Historial de Localidade
This topic is classified in rooms: Regiões
Historial de Localidade
gostava de saber qual a data de formação da localidade de Sampaio, sita na freguesia e concelho de Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real.
obg.
Enlace directo:
RE: Historial de Localidade
Caro Confrade,
Nos registos que consegui aqui nanet apenas tenho mencionadas as seguintes freguesias: Afonsim, Alfarela de Jales, Bornes de Aguiar, Bragado, Capeludos, Gouvães da Serra, Lixa do Alvão, Parada de Monteiros, Pensalvos, Sabroso de Aguiar, Santa Marta da Montanha, Soutelo de Aguiar, Telões, Tresminas, Valoura, Vila Pouca de Aguiar, Vreia de Bornes.
Entretanto sei que na freguesia de Vila Pouca de Aguiar existem os seguintes locais: Cidadelha, Freiria, Guilhado, Nozedo, Sampaio e Vila Pouca de Aguiar.
O Orago do local de Sampaio é S. Paio e tem lugar no dia 26 de Junho.
Deixo-lhe o contacto da Junta de Freguesia, telefone 259.417.590.
Espero que lhe tenha servido para chegar a algo.
Enlace directo:
RE: Historial de Localidade
Caro rmporto:
Talvez no Arquivo Distrital de Braga exista documentação da "constituição" da "fábrica" da capela de S. Paio. O lugar ter-se-á formado em seu redor.
Cumprimentos.
António Taveira
Enlace directo:
RE: Historial de Localidade
Do site da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar copiei a seguinte informação:
«Quanto à origem do topónimo existem opiniões divergentes, pois alguns autores falam na hipótese de "Vila Pouca" ter sido sucessora da antiga cidade de "Cauca", que era governada pelo Imperador Teodósio, o Grande. No entanto, essa explicação parece ter pouco fundamento, uma vez que o fenómeno fonológico que explicaria a mudança de "Cauca" para "Pouca" não é verosímil. Assim, "Vila Pouca" será uma referência, à semelhança de muitas povoações homónimas, a uma pequena "villa" agrária. Relativamente ao elemento "Aguiar", este é relativo ao nome da "terra" ou circunscrição administrativa que corresponde em grande parte ao actual concelho de Vila Pouca de Aguiar, tendo sido acrescentado a Vila Pouca como forma de distinção das várias povoações desse nome (Vila Pouca que existia em Aguiar). Etimologicamente, a palavra "Aguiar" deriva do tema "aquila" que designa um local onde abundam as águias.
No século XIII, o actual concelho de Vila Pouca de Aguiar estava em grande parte integrado na "terra" de Aguiar, à semelhança do que acontecia com o de Ribeira de Pena. Do século XII para o XIII, a dita "terra" era constituída por sete grandes paróquias, entre as quais se incluía a de S. Salvador de Jugal, que corresponde à actual freguesia de Vila Pouca de Aguiar. O facto de serem relativamente poucas as paróquias existentes nesta "terra", prende-se com o relativo despovoamento, bem como com a intensa concessão de cartas de povoação régias. Segundo as Inquirições de D. Afonso II, a paróquia de S. Salvador de Jugal era composta pelos seguintes lugares e "villas": Condado, com três casais reguengos; Calvos, com um casal reguengo; Guilhado, com quatro casais reguengos e Nuzedo, com vinte casais reguengos. São ainda mencionadas, nesta paróquia, a "villa" de Fraengo e de Outeiro. Pelo mesmo documento se pode concluir que Jugal era uma "villa" ou lugar que se estendia a toda a paróquia, por nele se localizar a Igreja Paroquial; no entanto, não aparece nenhuma referência à "villa" de Jugal em si, o que se pode explicar por duas circunstâncias: ou se tratava de uma "villa" municipalizada ou então, encontrava-se em posse fidalga. Não se sabe ao certo o motivo da alteração do topónimo de Jugal para Vila Pouca, nem tão pouco a data da alteração do mesmo, supondo-se que terá sido no século XIV.»
Luis Figueira
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 13 nov 2024, 17:50.