Martim Afonso D'Avis cc Mécia de Caceres

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Património

Martim Afonso D'Avis cc Mécia de Caceres

#131521 | JoãoGaspar | 18 oct 2006 13:22

Caros Confrades,

Tenho um casamento que me intriga pelo Sobrenome do noivo.

1607 - Martim Afonso D'Avis cc Mécia de Cáceres ( viuvos )


Acho muito interessante, este Martim Afonso de AVIS, nunca tinha ouvido falar dele, este casamento acontece na Vila de Alhos Vedros, onde Dom AFonso , 1º Duque de Bragança, tinha Palacio, este era filho de Dom João Mestre de Avis!

Ora a Quinta de Martim Afonso, era e é conhecida em Alhos Vedros, agora que sei quem era o seu proprietario que deu o nome à Quinta, será que ele esta ligado a Dom João Mestre de Avis ou ao seu filho?

Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Respuesta

Enlace directo:

RE: Martim Afonso D'Avis cc Mécia de Caceres

#131602 | RCCORREIA | 19 oct 2006 11:31 | In reply to: #131521

Caro João

Há vários Martim Afonso de Avis (pelo menos 2 ou 3) pois nas mercês reais de 1681 a 1716 surge um Martim Afonso de Avis filho de Martim Afonso de Avis.

Com estas datas e admitindo que a do casamento que refere está certa daria este como neto ou bisneto do que refere.

Quanto à ligação a D. João I terei que procurar mais. Se descobrir qq coisa aviso.

Abraços,
Rui

Respuesta

Enlace directo:

RE: Martim Afonso D'Avis cc Mécia de Caceres

#131643 | JoãoGaspar | 19 oct 2006 19:28 | In reply to: #131602

Caro Rui,

Muito obrigado pela sua resposta atenta. Não sabia de todo que existia mais Martins Afonsos de Avis, ontem pasei a tarde com o Felgueiras na mão, existem muitos Martins Afonsos, mas de Avis, nome ligado à Casa de Avis, não vi nenhum.
Onde poderei consultar as mercês reais de que me fala?

Eu apenas desconfio de uma possivel hipotese de ligação a Dom João, Mestre de Avis, visto ele ter dois filhos de Inês Pires , sendo Dom Afonso, futuro Conde de Barcelos por casamento com a filha do Condestavel, este Dom Afonso tinha Palacio em 1400 em Alhos Vedros, seguramente, pois nas crónicas de Zurara, diz que o Rei, após a morte da Rainha, sai de Lisboa fugindo da peste , intalando-se na casa do seu filho Afonso na Vila de Alhos Vedros, reunindo-se ai com o resto dos seus filhos
Ora ao encontrar ontem este nome Martim Afonso d'Avis e Mécia de Caceres, como padrinhos de alguns familiares meus, despertou-me a curiosidade, procurei melhor no acervo e encontro o seu casamento, mas na epoca o paroco de Alhos Vedros não contemplava os pais! Infelismente!

Aguardo atentamente a sua resposta, e se preferir deixo tambem o meu e-mail:
joaogaspar@nyc.com

Cumprimentos

João

Respuesta

Enlace directo:

RE: Martim Afonso D'Avis cc Mécia de Caceres

#138298 | JoãoGaspar | 27 dic 2006 16:12 | In reply to: #131602

Caro Rui,

Espero que esta quadra de festas esteja a correr bem ao senhor e aos seus entes queridos.Desejo um Otimo 2007.

Venho por este meio saber se o senhor ja encontrou mais algumas informações acerca de Martim Afonso de Avis?
Dele sei que casou com Mécia de Cáceres, Dona Viuva, irmã de uma avoenga minha de seu nome Isabel de Mattos de Cáceres que casou com Manuel Mendes.
Martim Afonso de Avis era Escrivão do Juizo Ordinario de India, Mina e Guiné.
Ora sendo estas praças as mais importantes do Império Português, não entendo como esta este personagem desaparecido. Seria ele conhecido por outro sobrenome? De onde vem esta familia?
Penso que depois de 100 anos de possesão destas praças, Portugal não daria tal mercês a qualquer pessoa! poderei estar equivocado?

Cumprimentos

João

Respuesta

Enlace directo:

RE: Martim Afonso D'Avis cc Mécia de Caceres

#138338 | RCCORREIA | 27 dic 2006 23:47 | In reply to: #138298

Caro João

Em primeiro lugar cabe-me agradecer e retribuir os votos de boas festas e óptimo 2007.

Infelizmente não tenho grandes novidades sobre o Martim. Mas se fosse um Avis (da dinastia deposta pelos Filipes) também não deveria aquela ser a época para se melhor mostrar. Tem alguma informação do primeiro casamento? Provavelmente haveria descendência...

Na Torre do Tombo encontra-se o seguinte (alguns anos mais tarde)

1) (1681)
Martim Afonso de Avis filho de Martim Afonso de Avis recebe de D. Pedro II provisão de 4000 reis de vestuária e mercê ordinária a pagar cada 6 meses de 1681 a 1684.

2) (1709)
Martim Afonso de Avis filho de Martim Afonso de Avis recebe de D. João V um alvará de Inquiridor do Crime da Mouraria para dar a quem casar com sua filha

3) (1710)
Martim Afonso de Avis filho de Martim Afonso de Avis recebe de D. João V um alvará de Escrivão das Apelações Civis da Casa da Suplicação

Ao que parece o nome perdura por gerações o que muitas vezes complica as coisas. Vou continuar atento para o caso de tropeçar nalguma coisa.

Abraços,
Rui

Respuesta

Enlace directo:

RE: Martim Afonso D'Avis cc Mécia de Caceres

#155876 | rmfrp | 12 may 2007 00:52 | In reply to: #131521

Caro João da Silva Gaspar:

Houve neste Fórum uma intervenção recente do colega António Cota em que é feita referência a um Martim Afonso de Avis:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=155410&fview=c

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Martim Afonso D'Avis cc Mécia de Caceres

#156042 | JoãoGaspar | 14 may 2007 03:14 | In reply to: #155876

Caro Rui Pereira,

Estou lhe muito grato pela sua atenção.

Sinceros Cumprimentos

João Gaspar

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 05 jul 2024, 16:59.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen