Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

This topic is classified in rooms: Famílias

Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#1276 | gadiedudu | 10 dic 2000 23:25

Gostaria de receber informações sobre a origem da família FONTOURA, ascendência, brasões da família, histórias, etc.
Onde achar mais informações, enfim, tudo o que existir relacionado a família FONTOURA, sua genealogia e heráldica.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#1297 | Vasco Jácome | 11 dic 2000 22:06 | In reply to: #1276

Se os Fontoura que procura são de Vila Real (e não só), talvez encontre resposta nos “Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu termo”, de Júlio Teixeira, principalmente no Vol. I.


Cumprimentos,

Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#3567 | victória | 23 abr 2001 15:41 | In reply to: #1297

Gostava de obter informação sobre genealogias da família Fontoura do distrito de Vila-Real, concretamente, concelho de Chaves,aldeia de Vilas-Boas, e os antecessores de Jacinto da Fontoura, filho de Francisco da Fontoura, naturais de Vilas-Boas, e lá residentes em meados do séc. XIX. Desde Já muito obrigado!

Victória

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#3570 | Vasco Jácome | 23 abr 2001 20:05 | In reply to: #3567

Cara Vitória

Estes Fontouras estão ligados aos Carneiros, pois descendem de Manuel de Fontoura e Maria Carneiro. Eram pessoas de certo destaque, inclusivamente têm túmulo na Matriz de Chaves, onde viverão pelo séc. XVI.
Quanto aos que refere, não os encontro na obra mencionada. Talvez fosse melhor fazer ainda alguma investigação nos paroquiais para conhecer um pouco mais para trás. Estes devem existir no Arquivo Distrital de Vila Real (http://www.utad.geira.pt/museus/atrio/index.asp?id=15).

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#3842 | victória | 07 may 2001 10:38 | In reply to: #3570

Gostava de perguntar, uma vez mais, se há qualquer obra onde apareçam genealogias da descendência dos Fontouras, de Chaves e de Vila Real, sem ser a obra apontada, pois nessa obra não aparecem datas o que torna difícil entroncar qualquer dos dados que possuo. Aproveitava para perguntar se alguém tem conhecimento da existência de Fontouras no lugar da Bóbeda, em Santa Eulália de Anelhe, termo de Vila Real, ou se há conhecimento de algum ramo dos Fontouras de Chaves aí residentes.

Desde já o meu muito obrigado

Victória

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#3847 | MAS | 07 may 2001 15:54 | In reply to: #3842

Os Fontoura de Chaves são tratados, com a mestria habitual, pelo meu querido amigo Prof. Doutor Luiz de Mello Vaz de São-Payo em vários números da revista «Raizes e Memórias», que deve encontrar na Ferin (Lisboa) ou na Esquina (Porto).
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#3848 | victória | 07 may 2001 16:24 | In reply to: #3847

Ex.mo Sr. Manuel Abranches de Soveral

Seria possível indicar-me os números da Revista "Raízes e Memórias" que devo pedir para a livraria? Será que são tratados num só número ou em vários números da mesma revista? Desde já muito grata pelas informações prestadas, cumprimentos

Victória

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#3851 | MAS | 07 may 2001 18:32 | In reply to: #3848

Trata-se de um estudo sobre famílias de Chaves que se estende pelo menos desde o nº 12 ao 15.
Cumprimentos
MAS

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#3868 | victória | 08 may 2001 11:24 | In reply to: #3851

Desde já muito obrigado pelas informações prestadas sobre obras relativas ao tópico. No entanto, vou aqui expor alguns parcos dados genealógicos que consigui reunir sobre os Fontouras da zona de Chaves, e se alguém os puder confirmar, desde já os meus agradecimentos. São eles:

Sebastião Manuel Alvares Calvão
n. 1780 - Vilas-Boas, Chaves, filho de

JACINTO DA FONTOURA c.c. Maria Thereza, filha de José Gonçalves Laje e Maria Alvares Calvão,
n. Vilas-Boas
c. 21 de Dezembro de 1776 - Vilas-Boas
f. 24 de Janeiro de 1817 - Vilas-Boas, filho de

FRANCISCO DA FONTOURA c.c. Maria Vas, filha de Silvestre Gonçalves e Marianna Domingues, de Santa Eulália de Anelhe
n. 26 de Setembro de 1708 - Bóbeda
b. 30 de Setembro de 1708 - S.Pedro d'Agosten
c. 9 de Maio de 1740 - Sta Eulália de Anelhe,
filho de

FRANCISCO DA FONTOURA c.c. Jerónima Alves

e aqui complicam-se as coisas! Terá nascido este Francisco da Fontoura a 21 de Novembro de 1651 (?) Uma coisa esta já constatada, faleceu antes de 9 de Maio de 1740. Será este Francisco da Fontoura filho de Francisco Gonçalves casado com Maria da Fontoura, nascida a 21 de Novembro de 1619 e falecida a 12 de Setembro de 1646, filha esta de António Vas Ferraz e de Francisca da Fontoura, neta, portanto de João da Fontoura? E este João da Fontoura, terá alguma ligação aos Fontouras /Fontouras-Carneiros/ Carneiros da Fontoura de Chaves?

Outra questão: onde poderei encontrar uma genealogia manuscrita (ou copiada já) dos Fontouras de Chaves que de Cahves sairam para os arrebaldes ?

Muito obrigado, desde já pela vossa ajuda,
cumprimentos

Victória

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#3869 | victória | 08 may 2001 11:31 | In reply to: #3848

Ex. Sr.
Manuel Abranches de Soveral

Muito obrigado pela informação relativa à Revista "Raízes e Memórias",
atentamente

Victória Izidoro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#3874 | MAS | 08 may 2001 14:18 | In reply to: #3868

Para os Calvão ver a obra do General Eng. José Guilherme Calvão Borges. Se o Gonçalves Lage que refere for dar aos de Bilhó, Limões e Cerva (Mondim), tenho alguma coisa.
Cumprimentos
MAS

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#4649 | victória | 16 may 2001 10:35 | In reply to: #3847

Ex.mo Sr. Manuel Abranches de Soveral

Acabei de receber e ler a revista «Raizes e Memórias» n.ºs 12 a 15 e realmente são tratados em alguns capítulos os Fontoura, Magalhães-Fontoura, Fontoura-Couraça, embora apenas por deduções e contas matemáticas tenha conseguido encontrar lá uma provavel ascendência, pois os "meus Fontouras" pelo facto de serem da Bóbeda, não são lá tratados, ou pelo menos, as gerações lá tratadas estão uma geração, pelo menos, a cima das que tenho provadas, quem sabe se não estou a ler os "avós" de algum dos meus Fontouras sem lhe conseguir encontrar os "pais".

Caro Senhor, posso tomar a liberdade de colocar mais uma questão? Aqui a coloco: Sobre famílias dos lugares da Bóbeda e Sesmil, haverá algum estudo?

Desde já muito obrigado,

Victória Izidoro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#4657 | MAS | 16 may 2001 12:22 | In reply to: #4649

Infelizmente não tenho nada sobre o que me pede. Mas vi, entretanto, que procura Borges de Souza de Vila Pouca de Aguiar. Tenho um livro publicado sobre os Souza Machado de Vila Pouca de Aguiar, que nomeadamente trata um ramo Borges de Souza de Soutelo de Aguiar, outro de Vila Pouca e outro de Zimão. Concretamente o que quer saber?
Cordiais cumprimentos
MAS

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#7220 | victória | 18 jul 2001 23:58 | In reply to: #4657

Caro M.A.S.

Depois desta minha ausência por motivos profissionais, cá estou eu, de novo, em busca das minhas raízes. Quanto ao seu livro, também o possuo, os meus sinceros parabens pela fantástica obra. No entanto, não consigo achar a geração chave entre os meus dados e os que lá estão publicados. Se me puder ajuda, desde já agradeço. Os meus dados são:

Antónia Victorina, filha de João de Niz (dinis) e Maria Benedicta (Sousa Borges)
n. 3.Ago.1819 freguesia do Salvador - Vila Pouca de Aguiar
b. 15.Ago.1819 Igreja do Salvador - Vila Pouca de Aguiar foram padrinhos: Manuel Gregório de Sousa e mulher D.a Antónia Victorina de V.Pouca de Aguiar, neta paterna de Anna de Niz e neta materna de António de Sousa Borges e Joaquina Borges

São estes os parcos dados que possuo, de um ramo familiar que se diz fidalga! Desde já grata pela ajuda.

Victória

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#7226 | MAS | 19 jul 2001 00:38 | In reply to: #7220

Cara Victória
Agradeço as suas amáveis palavras. Quanto aos seus Souza Borges vai ter que recuar pelo menos uma ou duas gerações para eu lhe poder eventualmente ser útil. Como há vários Souza Borges em Vila Pouca de Aguiar, com origens distintas, convém ir devagar, geração por geração, até pelo menos ao assento de casamento do António de Souza Borges que refere.
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#7713 | bigmoor | 03 ago 2001 18:10 | In reply to: #7226

Cara Victória, permita-me que assim a trate.

Sobre os Carneiro da Fontoura existe a melhor informação (com ascendência até reis visigodos) na Biblioteca Municipal do Porto, da autoria do Padre Manuel Carneiro da Fontoura Queiroga Teixeira, irmão de uma tetravó minha, livro manuscrito de 200 páginas.

Para mais informações, tenha a gentileza de visitar a minha página

www.geocities.com/bigmoor.

Com os melhores cumprimentos,
Paulo Reis Mourão.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#73335 | gmg | 17 sep 2004 15:21 | In reply to: #7713

Caríssimos!

Também descendo de uns FONTOURA, só que está a tornar-se difícil recuar na Ascendência ou até mesmo provar Parentesco com os de Chaves!

Passo a expor:

O primeiro FONTOURA que encontro (e vou recuar de Filho para Pai) é:

- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, natural do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, f.º de Pedro Afonso Teixeira, Capitão de Ordenanças, natural de Ervões e de Maria Coelho de Melo, natural da freguesia de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves. Neto Paterno de Pedro Afonso Teixeira, Capitão de Ordenanças e de Maria Rodrigues e Neto Materno de JOÃO ÁLVARES FONTOURA e de Maria Coelho de Mello, ambos naturais de Sto. Estêvão de Faiões.

A Maria Coelho de Melo (acima) teve um Irmão, Gregório Coelho de Mello, que fez Inquirição de Genere em Braga no dia 23-Nov.-1689, onde diz que é f.o de JOÃO ÁLVARES (FONTOURA) e de MARIA COELHO, e neto pat. de Afonso Álvares, de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de Catarina Fernandes; neto mat. de Francisco Coelho, de Vilela Seca, e de Comba Lopes, os "quais são e forão pessoas Nobres das principais deste Concelho..."

Não consigo ligar estes FONTOURA, aos estudados pelo Prof. Luiz Vaz de São Payo...

Alguém possui informações??
Agradecia

Luís M. G.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#75378 | gmg | 19 oct 2004 20:32 | In reply to: #7713

Caro Sr.,

Gostava de saber se sabe o nome do Livro que este seu Antepassado Colateral escreveu. Assim é mais fácil localizar o Livro, na Biblioteca Municipal do Porto!

Agradecia o nome do Livro.

Com os melhores cumprimentos

Luís M. G.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#106314 | IsabelFontoura | 27 nov 2005 19:40 | In reply to: #3570

Caríssimo Senhor Vasco Jácome:
O site aqui indicado já não existe? Por acaso sabe se mudou de endereço? Não consigo lá chegar!
Estou a investigar a genealogia e heráldica de uma família FONTOURA.
Obrigada
Mª Isabel Fontoura

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#107126 | miro | 10 dic 2005 11:21 | In reply to: #3874

bom dia, toda a minha familia provém da freguesia do bilhó, será que tem alguma coisa que me possa ajudar. quanto aos gonçalves lage, tenho na minha árvore um manoel gonçalves lage natural do covelo - bilhó que faleceu em 1889 em travassos.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#186417 | IsabelFont | 27 feb 2008 13:46 | In reply to: #3868

Boa tarde
Cara Confrade Victória,

Este tópico é muito antigo, pelo que não sei se ainda anda por este fórum.
Se acaso vir esta mensagem, gostava que me confirmasse, se a Maria da Fontoura, referida na sua mensagem, é a que casou com Francisco Gonçalves, cerca de 1661(?) e que teve pelo menos estes filhos:
- Francisca da Fontoura Ferraz
- Antónia Ferraz da Fontoura
- António, nascido em 12/5/1649
- Francisco da Fontoura, * 3/9/1655, c.c.Jerónima Álvares

Por acaso tem a confirmação dos dados que aqui deixou já nos idos anos de 2001?
É que sou descendente de Maria da Fontoura, através de Francisca da Fontoura Ferraz, mas não consigo encontrar elementos paroquiais que me permitam confirmar estas questões.

Grata pela atenção que me dispensar,
Cumprimentos
Maria Isabel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#186422 | victória | 27 feb 2008 14:55 | In reply to: #186417

Na verdade tenho esses dados algures em casa, por favor peça ao genea o meu email que lhe envio so dados. com os melhroes cumprimentos, eduardo domingues

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#186512 | IsabelFont | 28 feb 2008 11:18 | In reply to: #186422

Caro Eduardo Domingues,

Não sei se recebeu o e-mail que lhe enviei, mas repito aqui o que gostaria de saber sobre os Fontoura's:
- dados sobre Maria da Fontoura e sua ascendência

Será que tem? Pode ajudar-me?
Fico aguardando,
Cumprimentos
Maria Isabel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#226211 | gmg | 12 abr 2009 20:04 | In reply to: #186512

Saber-me-á indicar um Heraldista que trabalhe, na perfeição, com o computador criando brasões de alta definição para depois poderem ser usados, por exemplo, em papel de carta?

Cumprimentos,
Luís GMG

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#226212 | gmg | 12 abr 2009 20:05 | In reply to: #1276

Caríssimos!

Também descendo de uns FONTOURA, só que está a tornar-se difícil recuar na Ascendência ou até mesmo provar Parentesco com os de Chaves!

Passo a expor:

O primeiro FONTOURA que encontro (e vou recuar de Filho para Pai) é:

- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, natural do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, f.º de Pedro Afonso Teixeira, Capitão de Ordenanças, natural de Ervões e de Maria Coelho de Melo, natural da freguesia de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves. Neto Paterno de Pedro Afonso Teixeira, Capitão de Ordenanças e de Maria Rodrigues e Neto Materno de JOÃO ÁLVARES FONTOURA e de Maria Coelho de Mello, ambos naturais de Sto. Estêvão de Faiões.

A Maria Coelho de Melo (acima) teve um Irmão, Gregório Coelho de Mello, que fez Inquirição de Genere em Braga no dia 23-Nov.-1689, onde diz que é f.o de JOÃO ÁLVARES (FONTOURA) e de MARIA COELHO, e neto pat. de Afonso Álvares, de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de Catarina Fernandes; neto mat. de Francisco Coelho, de Vilela Seca, e de Comba Lopes, os "quais são e forão pessoas Nobres das principais deste Concelho..."

Não consigo ligar estes FONTOURA, aos estudados pelo Prof. Luiz Vaz de São Payo...

Alguém possui informações??
Agradecia
GMG

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#226213 | gmg | 12 abr 2009 20:05 | In reply to: #1297

Caríssimos!

Também descendo de uns FONTOURA, só que está a tornar-se difícil recuar na Ascendência ou até mesmo provar Parentesco com os de Chaves!

Passo a expor:

O primeiro FONTOURA que encontro (e vou recuar de Filho para Pai) é:

- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, natural do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, f.º de Pedro Afonso Teixeira, Capitão de Ordenanças, natural de Ervões e de Maria Coelho de Melo, natural da freguesia de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves. Neto Paterno de Pedro Afonso Teixeira, Capitão de Ordenanças e de Maria Rodrigues e Neto Materno de JOÃO ÁLVARES FONTOURA e de Maria Coelho de Mello, ambos naturais de Sto. Estêvão de Faiões.

A Maria Coelho de Melo (acima) teve um Irmão, Gregório Coelho de Mello, que fez Inquirição de Genere em Braga no dia 23-Nov.-1689, onde diz que é f.o de JOÃO ÁLVARES (FONTOURA) e de MARIA COELHO, e neto pat. de Afonso Álvares, de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de Catarina Fernandes; neto mat. de Francisco Coelho, de Vilela Seca, e de Comba Lopes, os "quais são e forão pessoas Nobres das principais deste Concelho..."

Não consigo ligar estes FONTOURA, aos estudados pelo Prof. Luiz Vaz de São Payo...

Alguém possui informações??
Agradecia
GMG

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#226214 | gmg | 12 abr 2009 20:05 | In reply to: #3567

Caríssimos!

Também descendo de uns FONTOURA, só que está a tornar-se difícil recuar na Ascendência ou até mesmo provar Parentesco com os de Chaves!

Passo a expor:

O primeiro FONTOURA que encontro (e vou recuar de Filho para Pai) é:

- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, natural do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, f.º de Pedro Afonso Teixeira, Capitão de Ordenanças, natural de Ervões e de Maria Coelho de Melo, natural da freguesia de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves. Neto Paterno de Pedro Afonso Teixeira, Capitão de Ordenanças e de Maria Rodrigues e Neto Materno de JOÃO ÁLVARES FONTOURA e de Maria Coelho de Mello, ambos naturais de Sto. Estêvão de Faiões.

A Maria Coelho de Melo (acima) teve um Irmão, Gregório Coelho de Mello, que fez Inquirição de Genere em Braga no dia 23-Nov.-1689, onde diz que é f.o de JOÃO ÁLVARES (FONTOURA) e de MARIA COELHO, e neto pat. de Afonso Álvares, de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de Catarina Fernandes; neto mat. de Francisco Coelho, de Vilela Seca, e de Comba Lopes, os "quais são e forão pessoas Nobres das principais deste Concelho..."

Não consigo ligar estes FONTOURA, aos estudados pelo Prof. Luiz Vaz de São Payo...

Alguém possui informações??
Agradecia
GMG

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#226215 | gmg | 12 abr 2009 20:06 | In reply to: #3847

Caríssimos!

Também descendo de uns FONTOURA, só que está a tornar-se difícil recuar na Ascendência ou até mesmo provar Parentesco com os de Chaves!

Passo a expor:

O primeiro FONTOURA que encontro (e vou recuar de Filho para Pai) é:

- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, natural do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, f.º de Pedro Afonso Teixeira, Capitão de Ordenanças, natural de Ervões e de Maria Coelho de Melo, natural da freguesia de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves. Neto Paterno de Pedro Afonso Teixeira, Capitão de Ordenanças e de Maria Rodrigues e Neto Materno de JOÃO ÁLVARES FONTOURA e de Maria Coelho de Mello, ambos naturais de Sto. Estêvão de Faiões.

A Maria Coelho de Melo (acima) teve um Irmão, Gregório Coelho de Mello, que fez Inquirição de Genere em Braga no dia 23-Nov.-1689, onde diz que é f.o de JOÃO ÁLVARES (FONTOURA) e de MARIA COELHO, e neto pat. de Afonso Álvares, de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de Catarina Fernandes; neto mat. de Francisco Coelho, de Vilela Seca, e de Comba Lopes, os "quais são e forão pessoas Nobres das principais deste Concelho..."

Não consigo ligar estes FONTOURA, aos estudados pelo Prof. Luiz Vaz de São Payo...

Alguém possui informações??
Agradecia
GMG

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#226216 | gmg | 12 abr 2009 20:06 | In reply to: #7713

Caríssimos!

Também descendo de uns FONTOURA, só que está a tornar-se difícil recuar na Ascendência ou até mesmo provar Parentesco com os de Chaves!

Passo a expor:

O primeiro FONTOURA que encontro (e vou recuar de Filho para Pai) é:

- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, natural do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, f.º de Pedro Afonso Teixeira, Capitão de Ordenanças, natural de Ervões e de Maria Coelho de Melo, natural da freguesia de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves. Neto Paterno de Pedro Afonso Teixeira, Capitão de Ordenanças e de Maria Rodrigues e Neto Materno de JOÃO ÁLVARES FONTOURA e de Maria Coelho de Mello, ambos naturais de Sto. Estêvão de Faiões.

A Maria Coelho de Melo (acima) teve um Irmão, Gregório Coelho de Mello, que fez Inquirição de Genere em Braga no dia 23-Nov.-1689, onde diz que é f.o de JOÃO ÁLVARES (FONTOURA) e de MARIA COELHO, e neto pat. de Afonso Álvares, de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de Catarina Fernandes; neto mat. de Francisco Coelho, de Vilela Seca, e de Comba Lopes, os "quais são e forão pessoas Nobres das principais deste Concelho..."

Não consigo ligar estes FONTOURA, aos estudados pelo Prof. Luiz Vaz de São Payo...

Alguém possui informações??
Agradecia
GMG

Respuesta

Enlace directo:

Heraldistas

#226217 | gmg | 12 abr 2009 20:07 | In reply to: #3847

Saber-me-á indicar um Heraldista que trabalhe, na perfeição, com o computador criando brasões de alta definição para depois poderem ser usados, por exemplo, em papel de carta?

Cumprimentos,
Luís GMG

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#226271 | IsabelFont | 13 abr 2009 15:17 | In reply to: #226211

Caro confrade Luís GMG,

Não conheço ninguém desse ramo.
Infelizmente não o posso ajudar.

Mas sugiro-lhe que contacte o GeneAll, na pessoa de Dr. José Benard Guedes Salgado, perito em brasões de armas, heráldica, etc... Talvez através do GeneAll (Guarda-Mor), ou Dr. José Bénard Guedes - pintor - que não sei se será familiar daquele, sobre quem se diz no GeneAll: "

Mestre José Bénard Guedes dedica-se ao desenho heráldico há mais de quarenta anos, sendo unanimemente reconhecido como um dos mais notáveis pintores heraldistas portugueses, dominando a multisecular arte da iluminura."
Tem um atelier e o nº de telefone que consta é: 217966872

Tudo isto encontrei via internet por pesquisa; não sei o que estará certo ou actualizado.
Cumprimentos
Maria Isabel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#226279 | gmg | 13 abr 2009 16:53 | In reply to: #226271

Muito obrigado,

Já o contactei. Apenas faz em papel (desenhando-os). Não trabalha em computador.

Cumprimentos,
Luís GMG

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#226360 | gmg | 14 abr 2009 15:20 | In reply to: #226271

É isso mesmo! ninguém melhor que ele domina as Leis da Heráldica!

Muito obrigado pela sua simpática mensagem.

Cumprimentos respeitosos,
Luís GMG

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família FONTOURA - Genealogia e Heráldica e Informações

#231949 | gmg | 15 jun 2009 14:31 | In reply to: #7713

COELHO DE MELLO e TEIXEIRA


I- FRANCISCO COELHO, nat. de Vilela Seca, concelho de Chaves, irmão do Padre António Pires de Mello (Reitor de Santo Estêvão), c.c. COMBA LOPES, nat. de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves.
Tiveram, pelo menos:
II- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:

II- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido por volta de 1630 - 1635), nat. de Sto. Estêvão, c.c. JOÃO ÁLVARES FONTOURA, de Sto. Estêvão, filho de AFONSO ÁLVARES, nat. de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de CATARINA FERNANDES, de Sto. Estêvão.
Tiveram, pelo menos:
III- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:
III- GREGÓRIO COELHO DE MELLO, que fez Inquirição de Genere, em Braga, em 23.11.1689. No seu Processo de Genere, diz que os Avós Paternos e Maternos "são e foram pessoas nobres das principais deste concelho".

III- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido entre 1650 - 1655), nat. de Sto. Estêvão de Faiões, c.c. PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.
Tiveram, entre outros:
IV- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, que foi bap. 15.01.1697.

Deste Padre houve descendência. Também não consegui estabelecer relação de parentesco com os Fontoura, de Chaves, apesar de Sto. Estêvão ficar muito perto de Chaves...


Houve nesta Família (da parte dos Coelho de Mello) a instituição de uma Capela com Invocação de São Bartolomeu. Já consta em 1667 (não sei se foi o ano da sua fundação) e pelo menos em 1724 um antepassado meu estava obrigado - por ter herdado um terreno - a celebrar na véspera de São Bartolomeu, 5 Missas (4 rezadas e uma cantada).


Alguém tem conhecimento da ascendência destes COELHO DE MELLO, FONTOURA e TEIXEIRA?

Cumprimentos,
GMG

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 27 jun 2024, 08:27.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen