Pera - Martinho Gonçalves século XVII
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões
Pera - Martinho Gonçalves século XVII
Caros Companheiros
Procuro este meu antepassado, natural de Pera.
Martinho Gonçalves era filho de Domingos Adães e de Catarina Dias.
Casou a 1ª vez em Pera aos 4/5/1695 com Maria de Siqueira , filha do Capitão António Martins e de Inês Eannes,(já defuntos).
o cap António Martins faleceu em Pera a 18/3/16684, com testamento e a sua mulher a 30/7/1694.
Maria de Siqueira faleceu em Pera a 21/1/1697 com testamento sendo testamenteiro o seu marido.
Tiveram um único filho António nascido em Pera a 29/1/1696 (neste baptismo o pai aparece como Martinho Fernandes) e aí falecido em 26/3/1704 " com oito anos".
Depois do óbito da sua primeira mulher, Martinho Gonçalves voltou a casar com Domingas das Neves. (de quem não conheço a ascendência).
Foram pais entre outros de :
-Josefa das Neves e Freitas (* Pera 12/3/1698) e aí casada em 11/6/1724 com Alferes José de Sousa Varela (* de Alvor) e viúvo de D.Maria Alhaho (?) da Costa.
(c.g)
- Martinho Gonçalves de Freitas que casou em Pera aos 15/11/1728 com Mariana Cabrita de Pera,
fª de André Fernandes e de Maria Cabrita, moradores em Pera ,
neta paterna de João Gonçalves cc Domingas Fernandes (moradores em Algôs)
e neta materna do Alferes João Martins Cabrita e de s/ m.er Catarina Alves moradores em Pera.
Martinho Gonçalves de Freitas casou 2ª vez (Pera 19/9/1740) com Margarida dos Santos viúva de Sebastião de Sousa , de Porches.
Do primeiro casamento foi pai de Josefa Cabrita que em 1/12/1759 casou em Pera com o mais tarde capitão Jerónimo Joaquim Pereira de Lima, morador em Faro e filho de Francisco Xavier Pinto Ribeiro e de D. Leonor Maria de Lima.
Martinho Gonçalves (pai) era avô materno por sua filha Josefa das Neves e Freitas (cc com o Alferes José de Sousa Varela) acima mencionada de:
- Mariana Angélica das Neves de Sousa (* Alvor 16/10/1730) casada com Francisco Guerreiro Raposo e Brito , juiz de orfãos em Alvor e natural de Monchique .
Fº do Cap Isidoro Guerreiro Raposo cc Maria Varela dos Santos, naturais e moradores em Monchique.
Neto paterno do Capitão Sebastião Guerreiro Raposo e de Maria Gago Raposo, moradores em Ourique. e Neto Materno do Capitão Manuel Dias Varela FSO por carta de 15/12/1701 (descendente por via materna dos Varelas de Alvor) e de sua mulher Antónia Francisca moradores em Monchique.
- Inês de Neves e Freitas casada com António de Siqueira Preto, moradores em Silves, sendo ele filho do Capitão Francisco de Beles de Sequeira e de sua m.er Maria de Siqueira de Oliveira Preto.
Qualquer informação sobre estas pessoas será bem vinda.
Os meus cumprimentos
M.Elisa
Enlace directo:
RE: Pera - Martinho Gonçalves século XVII
Continuação
Martinho Gonçalves faleceu em Pera aos 6/7/1707. Foi seu testamenteiro seu pai, Domingos Adães que lhe sobreviveu.
A sua viúva, Domingas das Neves voltou a casar em 26/3/1708 , também em Pera, com José Dias (Andrés) natural de Porches e filho de José Andrés e de sua m.er Margarida dos Santos, moradores em Porches.
Neste 2º casamento Domingas das Neves foi mãe de vários filhos nascidos em Pera entre 1709 e 1717.
Destes, até agora, apenas encontrei já adulta a sua filha Teresa das Neves e Freitas (nascida a 24/1/1712 Pera) que casou em Pera aos 7/6/1740 com Manuel Rodrigues Calçado viúvo de Maria Correia, morador nas Areias (Alcantarilha).
Foram testemunhas deste casamento o Capitão André de Ataíde Mascarenhas e o cunhado da noiva (marido de sua meia irmã Josefa das Neves e Freitas) Alferes Jose de Sousa Varela, morador em Alvor.
Cumprimentos
M.Elisa
Enlace directo:
RE: Capitão André de Ataíde Mascarenhas, de Silves
continuação
O Capitão André de Ataíde Mascarenhas,morador em Silves e testemunha do casamento anteriormente referido é uma presença constante nos apadrinhamentos desta família, pois além deste testemunha também o casamento(Pera 1740) de Martinho Gonçalves de Freitas, meio irmão da anterior noiva por via materna (também em conjunto com o Alferes José de Sousa Varela, cunhado do noivo).
É também padrinho de baptismo de dois filhos do referido alferes em Alvor , em 1733 e 1742, enquanto que em 1737 quem amadrinha outro irmão é a sua mulher Francisca Teresa.
Até aqui nada de novo.
O que surpreende é que em 1741 se desloque a Alvor para apadrinhar o baptismo da filha de um casal de escravos do referido alferes José de Sousa Varela, enquanto que em 1747 para apadrinhar outro filho destes escravos quem o faz são os seus filhos: António de Ataíde , clérigo in minoridis e Escolástica Mascarenhas.
Daqui concluo que certamente, e embora desconheça quais, existem relações muito chegadas entre os filhos de Martinho Gonçalves / Domingas das Neves e o referido Capitão ou sua mulher.
Os meus cumprimentos
M.Elisa
Enlace directo:
RE: Pera - José Dias Andrés
Caros confrades
José Dias Andrés, segundo marido de Domingas das Neves viuva de Martinho Gonçalves é muitas vezes padrinho e testemunha de casamento em Pera entre 1708 e 1740.
Depois de viúvo volta a casar em 1740 com Isabel Maria Grade filha do 2ª casamento de Manuel Grade e de Domingas Gonçalves.
Os meus cumpriminetos
M.Elisa
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 20 ene 2025, 05:31.