Microfilmes dos registos paroquiais de Bragança
This topic is classified in rooms: Arquivos | Regiões
Microfilmes dos registos paroquiais de Bragança
Alguém dentre os confrades saberia se os mórmones microfilmaram todos os assentos paroquiais do districto de Bragança? Eles alegam possuir os inventários dos registos católicos guardados no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, e que por cada paróquia há a quantidade de livros e a data do início e fecho de cada livro. Seria só o inventário dos livros ou haverá também imagens dos assentos propriamente ditos? Eles não sabem informar a respeito, de forma que agradeceria a resposta.
Cumprimentos,
Fernando Vieira Seixas
Enlace directo:
RE: Microfilmes dos registos paroquiais de Bragança
Caro Fernando Seixas,
Como lhe informaram os mormons têm microfilmado em 4 rolos de microfilme que incluem os distritos de Bragança, Beja, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu, Castelo Branco, Guarda, Lisboa, Santarém e Faro, os inventários dos registos católicos guardados no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, como o próprio confrade disse por cada paróquia inclui a quantidade de livros e a data do início e fecho de cada livro, nada mais que isso.
É realmente só um inventário onde não constam os assentos. Os de Bragança ainda não estão microfilmados; aliás de momento está cá em Portugal um técnico a microfilmar mais registos, encontrando-se de momento no Arquivo Distrital do Porto.
Cumprimentos,
Freis
Enlace directo:
RE: Microfilmes dos registos paroquiais de Bragança
Caro Fernando Vieira Seixas:
Embora eu próprio nunca tenha consultado registos paroquiais do distrito de Bragança, pude confirmar no catálogo que a Igreja Mórmon disponibiliza na internet que, contrariamente ao que informou o colega Freis, já foram microfilmados (desde há cerca de 20 anos) registos paroquiais de muitas freguesias do distrito de Bragança. Estes registos encontram-se no Arquivo Distrital de Bragança (e não na Torre do Tombo).
No entanto, o grande problema dos registos paroquiais da Diocese de Bragança é o facto de uma parte dos mesmos se encontrar ainda na posse da Igreja Católica, que não permitiu até ao momento a microfilmagem dos registos que detém. Situação semelhante ocorre na Diocese de Lamego. Tirando estas duas lamentáveis excepções, creio que a Igreja Mórmon já terá microfilmado quase todos os registos paroquiais - são mesmo as imagens dos registos, sim - existentes nos diversos arquivos (recentemente ainda faltavam alguns da região norte do distrito de Lisboa, pelo menos), mantendo-se porém em actividade constante de microfilmagem para acompanhar o fluxo de livros que saem das conservatórias e entram nos arquivos quando completam 100 anos de idade.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 14 nov 2024, 18:13.