Pesquisa no ANTT-pedido

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Regiões | Pessoas | Cargos

Pesquisa no ANTT-pedido

#12826 | sapeca | 13 nov 2001 18:22

Meus caríssimos amigos:
Dada a minha impossibilidade de, nestes próximos tempos, me deslocar a Lisboa, pedia a qualquer dos amigos frequentadores deste forum, que me possa fazer as seguintes buscas, destinadas a trabalho que tenho em mãos para futura publicação.
O referido trabalho é um aditamento que estou a preparar ao meu estudo "CASTROS E SOUSAS-Senhores de Parderrubias, da honra de Remoães e morgados do Peso", publicado em 1988.
Num processo de inquirição de genere em Braga, descobri estes novos elementos:
Basílio de Abreu de Andrade, "foi em Lisboa escrivão das Sete Casas" e, noutro passo, "proprietário do ofício de Escrivão dos direitos reais da Casa do Pescado", cujo ofício serviu também seu filho Diogo Luis de Abreu, capitão de infantaria, falecido em Lisboa, na freguesia de Santa Maria dos Anjos, no nao de 1694, tendo sido cavaleiro da Ordem de Cristo.
Uma outra filha do Basílio de Abreu de Andrade (que foi casado com D. Maria de Medraño y Mendoça) foi D. Teresa Antónia de Andrade, casada com Henrique de Castro, tesoureiro de Estado da Sereníssima Casa de Bragança, de quem foi filho o Dr. Basílio de Abreu e Andrade, desembargador desta Relação (Braga).
Uma irmã deles, D. Maria de Abreu de Andrade e Medraño, casou com Luis de Sousa de Castro de Menezes, morgado do Peso, senhor da honra de Remoães e donatário da vila de S. Tomé de Parderrubias, no bispado de Tui, capitão-mor de Melgaço, de quem descendem os morgados do Peso, em Melgaço.
Não sabem as testemunhas em que freguesia terá nascido esta D. Maria, "por haver muitas em Lisboa, porém entendem que terão dela conhecimento por tradição na freguesia do Sacramento, por nela falecer e morar muitos anos o pai dela, Basílio da Abreu de Andrade, bem como também na freguesia de Souto".
O casamento desta com Luis de Sousa de Castro realizou-se igualmente em Lisboa, não se sabendo a freguesia.
Importante para mim seria saber mais elementos acerca da família de D. Maria de Medraño y Mendoça, mulher de Basílio de Abreu de Andrade (os nobiliários dizem que fora aia do conde de Salinas, que lhe deu em dote o ofício de escrivão de Cabana, de bom rendimento).
Assim, não só o processo eventualmente existente, de seu filho para ingresso na Ordem de Cristo, bem como o de seu neto Dr. Basílio de Abreu e Andrade), na Leitura de Bachareis, poderão conter dados bem interessantes.
Por outro lado, mais elementos sobre a serventia de "tesoureiro de Estado da Casa de Bragança" e a pessoa de Henrique de Castro (quem era este Castro?), são elementos tabém bem vindos.
Finalmente, mais dados sobre o cargo de "escrivão das Sete Casas" ou "escrivão dos direitos reais da Casa do Pescado", serão igualmente muito interessantes.
A quem dispuser de tempo, paciência e desejo de me ajudar nesta pesquisa, fica desde já o meu agradecimento e a promessa (lógica) de tais elementos serem referenciados como fornecidos gentilmente para aquele meu estudo.
Um forte abraço para todos.
Fernando Moreira de Sá Monteiro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pesquisa no ANTT-pedido

#12828 | artur41 | 13 nov 2001 18:38 | In reply to: #12826

Caro Fernando de Sá Monteiro


Proponho-me auxiliá-lo na pesquisa. Aliás, terei o maior gosto em fazê-lo.
Para mais pormenores, pode-me, se quiser, contactar por correio electrónico.


Artur Camisão Soares
arturcamisão@netcabo.pt

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pesquisa no ANTT-pedido

#12829 | artur41 | 13 nov 2001 18:40 | In reply to: #12828

Caro Fernando de Sá Monteiro


O correcto e-mail é:

arturcamisao@netcabo.pt

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pesquisa no ANTT-pedido

#335082 | Samuel C O Castro | 12 sep 2013 15:56 | In reply to: #12826

Prezado Fernando Moreira de Sá Monteiro,

Por acaso descobriste alguma informação dos ascendentes do Henrique de Castro, "Tesoureiro de Estado da Casa de Bragança"?

Agradeço qualquer informação. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 13:17.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen