Ajuda em Coimbra

This topic is classified in rooms: Arquivos | Pessoas | Famílias

Ajuda em Coimbra

#131358 | Lourval | 16 oct 2006 20:47

Caros colegas,
Gostaria de saber se alguém poderia procurar para mim as emissões de passaporte de Maria de Jesus, filha de José António e Mariana de Jesus, e de Teresa de Jesus, filha de José Dias Freire e Maria Teresa, entre 1895 e 1900. Se alguém tiver esta disponibilidade eu agradeceria muito.
Com os melhores cumprimentos
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda em Coimbra

#131797 | ICurate | 21 oct 2006 14:56 | In reply to: #131358

Caro Lourval
Estive um dia destes no AUC e comecei a ver os pedidos de passaporte do ano de 1895. Apenas vi o livro nº176, 22 Janeiro de 1895 a 18 Abril 1895, e que tem mais de 1000 registos. Este livro não apresenta o nome dos pais e como não tinha a certeza da naturalidade apontei todas as Maria de Jesus e Terezas de Jesus.
Maria de Jesus- natural de Avelãs de Cima, Anadia. Destino-Santos
- natural de Alhadas, Figueira da Foz. Destino-Santos
- natural de Souselas, Coimbra (+ 3 filhos)
Tereza de Jesus- natural de S. Miguel, Penela?. Destino-Rio de Janeiro.
Se quiser posso ir vendo os restantes livros quando tiver disponibilidade para ir ao AUC.
Cumprimentos
Isabel

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda em Coimbra

#131809 | Lourval | 21 oct 2006 16:05 | In reply to: #131797

Cara Isabel,
Fico muito agradecido mesmo. Sim, eu gostaria que você olhasse os demais livros pois a única coisa que tenho certeza é de que ela já estava aqui em 1902. Como sei que os pais dela são José António e Mariana de Jesus, vou fazer pesquisa para cada uma das Marias de Jesus que você encontrar. Dentre estas que me apresentou fiquei muito interessado naquela natural de Alhadas, Figueira da Foz. O motivo é que uma prima dela é natural de Ansião, concelho justamente limítrofe ao Concelho de Figueira da Foz.
Fico ao seu dispor aqui no Brasil.
Cumprimentos
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda em Coimbra

#131812 | ICurate | 21 oct 2006 16:51 | In reply to: #131809

Caro Lourval
Os dados da Maria de Jesus, de Alhadas, são:
Trabalhadora, Idade: 22 anos, Altura: 1,48m, Rosto: Redondo.
O pedido foi feito a 16 de Abril de 1895.
Encontrei poucos registos de mulheres por isso não há problema em ir apontando todas as Marias de Jesus que for encontrando. Para a semana devo voltar ao arquivo e poderei avançar mais um pouco.
Cumprimentos
Isabel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda em Coimbra

#131837 | miguelnoutel | 21 oct 2006 19:01 | In reply to: #131809

Caro Lourval,

Limítrofe de Ansião, por Norte, pelo Distrito de Coimbra, são os Concelhos de Soure, Condeixa-a-nova e Penela.
Na lista dada pela confrade Isabel apontaria mais para os nomes de Penela e Coimbra, mesmo assim, mais perto que as Alhadas, Figueira (é um concelho grande, mas muito litoral).

Cumprimentos,

Miguel Noutel
Coimbra-Portugal

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda em Coimbra

#131838 | Lourval | 21 oct 2006 19:12 | In reply to: #131837

Caro Miguel Noutel,
Muito obrigado pelas suas observações.
Cumprimentos
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda em Coimbra

#131990 | ICurate | 23 oct 2006 19:46 | In reply to: #131838

Caro Lourval
Vi mais três livros relativos a passaportes. Nº 35, 37 e 38, até 27 Dezembro 1895.
Maria de Jesus- n.Souselas. Destino-Santos. (+3 filhos). 32 anos
n. Arazede, Montemor-o-Velho. Dest-Santos. (+ 3 filhos). 39 anos
n.Semide, Miranda do Corvo. Dest-Campinas (+ 1 filho). 31 anos
n. Condeixa-a-Velha. Dest- Santos (+ 2 filhos). 25 anos
n. Vilarinho do Bairro. Dest- Rio Jº. 33 anos
Tereza de Jesus- n. Semide, Miranda do Corvo. (+ 1 filha). 44 anos
Qual a região mais provável para a naturalidade da Mª de Jesus?
Cumprimentos
Isabel

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda em Coimbra

#132001 | Lourval | 23 oct 2006 21:31 | In reply to: #131990

Cara Isabel,
Eu creio que em 1895 minha tataravó tinha cerca de 20 anos e apenas por um palpite, quanto mais próximo de Ansião, melhores chances. Por este motivo eu acho que até agora a Maria de Jesus natural de Alhadas (Figueira da Foz), de 22 anos de idade em 1895 tem maiores chances. Eu vou ter de localizar o batismo delas para ter certeza absoluta. Seria pedir muito que você localizasse o batismo da Maria de Jesus nascida no Freguesia de Alhadas, Concelho de Figueira da Foz, cerca de 1873, filha de Mariana de Jesus e José António?
Com os melhores cumprimentos
Lourval
ps: aqui no Brasil, Maria de Jesus era casada com António Ferreira que também era português mas não sei se casaram em Portugal ou aqui no Brasil

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda em Coimbra

#132053 | ICurate | 24 oct 2006 15:56 | In reply to: #132001

Caro Lorval
Assim que tiver oportunidade de ir ao AUC, talvez no final da semana, irei ver os paroquiais de Alhadas e mais alguns livros de passaportes.
Cumprimentos
Isabel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda em Coimbra

#132426 | ICurate | 28 oct 2006 01:49 | In reply to: #132001

Caro Lourval
Vi o livro de baptismos de Alhadas, entre 1872 e 1876, e não encontrei a sua Maria de Jesus. Na Próxima ida ao AUC procurarei um pouco para trás e nos pedidos de passaporte.
Cumprimentos
Isabel

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda em Coimbra

#132431 | Lourval | 28 oct 2006 04:21 | In reply to: #132426

Cara Isabel,
Antes de mais nada......obrigado!
Uma pergunta: quando você diz que não encontrou a minha Maria, você quis dizer que não encontrou nenhuma Maria, filha de José António e Mariana de Jesus?
Cumprimentos
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda em Coimbra

#132437 | ICurate | 28 oct 2006 12:09 | In reply to: #132431

Caro Lourval
Não encontrei nenhuma Maria, filha de José António e Mariana de Jesus. Posso tentar encontrar o casamento da Maria de Jesus antes de 1895.
Cumprimentos
Isabel

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda em Coimbra

#133984 | Lourval | 13 nov 2006 20:19 | In reply to: #132437

Cara Isabel,
Acabo de receber os resultados de uma pesquisa que solicitei em Leiria. Não encontraram nenhuma emissão de passaporte em nome de Teresa de Jesus (aquela que suponho ser prima de minha trisavó Maria de Jesus). Isto me leva a crer que realmente ambas eram de Coimbra.
Cumprimentos
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda em Coimbra

#133987 | ICurate | 13 nov 2006 20:50 | In reply to: #133984

Caro Lourval
Esta semana devo ir ao AUC e procurarei nos livros de passaportes. Já vi o livro de matrimónios de Alhadas, para 1895, e não encontrei o casamento da Maria de Jesus.
Cumprimentos
Isabel

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda em Coimbra

#133990 | Lourval | 13 nov 2006 21:09 | In reply to: #133987

Cara Isabel,
O marido de Teresa de Jesus, Manoel Simões, acabou por falecer em Sé Nova, Coimbra, em 1946. Eu não vi este óbito, mas de repente nele, no óbito, há alguma referência a esta Teresa de Jesus ou ao casamento de ambos, talvez indicando onde ocorreu.
Quando localizei o batismo do Manoel Simões em Ansião em 1866, na Freguesia do Avelar, estava averbado no batismo dele o óbito em Sé Nova em 1946 dizendo que ele era viúvo de Teresa de Jesus. Quem sabe neste óbito não esteja averbado ou se diga algo da Teresa de Jesus ou do casamento dela.
Abraços
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda em Coimbra

#133991 | ICurate | 13 nov 2006 21:16 | In reply to: #133990

Caro Lourval
Vou pedir o registo de óbito do Manuel à Conservatória. Se tiver a data exacta ou nº do livro no averbamento facilita a busca.
Cumprimentos
Isabel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda em Coimbra

#134527 | ICurate | 17 nov 2006 21:58 | In reply to: #133990

Caro Lourval

Vi mais um livro de passaportes, aqui deixando os poucos dados que consegui. Ainda não fiz o pedido da certidão do Manoel Simões mas segunda feira já trato disso.

Livro de passaportes nº39, parte de 1896.
Maria de Jesus
natural de Santa Eufémia, Penela. Destino Santos. 26 anos.

Tereza de Jesus
natural de Cadima, Cantanhede. Destino Santos. 33 anos. + 3 filhos (Mª de Jesus, José e David).

Cumprimentos
Isabel

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda em Coimbra

#134546 | Lourval | 18 nov 2006 00:33 | In reply to: #134527

Cara Isabel,
Muito obrigado. Eu fiquei bastante otimista com relação a esta Maria de Jesus de Penela pois Penela é limítrofe com Ansião e ela tem a idade aproximada daquela que penso teria a minha trisavó. Esta Teresa de Jesus já acho que dificilmente seja a Teresa de Jesus que procuro. Mas vou apostar minhas fichas na Maria de Jesus de Penela.
Com os melhores cumprimentos
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda em Coimbra

#134547 | ICurate | 18 nov 2006 00:59 | In reply to: #134546

Caro Lourval
Quando voltar ao AUC vou procurar nos paroquiais de Penela.
Cumprimentos
Isabel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda em Coimbra

#134963 | ICurate | 21 nov 2006 21:50 | In reply to: #134546

Caro Lourval

Vi os paroquiais das freguesias de Sta Eufémia (1868-1875) e Podentes (1864-1873), ambas de Penela, e não encontrei nenhum filho para o casal José António e Mariana de Jesus. Na freguesia de S. Miguel encontrei um registo que me suscitou a curiosidade mas que não bate certo com os seus dados. É o seguinte:
Maria filha de José António e Maria de Jesus (e não Mariana), nasceu em 1871.
Os livros de casamentos só vão até 1873 pelo que não deu para procurar o casamento desta Maria e assim confirmar o nome da mãe.

Vou tentar dar uma vista de olhos por todas as freguesias de Penela e se não der resultado volto aos passaportes.

Cumprimentos
Isabel

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda em Coimbra

#135008 | Lourval | 22 nov 2006 04:24 | In reply to: #134963

Cara Isabel,
Muitíssimo obrigado. Como sabe, suspeito que Maria de Jesus é prima da Teresa de Jesus. Os pais de Teresa de Jesus eu sei que são José Dias Freire e Maria Teresa. Eu lhe pergunto: quem são os avós desta Maria que você encontrou em 1871 em São Miguel?
Abraços
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda em Coimbra

#135009 | Lourval | 22 nov 2006 05:05 | In reply to: #134963

Cara Isabel,
Sempre temos também que contar com a possibilidade de que o óbito da Maria de Jesus que encontrei poderia estar com o nome da mãe dela equivocado e poderia bem ser Maria ou então o batismo da Maria que encontrou poderia estar equivocado e poderia ser Mariana. Uma alternativa seria encontrar irmãos desta Maria de São Miguel.
Abraços
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda em Coimbra

#135073 | ICurate | 22 nov 2006 18:54 | In reply to: #135009

Caro Lourval
Os dados são os seguintes:
Maria, nasceu em Ferrarias, São Miguel, baptizada a 14/12/1871 (fl115), filha de José António e Maria de Jesus (Casalinho). Neta paterna de João António (Ferrarias) e de Francisca Gomes (Freixiosa?, Santa Eufémia). Neta materna de Manoel Madruga (Casalinho) e de Clara Maria (Varzea Louga?). Padrinhos Manoel Madruga e Francisca Gomes.

Vou tentar encontrar irmãos ou o casamento dos pais da Maria.
Cumprimentos
Isabel

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda em Coimbra

#135276 | Lourval | 24 nov 2006 03:55 | In reply to: #135073

Cara Isabel,
Agradeço muito seus esforços em achar a bisavó de minha mãe. Ela é, por enquanto, o único elo que liga minha mãe a Portugal. Só para lembrar, ela era casada com António Ferreira, apesar de não saber se eles se casaram em Portugal ou Brasil ou nem mesmo saber se eles eram casados.
Cumprimentos
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda em Coimbra

#135333 | Lourval | 24 nov 2006 17:02 | In reply to: #135073

Cara Isabel,
Acabo de descobrir que o nome completo da Teresa de Jesus é Teresa de Jesus Barreira. Eu tenho em mãos o passaporte da filha Maria Rosa que nasceu em dezembro de 1888 no Avelar. Eu já solicitei ao ADL o batismo da Maria Rosa. Espero logo ficar sabendo onde nasceu esta Teresa de Jesus Barreira, que, a princípio, penso ser prima da minha trisavó Maria de Jesus.
Abraços
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda em Coimbra

#135349 | ICurate | 24 nov 2006 19:26 | In reply to: #135333

Caro Lourval

Já tenho os dados da Teresa. Neste momento está muito mau tempo em Coimbra e estou sem luz. Envio-lhe os dados assim que a situação se normalizar.
Até logo
Isabel

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda em Coimbra

#135397 | Lourval | 25 nov 2006 13:02 | In reply to: #135349

Cara Isabel,
Eu havia esquecido de dizer que Maria Rosa, filha da Teresa de Jesus (Barreira) nasceu em 3.12.1888 no Avelar, Ansião. Logo Teresa saiu de Portugal com toda a certeza depois de 1888. Uma irmã da Maria Rosa, a Dona Palmira de Jesus (minha madrinha), nasceu no Brasil em dezembro de 1899.
Abraços
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda em Coimbra

#135414 | ICurate | 25 nov 2006 17:06 | In reply to: #135397

Caro Lourval

Voltei a ver o livro de São Miguel e encontrei um Manoel filho de José António e Maria de Jesus, nascido em 1874.
Encontrei também neste livro um José, nascido a 16/4/1870, em Torre de Chãs do Pereiro, filho de Manoel Dias Freire e Maria Teresa, nascida em Viavai, Santa Eufémia. Neto paterno de Joaquim Dias Freire (Viavai) e Rosa Maria (Pardieiros, Espinhal). Neto materno de José Fernandes Barreira (cá está o Barreira da Teresa) e Maria Teresa.
Voltei então aos paroquiais de Santa Eufémia (1835-1868). Encontrei muitos filhos para o casal Maria Teresa e José Dias Freire (nunca aparece como Manoel mas os pais de ambos são os mesmos). Tiveram:
Maria 1861, Manoel 1862, Teresa (nasceu a 28/11/1863 e foi baptizada a 6/12/1863 - fl. 234), Joaquim 1865, Rozaria e Luiza 1866, Manoel 1867.
Este livro tem índice e não encontrei filhos para o casal José António e Mariana de Jesus.
Estou a pensar ver novamente o livro seguinte pois pode ter-me escapado algo, e vou ver também os casamentos para tentar encontrá-los.
Infelizmente só tenho segunda feira para pesquisar porque depois vou para Lisboa no mínimo 3 meses. Só depois disso poderei voltar a pesquisar no AUC.

Cumprimentos
Isabel

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda em Coimbra

#135419 | Lourval | 25 nov 2006 18:09 | In reply to: #135414

Cara Isabel,
Sem dúvida alguma você encontrou Teresa de Jesus Barreira, mãe de minha madrinha Palmira de Jesus. Você também encontrou uma Maria de Jesus, que morava exatamente no mesmo lugar da Teresa, que veio para o Brasil e desembarcou na mesma cidade que a Teresa, isto é, a cidade de Santos (onde moro). Detalhe: o nome do pai da Maria de Jesus que você encontrou é o mesmo e o nome da mãe é muito próximo àquele que consta no óbito de minha tataravó. Numa escala de 0 - 100 eu diria que as chances desta Maria ser minha trisavó é de 90%. Eu vou tentar localizar a lista de passageiros onde veio esta Maria. Se a Teresa estiver no mesmo navio, este porcentual aumenta, não? Elas até podem não ser primas mas com quase toda a certeza eram muito amigas. Sendo as duas da mesma localidade explicaria os laços fortes de amizade que as duas tinham aqui em Santos. A Maria que você encontrou aparentemente era solteira. Eu também vou tentar localizar o casamento dela aqui em Santos com António Ferreira, que aliás, também era português. Vou pensar melhor e lhe escrevo depois.
Muitíssimo obrigado Isabel!
Cumprimentos
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda em Coimbra

#135423 | ICurate | 25 nov 2006 18:58 | In reply to: #135419

Caro Lourval
Vou tentar localizar os baptismos dos pais da Maria Teresa e os da Maria. Pode ser que encontremos alguma ligação.
Cumprimentos
Isabel

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda em Coimbra

#135444 | Lourval | 25 nov 2006 23:20 | In reply to: #135423

Cara Isabel,
Em sua mensagem de 21-10-2006 (14:56) você aponta uma Teresa de Jesus de Penela (S.Miguel) que pediu passaporte em 1895 com destino Brasil-Rio de Janeiro. Talvez esta Teresa de Jesus seja a mãe de minha madrinha. Ela pode ter desembarcado no Rio de Janeiro e se deslocado para Santos. É só uma observação.
Cumprimentos
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda em Coimbra

#135472 | Plinio | 26 nov 2006 04:44 | In reply to: #131358

Caro Lourval

Primeiro peço desculpas pela minha intromissão no seu assunto, ocorre que estou tentando contato com o senhor, pois se bem entendi através deste FÓRUM, o senhor reside na cidade de Santos, e ai é que em 10/11/2006 lhe enviei uma mensagem com o assunto “Ajuda em Santos”, mas como não sei se o senhor tomou conhecimento da mesma, volto a lhe contatar.

Como eu já disse anteriormente neste FÓRUM, estou montando a Árvore Genealógica dos meus ancestrais portugueses, e não estou encontrando os registros de um de meus bisavôs, ele se chamava “BERNARDO PINTO DE ALMEIDA”, provavelmente nasceu entre 1850 e 1860 na região do Porto (concelhos de Baião ou Resende ou até da própria cidade do Porto).
Ele casou-se com Margarida de Jesus (filha de Francisco Soares e Anna Joaquina - ela nascida em 19/03/1855 no lugar chamado Sarnado, freguesia de Santa Marinha de Zêzere, concelho de Baião), provavelmente por volta de 1880, e com ela teve a minha avó Roza de Jesus de Almeida em 06/06/1882.
Por informações verbais de tias ainda vivas, dizem que em seguida ele se separou de minha bisavó e migrou para o Brasil, para a cidade de Santos, onde ali se casou novamente e parece teve filhos.
Posteriormente voltou para Portugal, vindo a falecer lá (mas também não tenho a informação de quando da data), e segundo dizem as minhas tias, a profissão dele era alfaiate.
Estou pesquisando nos "Mórmons", mas nada acho sobre ele.
Ontem pesquisando na Internet (Google) encontrei um escritor (recente) da região do Porto que se chama Bernardo Pinto de Almeida nascido em 1954 (vive e trabalha no Porto – é Professor Catedrático na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e tem publicado obras de ensaio e de poesia), de alguma forma vou tentar entrar em contato com ele, pois quem sabe não seria um descendente do meu bisavô.

Enquanto isso, peço a Vossa Senhoria o grande favor de me dizer se teria alguma informação ai de Santos que pudesse me ajudar.

Cordiais Saudações,

Plínio Sessegolo Gomes

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda em Coimbra

#135473 | Lourval | 26 nov 2006 04:51 | In reply to: #135423

Cara Isabel,
Se você encontrar os batismos dos pais da Maria Teresa e os da Maria e houverem avós comuns, isto elevaria as chances de 90 para 99% ou mais de ser aquela Maria a minha trisavó. Eu estou aqui pensando. Maria nasceu em 1871 e em 1897 ela já tinha 26 anos. Será que ela veio sozinha? Era solteira? Pena que na emissão de passaporte isto não era informado. Se eu conseguir ligar o nome dela ao de António Ferreira eu daria o caso por encerrado. Mas eu começo a desconfiar que ela se casou aqui mesmo no Brasil. Então, pelo meu lado, vou fazer uma busca na Cúria da Diocese de Santos pelo casamento da Maria de Jesus com António Ferreira.
Com os melhores cumprimentos
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda em Santos

#135474 | Lourval | 26 nov 2006 05:01 | In reply to: #135472

Caro Plínio,
Eu realmente não lembro de ter recebido sua mensagem. Lendo muito rapidamente sua mensagem fico com a impressão de que o melhor caminho seria procurar pelo casamento do Sr. Bernardo Pinto de Almeida com a Sra. Margarida de Jesus na freguesia natal dela, isto é, em Santa Marinha de Zêzere, pois é habitual que os noivos se casem na freguesia onde mora a noiva. Para fazer pesquisa aqui em Santos, eu acredito que o melhor caminho seria fazer pesquisa nos microfilmes da Igreja dos Mórmons. Você já tem esta experiência? Há uma igreja dos Mórmons em sua cidade? Se quiser eu posso lhe orientar neste sentido. Aguardo seus comentários.
Cumprimentos
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda em Coimbra

#135488 | ICurate | 26 nov 2006 12:54 | In reply to: #135473

Caro Lourval
Os dados do passaporte da Maria de Jesus, de Santa Eufémia são:
Solteira, trabalhadora. 26 anos. 1,54m. Rosto redondo, cabelos pretos e olhos castanhos. Destino: Santos. Esta Maria se casou já o fez no Brasil depois de 1895.
A Teresa de Jesus de S. Miguel era casada, levou o seu filho José Pedro de 12 anos. Tinha 38 anos, logo teria nascido em 1857 o que não coincide com os dados que dispomos.

Cumprimentos
Isabel

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda em Santos

#135512 | Plinio | 26 nov 2006 17:43 | In reply to: #135474

Caro Lourval

Estou com os microfilmes da Paróquia Católica de Santa Marinha do Zêzere e só localizei o nascimento da minha bisavó (19/03/1855), inclusive já sei quem são os 4 avós dela.

O meu problema está no esposo dela. o tal Bernardo Pinto de Almeida, temos informações verbais de que era das redondezas de onde era a minha bisavó. Ocorre que não achei nem seu nascimento e nem o casamento dele com a minha bisavó.
Como ele esteve ai por Santos, pensei em ver o que o senhor poderia me ajudar.

Seria isso!!!

Cordiais Saudações,

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda em Coimbra

#135671 | Lourval | 27 nov 2006 20:16 | In reply to: #135488

Caríssima Isabel,
Espero que tenhamos tido sorte hoje lá no AUC. Pelo meu lado eu hoje solicitei uma busca pelo casamento de Maria de Jesus entre 1897 e 1902 aqui em Santos. Depois também farei busca (novamente) pela filha dela, Maria Ferreira, que nunca encontrei seu batismo.
Abraços
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda em Coimbra

#135711 | ICurate | 28 nov 2006 00:07 | In reply to: #135671

Caro Lourval
Infelizmente não encontrei nenhuma informação que lhe possa ser útil. A minha passagem pelo AUC foi rápida e não deu para ver os livros com a devida atenção. Os livros de casamentos de São Miguel são vários para 1860's e 1870's e só vi 2 livros. Não encontrei o José António e a Maria de Jesus.
Em Santa Eufémia procurei os pais da Teresa de Jesus mas também sem resultado.
Espero que consiga obter as informações que procura aí no Brasil. Agradecia que me informasse caso obtenha novos dados. Quando eu puder voltar a frequentar o AUC estarei à sua disposição para continuar a procurar os seus antepassados. Se tiver entretanto alguma oportunidade de ir ao arquivo informá-lo-ei.

Cumprimentos e Boa Sorte,
Isabel

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda em Coimbra

#135724 | Lourval | 28 nov 2006 02:16 | In reply to: #135711

Cara Isabel,
Sua ajuda foi inestimável. Eu acredito que eu terei de requisitar os microfilmes da Igreja dos Mórmons e aguardar que cheguem. Infelizmente às vezes eles demoram vários meses e às vezes nunca chegam. Os de Alcains eu estou esperando há mais de um ano!!!! Mas de qualquer forma, graças a você, eu tenho uma direção. Qualquer notícia eu lhe enviarei prontamente.
Fico ao seu dispor aqui no Brasil.
Abraços
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda em Coimbra

#135729 | Lourval | 28 nov 2006 04:56 | In reply to: #135711

Isabel,
Obrigado. Guarde meu e-mail pessoal: lourval arroba hotmail ponto com
Boa sorte em Lisboa.
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda em Coimbra

#136205 | Lourval | 01 dic 2006 20:44 | In reply to: #135488

Cara amiga Isabel,
Eu, através do Arquivo Distrital de Leiria, localizei o batismo de MARIA ROSA, filha de Manuel Simões de Abreu e Teresa de Jesus. Maria Rosa nasceu em 3.12.1888 na Freguesia do Avelar, Concelho de Ansião. Neta paterna de Maria de Nazaré, natural do Avelar. Neta materna de José Dias Freire e Maria Teresa, naturais de Viavae, Freguesia de Santa Eufémia, Concelho de Penela.
Esta informação, Isabel, corrobora com tudo o que já sabíamos, e me dá um maior grau de certeza de que a Maria de Jesus que encontramos é realmente minha tataravó.
Abraços
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda em Coimbra

#136208 | Lourval | 01 dic 2006 21:01 | In reply to: #135488

Cara Isabel,

A amiga Fátima que disponibiliza do microfilme de Santa Eufémia, encontrou vários filhos do casal José Fernandes Barreira e Maria Teresa:

Maria que nasceu a 9 Fev 1838 e Bat. 21 Fev 1838;
Francisco, nasceu 4 Maio 1840 e Bat. 12 Maio 1840;
Luíza, nasceu 17 Out 1842 e Bat. 25 out 1842;
António, nasceu 16 Fev 1848 e Bat. 22 Fev 1848;
Miguel, nasceu 3 Fev. 1851 e Bat. 18 Fev.1851;
José, nasceu 1 Set. 1853 e Bat. 21 Set. 1853;
Joaquim, nasceu 12 Mar. 1857 e Bat. 29 Mar. 1857;

Todos netos paternos de Manuel Fernandes Barreira e Josefa Maria (de Santa Eufémia) e netos maternos de João Mendes Lagarteiro e Teresa Maria (de Santa Eufémia).

Fátima também encontrou Margarida, nascida em 1836, filha de Joaquim Dias Freire e Rosa Maria, ele de Santa Eufémia e ela de Espinhal. Neta paterna de José Freire e de Teresa Maria, de Viavae, Santa Eufémia; neta materna de Manuel Simões Pascoal e de Maria Josefa, do lugar de Pardieiros, Freguesia do Espinhal.

Agora tenho de encontrar filhos do casal João António e Francisca Gomes, sendo ele de São Miguel e ela de Santa Eufémia. Acredito que estes filhos nasceram a partir de 1845.

Também tenho de encontrar filhos do casal Manuel Madruga e Clara Maria, ambos moradores em São Miguel. Também acredito que estes filhos nasceram a partir de 1845.

Abraços
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda em Coimbra

#136777 | Pedro França | 08 dic 2006 16:19 | In reply to: #136208

Caro Lourval:

A seu expresso pedido, aqui vão os resultados da pesquisa que me solicitou:
- Maria de Jesus (fª de Manuel Madruga e Clara Maria) recebeu-se em 04.10.1870 na fregª de S. Miguel de Penela (nº 7, f. 32-32v.) com José António (fº de João António e de Francisca Gomes). Ele, com 32 anos, das Ferrarias, ela com 25 anos, do Casalinho, tudo S. Miguel, de Penela.
- Maria de Jesus foi baptª a 11.02.1845 (f. 147v.), nascida a 03.02 desse ano.
- José António foi baptº a 19.04.1837 (f. 71), nascido a 01.04 desse ano.

João António (João Mendes, no casamento) casou a 17.03.1827 (f. 51v.) em S.ta Eufémia, de Penela, com Francisca Maria. Ele, das Ferrarias, ela da Freixiosa , da mesma freguesia de S.ta Eufémia.

João António era fº de Bernardino António, das Ferrarias, e de Maria Inácia, de Chão de Ourique, tudo S. Miguel de Penela.
Francisca Maria ou Gomes, era fª de Manuel Gomes, de Várzea Longa (S. Miguel de Penela) e de Ana Maria, de Freixiosa, S.ta Eufémia de Penela.

Maria de Jesus era fª de Manuel Madruga, ou Manuel Rodrigues Madruga, do Casalinho, e de Clara Maria, da Várzea Longa, tudo S. Miguel de Penela (recebidos nesta a 18.09.1843/f. 31) .
Manuel Madruga era fº de José Rodrigues Madruga, do Casalinho, e de Maria Teresa, das Grocinas, fregª da Cumeeira (concelho de Penela).
Clara Maria era fª de José Rodrigues e de Ana Joaquina, da Várzea Longa.

E é isto o que se me oferece dizer a respeito.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Respuesta

Enlace directo:

Para o Lourval:

#136779 | Pedro França | 08 dic 2006 17:10 | In reply to: #136777

Caro Lourval:

Faltou-me descarregar os baptismos dos filhos de Maria de Jesus e José António:
- Maria, baptª a 14.12.1871 (f. 115-115v., nº 60), nascida a 06.12 desse ano;
- Manuel, baptº a 20.01.1874 (f. 170v.-171, nº 15), nascido a 08.01 desse ano.
Todos são das Ferrarias, S. Miguel de Penela.
Um abraço,
Sempre,
Pedro França

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda em Coimbra

#136784 | Lourval | 08 dic 2006 18:14 | In reply to: #136777

Prezado Pedro França,

Agradeço-lhe muito esta colaboração. Eu ainda não consegui enxergar o parentesco da mãe de minha madrinha Palmira de Jesus e minha tataravó Maria de Jesus, mas sendo ambas das mesmas freguesias de Penela, São Miguel e Santa Eufémia, com certeza isso explica o laço de amizade que existiam entre ambas aqui em Santos - SP.

Mais uma vez, obrigado.
Cumprimentos
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda em Coimbra

#136827 | as1317190@sapo.pt | 09 dic 2006 16:21 | In reply to: #131358

caros colegas:seria possivel saber data de nascimento e morte de amelia guimaraes tavares casada, natural da covilha e casada com francieco morao de paiva que viveu em combra nos 40/50. se posivel tambem seus descendentes.muito obrigado.ZURC

Respuesta

Enlace directo:

RE: Para o Lourval:

#137194 | Pedro França | 14 dic 2006 00:17 | In reply to: #136779

Caro Lourval:

Conforme o pedido, aqui vai:
- Casamento de Bernardino António com Maria Inácia a 01.08.1799/f. 83v. em S. Miguel, Penela. Ele, fº de Domingos Mendes e de Luísa Maria, das Ferrarias, ela, fª de Joaquim José e de Josefa Maria, de Chão de Ourique, da mesma freguesia.
- Casamento de Manuel Gomes com Ana Maria a 21.11.1799/f. 71-71v. em S.ta Eufémia, Penela. Ele, fº de Manuel Gomes e de Mariana Rodrigues, de Várzea Longa, S. Miguel de Penela, ela, fª de Bernardo José e de Ana Maria, da Freixiosa, S.ta Eufémia de Penela.
- Casamento de José Rodrigues Madruga com Maria Teresa a 28.01.1813/f. 5 na Cumeeira, Penela. Ele, fº de Manuel Rodrigues e de Joaquina Maria, do Casalinho, S. Miguel de Penela, ela, fª de António Simões e de Maria [Teresa] das Grocinas/Cumeeira.
- Casamento de José Rodrigues e de Ana Joaquina aqui como Ana Maria, a 03.03.1821/f. 128v., em S. Miguel de Penela. Ele, fº de Manuel Rodrigues "moço" e de Leonor Maria, da Estrada de Viavai, S.ta Eufémia de Penela, ela, fª de José António, das Ferrarias, e de Maria Joaquina, da Várzea Longa, S. Miguel de Penela.

Ora, no assento de casamento de José Rodrigues Madruga com Maria Teresa, a mãe desta não aparece explícito senão como "Maria". Fui ver os assentos de baptismo de filhos de António Simões e de Maria, nas Grocinas, e encontrei 3 filhos; fiquei sabendo que essa Maria é também Maria Teresa.
O assento de casamento de José Rodrigues com Ana Maria em vez de Ana Joaquina: procurei assentos de baptismo de filhos deste casal e descobri que. o baptismo de Clara Maria em Várzea Longa, a 31.12.1822/f. 359 (S. Miguel, Penela), nascida a 23.12 desse ano, a mãe vem como Ana Maria mas já vem como Ana Joaquina no baptismo de Maria a 05.10.1824/f. 377 (nascida a 28.09 desse ano). Mesmo a mãe de Ana Maria ou Ana Joaquina pode aparecer como Maria Joaquina ou Maria de Jesus.
Quanto a António Simões e Maria Teresa, pais de Maria Teresa. das Grocinas, sabemos que esse é o 2º casamento dele. Ele é fº de António Mendes e de Maria Mendes, das Grocinas, ela é fª de Cipriano Gomes e de Luísa Maria, das Grocinas.

Acerca dos registos de passaportes: a f. 319, no nº 570, de 07.04.1896, temos uma Maria de Jesus, de 26 anos de idade, solteira, de S.ta Eufémia, Penela. Não traz nome dos pais nem de acompanhantes. O destino era o porto de Santos/Brasil.
O nº 569, f. 318v. traz um Joaquim Soares Linhares, de 25 anos, solteiro, natural de Penacova e segue em direcção do Rio de Janeiro. O nº 571, f. 319v., respeita a um Luís Ferreira de 33 anos (27 entre parêntesis), natural de Abravezes/Viseu, trabalhador, casado com Maria Isabel que também é da viagem.
Do nº 560 (07.04.1896)/f. 314 ao nº 580 (09.04.1896)/f. 324, só o nº 566 de 07.04.1896, um António Luís, casado, de 36 anos, partindo em direcção de Minas Gerais, é que era natural de Podentes, concelho de Penela. Os outros números entre 560 a 580 dizem respeito a lugares fora do concelho de Penela.

E isto é o que se me oferece dizer a respeito.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Respuesta

Enlace directo:

RE: Emissões de passaportes

#197556 | san1 | 22 may 2008 18:39 | In reply to: #131797

Bom dia,
Tenho dois antepassados que embarcaram para o Brasil. Do que compreendi graças à este site, para descobrir a data e lugar de destino é preciso encontrar o pedido de passaporte. Eles eram da freguesia de Ourentã, Cantanhede. As emições de passaportes estão no Arquivo de Coimbra ? A partir de que data ? No site Internet do AUC não aparece nenhuma referência às emissões de passaportes é por isso que não sei onde pesquisar...

E depois de obter as informações do passaporte (datas, destino), onde pesquisar para saber em que navio eles partiram ?


- Domingos Carvalho (nascido em 1859 em Real, Penalva do Castelo, mas vivendo na freguesia de Ourentã), filho de Manuel de Carvalho e Maria José de Figueiredo, casado com Mariana de Jesus (filha de José Ferreia Vinagre e Maria da Conceição). Imigrou depois de 1884 e antes de 1905. Não sei se imigrou com sua esposa…

- João de Carvalho (nascido em 1904), filho de Joaquim de Carvalho e Maria de Jesus. Imigrou entre 1919 e 1931, mais provavelmente em 1929. Regressou para Portugal antes de novembro 1931 (data do seu casamento). Segundo meu pai, ele viveu em Piratininga (SP), mas ele não sabe se era a rua de São Paulo ou se era a cidade.

No site do Memorial do Imigrante encontrei as seguintes pessoas que eventualmente poderiam corresponder :

- DOMINGOS J.. CARVALHO não consta 4/18/1888 PORTUGUESA
- DOMINGOS DE CARVALHO sozinho 3/15/1892 PORTUGUESA
- DOMINGOS DE CARVALHO sã“ 6/15/1894 PORTUGUEZES
- DOMINGOS CARVALHO sã“ 6/27/1905 PORTUGUEZ

- JOÃO CARVALHO cunhado 4/12/1923 PORTUGUEZA
- JOÃO CARVALHO sã “ 3/10/1929 PORTUGUEZA
- JOÃO CARVALHO agg. 4/27/1929 PORTUGUEZA

Se alguém tiver uma pista, seria-lhe imensamente grata.
Cuprimentos,

Sandra Carvalho,
França

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 29 jun 2024, 05:16.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen