Casa Portuguesa na Argentina
This topic is classified in rooms: Famílias | Hispânia
Está a ser construída na Argentina a primeira pousada portuguesa. “San Bras de Alportel” foi o nome escolhido por uma família de emigrantes algarvios que há cinquenta anos escolheu o outro lado do oceano para fixar raízes.
A residir na Argentina, mais precisamente em Buenos Aires, há 49 anos, a família Lopes atravessou o oceano à procura de novas oportunidades, como tantos outros portugueses na vaga de emigração dos anos 50. Naturais de S. Brás de Alportel, Maria Luísa Conceição Viegas dedicava-se ao trabalho no campo e à costura, e António Lopes era músico e sapateiro, arte que lhe viria a ser útil mais tarde, com a abertura de um pequeno negócio de sapataria na Argentina, onde a esposa ajudava.
Maria Luísa e António, falecido há dois anos, rumaram à Argentina com o sonho debaixo do braço. Ela com 25 anos e ele com 35, jovens e sem nada a perder, atravessaram o oceano em busca de uma vida melhor.
Actualmente, a família Lopes é proprietária de um pequeno quiosque e pretende avançar com o projecto da pousada “San Bras Alportel”, que deverá estar pronta em 2007.
A ideia de construção da pousada “San Bras de Alportel” surgiu há dois anos, como uma forma de homenagem de Victor Lopes, o mentor deste projecto, aos seus pais, António Lopes e Maria Luísa Conceição Viegas, ambos naturais daquele município algarvio e emigrantes na Argentina.
A pousada “San Bras de Alportel” é a primeira pousada portuguesa de Villa General Belgrano, localidade turística localizada na zona central da Argentina, a 86 km de Córdoba, capital de distrito, e a 780 km de Buenos Aires.
Uma das localidades mais procuradas para o turismo na Argentina, Villa General Belgrano é enquadrada num cenário serrano pelas Sierras Grandes e Sierras Chicas e é caracterizada por um estilo da Europa central, fruto dos muitos emigrantes alemães, suíços e austríacos que se fixaram naquela zona.
http://groups.msn.com/POSADASANBRAS
posadasanbras@hotmail.com
TE: 011 03546 463220
Enlace directo:
RE: CASA PORTUGUESA NA ARGENTINA
Tem informação de mais Algarvios que foram para a argentina no inicio do seculo XX?
O pai de minha avó Eliza , foi para a Argentina, no inicio do seculo XX, 191o , mais ou menos, ter com uma irmã que ja la vivia! temos fotos dos seus sobrinhos com o meu avô, e pedidos de coisas de Portugal, tão simples como uma Flauta.
Mas nada mais sei sobre estes parentes , o meu bisavô , Manuel Miguel da Costa ( diz a minha mãe mas não tem a certeza) veio da Argentina , e foi para Paris, combater na 1ª Grande Guerra Mundial, sobreviveu, e faleceu, mais tarde em loulé.
Se tiver alguma ajuda para me dar sobre estas pessoas, ou de que maneira é que eu poderei investigar as familias que sairam do Algarve para estas paragens Sul Americanas, eu agradeço-lhe desde ja.
Atenciosamente
João da Silva Gaspar
Enlace directo:
Caro Joao Gaspar, venho por este meio enviar lhe este link que lhe podera ser util na sua Pesquisa na Argentina, http://cemla.com/buscador/ ; no family search tambem encontrara muitos registos alguns já digitalizados, se puder ajudar em alguma coisa disponha, aviso que sou um curioso nesta materia..Melhores cumprimentos
Alberto Xavier de Brito
Enlace directo:
Caro Alberto Xavier de Brito,
Muito agradeço pela sua resposta e disponibilidade.
Vou consultar os link's que me deu.
Com os melhores cumprimentos,
João Gaspar
Enlace directo:
Já procurei o familiar no cemla.com e nao encontro nada com o nome dele. será que terei outras ferramentas? Sabemos que teve uma fábrica de Vidro na Argentina
RespuestaEnlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 14 nov 2024, 15:35.