Mendonça da Ilha Graciosa

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Mendonça da Ilha Graciosa

#13224 | Marcos FM | 19 nov 2001 22:07

Ola a todos,

Sou novo neste Forum e busco informações sobre a família MENDONÇA a qual originou uma corrente de migração para o Brasil por volta de 1890.

Meu bisavo chamava-se Manoel Ignacio de Mendonça.

Além disso, gostaria de receber ajuda na busca de documentos na Ilha Graciosa. Assim, serei grato a quem puder me ajudar.

Abraços a todos,

Marcos Mendonça

Respuesta

Enlace directo:

RE: Mendonça da Ilha Graciosa

#13230 | Manoel Furtado | 20 nov 2001 00:07 | In reply to: #13224

Caro Marcos Mendonça,
Recebi neste Forum uma informação sobre um artigo do dr. Manuel Lamas publicado em 1998 no Boletim do Museu da Ilha Graciosa: "Ao redor dos primeiros Mendonças açorianos - comentários a um parágrafo de Gaspar Frutuoso".
Se quiser posso mandá-lo por e-mail.


Um abraço,
Manoel Furtado
mcfurtado@netsite.com.br

Respuesta

Enlace directo:

RE: Mendonça da Ilha Graciosa

#13317 | eugenio medina | 21 nov 2001 18:03 | In reply to: #13224

Meu Caro
Talvez seja possível ajudar. Sou da Graciosa e tenho registo de alguns milhares de nomes.
Dê mais algumas informações que disponha sobre esse avô. Ele seria tambem Furtado ou Espínola ?
Cumprimentos Eugenio Medina

Respuesta

Enlace directo:

RE: Mendonça da Ilha Graciosa

#13333 | Marcos FM | 21 nov 2001 21:55 | In reply to: #13317

Prezado Eugênio,
Agradeço antecipadamente pela disposição em prestar-me auxílio.

Em conversa com meu pai, o qual ainda é vivo, tive confirmação de que o sobrenome seria somente " Ignácio de Mendonça".

Para pesquisar nos cartórios de registro da Graciosa quais dados são necessários?

Em tempos, a Ilha Graciosa realmente merece o nome.

Um forte abraço,

Marcos Mendonça

Respuesta

Enlace directo:

RE: Mendonça da Ilha Graciosa

#13389 | eugenio medina | 23 nov 2001 15:45 | In reply to: #13333

Meu Caro Marcos Mendonça
Há dezenas de Mendonças na genealogia da Graciosa que eu não conheço.
Sugiro que escreva a
Oriolando Silva
Rua do Porto
9880 Santa Cruz Graciosa
Graciosa - Açores
e lhe peça informações. Pode referir que escreve por minha sugestão. Ele tem e-mail mas sabe-se lá porquê nunca o usa.
Se este senhor não souber mais ninguem saberá informar sobre o Ignácio Mendonça seu avô.
Um abraço E.Medina

Respuesta

Enlace directo:

RE: Mendonça da Ilha Graciosa

#13390 | Manoel Furtado | 23 nov 2001 17:17 | In reply to: #13389

Prezado Eugenio,

Desculpe-me a interferência. Você não conhece algum genealogista especializado na Ilha de São Miguel? Tinha contato com o Dr. Hugo Moreira de Ponta Delgada, que faleceu recentemente, e não sei no momento de nenhum outro pesquisador na ilha.

Abraço,
Manoel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Mendonça da Ilha Graciosa

#13391 | P C Rebêlo | 23 nov 2001 17:25 | In reply to: #13317

Caro Eugénio Medina
Aproveitando a boleia, e uma vez que está dentro das familias da Graciosa, muito lhe agradecia se me podesse dar informações sobre o meu trisavô, Manuel da Cunha Leite, natural da Graciosa e segundo o Pe. Manuel Azevedo da Cunha, descendente das familias Espinola e Dória, foi casado com Joana Emilia Clara, e foram pais de Manuel Augusto da Cunha, que nasceu e morreu em S. Jorge.
Cumprimentos
Pedro da Cunha Rebêlo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Mendonça da Ilha Graciosa

