Família Esteves e Domingues - Preciso de Ajuda

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Esteves e Domingues - Preciso de Ajuda

#121400 | Joelmir2 | 23 jun 2006 14:56

Olá caros amigos
Estou atrás de informações sobre meus penta-avós.
Antônio Esteves cc Vitória Domingues nasceram em Portugal, seu filho, Manoel Luiz Esteves, também nascido em Portugal no Minho, Freguesia de Melgaço, se casou no Brasil em 1857.
Já pesquisei os Esteves e Domingues na Freguesia de Melgaço e encontrei várias referencias ao nome, porém, nenhuma que me leve diretamente a estas pessoas.
Solicito ajuda de todos......
Joelmir

Respuesta

Enlace directo:

Família Esteves e Domingues - Preciso de Ajuda

#121416 | Lourval | 23 jun 2006 17:18 | In reply to: #121400

Caro Joelmir,
Você já pediu ao Arquivo Distrital de Viana do Castelo pela busca do casamento de António Esteves com Vitória Domingues cerca de 1830? Mas temos um problema: não existe uma freguesia de Melgaço mas sim o Concelho de Melgaço que contém 18 freguesias. Você vai ter de fazer busca em cada uma das 18 freguesias, não vai ter outra saída.
Cumprimentos
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

Família Esteves e Domingues - Preciso de Ajuda

#121421 | Lourval | 23 jun 2006 17:35 | In reply to: #121400

Joelmir,
Efetuei uma busca no sítio do Arquivo Distrital de Braga, onde encontramos as Inquirições de Gênere (processos para formação de padres), que abrange o Distrito de Viana do Castelo. Encontrei 19 processos onde os pais dos padres ou são Esteves & Domingues ou Domingues & Esteves. Todos no Conselho de Melgaço. Destes 19, 6 são da Freguesia de Paderne, 3 de Fiães, 2 de Alvaredo e 2 de Paços. Eu começaria a pesquisa por estas. Depois pesquisaria as demais.
Cumprimentos
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Esteves e Domingues - Preciso de Ajuda

#121422 | Joelmir2 | 23 jun 2006 17:45 | In reply to: #121416

Olá Lourval
Obrigado pela resposta
Confesso que estou um pouco perdido nessa minha pesquisa e estou grato pela sua ajuda.
Ainda não solicitei nada do Arquivo Distrital, mas vou me informar a respeito.
Os dados que eu tenho são os seguintes: Manoel Luiz Esteves se casou na cidade de Caldas-MG, em 1857, e era natural da Provincia do Minho em "Melegaço". Portanto ele veio de Portugal antes de 1857, mas não sei quando exatamente. Seus pais se chamavam Antônio Esteves e Vitória Domingues e eu não encontrei nenhum registro que conste que eles também vieram de Portugal junto com o filho.
Já pesquisei em diversos sites de genealgia e não encontrei nada.
Por favor, me ajude, não sei nem como dar o próximo passo..

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Esteves e Domingues - Preciso de Ajuda

#121557 | Joelmir2 | 25 jun 2006 23:02 | In reply to: #121421

Obrigado pelas dicas...........

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Esteves e Domingues - Preciso de Ajuda

#121558 | cverde | 25 jun 2006 23:27 | In reply to: #121422

Já pesquisou no arquivo de Viana do Castelo os registos de emissão de passaportes antes de 1857? Caso conseguisse localizar já seria uma ajuda preciosa. Possivelmente chegaria à freguesia de origem ...

Boa sorte

Luis Figueira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Esteves e Domingues - Preciso de Ajuda

#121605 | Joelmir2 | 26 jun 2006 12:47 | In reply to: #121558

Olá Luis

Obrigado pela dica. Ainda não pesquisei nestes arquivos, estou começando agora minha pesquisa e confesso que estou um pouco perdido.
Vc poderia me informar qual o procedimento para conseguir realizar esta pesquisa????
Grato pela atenção

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Esteves e Domingues - Preciso de Ajuda

#121647 | cverde | 26 jun 2006 19:26 | In reply to: #121605

As datas extremas do acervo do Governo Civil de Viana do Castelo existente no respectivo Arquivo Distrital são 1835 - 1985. O que lhe posso sugerir é que entre em contacto para o Arquivo Distrital de Viana do Castelo ( correio electrónico: advct@clix.pt) e solicite que seja efectuada uma pesquisa do registo da emissão dol passaporte do seu antepassado (Manuel Luis Esteves filho de António Esteves e Vitória Domingues). Pode indicar como 1.º intervalo de pesquisa os anos entre 1835 e 1845 por ex. e, caso não seja localizado indicar um periodo mais recente, anterior à data do casamento (já no Brasil).
Caso não sejs localizado poderá solicitar nova pesquisa para a emissão de passaporte de António Esteves.

Como o concelho de Melgaço tem as freguesias seguintes :
Alvaredo
Castro Laboreiro
Chaviães
Cousso
Cristoval
Cubalhão
Fiães
Gave
Lamas de Mouro
Paços
Paderne
Parada do Monte
Penso
Prado
Remoães
Roussas
São Paio
Vila
não estou vendo outro modo de chegar à freguesia de origem dos seus antepassados.

Boa sorte e muita paciência!

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Esteves e Domingues - Preciso de Ajuda

#121666 | Joelmir2 | 26 jun 2006 23:35 | In reply to: #121647

Olá Luis Figueira
Mais uma vez suas informações foram extremamente preciosas.
Vou entrar em contato o quanto antes.
Porém estou com algumas dúvidas burocráticas:
1 - Eles pesquisarão o nome independente da freguesia? Será que eles não exigirão que eu informe a freguesia?
2 - Quanto tempo eles demoram para me dar uma resposta?
3 - Eles confirmarão a chegada de meu email?

Acho que essas são minhas maiores dúvidas
Mais uma vez
Forte abraço

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Esteves e Domingues - Preciso de Ajuda

#121667 | Joelmir2 | 26 jun 2006 23:36 | In reply to: #121647

Olá Luis Figueira
Mais uma vez suas informações foram extremamente preciosas.
Vou entrar em contato o quanto antes.
Porém estou com algumas dúvidas burocráticas:
1 - Eles pesquisarão o nome independente da freguesia? Será que eles não exigirão que eu informe a freguesia?
2 - Quanto tempo eles demoram para me dar uma resposta?
3 - Eles confirmarão a chegada de meu email?

Acho que essas são minhas maiores dúvidas
Mais uma vez
Forte abraço

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Esteves e Domingues - Preciso de Ajuda

#121673 | cverde | 27 jun 2006 00:52 | In reply to: #121667

Não lhe sei dizer exatamente como funciona o Arquivo Distrital de Viana do Castelo mas através do Arquivo Distrital de Vila Real (Trás os Montes) consegui, via net, obter cópia do documento de emissão de passaporte de um antepassado que emigrou para o Brasil. Julgo que estes arquivos não estão organizados por freguesias mas por ordem cronológica pelo que se trata de uma pesquisa bastante morosa que poderá levar algum tempo (ou não na melhor das hipóteses).
Ao enviar o email porque não pede um recibo de leitura do mesmo?
Mas julgo que sim que lhe irão dar uma resposta. Já solicitei diversas pesquisas, via net, para o Arquivo Distrital de Braga que, tal como o de Viana do Castelo, também funciona na Universidade do Minho e, até à data, só tenho a dizer bem do atendimento.
Se precisar de ajuda, posso tentar solicitar, via net, uma vez que estou longe (sul de Portugal), a pesquisa dos documentos que pretende. Mas julgo que se enviar o pedido por email lhe vão dar uma resposta.

Respuesta

Enlace directo:

Família Esteves e Domingues - Preciso de Ajuda

#391653 | Marcio Esteves | 01 may 2018 15:07 | In reply to: #121400

Bom dia, meu nome é Marcio Alves Esteves, também procuro informações sobre o casal, Antônio Esteves e Vitoria Esteves, que são os pais de Libânio Esteves, que foi casado com minha bisavó Maria do Carmo, sendo esta brasileira.
Tenho ainda informações que são naturais da comarca de melgaso do minho em portugal. tenho documentos comprobatórios originais dos mesmos.

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 20:47.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen