Origem do apelido do meu avô
This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas
Origem do apelido do meu avô
Boa tarde
O meu avô chamava-se Luciano Rodrigues Parreira e no assento de baptismo refere que seu o pai chamava-se José Rodrigues Parreira e o seu avô Jacinto Rodrigues Parreira (casou com Anna Maria). Só que nos assentos de baptismo do José Rodrigues Parreira, refere o seu pai como Jacinto Rodrigues e nada de Parreira. Aliás o nome de família é Rodrigues. De onde poderá ter vindo o Parreira?. Já vi o nomes dos padrinhos de baptismo dos três e não existe nenhum com o apelido de Parreira.
Tenho apenas uma pista, no assento do José Rodrigues, aparece o seu avô materno como José Parreira ou Ferreira (não consigo perceber bem, apesar de me parecer mais Parreira que Ferreira). Pensei que fosse essa a explicação. Mas ao procurar o assento de nascimento da mãe (Anna Maria) do José Rodrigues, não o encontro, só encontro um que poderá ser o dela, mas onde o pai surge com o nome de José Ferreira. Tenho aqui um mistério digno de um Sherlock Holmes.
Concluindo, de onde poderá ver o nome Parreira, será uma corruptela de Ferreira e recuperado algumas gerações mais tarde, pois o Jacinto só aparece como Rodrigues de apelido e não Parreira? Espero não ter sido muito maçudo.
Cumprimentos
Fernando
Enlace directo:
Apelido Parreira
Caro Fernando,
Tenho antepassados ´da Parreira´ na Lardosa. Um Francisco Martins, de Rochoso, Guarda, foi para a Lardosa e casou-se. Os filhos, netos, dele, são Martins da Parreira. Eu também não sei porquê. Durante uns 150 anos ainda haviam muitos ´da Parreira´ na Lardosa. Hoje em dia já não sei. Um neto do Francisco Martins, Francisco Martins da Parreira, casou-se com Maria Esteves, e a partir deste casal o ´da Parreira´ saiu de minha família pois meu antepassado adotou o Esteves da mãe.
Cumprimentos
Lourval
Enlace directo:
RE: Apelido Parreira
Caro Lourval
A origem do "meu" Parreira vem da freguesia de Alviobeira, concelho de Tomar.
Estou a ver que antigamente cada um escolhia o apelido que queria, o que vem a dificultar a pesquisa dos antepassados.
Cumprimentos
Fernando
Enlace directo:
RE: Apelido Parreira
Sim de facto a criança era baptizada, apenas com o primeiro nome, Manuel, Mariana etc..., os apelidos, eram por vezes escolhidos pelo próprio quando adulto e iam adoptar o apelido do padrinho. ou de uma outra pessoa de quem gostassem.
RespuestaEnlace directo:
RE: Apelido Parreira
Cara safira
Pois, isso dá origem a uma grande confusão pois no caso do meu avô não sei onde ele foi buscar este apelido, pois não é de família nem dos padrinhos. E o mais grave é que no seu assento de baptismo, o seu pai e avô que tinham de apelidos Rodrigues, aparecem Rodrigues Parreira. Eu já vi os assentos deles (do seu pai e avô) e só aparece Rodrigues. Portanto numa geração mudam-se assim os apelidos de uma família e pelo parece também não havia controlo pelas autoridades.
Cumprimentos
Fernando
Enlace directo:
RE: Apelido Parreira
Sim defacto, não havia como hoje a obrigatoriedade de os filhos usarem o apelido dos pais;muitas vezes adoptavam até o apelido do sacristão. ou de outra pessoa da sua simpatia. Não era falta de controle das autoridades, mas sim ausência da legislação que obrigasse que a criança tivesse que usar primeiro o apelido da mãe e depois o do pai. Tambem acontecia usarem e serem conhecidos por .dois nomes.No caso que apresenta, é comum a seguinte informação, por exemplo: José Rodrigues, também usando José Rodrigues Parreira.É confuso, dificulta a investigação maséraassim.
RespuestaEnlace directo:
RE: Apelido Parreira
Caro Fernando,
Já pensou na possibilidade de o "Parreira" ter sido alcunha de seu trisavô que depois ficou a ser apelido? Tenho assim muitos casos na minha familia. Por exemplo, um 5o avô meu aparece sempre nos registos como José Miguel de Andrade "Murrão". O Murrão não sei de onde lhe veio. Conheço bem a ascendência dele e nunca encontrei o Murrão. Curiosamente, o Murrão foi transmitido unicamente às netas e bisnetas dele que ficaram a usar o apelido Morrôa (feminino de Murrão) ... a muinha bisavo ainda usava esse apelido (Elisa de Jesus Morrôa).
Cumprimentos,
JOAO BRAZ
Enlace directo:
RE: Apelido Parreira
No conhecimento que tenho tido por algumas mudanças súbitas e inexplicáveis (aparentemente) dos apelidos, tem a var com questões bem mais prosaicas, de partilha de património. acontece que, a parte que se sente lesada, tal como hoje, saneia o apelido e vai buscar um outro ou por que lhe agrada. ou porque já existiu na família, outras vezes por que deriva de uma alcunha que as pessoas entendem (mal) como pejorativo, que é o que está a acontecer com os lindíssimos apelidos alentejanos, que sõa substituidos por outros mais corriqueiros,
No meu caso a minha bisavó do lado paterno irritou-se com a família do marido , um topónimo -Agoeiros e substituiu-o pelo mais corrente -Silva, que nunca existiu na família. A justificação que sempre deu era: -"Não quero agoeiradas em minha casa". Como estes, e tenho outro na família materna, quantos não haverá?
Enlace directo:
Apelido Parreira
Caro Guerreiro,
No caso de meu antepassado Francisco Martins da Parreira, filho de Francisco Martins e Isabel Gonçalves, acredito que o Parreira pode apenas estar indicando que a família é da Freguesia da Parreira, Concelho de Santarém. Este indicativo de lugar de origem pode às vezes somar-se ao apelido.
Cumprimentos
Lourval
Enlace directo:
RE: Apelido Parreira
Interessantes estas considerações sobre os apelidos. Nunca o imaginaria.
RespuestaEnlace directo:
Origem do apelido do meu avô
Boa Tarde! Estou pesquisando a origem de minha família quando me deparei com seu comentário. Eu descendo de João Domingues Agoeiros ou João Domingues Agueiros, de Villa Nova de Cerveira. Ele também foi conhecido como, O Sargento. Casou-se com Maria D'Ajuda. Esse matrimonio resultou no nascimento de meu Trisavô, Joaquim José da Silva. Este casou-se com Rosa Ribeiro, natural da Freguesia de Freixedas. Sempre achei estranho que o sobrenome "Agoeiros"ou Agueiros", simplesmente desapareceu , surgindo o "Silva". Haveria alguma relação em nossa descendência?
Atenciosamente
João Luiz de Carvalho
jla_carvalho@outlook.com
Enlace directo:
Origem do apelido do meu avô
Boa Tarde! Estou pesquisando a origem de minha família quando me deparei com seu comentário. Eu descendo de João Domingues Agoeiros ou João Domingues Agueiros, de Villa Nova de Cerveira. Ele também foi conhecido como, O Sargento. Casou-se com Maria D'Ajuda. Esse matrimonio resultou no nascimento de meu Trisavô, Joaquim José da Silva. Este casou-se com Rosa Ribeiro, natural da Freguesia de Freixedas. Sempre achei estranho que o sobrenome "Agoeiros"ou Agueiros", simplesmente desapareceu , surgindo o "Silva". Talvez meu ancestral direto, Joaquim José da Silva, filho de João Domigues Agueiros, natural de Vila Nova de Cerveira, Gondarém, seja irmão de seu ancestral , o Sr. António Domingos Agoeiros da Silva.
O que achas?
Atenciosamente
João Luiz de Carvalho
jla_carvalho@outlook.com
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 15 dic 2024, 20:07.