Como escrever correctamente na Árvore Genealogica

This topic is classified in rooms: Formação

Como escrever correctamente na Árvore Genealogica

#125270 | LCNunes | 19 ago 2006 14:09

Caros amigos

Uma dúvida. Na árvore genealogica devem-se colocar os nomes de casado ou de solteiro? Ou há forma de devidamente colocar os de casado?

Os meus cumprimentos
Luís Nunes

Respuesta

Enlace directo:

RE: Como escrever correctamente na Árvore Genealog

#125285 | tfp | 19 ago 2006 19:11 | In reply to: #125270

Caro Luis Nunes,

Costumo pegar no nome com mais apelidos usado num qualquer acto pela pessoa em causa e suprimir os apelidos do marido.

Não sei se esta será a melhor forma de proceder, mas como sempre segui esta disciplina ...

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

PS: No essencial "deve-se" definir um conjunto de regras e normalizar nomes, notações, etc. de acordo com as mesmas.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Como escrever correctamente na Árvore Genealog

#125312 | LCNunes | 19 ago 2006 22:10 | In reply to: #125285

Caro Tiago Pedroso,

Muito obrigado pela sua ajuda.

Eu também pego no nome com mais apelidos em prol dos registos onde só surgem um ou dois apelidos.

São muitas as vezes, que a mesma pessoa em registos diferentes tem mais ou menos apelidos.

Em relação à questão do apelido do marido. Aqui não sei o que faça ao certo.
Até agora tenho-os colocado. Mas talvez não seja o mais correcto...

Cumprimentos,
Luís Nunes

Respuesta

Enlace directo:

RE: Como escrever correctamente na Árvore Genealog

#125337 | Samuel C O Castro | 20 ago 2006 13:53 | In reply to: #125312

Estimado Luís Nunes,

Sou de opinião de que, para as mulheres, como forma de não descaracterizar a origem, devemos usar SEMPRE o nome de solteiras.

Quando o nome delas ou deles também, são sitados de diferentes formas, por diversos autores, ou por um único autor, a exemplo de Gayo, costumo colocar o mais comum .............. e, entre parenteses, (ou................, ou...............), isto tem facilitado a confirmação das ascendências e descendências.

É o que tinha a informar. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Como escrever correctamente na Árvore Genealogica

#161286 | LCNunes | 29 jun 2007 15:59 | In reply to: #125270

Caros amigos

Tenho uma antepassada de seu nome Maria que no seu registo de baptismo o nome da mãe é Teresa da Costa; no seu registo de casamento a mãe é Teresa Joaquina e quando baptizou o seu filho Manuel surge a avó (sua mãe) como Teresa do Amaral.

Qual o nome que coloco na árvore à Teresa, mãe de Maria e avó de Manuel?

Cumprimentos,
Luís

Respuesta

Enlace directo:

RE: Como escrever correctamente na Árvore Genealogica

#161302 | Samuel C O Castro | 29 jun 2007 17:12 | In reply to: #161286

Luís,

Se o programa que usas tiver apenas uma opção, sou de opinião de que seria interessante usar Teresa Joaquina ..... acompanhado do sobrenome advindo da parte paterna dela. Se no programa tiver mais de uma opção, a exemplo de se colocar entre parênteses, acho que seria interessante constar: Teresa Joaquina da Costa (ou Teresa Joaquina do Amaral). É a forma que costumo usar, pois uma mesma pessoa pode vir mencionada de diversas formas por autores diferentes.

Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Como escrever correctamente na Árvore Genealogica

#161339 | LCNunes | 30 jun 2007 01:10 | In reply to: #161302

Caro Samuel,

Muito obrigado pela sua ajuda.

De facto o que me parece ser mais errado mas ainda assim mais apelativo é criar uma espécie de 4º nome.

Sabemos que neste caso concreto Teresa foi referenciada de 3 formas diferentes e ao colocarmos na árvore Teresa Joaquina da Costa Amaral estamos a "inventar" um nome que possivelmente nunca Teresa usou ou seus familiares.

Confesso que a minha vontade é escrever com os nomes todos até porque Teresa Joaquina tem pai Amaral e mãe Costa, o que leva a crer que seria essa a hipotética ordem de apelidos.

Se houver uma forma rigorosa de fazer genealogia nesta matéria gostava que me ajudassem.

Estou a pensar seguir o seu conselho: Teresa Joaquina do Amaral (ou Teresa Joaquina da Costa).

Qualquer das formas aguardo por mais ajuda.

Cumprimentos,
Luís

Respuesta

Enlace directo:

RE: Como escrever correctamente na Árvore Genealog

#161349 | fertelde | 30 jun 2007 08:01 | In reply to: #125270

Estimado Luís Nunes:
Eu coloco o nome de casada, indicando esse aspecto entre parentesis: Teresa Maria da Costa e Amaral*, (*por casamento).
E quando aparecem vários registos com os diversos apelidos de solteira, coloco-os todos, pois è uma indicaçâo que os usava,dependendo apenas do Padre, a paciencia de os colocar ou nâo alí todos, ou apenas algum... E quando vejo que um irmâo aparece num registo usando todos os apelidos, os coloco também a todos os demais, incluindo às irmâs, os mesmos apelidos.-
Pode ajudar meter todos os apelidos para entender os laços familiares, mas nas investigaçôes, também pode dar origem a que os demais se percam, se nâo sâo avisados disso.
Sempre procuro também fazer referencia aos padrinhos, que nos dâo muitas pistas familiares e sociais...

Esperando ter dado uma opiniâo coerente,
Melhores cumprimentos,
Fernando de Telde

Respuesta

Enlace directo:

RE: Como escrever correctamente na Árvore Genealog

#161560 | LCNunes | 02 jul 2007 14:01 | In reply to: #161349

Estimado Fernando de Telde,

Muito agradecido.

Segundo percebi, quando lhe aparecem vários registos com diversos apelidos coloca-os todos, por ser uma indicação que a pessoa os usava, apesar de os Padres nem sempre os colocarem todos.

Assim, neste caso concreto, colocaria Teresa Joaquina Costa Amaral, apesar de este nome nunca ter aparecido escrito desta forma em nenhum dos registos.

Eu também tenho sempre vontade de colocar os nomes todos e tenho vindo a fazer assim, mas talvez fosse mais correcto meter como diz o confrade Samuel de Castro, colocar entre parênteses um dos apelidos, possivelmente o materno, o que ficaria Teresa Joaquina do Amaral (ou da Costa).

Enfim, como não sei a fórmula mágica da correcta colocação dos nomes na árvore, prefiro de inicio ouvir mais do que falar e mais uma vez agradecer a sua sempre bem vinda opinião.

Aproveito também para renovar o pedido com o intuito de encontrar a forma mais rigorosa (possível) nesta matéria.

Cumprimentos,
Luís

Respuesta

Enlace directo:

RE: Como escrever correctamente na Árvore Genealog

#161584 | fertelde | 02 jul 2007 17:55 | In reply to: #161560

Estimado Luis:

"neste caso concreto Teresa foi referenciada de 3 formas diferentes "

Teresa foi referenciada com os apelidos todos pelo menos em documentos diferentes, onde aperece Costa e em outros Amaral, se bem nunca aparece num documento com os dois em conjunto. Creio que estará bem colocar Teresa Joaquina Costa Amaral.
Um exemplo: a minha avó materna aparece na certidâo de batismo como simplesmente Maria. Logo tem Maria Adelaide no casamento, e sempre foi avó Adelaide. No acento de óbito aparece como Maria Adelaide, e já nos averbamentos transmitidos para Portugal, (faleceu em Belo Horizonte, Brasil)aparece Maria Adelaide, á margem...
Como a deveria ter colocado na minha àrvore?, pois como Maria Adelaide, porque é avó, e a conheci e tratei... Mas se fosse trisavó? e portanto sem que eu a tivesse conhecido? como iria colocar o seu nome, se aparece apenas como Maria no batismo? Eu, como antes, continuo a opinar que deverá colocar com todos os apelidos, pois aparece em documentos diferentes ora com um ora com o outro.-
Outro caso: O meu bisavô materno, pai da anterior, aparece sempre com um único apelido, mas eu na minha àrvore o coloco com dois, porquê? pois para que a familia actual conheça que tinha a "outra" familia. Teriamos a tendencia a querer que seria Santos Santos e por isso apenas aparece sempre com apenas Santos, mas na realidade é Oliveira Santos. Nâo vai disvirtuar para nada o eu ter alí acrescentado o Oliveira, creio que pelo contrário vai elucidar, o que è a verdadeira génesis da genealogia: elucidar, dar a conhecer...

Melhores cumprimentos

Fernando de Telde

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 30 jun 2024, 15:06.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen