Família Gomes de Araújo
This topic is classified in rooms: Famílias
Família Gomes de Araújo
Caros Amigos,
O sobrenome Gomes de Araújo vem, pelo menos, desde o meu bisavô. Queria saber se alguém sabe mais alguma coisa sobre pessoas com este sobrenome. O meu bisavô casou com Inês de Sousa Teles e teve, entre outros filhos, o meu avô Carlos Gomes de Araújo. Posso dizer que o meu avô foi administrador do Banco de Portugal e há quem diga que o meu bisavô trabalhava para a Casa Real portuguesa, como desenhador de jóias (?) até à Instauração da República, altura em que foi para Moçambique onde trabalhou nos caminhos-de-ferro. Isto é tudo o que sei.
Além deste sobrenome, também estaria interessado em saber mais sobre a família da minha avó paterna, madeirense, a família Rodrigues de Sousa.
Muito obrigado pela atenção,
Diogo Gomes de Araújo
Enlace directo:
RE: Família Gomes de Araújo
Caro Diogo Gomes de Araújo:
Conheço uma família Gomes de Araújo aqui no Porto. A de meus primos, filhos do Dr. Henrique de Almeida Gomes de Araújo, médico neurologista, falecido recentemente, e de sua mulher (e minha prima) D. Madalena Moreira de Sá e Ferreira da Costa, a ilustre violoncelista, galardoada com vários prémios, de que se destaca o "Harriet & Cohen" de Londres, discípula dos eminentes artistas Guilhermina Suggia e Paul Grummer, professora do Conservatório de Música do Porto, etc..
O Dr. Henrique de Almeida Gomes de Araújo, era filho do Dr. Henrique Gomes de Araújo, especialista em Neurologia e Ortopedia, e de sua mulher D. Rosa Virgínia Pereira de Almeida; neto paterno de Francisco Pereira Gomes, da freguesia de Loivos do Monte, concelho de Baião, e de sua mulher D. Carolina Augusta da Mota e Araújo, da casa de Paçô, na freguesia de Teixeiró, no mesmo concelho; e era neto materno do conhecido capitalista portuense Gaspar de Araújo.
É tudo quanto sei dizer-lhe acerca desta família, nem sequer sabendo se se trata dos mesmos que o meu amigo busca.
Em caso afirmativo, poderei pô-lo em contacto com um dos filhos daquele casal e meu primo, o Prof. Doutor Henrique Luís de Sá e Costa Gomes de Araújo, doutorado em Antropologia Social e Cultural, pela Universidade Católica de Lovaina e licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto.
Cumprimentos.
Fernando Moreira de Sá Monteiro
Enlace directo:
RE: Família Gomes de Araújo
Caro Diogo Gomes de Araújo,
Existe também uma família Gomes de Araújo em Lisboa. Descende do casamento de Joaquim josé de Araújo (1800-1867), proprietário e lavrador no Barreiro, Comendador da Ordem de Cristo, (irmão do 1º Visconde dos Olivais), com D. Henriqueta Leonor Gomes (1804-1882), fundadora do Asilo de D. Pedro V no Barreiro, filha de Bernardino António Gomes, Médico da Real Câmara de D. João VI, F.C.C.R., e de sua mulher D. Leonor Violante Rosa Mourão.
Joaquim José de Araújo e D. Henriqueta Leonor Gomes tiveram um filho e uma filha, casada com um diplomata francês. Ele, Augusto Gomes de Araújo, foi administrador da Casa da Rainha D. Maria Pia e director de Tesouraria do Ministério da Fazenda, etc. Casou com D. Maria Francisca de Meuron e teve geração, duas filhas, que usaram os apelidos Meuron de Araújo.
Não me parece que se trate da mesma família mas não queria deixar de lhe expôr estes elementos.
Cordiais cumprimentos,
Lourenço Correia de Matos
Enlace directo:
RE: Família Gomes de Araújo
Caro Fernando,
Muito obrigado pela informação prestada. Como me encontro a residir em Londres, a minha pesquisa vai ter de ser adiada ad eternum... Contudo, vou guardar esta informação e, caso chegue a algum parentesco, informa-lo-ei com todo o gosto.
Com os melhores cumprimentos,
Diogo Gomes de Araújo
Enlace directo:
RE: Família Gomes de Araújo
Caro Lourenço,
Concordo consigo quando diz que não lhe parece que se trate da mesma família. No entanto, não queria deixar de lhe agradecer pela informação prestada. Se, por acaso, estabelecer alguma relação entre a minha família e a informação que me enviou, avisá-lo-ei.
Com os meus melhores cumprimentos,
Diogo Gomes de Araújo
Enlace directo:
RE: Família Gomes de Araújo
Meu caro Lourenço,
Relendo esta mensagem, que há já algum tempo o meu amigo me enviou, lembrei-me de algo que me parece interessante abordar.
É que os nomes próprios do meu bisavô são justamente "Joaquim José", partilhando-os com o patriarca da família Araújo que referiu.
A diferença é que o meu bisavô nasceu c. 1875, sendo filho de Luís José Gomes de Araújo e de Rita de Cássia.
Será que este Luís José poderá ser parente destes Gomes de Araújos? Talvez filho ilegítimo de Augusto? Pergunto-o por duas razões: pela aparente coincidência dos nomes próprios "Joaquim José" (pois muitas vezes repetem-se em honra de familiares ou antepassados); e pelo facto de ambas as famílias estarem ligadas a actividades profissionais com a Coroa Portuguesa (o meu bisavô era desenhador de jóias da coroa, por exemplo).
Peço-lhe que me perdoe por este meu devaneio especulativo, mas, por vezes, as melhores descobertas são aquelas que apanham toda a gente de surpresa. Gostaria de saber a opinião do meu amigo.
Com os meus melhores cumprimentos,
DGA
Enlace directo:
RE: Família Gomes de Araújo
Caro Diogo,
Se recuar algumas gerações não é impossivel existir parentesco. Assim, com estes elementos, ainda não.
Cumprimentos
LCM
Enlace directo:
RE: Família Gomes de Araújo
Caro Diogo
A minha tia é casada com Carlos Gomes de Araújo, que é originário do Porto. Á parte disto nada sei sobre as origens da sua familia.
Ai seu dispor
Cumprimentos
Luís Bonifácio
Enlace directo:
RE: Família Gomes de Araújo
Caro Diogo Gomes de Araújo,
Relativamente aos Rodrigues de Sousa; vale a pena e se calhar não é novidade para si- ir ao site dos monumentos e ver livraria esperança- Funchal,edificio que foi propriedade do Conde Carvalhal e que agora serve de livraria aos 80 mil livros, muitos deles já fora de circulação- e que teve direito á visita particular do presidente da republica nesta ultima visita (e que não é a primeira vez).
Estes ligaram-se a um ramo dos Spinolas (proximo do ramo do General).
Cumprimentos
Enlace directo:
RE: Família Gomes de Araújo
Lourenço, Luís e Filipe,
Obrigado pela vossas contribuições. Conto ir a Portugal brevemente pelo que procurarei dedicar um pouquinho de tempo a tentar saber mais sobre os Gomes de Araújo. Mante-los-ei informados de eventuais progressos.
Cumprimentos,
Diogo GA
Enlace directo:
RE: Família Gomes de Araújo
Como o prometido é devido, aqui venho eu, regressado de Lisboa, vos expor mais algumas informações:
Apurei que há uma família de arquitectos, de sobrenome Rebelo de Andrade, que poderá dispor de alguma informação sobre estes Gomes de Araújo. Será que alguém me pode indicar se há alguma ligação entre outros Gomes de Araújo já abordados neste tópico e esses Rebelo de Andrade? Em particular, com um arquitecto de Algés, que avançou saber alguma coisa sobre a ligação, estando eu presentemente a tentar localizá-lo para falarmos um pouco...
Agradecimentos antecipados,
Diogo Gomes de Araújo
Enlace directo:
RE: Família Gomes de Araújo
Caro Diogo,
Os Meuron de Araújo de que falei na minha mensdagem de 2-11 estão ligados a Rebellos de Andrade, mas duvido que saibam mais do que aquilo que expus.
Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos
Enlace directo:
RE: Família G de A - Magno, Teixeira e Oliveira
Desenvolvimentos:
1) José Gomes de Araújo (*Lisboa c.1825) casou com Gertrudes Magno de quem teve
1.1) Luís José Gomes de Araújo (*Lisboa, S. Julião c.1850) casado com Rita Maria de Cássia de quem teve
1.1.1) Joaquim José Gomes de Araújo (*Lisboa, Santiago 12/03/1874 +Caldas da Rainha 04/04/1938).
Rita Maria de Cássia era filha de
Manuel Joaquim Teixeira (*Lisboa c.1825), broxante (pintor de paredes) de profissão e de Ana ... Oliveira (*Lisboa c.1825) moradores na Rua dos Remédios à Lapa, Loja.
Por sua vez Luís José era latoeiro e morava na Travessa de Santa Luzia, Nº8 - 1º Andar, onde terá nascido o seu filho Joaquim José.
Conclusão:
Afasta-se assim a hipótese da ligação destes Gomes de Araújo aos que se uniram aos Meuron e aos Rebello de Andrade.
Enlace directo:
RE: Família G de A - Abreu, Cunha d'Eça e Costa
Desenvolvimento (transcrito de uma certidão de baptismo):
"Aos doze de Dezembro de mil oitocentos trinta e seis, baptizou solemnemente e pôs os Santos Oleos o Padre José Maria Lebrum (?) Thesoureiro desta Freguesia em Luiz que nasceo em treze de Novembro passado filho legitimo de José Gomes d'Araujo natural e baptizado na Freguesia de São Nicoláo, e de Gertrudes Magna de Araujo baptizada na Freguesia da Pena, e na mesma recebidos, moradores nesta Freguesia de S.Julião. Neto Paterno de Manoel Gomes d'Araujo e de Josefa Margarida e Materno de Emygdio António d'Abreu e de Gertrudes Maria de Abreu. Foi Padrinho Luiz da Cunha d'Eça e Costa Junior solteiro morador nesta Freguesia. Segue (?) para constar fiz este termo que assinei".
Alguém pode-me dizer algo sobre alguma destas pessoas?
1) Manuel Gomes de Araújo, *c.1785
1.1) José Gomes de Araújo, *c.1811, S. Nicolau, Lisboa
1.1.1) Luís José Gomes de Araújo, *13/11/1836, S. Julião, Lisboa
Ou ainda:
A) Emídio (?) António de Abreu *c.1790
B) Gertrudes Maria (de Abreu) *c.1790
C) Josefa Margarida *c. 1790
D) Gertrudes Magma (de Araújo), *c.1811, Pena, Lisboa
E) Luiz da Cunha d'Eça e Costa Junior
Obrigado,
DGA
Enlace directo:
RE: Família G de A - Abreu, Cunha d'Eça e Costa
Meu caro Diogo,
Não te posso ajudar naquilo que pedes, mas tentei contactar-te via e-mail em Março e não consegui, pelo que presumo que tenha o endereço errado. Se tiveres opurtunidade, escreve-me para gmdl arroba progenea.com.
Afinal, dou-te uma pequena achega áquilo que pedes na tua mensagem: tenho uma fotografia de uma brasão da família Cunha d'Eça e Costa, que foi colocado (penso que por engano) no jazigo do cemitério de Montemor-o-Novo pertencente ao Conselheiro Cypriano Justino da Costa (sobrinho por afinidade de Geníparo da Cunha d'Eça e Costa), antepassado da minha mulher.
Quanto ao teu avô desenhador de jóias, será o que aparece na fotografia do Paço de Sintra?
Um grande abraço,
Gui
Enlace directo:
RE: Família Gomes de Araújo
Mais desenvolvimentos (transcrito de uma certidão de baptismo):
"Em trez de Abril de mil oitocentos e trez, na Igreja de Nossa Senhora da Victoria, onde as presente de outra a Parochia de S.Nicoláo de Lisboa, baptizei e puz os Santos Oleos a Joze, que nasceo em dezoito de Março do presente anno, filho de Manoel Gomes de Araujo, baptizado na Freguezia de Santa Lucrecia de Louro, termo da Villa de Barcellos, Arcebispado de Braga, e de Margarida Josefa Pereira, baptizada na de Nossa Senhora da Encarnação, desta cidade, moradores na Rua Augusta, desta Freguezia, onde foram recebidos. Foi Padrinho Manoel Alves de Mello, morador na Rua Nova do Almada, Freguezia de Nossa Senhora da Conceição. Do que fiz este assento. O Prior Encomdo. Francisco José de Andrade"
Alguém pode-me dizer algo sobre alguma destas pessoas?
1) Manuel Gomes de Araújo, *c.1773, Sta. Lucrécia de Louro, Barcelos (ou Famalicão?)
2) Margarida Josefa Pereira, *c.1775, N. Sra. da Encarnação, Lisboa
3) José Gomes de Araújo, *18/03/1803, S. Nicolau, Lisboa
Ou ainda:
A) Manuel Alves de Mello, morador na R. Nova do Almada, N. Sra. Conceição, Lisboa
Obrigado,
DGA
Enlace directo:
RE:GdAraújo-Pereira,Oliveira,SilvaTeles,NogdeMatos
Mais desenvolvimentos (transcrito de um assento de casamento):
"Em o dia vinte e sete de Maio de mil oito centos e hum, na Igreja de Nossa Senhora da Victoria, onde ao presente se acha a Parochia de São Nicolao de Lisboa, de manhã, em minha presença e das testemunhas abaixo nomeadas e assignadas, denunciados os proclamados do estilo na forma do Sagrado Concilio de Trento, e Constituição deste Patriarcado se receberão por marido e mulher, segundo a determinação da Santa Igreja Romana e por palavras de presentes, Manoel Gomes de Araújo, viúvo de Dona Joaquina Victoria Peregrina de Oliveira, que faleceu na Freguezia de Santa Maria Madalena do Torcifal, termo da Villa de Torres Vedras, deste Patriarcado, e morador na Rua Augusta, desta Freguezia de São Nicolao, e Dona Margarida Josefa, solteira, e moradora de Nossa Senhora do Socorro, desta cidade, filha de pai incógnito e de Dona Antónia Maria Pereira, baptizada na Freguezia de Nossa Senhora da Encarnação, desta cidade. Foram testemunhas presentes Theodoro da Silva Telles, morador Rua das Flores, Freguezia de São Paulo, e Joze Nogueira de Mattos, morador no Convento de São Domingos, tudo desta cidade, os quais comigo assignarão. A mãi da contratante prestou o seu consentimento. Do que fez este assento.
O Prior Encomendº Francisco José de Andrade."
Alguém tem informação sobre alguma destas pessoas?
1) Manuel Gomes de Araújo, *c.1765, Sta. Lucrécia de Louro, Barcelos (actualmente Famalicão), casado com
2) Margarida Josefa Pereira, *c.1775, N. Sra. da Encarnação, Lisboa, filha de
3) Antónia Maria Pereira, *c.1745, Lisoba?
Ou ainda:
A) Joaquina Victoria Peregrina de Oliveira, +c.1795, Sta Maria Madalena do Torcifal, Torres Vedras
B) Teodoro da Silva Teles, morador Rua das Flores, São Paulo, Lisboa
C) José Nogueira de Matos, morador no Convento de São Domingos, Lisboa
Obrigado,
DGA
Enlace directo:
RE: Família Gomes de Araújo
Prezado Diogo,
Também estou à procura de minhas raízes portuguesas. Já consegui estabelecer pelo menos alguns nomes, como segue:
Tataravô português: Francisco Gomes de Araújo
Trisavô português: A descobrir
Bisavô português emigrado ao Brasil (São Sebastião do Alto, RJ): Gaudêncio Gomes de Araújo, casou-se com a portuguesa Felisbina Xavier de Jesus
Avô brasileiro: Veriato Gomes de Araújo, casou-se com a brasileira, filha de portugueses, Arminda dos Santos Reis, filha do casal português Joaquim dos Santos Reis e Anna dos Santos Reis.
Meu bisavô Gaudêncio teve ainda vários outros filhos, Glicério, Apolinário, Isaura, Maria Herdy, Juvêncio e outros três dos quais só tenho as alcunhas familiares.
Ainda vou estabelecer datas de nasc. e falec. e, se possível, as localidades. Quem sabe se não há algum encontro de nossos ascendentes na Pátria-Mãe? Felicidades em sua pesquisa e Feliz Ano Novo!
Enlace directo:
RE: Família Gomes de Araújo
Estimada K
Seria interessante encontrar uma prima do outro lado do Atlântico. Neste momento a minha pesquisa dos Gomes de Araújo está bloqueada, uma vez que não tenho disponibilidade para ir ao Arquivo Distrital de Braga e pesquisar a última pista de que disponho e a qual partilhei com este Forum.
Se admitir que cada geração é separada, em média, por 25, é possível determinar com o mínimo de erro possível os anos provavéis de nascimento dos seus antepassados, o que facilita a pesquisa e dá uma ideia de quando nasceu os seus trisavô e tetravô em Portugal.
Bom Ano 2005,
DGA
Enlace directo:
RE: Família Gomes de Araújo
Caro Diogo Gomes de Araújo:
Aqui lhe dou conta das investigações que fiz no sentido de localizar o nascimento do seu antepassado Manuel Gomes de Araújo. Vi os livros de Nascimentos nº 1 (1743/1756) e Nascimentos nº 2 (1756/1786), o primeiro desde 1750 ou seja desde a página 40 até ao fim e o segundo desde o início até à página 80 ou seja até 1776. Apesar da freguesia de Santa Lucrécia do Louro ser relativamente pequena, no período entre 1750 e 1776, localizei 16 crianças com o nome de Manuel cujo pai ou a mãe tinham o apelido Araújo, pelo que resolvi cingir-me àquelas em que apareciam associados o apelido Gomes e Araújo. Aqui vão:
1) Manuel e Luís Joseph, gémeos, filhos de António Gomes de Araújo e Sá e de Luísa Gomes da Silva, moradores no lugar de Guilhovai, Louro; netos paternos de Bartolomeu Gomes de Araújo e de Maria de Sá, do lugar de Pedrafita, Cavalões (V. N. de Famalicão) e maternos de Fernando Gomes de Campos e de Isabel da Silva, do referido lugar de Guilhovai. Nasceram a 23/10/1751 e foram baptizados a 29/10/1751, sendo padrinhos de Manuel, seu avô Bartolomeu Gomes de Araújo e Antónia Maria de Araújo, irmã do Padre Luís de Araújo, de Outiz, e de Luís Joseph, o referido Padre Luís de Araújo, de Outiz e Ana, solteira, filha de Bartolomeu Gomes de Araújo.
(ADB, Registos Paroquiais de Santa Lucrécia do Louro, Nascimentos 1 (1743/1756), fls. 60)
2) Manuel, filho de Carlos Gomes e de Maria de Araújo, moradores no lugar do Oiteiro, Louro; neto paterno de Pedro Gomes e de Ana Rodrigues e materno de José Ferreira e de Senhorinha de Campos, todos do Louro. Nasceu a 3/7/1758 e foi baptizado a 9/7/1758, tendo por padrinhos Inocêncio António de Araújo Couto e Teresa Maria da Cunha (Existe outro Manuel, filho dos mesmos, que deve ter morrido menor, nascido a 31/7/1755, e baptizado no mesmo dia – Nascimentos 1, fls. 87).
(ADB, Registos Paroquiais de Santa Lucrécia do Louro, Nascimentos 2 (1756/1786), fls. 8)
3) Manuel, filho de Manuel da Costa Gomes e de sua mulher Maria de Araújo, do lugar de Estrufe, Louro. Era neto paterno de Manuel da Costa e de Magdalena Gomes e materno de Domingos da Silva e de Ana de Araújo. Nasceu a 6/6/1762, e foi baptizado a 13/6/1762, tendo por padrinhos João da Silva e Araújo e Maria de Araújo, mulher de António Rodrigues.
(ADB, Registos Paroquiais de Santa Lucrécia do Louro, Nascimentos 2 (1756/1786), fls. 24 ?)
4) Manuel, filho de Lucas de Sá e de sua mulher Maria Gomes de Araújo; neto paterno de Maria de Sá, solteira e materno de Frutuoso Gomes e de Luísa da Costa. Nasceu a 25/1/1769 e foi baptizado a 29/1/1769, tendo por padrinhos Manuel Joseph Francisco e Josefa, solteira, filha de Manuel de Oliveira, do Louro.
(ADB, Registos Paroquiais de Santa Lucrécia do Louro, Nascimentos 2 (1756/1786), fls. 52)
E foram estes os que encontrei!
Estou em crer que o seu antepassado seja o primeiro deles. É o único em que o pai já era também Gomes de Araújo, mas pode ser qualquer dos outros A ser o primeiro teria casado em 2.as núpcias com precisamente 50 anos o que não se me afigura impossível. Assim sendo e já que estava com as “mãos na massa” tirei o casamento dos pais e dos avós maternos (os paternos são de outra freguesia, Cavalões, também no concelho de Vila Nova de Famalicão).
Os pais António Gomes de Araújo e Sá e Luísa Gomes da Silva, casaram a 11/10/1743, no Louro.
A 29/10/1720, casaram no Louro, os avós maternos, Fernando Gomes de Campos, filho de Domingos Gomes e de Ana Gonçalves de Campos, do lugar do Penedo, Louro com Isabel da Silva, filha de Francisco da Silva e de sua mulher Domingas Antónia, do lugar de Guilhovai, Louro. Foram testemunhas o Capitão Manuel de Campos e o Sargentos Maior Francisco de Afonseca de Escobar.
Para poder ter certezas aconselhava-o no entanto a ver nas freguesias de São Nicolau (Lisboa ) e Torcifal (Torres Vedras) se não aparece o primeiro casamento que indica seguramente os pais. O mais natural é que este casamento se tenha dado numa dessas freguesias. Se procurar nos nascimentos de eventuais filhos do 1º casamento numa dessas freguesias, seguramente indica o local do casamento. Nas freguesias de Lisboa desse período os livros costumam ter um índice alfabético o que facilitaria a pesquisa. Infelizmente estou longe de Lisboa, mas pode ser que algum frequentador da Torre do Tombos se disponibilize para fazer esta busca.
Se eventualmente se vier a confirmar alguma destas filiações coloco-me já à disposição para continuar as pesquisas nos livros do Louro e de Cavalões.
Desejando-lhe um bom ano de 2005 cheio de progressos genealógicos, envio os meus melhores cumprimentos
António Júlio Limpo Trigueiros
Enlace directo:
RE: Família Gomes de Araújo
Estimado António Trigueiros,
Nem sei como lhe agradecer pelo enorme favor que me fez, assim como ao confrade António Mota. Como diz o ditado, não há fome que não dê em fartura, sendo que vou agora pegar nas pistas fornecidas pelos dois confrades e ver como posso comprovar qual dos Manuéis é o "meu".
Apesar da distância, desde a Tunísia, disponha de tudo o que necessitar.
Um grande abraço,
Diogo GA
Enlace directo:
RE: Família Gomes de Araújo
Caro Diogo Gomes de Araújo:
A confirmar-se a filiação do primeiro Manuel, aqui segue mais uma geração Gomes de Araújo, que extraí de uma inquirição de genere de um tio paterno, e que leva ao casal que deu origem à junção dos dois apelidos.
http://www.adb.pt/index.htm
(Arquivo Distrital de Braga, Processo de Inquirição de genere de 19/9/1732, Processo nº 16674, Pasta 719)
MANUEL GOMES DE ARAÚJO
nasceu a 25/7/1715, em Cavalões
baptizado a 27/7/1715, em casa por nascer em perigo de vida, pelo Abade João Barbosa de Faria, a 28 foi levado à igreja e teve por padrinhos Pedro Correia, de Cavalões e Ana de Sá, mulher de Manuel Gonçalves, de Ribeirão
era filho de BARTOLOMEU GOMES DE ARAÚJO
e de MARIA DE SÁ, moradores no lugar da Pedra Feita, S. Martinho de Cavalões
Neto paterno de ANTÓNIO GOMES, natural de Cavalões e de MARGARIDA DE ARAÚJO, natural do Louro
Neto materno de DOMINGOS VILAS BOAS, natural de Santa Leocádia de Fradelos e de ANA DE SÀ, natural de S. Martinho do Outeiro, moradores em S. Mamede de Ribeirão
Cumprimentos amigos
António Júlio Limpo Trigueiros
Enlace directo:
RE: Família Gomes de Araújo
Estimado António,
Começo a ficar sem palavras para lhe agradecer. Efectivamente, um dos mistérios que eu me propunha a descobrir, quando comecei a interessar-me pela genealogia, era determinar quando é que o misterioso sobrenome composto "Gomes" + "Araújo" teria aparecido. A confirmar-se que o "meu" Manuel é o primeiro, esse mistério estará resolvido graças à sua disponibilidade e interesse. Independentemente do Manuel ser esse ou não, fico-lhe eternamente grato pela preciosa ajuda.
Um grande abraço,
Diogo GA
Enlace directo:
RE: Ainda Manuel Gomes de Araújo - Certidão Óbito
Só mais uma informação adicional que, na realidade, pouco acrescenta ao mistério da filiação de Manuel Gomes de Araújo (transcrito do seu Assento de Óbito):
"Em vinte e trez de Maio de mil oito centos e sete faleceu da vida presente com os Santos Sacramentos da Penitência e Extrema-Unção somente, por não ser capaz de mais, Manoel Gomes de Araújo, casado com Margarida Jozefa Pereira, morador na Rua Augusta d'esta Freguezia, foi sepultado n'esta Parochial Igreja de S.Nicoláo. Do que se faz este assento.
O Prior Francisco Jozé de Andrade"
Continua a busca...
DGA
Enlace directo:
RE: Família Gomes de Araújo
Caro Diogo,
Meu nome é Horacio Paulo Gomes de Araujo Borges da Silva, sou filho de Patricia Ines Radley Gomes de araujo, filha de Manuel Gomes de Araujo,Capitão creio q da Marinha, este meu avô foi do Porto para Mocambique, creio q no ano de 1944 ou 45 datas n muito precisas, aqui conhece a minha avó uma Irlandesa de seu nome jessy Radley, ex mulher do falecido Maestro Artur fonseca e casam, casamento esse que durou apenas cerca de 9 anos devido ao falecimento da minha avó jessy, meu avô vem então para portugal acompanhado da minha mãe Patricia, sei que minha mãe vive uns anos em casa de seus tios no Porto, na Boavista.
Sei tambem que minha mãe era tratada na casa de seus tios Gomes de Araujo no Porto por patsy.
Lembro-me sim de ouvir minha mãe contar que a familia dela eram ourives ou desenhadores da coroa portuguesa, sei que o General Gomes de Araujo era irmão do meu avô Manuel Gomes de Araujo, ouvia minha mãe falar que tinha tido tios que foram administradores do Banco de portugal, onde minha mae me falou que tinha uns primos de seu nome Ana Maria em que esta senhora tinha um irmão que n me ocorre o nome agora, deduzo eu o seguinte:
Se minha mâe viveu no Porto em casa de seus tios, logo possam ser então a familia de Medicos Gomes de Araujo, bem como a Familia que esteve ligada ao Banco de Portugal.
Não sei se servirá de alguma coisa mas sempre tive fascinio por saber mais sobre a familia de minha Mãe.
Atentamente
Horacio Borges da Silva
Enlace directo:
RE: Família Gomes de Araújo
Olá Horácio!
Como estás?
Por que estás sumido, ó rapaz?
Me sentiria muito bem se pudésseis retornar ao Brasil para pagares o que a mim deves, ora pois.
Saístes daqui dando o calote em todo mundo, sem considerar a todos que lhe ajudaram a construir a Jetstar Travel.
Quero o meu dinheiro!
Trabalhei para ti e quero receber o que é meu por direito.
Volte aqui e me pague os meus R$.
Enlace directo:
RE: Família Gomes de Araújo
BINGO!
Caríssimo Primo!
Eu saberia que um dia ainda iria descobrir o ramo da família que se tinha "perdido"! Demorou uns anos, mas foi!
Não sei se consigo exprimir pela escrita o grande entusiasmo que sinto neste re-aproximação, pelo que gostaria de lhe enviar um grande abraço electrónico!
Sobre as suas deduções, acrescento: os nossos avós (Carlos e Manuel) eram irmãos e a sua mãe e o meu pai, primos direitos! No entanto, apesar de serem do Porto, nada temos a ver com os médicos Gomes de Araújo. Também não é certo que sejamos parentes do General Gomes de Araújo (mito familiar?) sendo que era o meu avô (e o meu pai, e o meu tio) que trabalhavam no Banco de Portugal.
Quando tiver tempo escreva-me um e-mail para misterberd@yahoo.com para colocarmos a conversa em dia!!
Um grande abraço
Diogo
Enlace directo:
RE: Família Gomes de Araújo - Ajuda no ADB
Caros Confrades,
Pegando na preciosa ajuda do confrade António Trigueiros e uma vez que pouco ou nada avancei na resolução do mistério do meu antepassado Manuel Gomes de Araújo, solicito ajuda de alguém que possa verificar no Arquivo Distrital de Braga se existem assentos de casamento ou de óbito para algum destes quatro indivíduos de nome Manuel (e um de nome Luís José, gémeo de um deles):
1) Manuel e Luís Joseph, gémeos, filhos de António Gomes de Araújo e Sá e de Luísa Gomes da Silva, moradores no lugar de Guilhovai, Louro; netos paternos de Bartolomeu Gomes de Araújo e de Maria de Sá, do lugar de Pedrafita, Cavalões (V. N. de Famalicão) e maternos de Fernando Gomes de Campos e de Isabel da Silva, do referido lugar de Guilhovai. Nasceram a 23/10/1751 e foram baptizados a 29/10/1751, sendo padrinhos de Manuel, seu avô Bartolomeu Gomes de Araújo e Antónia Maria de Araújo, irmã do Padre Luís de Araújo, de Outiz, e de Luís Joseph, o referido Padre Luís de Araújo, de Outiz e Ana, solteira, filha de Bartolomeu Gomes de Araújo.
(ADB, Registos Paroquiais de Santa Lucrécia do Louro, Nascimentos 1 (1743/1756), fls. 60)
2) Manuel, filho de Carlos Gomes e de Maria de Araújo, moradores no lugar do Oiteiro, Louro; neto paterno de Pedro Gomes e de Ana Rodrigues e materno de José Ferreira e de Senhorinha de Campos, todos do Louro. Nasceu a 3/7/1758 e foi baptizado a 9/7/1758, tendo por padrinhos Inocêncio António de Araújo Couto e Teresa Maria da Cunha (Existe outro Manuel, filho dos mesmos, que deve ter morrido menor, nascido a 31/7/1755, e baptizado no mesmo dia – Nascimentos 1, fls. 87).
(ADB, Registos Paroquiais de Santa Lucrécia do Louro, Nascimentos 2 (1756/1786), fls. 8)
3) Manuel, filho de Manuel da Costa Gomes e de sua mulher Maria de Araújo, do lugar de Estrufe, Louro. Era neto paterno de Manuel da Costa e de Magdalena Gomes e materno de Domingos da Silva e de Ana de Araújo. Nasceu a 6/6/1762, e foi baptizado a 13/6/1762, tendo por padrinhos João da Silva e Araújo e Maria de Araújo, mulher de António Rodrigues.
(ADB, Registos Paroquiais de Santa Lucrécia do Louro, Nascimentos 2 (1756/1786), fls. 24 ?)
4) Manuel, filho de Lucas de Sá e de sua mulher Maria Gomes de Araújo; neto paterno de Maria de Sá, solteira e materno de Frutuoso Gomes e de Luísa da Costa. Nasceu a 25/1/1769 e foi baptizado a 29/1/1769, tendo por padrinhos Manuel Joseph Francisco e Josefa, solteira, filha de Manuel de Oliveira, do Louro.
(ADB, Registos Paroquiais de Santa Lucrécia do Louro, Nascimentos 2 (1756/1786), fls. 52)
Com esta informação pretendo aplicar o método da exclusão de partes. Sabendo que o meu antepassado Manuel casou em Torres Novas e Lisboa e faleceu em Lisboa, se descobrir que três destes quatro "manuéis" casaram e/ou faleceram em Braga, então, por exclusão de partes, o que sobrar deverá ser o meu antepassado.
Aproveitando para desejar a todos umas BOAS FESTAS, despeço-me com um grande abraço,
Diogo GA
Enlace directo:
RE: Família Gomes de Araújo
Eu gostaria de mais informações a respeito deste senhor Horácio.
Senhor Horácio, quando o senhor voltará ao Brasil?
És um dos proprietários da HBS? Tens participação na Jettravel?
Enlace directo:
RE: Família Gomes de Araújo
Bom dia,
Bem sei que este tópico tem já algum tempo, mas sou descendente da família Gomes de Araújo, sendo o meu trisavô Augusto Gomes de Araújo, casado com Maria Francisca de Meuron.
Caso tenham alguma informação agardeço.
Cumprimentos,
TRA
Enlace directo:
RE: Família Gomes de Araújo
Boa noite,
meu nome é Tarcisio Bispo de Araujo e sou filho de José Tarcísio Gomes de Araújo que é filho de Zacarias Gomes de Araújo.
Gostaria de saber mais sobre meu avô e minha avó. Além disso gostaria de saber que foram os pais do meu avô e quem são seus filhos. Sei que além do meu pai teve outros filhos.
Abraços e feliz ano novo!
:D
Enlace directo:
Família Gomes de Araújo
Uma vez que foi mencionado aqui este grande senhor:
Manuel Gomes de Araújo
h..tp://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Gomes_de_Ara%C3%BAjo
deixo aqui o link ao seu registo de baptismo para quem interessar:
h..p://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1018296
na página 26
(Substituir os pontos por tt)
Enlace directo:
Família Gomes de Araújo
A este propósito estou interessado no ramo da avó paterna deste Manuel Gomes de Araújo, a Maria Gomes de Faria. Alguém tem dados sobre os antepassados desta?
Obrigado!
José
Enlace directo:
Família Gomes de Araújo
Olá, Confrade José Rocha
Cruzámo-nos mais uma vez, depois do seguinte tópico:
http://geneall.net/pt/forum/167839/farias-e-villas-boas-de-barcelos/#a360728
Espero que as suas pesquisas estejam a correr de feição.
Quanto à Maria Gomes de Faria, eis o que considerei como sendo a sua ascendência:
A Maria (Rodrigues) Gomes de Faria, nasceu a 29/12/1828, no Lugar do Crasto, São Romão de Fonte Coberta(SRFC), Barcelos, e faleceu no mesmo lugar a 16/7/1895; Éra filha de Manuel José Gomes, que nasceu a 2/4/1793, no Lugar de Mourens, Silveiros, Barcelos e faleceu a 14/5/1862, na Casa do Crasto, S.R. Fonte Coberta, este casou em SRFC, a 20/5/1821, com Maria (Josefa) (Rodrigues) de Faria, nascida a 11/1/1795, no dito Lugar do Crasto, e que faleceu a 20/8/1868, na Casa do Crasto.
Os Avós Paternos da Maria, são: O Bernardino Gomes da Costa, de Chavão, Barcelos e a Francisca Fernandes de Silveiros, Barcelos.
Os Avós Maternos: O Bento de Faria de SRFC, e a Luísa Maria Rodrigues de Sequeade, Barcelos.
Termino, perguntando-lhe, qual a sua relação com esta Maria?
Meus Cumprimentos,
Victor Faria
Enlace directo:
Família Gomes de Araújo
Obrigado Victor!
Respondendo à sua pergunta, não sei ao certo se estou ligado a esta Maria, e se estiver será uma ligação colateral. Contudo, tenho um "primo genético" que parece estar ligado a esta senhora, através do Álvaro Magalhães de Araújo http://www.araujo.eti.br/familia.asp?numPessoa=6363&dir=genxdir/
Estou a tentar encontrar o antepassado comum e parece haver muita probabilidade de ser através deste ramo. Aqui vai tudo o que sei deste meu ramo e que suspeito estar associado, provavelmente, ao Bento de Faria.
Se encontrar alguma pista que também lhe seja útil, disponha!
Generation 1
1. Joana Emília Faria Salgado Ferreira. Joana Emília was born on 12
September 1840 in Santo André, Barcelinhos, Barcelos, Braga,
Portugal. She died on 6 June 1923 in R. Antero de Quental 466,
Cedofeita, Cedofeita, Porto, Porto, Portugal.
Generation 2
2. Manuel José Ferreira. Manuel José was born on 20 August 1815 in São
Salvador, São Salvador, Campo, Barcelos, Braga, Portugal.
3. Bernarda Maria de Faria Salgado. Bernarda Maria was born on 10
September 1811 in Lugar da Boavista, Barcelinhos, Barcelos, Braga,
Portugal.
Generation 3
4. João Ferreira. João was born in São Salvador, São Salvador, Campo,
Barcelos, Braga, Portugal. He died on 3 November 1821 in São
Salvador, São Salvador, Campo, Barcelos, Braga, Portugal.
5. Maria Teresa. Maria Teresa was born in São Salvador, São Salvador,
Campo, Barcelos, Braga, Portugal. She died on 21 December 1829 in
São Salvador, São Salvador, Campo, Barcelos, Braga, Portugal.
6. António José de Faria Salgado. António José was born in Barcelos,
Barcelos, Braga, Portugal.
7. Maria Teresa Machado. Maria Teresa was born on 25 March 1781 in
Lugar da Boavista, Barcelinhos, Barcelos, Braga, Portugal.
Generation 4
8. José Ferreira. José was born on 9 September 1751 in São Salvador,
São Salvador, Campo, Barcelos, Braga, Portugal.
9. Isabel Maria. Isabel Maria was born in São Salvador, São Salvador,
Campo, Barcelos, Braga, Portugal.
10. João Francisco. João was born in Vila Cova, Vila Cova, Barcelos,
Braga, Portugal.
11. Mariana Machado. Mariana was born in Vila Cova, Vila Cova, Barcelos,
Braga, Portugal.
12. Manuel José de Faria Salgado. Manuel José was born in Barcelos,
Barcelos, Braga, Portugal.
13. Paula da Silva. Paula was born on 20 February 1754 in Barcelos,
Barcelos, Braga, Portugal.
14. Domingos José Machado. Domingos José was born on 2 January 1752 in
Ginzo, S. Salvador, Ginzo, Barcelos, Braga, Portugal.
15. Teresa Joaquina de Faria. Teresa Joaquina was born on 27 January
1755 in Santo André, Barcelinhos, Barcelos, Braga, Portugal.
Generation 5
16. Francisco Ferreira. Francisco was born in Santo André, Vitorino dos
Piães, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Portugal.
17. Custódia Francisca. Custódia Francisca was born on 22 September 1725
in São Salvador, São Salvador, Campo, Barcelos, Braga, Portugal.
18. Francisco Manuel.
19. Maria Antónia.
20. António João Francisco. António João was born in Perelhal, Barcelos,
Braga, Portugal.
21. Isabel Antónia. She died before 1758.
22. João Machado.
23. Maria Domingues.
26. António Francisco.
27. Rosa Andreja da Silva.
28. Manuel Francisco. Manuel Francisco was born in S. Miguel, Roriz,
Barcelos, Braga, Portugal.
29. Ana Machado. Ana was born in Ginzo, S. Salvador, Ginzo, Barcelos,
Braga, Portugal.
30. João Francisco. João Francisco was born in S. Tiago, S. Tiago,
Couto, Barcelos, Braga, Portugal.
31. Maria de Faria. Maria was born in 1725.
Generation 6
32. Luís Velho de Araújo.
33. Antónia Ferreira.
34. Agostinho Luís.
35. Maria Francisca de Miranda.
40. Manuel Francisco.
41. Marta Antónia.
42. Manuel Fernandes.
43. Marta Antónia.
56. Domingos Francisco. He died before 1748.
57. Joana Loureiro ?.
58. Francisco Machado. He died before 1748.
59. Maria Gonçalves.
60. Domingos Gonçalves. Domingos was born in S. Tiago, S. Tiago, Couto,
Barcelos, Braga, Portugal. He died before 1751.
61. Domingas Francisca.
62. Domingos de Faria. He died before 1755.
63. Joana de Carvalho. Joana was born in 1695. She died before 1751.
Generation 7
124. Manuel Faria Tinoco. Manuel was born in Vila Seca, Barcelos.
125. Isabel. Isabel was born in Fonte Coberta, Barcelos.
126. Francisco de Carvalho. Francisco was born in Santo André,
Barcelinhos, Barcelos, Braga, Portugal.
127. Ana Francisca. Ana Francisca was born in Santa Eugénia, Barcelos.
She died in 1665.
Enlace directo:
Família Gomes de Araújo
Caro José Rocha
Numa das minhas leituras pelas Inquirições de Genere, encontrei os seus ascendentes:
Manuel Faria Tinoco (124) e Isabel (125).
Processo 32498: Barcelinhos, 1734, referente a Clemente de Faria
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9KZ-W8VG?mode=g&cc=2125025
Victor Faria
Enlace directo:
Família Gomes de Araújo
Olá, José Rocha,
Sou descendente de Álvaro Magalhães de Araújo, você tem maiores informações dos seus ancestrais?
Agradeço
Enlace directo:
Família Gomes de Araújo
Olá Fernanda! Eu tenho um primo "genético" dos estados unidos que é descendente do Alvaro Magalhães de Araújo (Pernabuco) e esta é a nossa melhor pista para explicar ligação genética.
Contudo, nem ele nem eu, temos informação sobre os seus antepassados. A Fernanda tem informação adicional? Já encontrei a página com os dados genealógicos da sua mulher Izabel Carvalho de Belfort. Naturalmente, ela também poderá explicar a nossa ligação genética, contudo não vi nenhum antepassado comum na versão online.
Obrigado pelo seu contacto!
José Rocha
Enlace directo:
Família Gomes de Araújo
Victor Faria, obrigadíssimo! Esta inquirição permite sustentar a última geração desta linha que é a minha linha matrilinear.
RespuestaEnlace directo:
Família Gomes de Araújo
Quanto à discussão, a dúvida é se o Francisco Gomes de Araújo (pai do Alvaro Magalhães de Araújo do Pernanbuco) está ligado a este ramo de Barcelos
RespuestaEnlace directo:
Família Gomes de Araújo
Tenho na minha árvore, vários Gomes de Araújo, inclusive um Francisco Gomes de Araújo, nascido a 25 de Maio de 1853, filho de José Gomes de Araújo.
Que outros dados podem disponibilizar aqui?
Enlace directo:
Família Gomes de Araújo
Olá, José Rocha,
Na verdade a ligação com a família Gomes de Araújo, vem de Francisco Gomes de Araújo que casou-se com Maria Magdalena (Não tenho o sobrenome) e teve meu bisavô, Álvaro Magalhães de Araújo.
Queria conseguir os dados do Francisco ou da Maria Magdalena. Você tem algum parentesco com esses?
Enlace directo:
Família Gomes de Araújo
Minha mãe se chamava Alda Gomes de Araujo, filha de José Correa de Araujo (português) e de Antônia Gomes de Araujo. A muitos anos (mais de 50) pois era novinho na época, em viagem com minha mãe à Portugal, conhecemos um primo que morava na Capital, depois vou tentar achar o nome, pois tenho um diário daquela época, mais a maioria de familiáres , se não me engano, moravam em Porto! Quem sabe não tem uma ligação!
RespuestaEnlace directo:
Família Gomes de Araújo
Caro Lourenço,
Sabes mais sobre esta filha, marido e descendência? É que não encontro referências.
Abraço
Enlace directo:
Família Gomes de Araújo
Olá Fernanda! Há aqui vários temas que me interessa neste tópico, por pura coincidência. Um deles está relacionado com a minha linha materna de Barcelos. O outro está relacionado com um americano descendente do Alvaro Magalhães de Araújo e que tem match genético comigo. Depreendemos que a pista mais forte para explicar a nossa ligação genética seja através deste ramo do Brasil. Contudo, não encontro mais dados sobre uma possível origem Portuguesa do Alvaro Magalhães de Araújo e que se ligue à minha arvore.
Por esse motivo, questiono sobre os seus antepassados e se serão ligados a este mesmo ramo de Barcelos.
Enlace directo:
Família Gomes de Araújo
Olá, Alvaro Magalhães de Araújo é filho do português Francisco Gomes de Araújo que casou-se com Maria Magdalena (Não tenho o sobrenome nem sei se é portuguesa ou brasileira). Não consegui saber qual a região de nascimento de Francisco Gomes de Araújo nem a data.
RespuestaEnlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 dic 2024, 12:45.