#13423 | eugenio medina | 24 nov 2001 18:36 | In reply to: #13391

Meu Caro
Quando não tenho nada melhor para fazer costumo inscrever nomes de S.Jorge do trabalho do Padre M.A.Cunha no PAF mas ainda não cheguei ao seu Manuel que aliás sei quem foi. Casou com D.Rosa de Lima da Silveira e foram pais de D.Luísa da Cunha, etc. passando por um barão e que são ancestrais do Dr.Manuel Norton genealogista bastante considerado.
Quanto ao seu trisavô Manuel José da Cunha Leite esse tem ancestrais na Graciosa.A saber:
1. Manuel José da Cunha Leite casado com Joana Emília Clara
2. filho de Domingos José Espínola e de D.Ana Vitorina da Cunha
3. filho de Pedro José Espínola Bettencourt e de D.Maria de Barcamonte.
4. esta senhora é filha de Manuel Correia Lobão e de D.Inez Barcamonte de Bettencourt, a qual Inez é
5. filha de Matias Vieira da Fonseca e de D.Maria de Bettencourt, esta Maria é
6. filha do Capitão António Fogaça da Silva e de Maria do Rosário. O Capitão é
7 filho do Capitão Francisco Leite Barcamonte (morreu em 4 Dez 1676 na Praia-Graciosa) e foi casado a 1ª vez em 1630 com D.Ana Sarmento.
E ainda haviam mais ancestrais ... alguns deles chegam às primeiras caravelas.
Nestes dados cheguei até ao Cap. Francisco Leite Barcamonte por 2 razões
1ª - o sobrenome Barcamonte que ainda existe uma ou duas pessoas na Graciosa a usar deriva de uma deturpação que um ramo da família Bettencourt da Graciosa passou a usar e só Deus saberá porquê. Os Bettencourts da Normandia entre outras coisas eram os senhores de BRAQUEMONT daí o nosso Barcamonte. Um desses Bettencourts veio em missão a Castela onde casou e dois dos seus netos filhos de Elvira de Ávila,por questões políticas vieram para Portugal onde um deles Antão Gonçalves de Ávila conhecido por "o castelhano" casou com Inez de Antona Gonçalves e estabeleu~se na ilha Terceira passando um dos filhos, Melchior,à Graciosa onde casou e deixou toda a actual descendência dos Ávilas e dos Bettencourts desta ilha que são às duzias
2º - um bisneto deste Capitão tam chamado Francisco Leite Barcamonte emigrou para o Brasil e regressou anos mais tarde com um escrava da Mina de nome Joana Maria que trazia um filho supõe-se que do Francisco e foi herdade pelo "patrão". Quando a escrava morreu deixou bastantes bens em testamento e será porventura se não o único um dos raros testamento feitos por um escravo.
Quanto aos Espínolas e Dórias noutra ocasião dar-lhe-ei as informações que se dizem na Graciosa sobre esses ramos
Cumprimentos E.Medina

Respuesta

Enlace directo:

RE: Mendonça da Ilha Graciosa

#13435 | P C Rebêlo | 25 nov 2001 15:57 | In reply to: #13423

Meu caro Eugénio de Medina
Fico-lhe muito grato pelas suas rápidas informações.
Foi numa viagem de férias aos Açores, que tomei este gosto pela genealogia.
Não querendo abusar da sua boa vontade, fico á espera das informações sobre Dórias e Espinolas.
Cumprimentos e obrigado mais uma vez
P. Cunha Rebêlo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Mendonça da Ilha Graciosa

#13710 | P C Rebêlo | 04 dic 2001 17:04 | In reply to: #13423

Caro Eugénio Medina
Agradeço que me diga, onde posso documentar-me para colmatar um intervalo de +/- 130 anos, entre as informações que me enviou e as contidas no titulo "Bettencourt" deste site.
Pelas minhas contas Melchior Gonçalves de Ávila, mencionado neste site, deverá ter nascido cerca do ano 1500 e o Capitão Francisco Leite de Barcamonte, cerca de 1630.
É este intervalo, que gostava de preencher.
Qualquer ajuda será benvinda.
Cumprimentos
Pedro Cunha Rebêlo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Mendonça da Ilha Graciosa

#14225 | P C Rebêlo | 13 dic 2001 17:47 | In reply to: #13710

Caro Eugénio Medina
Agradeço que me diga, onde posso documentar-me para colmatar um intervalo de +/- 130 anos, entre as informações que me enviou e as contidas no titulo "Bettencourt" deste site.
Pelas minhas contas Melchior Gonçalves de Ávila, mencionado neste site, deverá ter nascido cerca do ano 1500 e o Capitão Francisco Leite de Barcamonte, cerca de 1630.
É este intervalo, que gostava de preencher.
Qualquer ajuda será benvinda.
Cumprimentos
Pedro Cunha Rebêlo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Mendonça da Ilha Graciosa

#14328 | eugenio medina | 15 dic 2001 23:31 | In reply to: #14225

Meu Caro
Terei de ler os m/ apontamentos para lhe responder com o pouco que sei.
Mas entre virus "importado do Brasil" e avaria do PC fiquei sem Net desde fins de Novembro até há 2 horas.
Cumprimentos E.Medina

Respuesta

Enlace directo:

RE: Mendonça da Ilha Graciosa

#14350 | Manoel Furtado | 16 dic 2001 14:57 | In reply to: #14328

Caro Eugenio Medina,
Será que eu fui o involuntário "exportador" desse vírus, o tal de Badtrans.B?
Fui contaminado em 27 de novembro e essa praga é cruel. Espalha, automaticamente, mensagens com o vírus para todos os endereços cadastrados no Outlook!

Eis alguns endereços que usei para me livrar do problema:

www.mynetis.com

http://securityresponse.symantec.com/avcenter/venc/data/w32.badtrans.b@mm.removal.tool.html

http://www2.uol.com.br/info/aberto/infonews/112001/28112001-15.shl

http://housecall.antivirus.com/pc_housecall/

http://www.microsoft.com/technet/security/bulletin/MS01-020.asp


http://helpdesk.rootsweb.com/virus.html



Mil desculpas se sem querer fui o causador desse prejuízo.

Cumprimentos,
Manoel Furtado

Respuesta

Enlace directo:

RE: Mendonça da Ilha Graciosa

#14354 | eugenio medina | 16 dic 2001 16:16 | In reply to: #13390

Meu Caro
Conheço o Dr. João Faria e Castro que costumava contactar bastante o nosso perdido Hugo Moreira. Mas não sei o endereço dele - é advogado - e se escrever ao cuidado do Tribunal de Ponta Delgada talvez eles encaminhem a carta.
Cumprimentos E.Medina

Respuesta

Enlace directo:

RE: Mendonça da Ilha Graciosa

#14357 | doria_gen | 16 dic 2001 16:29 | In reply to: #13423

Conheço a ascendência genovesa dos Spinolas da Madeira - a divisão entre Spinolas Adornos e Spinolas da Rosa, que sei lá quem inventou, é sem sentido (existiam os Spinolas ditos di San Luca, de simpatias guelfas, e os Spinolas ferozmente gibelinos, casados nos Visconti, os Spinolas di Luccoli).

Tb conheço, e já a postei neste forum, a ascendência dos Dorias da Madeira, de Lodisio di Imperiale Doria.

fad

Respuesta

Enlace directo:

RE: Mendonça da Ilha Graciosa

#14364 | Manoel Furtado | 16 dic 2001 18:42 | In reply to: #14354

Caro Eugénio Medina,

Obrigado pela indicação.

Falei por telefone com o Dr. Hugo Moreira um pouco antes das comemorações do Santo Cristo em Ponta Delgada e dizia-me ele que havia preparado alguns artigos que seriam publicados naquela ocasião. Não sei se foram publicados. Falou-me de seus problemas cardíacos e do desafio da cirurgia que iria enfrentar.
Disse-me que havia um grupo de jovens genealogistas, se não me engano, à volta da Associação de Estudos Açorianos "Afonso Chaves", do Instituto Cultural de Ponta Delgada e do Museu Carlos Machado. Havia combinado com ele uma pesquisa mais detalhada sobre os meus Furtados de Sousa, os meus Tavares de Medeiros e Carreiros, todos da ilha. Interessou-se, particularmente, pelos Carreiros pois também tinha familiares com esse apelido.
Na verdade, percebo que lá parece que todos somos parentes! É uma primalhada só:)!

Falou-me também que seriam editados os volumes restantes do "Genealogias de S. Miguel e Santa Maria" de Rodrigo Rodrigues.
Acho que são 20 volumes e devido a algumas dificuldades com os herdeiros só o primeiro tinha sido editado pelo Dr. Hugo, por iniciativa do filho de Rodrigo Rodrigues, Dr. João Bernardo de Oliveira Rodrigues.

Espero que esses volumes restantes venham à luz.
Se souber de alguma novidade a respeito, agradeço a informação.

Abraço,
Manoel Furtado

Respuesta

Enlace directo:

Mendonça da Ilha Graciosa

#414350 | KOM1990 | 02 may 2019 13:40 | In reply to: #13317

Bom dia senhor.

Gostaria de solicitar sua ajuda, visto que o senhor tem lista com alguns milhares de nomes da Ilha Graciosa.

Localizei o assento de óbito de meu 4 avó na Matriz de Nossa Senhora da Guadalupe. Ele faleceu em 24 de janeiro de 1842. Seu nome era Antônio Espínola Bitencourt, filho de José Espínola Bittencourt com Domingas Novaes. Casou-se segunda vez com Florência Candida. Ele faleceu aos 83 anos de idade e o assento informa que deixou testamento. Saberia me dizer onde posso localizar este testamento?

Desde já agradeço.

Kenio Miranda

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 13 may 2024, 11:55.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen