sugestões para identificação de foto-Idanha a Nova

This topic is classified in rooms: Arquivos

sugestões para identificação de foto-Idanha a Nova

#126784 | nita | 31 ago 2006 19:50

Tenho uma fotografia de uma das minhas trisavós de Idanha a Nova, tirada em Lisboa no ínicio do sec. xx. Apesar de conhecer esta foto desde sempre, não sei como se chamava a trisavó. Minha avó quando me a mostrava nunca dizia o nome, nem se era do lado materno ou paterno, e eu então criança também nunca perguntei. Minha mãe também não sabe o nome da bisavó. Actualmente que já tenho o nome de todos os meus trisavós, sei que um deles pertence á sra da foto, mas qual?
Através do fotografo cujo nome está na foto penso que não será possivel.
Algum de vós me sugere outro caminho?
Nita

Respuesta

Enlace directo:

RE: sugestões para identificação de foto-Idanha a Nova

#126813 | Lourval | 31 ago 2006 21:41 | In reply to: #126784

Nita,
Se eu entendi direito, a foto era de uma avó de sua avó e ela tinha duas, então você tem duas possibilidades. Mas se não é bem assim e existe a hipótese da foto ser de uma avó do marido dela então você tem quatro possibilidades. Eu de momento pensei em algumas suposições. A foto foi tirada em Lisboa. Este fato eliminaria uma das quatro possibilidades? Se a foto está em boas condições será possível aproximar as feições de sua trisavó a alguma de suas bisavós ou avós? Eu sei que há pessoas com dons artísticos que conseguiriam rejuvenescer as feições de sua trisavó possibilitando assim uma melhor comparação. Foi isto que pensei de momento. Você tem sorte de ter esta foto, de qualquer maneira. Eu também tenho sorte pois tenho fotos de quatro dos meus trisavós, dois da Meda, um de Vila Real e o outro a descobrir.
Cumprimentos
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

RE: sugestões para identificação de foto-Idanha a Nova

#126867 | JCC | 01 sep 2006 01:14 | In reply to: #126784

Cara Nita

Havia, em várias casas de familiares meus, vários pares de fotografias, em que etavam retratados uma senhora e um cavalheiro, sempre os mesmos. Era, para mim, óbvio, que se trataria de alguém de família mas as perguntas feitas aos meus velhos obtiveram respostas semelhantes à que obteve: é um dos antepassados, não sei quem...

Passados muitos anos, veio parar-me à mão um lote de pequenas fotos, provenientes de várias casas de família que conhecem este meu interesse. A maioria delas sem qualquer identificação mas numa, helas, estava a dita senhora. No verso o seu nome, a minha tetravó Maria da Glória. Sem certeza absoluta estou convencido que o marido será o outro retratado.

Enfim, tudo isto apenas para lhe dizer que pode ter uma sorte semelhante à minha.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Respuesta

Enlace directo:

RE: sugestões para identificação de foto-Idanha a Nova

#126894 | silvestre | 01 sep 2006 09:40 | In reply to: #126784

Nita.
Já não tem tios avós ou filhos destes que tenham outras fotos para comparar? Ou primos em 4º ou 5º grau? Por vezes encontram-se semelhanças incríveis... até entre nós próprios e esses primos afastados.

Vera

Respuesta

Enlace directo:

RE: sugestões para identificação de foto-Idanha a Nova

#126919 | nita | 01 sep 2006 11:48 | In reply to: #126813

Lourval
Muito obrigada pela sua sugestão. Ontem à noite, após ler a mesma, peguei nas fotos antigas e olhei-as com "outros olhos", também submeti minha mãe a outro
"interrogatório" :) , tendo chegado à seguinte conclusão:
Minha mãe e algumas das suas primas em 2º grau são muito parecidas (filhas de um irmão de meu bisavô - pai de minha avó).A sra da foto tem parecenças com a
minha mãe, penso que deverá ser a mãe do pai de minha avó. Espero não estar errada.(sinto-me qual agatha christie) Ninguém tira uma única foto, pelo outras iguais devem estar guardadas por alguém algures.Pode ser que um dia.......
Abusando da sua boa vontade vou pedir-lhe uma informação:
O mês passado pedi ao ADVila Real duas fotócopias dos assentos de Baptismo de outros bisavós, baseada nos elementos constantes do assento de baptismo de meu avô. O AD informou-me que numa faixa de 4 anos, das datas por mim indicadas, nada encontrou. Penso que possivelmente as freguesias indicadas não sejam as correctas ou que nasceram mais cedo ou mais tarde, que as contas por mim feitas.

Estou tentada a pedir fotocopia do registo de casamento, dos mesmos, dado
constar do assento B. de meu avô que se receberam na mesma freguesia.
Como nunca li nenhuma C.Casamento de 1899/1901? daquela zona, não sei se na mesma consta a data e o local de nascimento dos noivos. (O que me irá possibilitar a continuação da minha busca.)
Será que me pode dar esta informação?

O AD de Vila Real é eficiente e rápido, é de louvar.

Os meus bisavós eram de VALPAÇOS, foram para o Brasil penso que por volta de 1920,1,2 fixaram-se no Rio de Janeiro e nunca mais voltaram. De apelido Pinto.

Grata pela sua atenção

NITA

Respuesta

Enlace directo:

RE: sugestões para identificação de foto-Idanha a Nova

#126923 | nita | 01 sep 2006 12:01 | In reply to: #126867

JCC
Teve muita sorte.
Apesar de eu ser o "ferro velho" da família, (ninguém deita fora papeis ou fotos velhas sem me perguntarem se eu quero, e eu quero tudo - tenho fotos de pessoas que não conheço , não sei o nome e não são da família, mas são lindas...)

O lado da família que talvez me pudesse ajudar, não sei onde se encontra nem com encontrá-los.No entanto penso fazer umas tentativas. E espero um dia ter a sua sorte.
Obrigada pela "força".

NITA

Respuesta

Enlace directo:

RE: sugestões para identificação de foto-Idanha a Nova

#126929 | nita | 01 sep 2006 12:08 | In reply to: #126894

vERA

Penso que sim, mas há já muitos anos que perdemos o contacto.
Terei no mínimo uma prima da minha geraçâo, mas por casamento terá outro sobrenome, e até agora as minhas buscas foram em vão, mas vou continuar tentando.
Por favor leia a mensagem para Lourval.
Obrigada pela sua atenção.

NITA

Respuesta

Enlace directo:

RE: sugestões para identificação de foto-Idanha a Nova

#126957 | silvestre | 01 sep 2006 13:45 | In reply to: #126929

Nita
Já tentou o 118.pt? Eu tive alguns exitos.
Vera

Respuesta

Enlace directo:

sugestões para identificação de foto-Idanha a Nova

#126988 | Lourval | 01 sep 2006 15:28 | In reply to: #126919

Cara Nita,
A partir de 1938 todos os estrangeiros no Brasil com idade inferior a 65 anos tiveram de se cadastrar. É possível pedir pelo prontuário deles ao Arquivo Nacional do Rio de Janeiro.
Com relação à sua dúvida nos registros de casamento em Vila Real perto de 1900, não poderei lhe informar pois minha antepassada mais recente em Vila Real nasceu em 1866 e em 1885 veio para o Brasil. Então minha pesquisa começa em 1866, para trás. A propósito, ela era de Constantim.
O meu palpite porém é de que pelo menos a idade dos noivos constem no registro de casamento, pois é o que usualmente acontece.
Se você tiver algum interesse em encontrar os prontuários de seus bisavós (se eles tinham idade inferior a 65 anos em 1938) eu posso te orientar.
Cumprimentos
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

RE: sugestões para identificação de foto-Idanha a Nova

#127346 | nita | 03 sep 2006 18:49 | In reply to: #126988

Caro Lourval
Grata pelas informações.
Dos meus bisavós idos para o Brasil, sei os nomes e dos respectivos pais, a freguesia em que nasceram e casaram, o nomes de dois dos filhos (um deles meu avô) que ficaram cá, sei que levaram filhos com eles mas não sei quantos, que viveram no Rio de Janeiro, que quando meu avô cumpriu o serviço militar(1923) já estavam no Brasil, pois consta da caderneta militar, dizem que por lá nasceram outros filhos.
Dos filhos que levaram ou tiveram aí, nada sabemos, nem quantos nem nomes.
Meus bisavós nunca regressaram. Nada sabemos de parte da sua descendencia.

Que elementos e informações constam dos prontuários?
Se acrescentarem algo ao que já sei por certo lhe pedirei a sua orientação.

Bom Domingo

NITA

Respuesta

Enlace directo:

RE: sugestões para identificação de foto-Idanha a Nova

#127349 | nita | 03 sep 2006 18:59 | In reply to: #126957

Vera

Já "olhei" para o 118.pt, mas como não sei o local, nem nomes próprios e com o apelido em causa só em Lx são imensos, assustei-me.... e vou tentar através de uma família em tempos ligada a esse lado da minha.

Obrigada pela sugestão

NITA

Respuesta

Enlace directo:

RE: sugestões para identificação de foto-Idanha a Nova

#127351 | cverde | 03 sep 2006 19:17 | In reply to: #126784

Será que a fotografia da sua trisavó refere o nome do fotógrafo de Lisboa onde foi tirada? Será que esse fotógrafo ainda existe ou que o respectivo espólio foi integrado em algum arquivo municipal? São apenas suposições ...

Luis Figueira

Respuesta

Enlace directo:

RE: sugestões para identificação de foto-Idanha a Nova

#127362 | nita | 03 sep 2006 20:28 | In reply to: #127351

Caro Luis

A foto identifica o fotografo, tem um número que penso seja do negativo e tem morada, mas no 118 não consta.
Como saber onde se encontra o espólio?
E no espólio terá de existir o talão com o nome do cliente, que poderá não ser o da fotografada. Não sei se nos espólios fotográficos existe este tipo de documentos, se assim for seria de verificar.


grata pela sugestão

NITA

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 04 jul 2024, 09:40.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen