RE: Apelido - Sigano - alguem conhece?

This topic is classified in rooms: Famílias

Apelido - Sigano - alguem conhece?

#136639 | LCNunes | 06 dic 2006 21:15

Caros amigos,

Descobri um registo em que o apelido é: Sigano.
Alguém tem informações alguma coisa sobre o mesmo apelido?
Nunca tinha ouvido falar de tal apelido mas já verifiquei que há na base de dados do genea algumas pessoas com este apelido.

Muito agradecido
Luís Nunes

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido - Sigano - alguem conhece?

#136645 | LProjecto | 06 dic 2006 22:16 | In reply to: #136639

Caro Luís,

Sugiro que dê uma olhada pelo tópico que em tempos lancei a propósito deste apelido:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=110163


Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido - Sigano - alguem conhece?

#136648 | mtavares | 06 dic 2006 22:33 | In reply to: #136639

Caríssimos:
Vi este apelido com outra grafia (será o mesmo?) numa inquirição de génere (sec 18) de um tio meu, no concelho de viana do castelo.
Era testemunha e assinava.
Cprtos
luis

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido - Sigano - alguem conhece?

#136657 | suzy gama | 06 dic 2006 23:46 | In reply to: #136639

Caro Luis Nunes

Eu tenho dois ascendentes de Loulé de sobrenome Sigano:
Domingos Gonçalves Sigano *28.09.1698, pai de
Manuel Gonçalves Sigano *10.11.1725

O filho de Manuel Gonçalves Sigano, de quem descendo, usou o nome Melchior Coelho, mas teve um irmão (José Coelho Sigano) que deu continuidade ao sobrenome tendo colocado o mesmo nome ao seu filho.

O pai do Domingos Gonçalves Sigano chamava-se Pedro Gonçalves (*1669) e o avô Francisco Gonçalves (*1639) e viveram ambos em Boliqueime, concelho de Loulé.

Devido às conhecidas tradições ciganas, não creio que fossem ciganos, mas poderia tratar-se de uma alcunha talvez por terem um tom de pele mais escuro, quem sabe?

Cumprimentos
Susana Rilhó Gama

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido - Sigano - alguem conhece?

#136659 | melisa | 07 dic 2006 00:46 | In reply to: #136657

Cara Susana

Não sei se terão a ver com os seus mas em Pera encontrei os seguintes individuos de apelido Sigano:
António Fernandes casado com MARIA GONÇALVES , foram pais de:

1- Manuel Fernandes Sigano que em 31/11/1687 casou em Pera com Maria Luís (fª de Sebastião Gonçalves e de Isabel Martins). Aquela faleceu em Pera tendo feito testamento em 9/10/1694.

Já Manuel Fernandes Sigano, sendo almocreve não tem óbito registado constando apenas em 7/10/1707, um auto de notícia em que o prior anota que teria chegado a notícia que o mesmo teria falecido "...quando estava ausente em campanha" pelo que se ia proceder à partilha dos seus bens entre os herdeiros.

(Desconheço que campanha só que na mesma data é também anotada a morte em campanha de outro morador de Pera sem qualquer relação familiar com este. )

Este casal teve a seguinte descendência:

2- Domingas Fernandes que casou (Pera 10/12/1715) com Manuel Gonçalves Prata
pais de:

3- Manuel Gonçalves Prata cc Maria Boto

3- João Gonçalves Cabrita cc Prepetua do Sacramento.

2- Manuel Fernandes Sigano casado (I- Pera 1708) com Luisa Marreira
e casado (II- Pera 1725) com Margarida Neta.

Para este último casamente teve dispensa por serem parentes em 4º grau. Ela era filha de Manuel Fernandes Calçado e de Maria da Rocha.

Também eu estou convencida que também em Pera o apelido Sigano não a ver com questões de raça, podendo talvez ter origem na profissão que o primeiro Sigano exercia, tendo depois sido transmitido por varonia.

Pelas ligações familiares e apadrinhamentos que fez e referências a bens a partilhar parece estar bem integrada na sociedade local.

A Maria Gonçalves temporalmente poderia ser irmã do seu Francisco Gonçalves.

Cumprimentos

M.Elisa

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido - Sigano - alguem conhece?

#136691 | LCNunes | 07 dic 2006 10:53 | In reply to: #136648

Caro Luís,

Eu realmente não sei se Sigano ou Cigano são o mesmo apelido.
Por vezes (muitas) acontecia os senhores padres escreverem com erros grosseiros de ortografia. Contudo na base de dados do genea só vejo Cigano e não Sigano. Talvez seja como Souza e Sousa por exemplo.

Cumprimentos
Luís Nunes

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido - Sigano -

#139645 | suzy gama | 08 ene 2007 22:06 | In reply to: #136659

Cara M.Elisa

Peço desculpas por responder tão tardiamente à sua mensagem.
Tomei nota dos dados que aqui me indicou.
Curiosamente, o pai do ultimo "Sigano" de que tenho registo (Pedro Gonçalves)era filho de Francisco Gonçalves e Joana Fernandes, moradores em Boliqueime (não tenho dados que me indiquem que eram ambos naturais dessa freguesia)
Sendo que o Pedro já não usava o sobrenome Sigano, poderá ser bem possível que este tivesse passado por via materna e que segundo a data provavel para o nascimento da sua mãe Joana (1644) esta fosse irmã do Manuel Fernandes Sigano. Apenas suposições é claro, mas uma boa hipótese.

Obrigada mais uma vez pelos seus dados
Melhores cumprimentos
Susana Rilhó Gama

Respuesta

Enlace directo:

Sigano/Cigano

#139674 | salen | 09 ene 2007 10:43 | In reply to: #136657

Há uns bons anos atrás estava num posto de correios próximo do Largo do Calvário, Alcântara, Lisboa.
Percebi que um senhor, cigano, estava embaraçado, a olhar para um lado e para o outro, parecia sem saber o que fazer, a tentar falar com o funcionário, ocupadíssimo, quem nem olhava para ele.
Perguntei se precisava de alguma ajuda. Respondeu-me que sim, que não sabia escrever, e que precisava mandar uma carta para um parente no Algarve.
Quando me ofereci e peguei na caneta para escrever o nome e morada do seu parente, disse-me apenas que era para o Sr. (Sr. acrescentei eu) 'Jerónimo Cigano', Loulé. Olhei para ele com um ar de quem está à espera de mais qualquer coisa, ele olhou para mim com um ar ausente, perguntei se com aquele endereço tinha a certeza que a carta ia chegar ao Sr. 'Jerónimo', e ele olhou para mim como se eu fosse um ET, garantindo que toda a gente o conhecia em Loulé.
Não fiz mais perguntas, escrevi o que ele quiz e ele lá foi satisfeito por a certa na caixa.
Parece que nas comunidades de etnia cigana também (ou será sobretudo?) se apõe (ou apunha) o apelido Cigano/Sigano (que é obviamente o mesmo).
Cumprimentos. VF

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 25 jun 2024, 16:11.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen