçs
Gloria
Americana, SP, Brasil
Enlace directo:
RE: Para Vera - Microfilme de Lagares
Gloria,
Muito obrigada pela gentileza das informações. Acabei de mandar um email para lá e espero que dê certo.
Abraços,
Vera
Enlace directo:
RE: Arquivo Distrital de Lisboa
Cara Ana Recio,
Se não for muito abuso, seria possível numa próxima visita á TT, verificar se no seguinte documento que encontrei na TT Online:
CódigoReferência: Pt-Tt-Rgm/06/92745
Título: Francisco Leite de Morais
Datas: 15/03/1797
NívelDescrição: Documento Simples
CódigoReferAlternCota: Registo Geral de Mercês, D.Maria I, liv.28, fl.289
ÂmbitoConteúdo: Carta. Posto de Capitão do terço de auxiliares do Estado do Brasil.
EntidadeDetentora: IANTT
Se consta Naturalidade, Filiação e Idade?
Antecipadamente grato por qualquer ajuda,
os meus cumprimentos,
António B Ribas
Enlace directo:
RE: Arquivo Distrital de Lisboa
Olá Gloria
Ontem respondi para teu email,mas penso que o mudas-te,ainda estive a procurar este topico mas não o encontrei no entanto sabia que tinha sido no dia 16/7. Prucurei pelo Eduardo em Castanheira,Vila Franca de Xira de 1866 a 1897 e nada encontrei, pede ao teu amigo que dê mais pistas e como ele chegou a esta data para mim é importante para eu fazer os calculos.
Agora vê o que encontrei : Estas são todas freguesias se Castanheira:
Castanheira,Mogadouro,Bragança
"" " ,Guarda Guarda
"" "" ,Trancoso, Guarda
"" " .Paredes de Coura,Viana do Castelo
"" " de Pera ,Castanheira de Pera, Leiria
""" " do Vouga;Agueda,Aveiro
Como posso prucurar uma agulha em palheiro?:)))) Ainda vou á TT outra vez para procurar em Leiria se os livros estiverem lá, Quando for a Aveiro faço a pesquisa , Viana do castelo e Guarda eu nunca lá fui e com é muito longe são precisos 2 dias para ir vir e pesquisar.
Estou á espera das copias do que tens encontrado en Lagos da Beira porque tenho na minha genealogia muitos Mendes e Mendes Brandão quero ver se nos entroncamos .
Abraços
Ana Recio
Enlace directo:
RE: Arquivo Distrital de Lisboa
Querida amiga Ana:
Acabo de ler seu e-mail...Meu endereço está certo. O que mudei (e avisei aos amigos) era aquele endereço do hotmail, que não uso por achar menos prático...
Fui à casa de meu amigo e estive com os documentos em mãos...Ele nada mais tem, além do que já lhe falei. No registo de casamento consta que ele tinha 32 anos ao se casar (casou em 1918) e era natural de Lisboa...Mais nada! Vou telefonar para a cidade onde ele se casou e ver se eles têm os documentos que ele apresentou ao se casar...Aguarde-me aqui!
Um beijo
Gloria
Americana, SP, Brasil
Enlace directo:
RE: Arquivo Distrital de Lisboa - 1
Caros Confrades,
Como novata nestas "andanças", posso dizer que através do GENEA já me posso congratular na pesquisa da minha família paterna. Já encontrei primos, com os quais trocamos informações e os quais já me ajudaram a acrescentar muitos elementos à minha árvore.
Estou também pesquisando os meus antepassados maternos. Dos meus avós que não cheguei a conhecer tenho muitas fotos, mas quero recuar no tempo para conhecer os antepassados.
Minha mãe: Idalina Pereira da Silva, nasceu a 7 de Outubro de 1910.
Sua mãe: Ilda Pereira d'Oliveira, natural da freguesia de S. Pedro de Alcântara, Lisboa. Filha de José d'Oliveira e de Josepha Pereira.
Seu pai: Manuel António da Silva Júnior, natural da freguesia de Amora, Concelho do Seixal. Filho de Manuel António da Silva, nascido em 12/5/1846, falecido em Amora no dia 30/3/1920, morador nos Foros de Amora, Concelho do Seixal, e de Felicidade Maria Diniz, nascida em 31/10/1863, falecida em Amora no dia 30/11/1940.
A minha família materna tinha quintas nos Foros de Amora, no lugar de Poço do Bispo - Quinta do Soldado - a família era e é muito conhecida na zona.
Ando há imenso tempo a tentar saber a filiação dos meus bisavós maternos por parte do meu avó paterno e não tenho tido sucesso pelos registos paroquiais (via portal do cidadão), por isso pensei debitar estes dados no GENEA.
Sei por uma tia avó já falecida, que somos descendentes de um fidalgo com uma criada (não sei se era mãe do meu bisavô paterno - Manuel António da Silva), de nome Matilde.
Uma das quintas esteve na posse da minha família creio que a partir do ano de 1842. Ainda não fui ao Registo Predial saber a quem foi comprada, ou como foi parar á família. Também sei por um primo da minha idade, que ouvia dizer que em pequenino que o Fidalgo teria dado as quintas ao descendentes, por não o poder aperfilhar o filho/filha.
Estou muito interessada em saber as minhas remeniscências a partir dos meus bisavós.
Peço ajuda a quem me poder ajudar.
Cumprimentos e um Bom Ano de 2007.
Celeste Correia Saraiva
Enlace directo:
RE: Arquivo Distrital de Lisboa
Caros Confrades,
Dado que o Etombo pelos menos por enquanto deixou de actualizar os registos que entretanto ficam em linha, existe algum outro local onde se passa saber quais os registos que vão ficando disponíveis, pois por exemplo, num Arquivo como Lisboa, mesmo com os melhoramentos que o novo DigitArq implementa, é um pouco complicado para não dizer fastidioso tentar acompanhar os lançamentos.
Caso não haja alternativa talvez fosse possível entre nós, e utilizando este tópico, ir reportando aqueles registos (novos) com que nos vamos deparando.
Cumprimentos,
Jorge Mota
Enlace directo:
Arquivo Distrital de Lisboa
Prezados, bom dia!
Pessoal o que quer dizer estas informações referente a esta consulta, tenho que agora entrar para consultar, qual o link, para ter acesso aos microfilmes.
1914403 ATRIBUIR LUGAR NA SALA DE LEITURA por Marinha Caetano há 7 horas atrás (2018-12-26 14:30:24) Ocultar detalhes
DOCUMENTO
PT/ADLSB/PRQ/SCML/001/B13
COTA ATUAL
Lv.B13
MENSAGEM RECEBIDA
O documento já está reproduzido em micro filme com o n.º 2658 SGU.
LUGAR LEITURA
1.11
Enlace directo:
Arquivo Distrital de Lisboa
att Vera
https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=41354&FileID=645197 imagem 124 assento 14 batismo de Rosa filha de António Nunes e Maria Delfina
Enlace directo:
Arquivo Distrital de Lisboa
Att Vera
https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=41354&FileID=645182 imagem 109 batismo de Maria Preciosa filha de António Nunes e Maria Delfina
Enlace directo:
Arquivo Distrital de Lisboa
Att Vera
https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=41354&FileID=645165 imagem 92 assento 5 batismo de outra filha do casal António e delfina de nome Ana Natividade
Enlace directo:
Arquivo Distrital de Lisboa
Att Vera
https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=41354&FileID=645151 imagem 78 assento batismo de Maria Olimpia outra filha de Nunes
Enlace directo:
Arquivo Distrital de Lisboa
Att VERA
https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=41354&FileID=645139 ima66 assento 17 Maria Augusta outra filha de Nunes
Enlace directo:
Arquivo Distrital de Lisboa
Muito obrida Sr. Jorge Resende! Aprecio muito as certidoes das minhas tias avos que o Sr me enviou!
RespuestaEnlace directo:
Arquivo Distrital de Lisboa
Att Vera
O assento de casamento que lhe enviei apenas o noivo é Nunes, a noiva não é a mesma, penso que os pais de tantos filhos que lhe enviei, casara, em 1890, pois em 1889 não existe o casamento deles, em 1891 nasceu o primeiro filho por isso 1890 livro não online é o ano do casamento de António Nunes e Maria Delfina, assento que só pedindo ao Arquivo D de Coimbra como sabe.
Cumprimentos, bom ano
Jorge Resende
Enlace directo:
Arquivo Distrital de Lisboa
Bom ano novo! Obrigada mas nao recebi essa certidao de noivo!
RespuestaEnlace directo:
Arquivo Distrital de Lisboa
Vera, de certeza que o assento de casamento que referi não diz respeito a António Nunes casado com Maria Delfina. Este casamento deve ter ocorrido em 1890
RespuestaEnlace directo:
Arquivo Distrital de Lisboa
Prezados, boa noite!
Poderiam me ajudar a encontrar a certidão de batismo de meu Bizavô, segue abaixo os dados.
Nome: Luiz Bastos Teixeira
Nascimento: Lisboa
Pais: Portugal
Ano 1888
Foi criado na santa casa da Misericordia em Lisboa
Pai: Luiz Teixeira
Mãe: Rosa Macêdo
Ficarei muito gratificado por informações.
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 ene 2025, 18:45.